Conecte-se conosco

Cultura

Churn rate: o que é e por que se preocupar com essa métrica nas vendas B2B

Publicado

em

Churn rate: o que é e por que se preocupar com essa métrica nas vendas B2B

Por Adriano Brero Lopes

Entre os muitos indicadores com os quais uma empresa deve se preocupar, um deles chama a atenção, especialmente para quem trabalha com a venda e prestação de serviços para outras empresas (B2B), como por exemplo: empresas de telecomunicação, bancos, SaaS, agências, consultorias, assessorias etc. Esse indicador é o churn rate. Entretanto, convenhamos, esse não é um termo autoexplicativo e muitas pessoas se perguntam exatamente o que isso significa. Se você faz parte desse grupo, não se desespere: talvez você já tenha pensado nisso, mas sem conhecer o termo.

Nesse artigo, vou clarear o assunto para que você possa até mesmo calcular o churn rate da sua empresa.

O que é churn rate?

Churn rate, ou índice de churn, é uma métrica que permite à empresa descobrir quanto ela perdeu em receita e/ou quantidade de clientes durante um determinado período.

A lógica é bem simples: dividindo-se o número de clientes perdidos pelo número total de clientes do início do período, o resultado é o índice de churn.

A métrica pode ser considerada fundamental em qualquer tipo de negócio, especialmente naqueles em que a empresa possui um contrato de prestação de serviços com os seus clientes, garantindo assim uma receita previsível.

O primeiro passo para compreender porque a receita está caindo, por exemplo, pode ser encontrar a quantidade de clientes que pediram rescisão de contrato (cancelaram a assinatura), ou então que deixam de renovar quando eles terminaram, e descobrir quais foram os motivos pelos quais isso aconteceu.

Como calcular a taxa de churn?

Como já mencionamos, essa é uma equação bastante simples e que pode ser calculada com facilidade por qualquer pessoa na empresa. Primeiramente, é preciso atribuir um período correspondente à métrica. Pode ser mensal, semestral, anual, não importa.

Feito isso, pegue o número total de clientes que uma empresa, produto ou serviço tinha no início do período. Obtenha também o número de cancelamentos ao final do período correspondente. Os resultados devem ser colocados nessa divisão simples:

Churn rate = total de clientes que cancelaram / total de clientes ativos no início do período

Vamos a um exemplo para que o entendimento seja ainda mais simples. Suponha um serviço que em 1o de junho tinha um total de 100 clientes. Porém, 30 dias depois, esse mesmo serviço tem agora apenas 93 clientes. Isso quer dizer que o seu índice de churn é de 7%.

Você pode fazer um cálculo similar também para o montante de receita perdida. Nesse caso, chamamos de Churn de Receita ou MMR (Monthly Recurring Revenue) Churn.

O objetivo é sempre manter o churn aos níveis mais baixos possíveis. Não há um padrão, pois cada negócio se comporta de forma distinta. Contudo, considerar uma taxa de churn entre 5% e 7% ao ano é algo razoável.

Como reduzir a taxa de churn na sua empresa?

Agora que você sabe o que é a taxa de churn e como calculá-la, talvez você tenha descoberto que a sua carteira de clientes ou o seu serviço está com um índice muito alto e precisa fazer alguma coisa para mudar esse quadro.

Você pode, e deve, agir em duas frentes: uma é preventiva e a outra corretiva.

Preventiva: A maneira mais inteligente e barata para reduzir o seu churn é agindo de forma preventiva, ou seja, antes que ele aconteça. Para isso, mantenha uma rotina frequente de pesquisa de satisfação com toda a sua base de clientes, mantendo o indicador de NPS (Net Promoter Score) controlado. Falamos sobre o indicador NPS neste artigo.

Corretiva: No caso do cliente que já deixou a sua carteira, o trabalho será um pouco maior, mas também é fundamental que você tenha ações específicas para tratar esse problema em sua empresa.

O desafio, agora, passa a ser outro: identificar os motivos que levaram os clientes a abandonar a sua empresa ou solução.

As razões para isso são inúmeras. Ele pode, por exemplo:

Não precisar mais dos seus serviços;
Estar sem fluxo de caixa;
Ter considerado que o seu atendimento, produto ou serviço é ruim;
Ter encontrado condições melhores no concorrente;
Ter encontrado um produto bom, mas com atendimento ruim;
Ter considerado que esse tipo de produto não serve para ele.
Poderíamos elencar muitas razões que levam os clientes a deixarem de lado uma empresa. Alguns, infelizmente, não haverá mais como recuperar. Contudo, dentro desse grupo, há uma lista seleta de clientes que podem retornar para a sua empresa, desde que você satisfaça aquilo que os desagradou.

Uma vez identificado o problema, é hora de elaborar uma estratégia eficiente para trazê-lo de volta. O problema era o preço mais alto? Talvez você possa considerar a concessão de um desconto. O problema foi o atendimento? Entrar em contato e esclarecer eventuais mal-entendidos pode ajudar.

A partir do momento que você entende o problema pode atuar diretamente para resolvê-lo. Lembre-se: é praticamente impossível ter um índice de churn igual a zero de forma contínua. No entanto, boa parte dos clientes perdidos pode ser recuperada. E tudo começa com o cálculo do churn rate.

Entendeu a importância dessa métrica nos negócios?

Adriano Brero Lopes

Um dos maiores especialistas em implementação de métodos de vendas do País. Treinou milhares de vendedores e gestores, acompanhando em campo profissionais de mais de 30 segmentos, em todas as regiões do Brasil e Portugal. Fundou em 2013 a Venda Recorrente e, por meio dela, implementou projetos nas áreas comerciais de empresas como O Boticário, Claro, GOVBR, Allied Brasil, Guararapes, Grupo Cantu, dentre outras. É autor do livro Venda recorrente: um método de vendas prático para sobreviver à indústria 4.0, publicado pela editora Literare Books International. https://vendarecorrente.com.br/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Após sequência de singles, Alex Pucci anuncia “For You Vol.1”, EP de estreia.

Publicado

em

Artista baiano de indie rock mostra toda sua verve beatle em seis saborosas canções retiradas do fundo do armário. Alex Pucci é um artista independente baiano que compõe desde a adolescência sob influência direta da sonoridade dos Beatles, o que pode ser comprovado nas seis canções que integram o EP de estreia “For You Vol 1.’, disponível em todas as plataformas de música. Os singles ‘Perfect Sound’, ‘Don’t Look Down’, ‘Songs About You’ e ‘Yellow Roses’ deram uma provinha do que vinha por aí. Se juntam ao cancioneiro as inéditas ‘It’s Been So Long’ e ‘Let Me Adore You’. A produção é assinada por Luiz Müllem. O lançamento é pelo selo Caravela Records com distribuição da Symphonic.
Ouça o EP “For You Vol.1″: https://hypeddit.com/rbtyk6
‘For You Vol. 1” é o desdobramento de um ideia que nasceu lá atrás. Alex, ainda menino, gravou de forma caseira e rudimentar suas primeiras composições no formato em voz e violão timidamente dentro do armário de seu quarto com um gravador rudimentar. “Quando eu tinha 13 anos eu fiz 20 músicas românticas e compilei em um “álbum” com o nome ‘For You’. Mas claro que estava tudo mal feito, não estava profissional, eu gravei dentro do meu armário, zero conhecimento técnico, só o sentimento”, relembra Alex.
O EP resgata essa história e serve como lembrança para o núcleo de pessoas próximas que  acompanham Pucci desde o início, ao mesmo tempo que soa como novidade para um público que vem crescendo lançamento após lançamento de seus singles. “Eu fiz ‘For you Vol. I’ apenas pelo fator pessoal da nostalgia do meu ciclo social interno, todo mundo que me viu com 13 anos vai lembrar daquele ‘álbum’ amador e falar: “Wow! Você realmente voltou com aquela ideia! Que legal!!!””
É perceptível a influência dos Beatles na estética das músicas. A faixa inédita ‘Let Me Adore You’ foi escrita após audições de ‘With The Beatles’, um dos álbuns favoritos de Pucci. “Fiquei inspirado e brincando com a guitarra no meu quarto fiz por acidente uma melodia meio chiclete; tanto que tem um trecho no início da música que até faz referência direta aos Beatles: “My girlfriend is so pretty and I feel like I’m a Beatle, talking about her every time… Continuei a fazer essa música, pensando que talvez meu pai “voltasse” a curtir a vibe do início dos anos 60; foi ele quem me apresentou todo esse mundo rock n roll, sabe?” Revela.
Ouça o EP “For You Vol.1”: https://hypeddit.com/rbtyk6

For You Vol.1 conta com o auxílio luxuoso do amigo Luiz Müllem na bateria e na produção musical do EP. O clima alto astral e divertido no estúdio serviu de brainstorm para diversas escolhas nos acabamentos das gravações. Luiz, com total liberdade, contribuiu com ideias complementares que engrandeceram ainda mais as músicas. 
Ao responder sobre a continuidade de um EP volume dois, Pucci é enigmático: “Hoje em dia eu penso em criar um “For You Vol. II” mas não sei, é só uma ideia.”

Ouça o EP “For You Vol.1”: https://hypeddit.com/rbtyk6
Assista “Songs About You” : https://www.youtube.com/watch?v=8UqeHe9pvME
Assista “Perfect Sound” : https://www.youtube.com/watch?v=r9RG_uPDt5o
Assista “Yellow Roses : https://www.youtube.com/watch?v=YtwjHyRRM90&t=2s

Ficha técnica
Composições: Alex Pucci, exceto ‘Don’t Look Down’ (Alex Pucci e Raquel Campos)
Voz, violão, baixo (exceto em ‘It’s Been So Long’) e guitarra: Alex Pucci
Baixo em ‘It’s Been So Long’- Alexandre Martins
Teclados e cordas em Yellow Roses: Ana Monterry
Coro: Luiza Saba e Lara Mascarenhas
Produção musical: Luiz Müllem
Capa: Fabi Teixeira
Fotos de divulgação: Paulo Coelho
Assistente de fotografia: Yasmim Fetal
Selo: Caravela Records
Distribuição: Symphonic
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Acompanhe Alex Pucci:
Instagram: https://www.instagram.com/alexpucci._/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjdxEHGozZZEEfXXifQ75vg
TikTok: https://www.tiktok.com/@alex_pucci

Acompanhe CARAVELA RECORDS:
Instagram: https://www.instagram.com/caravela.records 
Facebook: https://www.facebook.com/caravelarecords
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4XahboXstvf_8WgnLAzW4A

Continuar Lendo

Cultura

Exposição “Era uma Vez…” traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Publicado

em

“Era uma Vez…” é uma exposição coletiva que fala sobre a memória e o esquecimento impregnados na arte e, principalmente, em fotografias. A fotografia é uma forma de expressão artística que parte da realidade, permitindo que as pessoas capturem o tempo e ampliem a sensação de controlá-lo.

Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes apresentam trabalhos que levam a pensar o que a fotografia contém de memória, quais lembranças decidimos guardar e quais preferimos deixar para trás. Com efeito provocador, lançam ideias e despertam narrativas que fazem aflorar histórias com sentidos carregados de emoção


Em fotografias próprias ou arquivos achados, os trabalhos apresentados convidam o público a revisitar lembranças, pensar o impacto do tempo e refletir sobre como os relatos do passado moldam o presente. “Era uma Vez…” propõe por meio de imagens impressas em matérias distintas, revelar presenças desaparecidas.

Serviço

Exposição: Era uma Vez…

Artistas: Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes

Abertura: Data: 4 de abril de 2025, às 17h.

Visitação: De 4 de abril a 4 de maio de 2025.

Dias e horários de visitação: • Quarta, quinta e sexta-feira: 17h às 22h • Sábado: 17h às 22h • Domingo: 13h às 21h

Local: Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Rua Benjamin Constant, 117, Glória, Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita.

Continuar Lendo

Cultura

FAICI 2025 anuncia oito shows em cinco dias de festa em Indaiatuba

Publicado

em

Cinco dias de festa. Oito grandes shows. A edição 2025 da FAICI – Festa do Peão de Indaiatuba já tem data para acontecer: de 08 a 16 de agosto. Entre os shows confirmados estão Péricles, Fernando & Sorocaba, Simone Mendes, Lauana Prado, Zé Neto & Cristiano, Felipe Nogueira, Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme. A venda de ingressos para Pista e camarotes Super Premium e Infinity Prime, além do Passaporte FAICI, começa nesta quarta-feira (19), através da Ticket Imediato.

“A 36ª edição da FAICI chega com força total para confirmar Indaiatuba como a melhor festa do interior paulista”, destaca o presidente da festa, José Marques Barbosa, que fez o anúncio oficial em coletiva na Prefeitura de Indaiatuba nesta quarta-feira (19). “Serão cinco dias de festa com grandes shows e os melhores peões e tropas do rodeio brasileiro nas montarias em cutiano (cavalo) e touros, além de provas cronometradas”.

No dia 08 de agosto, a abertura da FAICI chega com dose dupla e shows de Fernando & Sorocaba e Péricles, que faz sua estreia no evento. No dia 09, quem volta ao palco da Festa do Peão de Indaiatuba é a cantora Simone Mendes.

Abrindo a segunda semana de festa, no dia 14 é a vez de Lauana Prado, que também faz sua estreia na FAICI. No dia 15, Felipe Nogueira mantém a tradição do evento em abrir portas para talentos locais. Em seguida, Zé Neto & Cristiano celebram seu retorno a Indaiatuba. Encerrando a programação, no dia 16, grandes shows com Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme.

Os primeiros lotes de ingressos, com valores promocionais, já podem ser encontrados na página da Ticket Imediato https://bit.ly/Faici2025Ingressos. Os primeiros pontos de venda físicos serão anunciados em breve.

Pelo segundo ano consecutivo, o Passaporte FAICI pode ser adquirido de forma online, garantindo assim acesso aos cinco dias de evento com preço promocional. “O Passaporte FAICI continua sendo a melhor maneira de conferir todos os dias de festa com um preço especial”, destaca José Marques Barbosa.

RODEIO, RAINHA E MAIS
A FAICI 2025 recebe alguns dos melhores peões e tropas do Brasil em touro e cutiano na primeira semana de competição. Na segunda semana, Indaiatuba recebe a semifinal da Liga Nacional de Rodeio, valendo vaga para a grande decisão em Barretos, capital nacional do rodeio.

Já o concurso Rainha FAICI 2025 terá inscrições abertas entre 20 de março a 10 de abril para a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha. Com organização de Junior Grotto, a competição será voltada a mulheres de 18 a 40 anos de Indaiatuba e todo o Brasil.

A inscrição será feita exclusivamente pelo site oficial da FAICI, mediante pagamento da taxa de R$ 60,00. As datas das seletivas e final serão divulgadas em breve, assim como o local dos desfiles.

Em seu recinto de 120 mil metros quadrados, a FAICI 2025 traz praça de alimentação e arquibancadas cobertas, monitoramento em tempo real de todas as áreas e equipe de segurança especializada.

O Palco Cultural também está de volta e agita a área da praça de alimentação todos os dias, com talentos de Indaiatuba e toda região. Quem também retorna é o Banco de Empregos FAICI, novidade da edição 2024.

Grande fomentadora da economia local, a FAICI mantém o Banco de Empregos para fortalecer ainda mais a festa com mão de obra e serviços locais, valorizando o município e a região. Para se cadastrar, basta enviar currículo para o e-mail trabalheconosco@faici.com, destacando sua função. Por exemplo: Emprego FAICI – montador ou Emprego FAICI – eletricista.

Os interessados em adquirir cotas de patrocínio e camarotes corporativos devem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9 9620 2320 para mais detalhes.

SHOWS
08/08 – Péricles e Fernando & Sorocaba
09/08 – Simone Mendes
14/08 – Lauana Prado
15/08 – Zé Neto & Cristiano e Felipe Nogueira
16/08 – Maiara & Maraisa e Hugo & Guilherme

FAICI
Data: 08 a 16 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP –
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Fotos imprensa: https://bit.ly/FAICI2025-midiakit
Imagens coletiva (Crédito: Marchetti)

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.