Conecte-se conosco

Cultura

Keco Brandão lança “COM VIDA VOL. 2”

Publicado

em

Pela segunda vez, o compositor, pianista e arranjador Keco Brandão reúne novos e celebrados cantores em estúdio.

Se a vida é a arte do encontro, como dizia Vinicius de Moraes, o pianista, compositor e arranjador Keco Brandão tira todo proveito da máxima filosófica do poeta. Keco Brandão Com Vida Vol. 2 é a continuação de um projeto que celebra o encontro, a música, a amizade e o talento.

Toninho Horta, Ná Ozzetti, Jane Duboc, Zizi Possi, Cida Moreira, Flávio Venturini, Fabiana Cozza, Bruna Moraes, Graziela Medori, Tutuca, Fábio Cadore, Hugo Braquinho, Flávia Wenceslau e Tatiana Parra são os intérpretes que dão voz a canções inéditas e regravações no segundo volume da saga.

Foi semeando amizades e aceitando sugestões de amigos músicos e cantores que Keco Brandão ampliou seus horizontes musicais e firmou a canção em seu repertório autoral. Ele é dono de uma extensa biografia na música, que abarca quatro décadas, com passagens por projetos tão ricos quanto diversos. Integrou a banda pop O-Kotô, fez a direção musical de um show de Fábio Jr., participou das bandas de Gal Costa, Toquinho, Zizi Possi, Pedro Mariano, Cauby Peixoto e de mais um punhado de estrelas. Na televisão, fez arranjos para mais uma enxurrada de cantores – de Ivan Lins a Elza Soares, sobretudo no programa Cia. Da Música, apresentado por João Marcello Bôscoli, e em trilhas para novelas.

Até o lançamento de Keco Brandão Com Vida Vol. 1, em 2017, Keco era reconhecido como pianista e arranjador, havia lançado álbuns instrumentais, transitando da bossa nova à world music. “Flávio Venturini me perguntou por que eu não criava e apresentava um repertório de canções, mas eu não sabia exatamente como começar”, conta. Até que surgiu o convite da amiga e cantora Denise Mello, para que musicasse um poema seu, o que acrescentou novas cores à sua trajetória.

Animado com a possibilidade de colocar a canção em primeiro plano em seu trabalho solo, teve a ideia do encontro com cantores e músicos que admirava e com quem já tinha afinidades musicais. Ou seja, nem tão “solo” assim, mas um trabalho construído por diversas colaborações, distintos timbres e estilos. “Senti a necessidade de confraternizar, agregar, misturar gente bastante famosa a intérpretes até então pouco conhecidos”, diz Keco.

Novamente, o encontro com os amigos abriu ainda mais horizontes. Keco passou a cantar, por sugestão de Jane Duboc, em um show em homenagem a Flávio Venturini, e interpreta três faixas no novo álbum. Encantado com as composições do contrabaixista Yuri Popoff, começou também a escrever letras. Há duas canções da parceria com Yuri no novo disco. Ele ainda apresenta uma composição inédita de melodia e poema próprios, Desde que Ouvi o Samba, cantada por Fabiana Cozza.

O repertório de 18 músicas de Keco Brandão Com Vida Vol. 2, traz outras parcerias, como O Momento, música de Keco e letra de Luiz Tatit, feita sob medida para ser interpretada por Ná Ozzetti (companheira de Tatit no histórico Grupo Rumo). Rita Altério, Lucia Helena Galvão, Augusto Wenceslau, Flávia Wenceslau e Paulo Novaes são outros parceiros de Keco no álbum.

Como efeito supresa, o novo trabalho também revela uma rara Zizi Possi autora, que escreveu trechos da melodia de Prudência, a canção que interpreta. “Zizi é danada, é muito musical! Não apenas compôs parte da melodia sobre o poema de Lucia Helena Galvão como sugeriu frases para o arranjo de cordas. Por isso, também é creditada como arranjadora nessa faixa”, elogia Keco.

A música de Keco Brandão Com Vida Vol. 2 é sutil, cheia de lirismo e abundante em possibilidades harmônicas. Para traçar seu roteiro, Keco não se valeu apenas de composições próprias, mas incluiu outros autores no repertório: Toninho Horta, João Bosco & Cacaso, Claudio Nucci, Vitor & Kleiton Ramil, João Samuel, Eduardo Santhana, Alfredo Gasparetti, Rafael Altério.

Dois mestres merecem menção especial. Para a participação de Cida Moreira, Keco escolheu um dos sambas mais tristes de Cartola, Peito Vazio, que já havia gravado com a mesma cantora em outra ocasião. O músico sentia poder criar um arranjo ainda mais intenso e, ao mesmo tempo, de grande delicadeza. “Não sabia que essa maravilha podia ficar ainda melhor”, disse Cida, como veredito.

A voz de Caravela, de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro, que ficou a cargo de Hugo Branquinho, teve um destino inesperado para Keco. Foi parar nos ouvidos de Egberto – uma marota “tramoia” feita às escondidas por Jane Duboc, que atuou como consultura na faixa e enviou a gravação a Bianca Gismonti, filha do multiinstrumentista. “Dizem que Egberto é bastante exigente em relação à regravação de suas composições por outros músicos, mas mandou uma mensagem a Jane dizendo que era uma das mais bonitas interpretações de Caravela que já ouvira”, comemora Keco.

Keco Brandão Com Vida Vol. 2 será lançado nas plataformas de streaming e também fisicamente, em formato de livro-CD, com a transcrição das letras, a ficha técnica completa e um texto que esmiuça a extensa, intensa e diversa biografia musical de Keco. Como bônus para o colecionador de discos, o CD do primeiro volume também acompanha a obra. Assim, ele acredita que a unidade do projeto, mesmo que sete anos separem as duas partes, possa ser apreciada por inteiro.

Embora haja tanto desencontro pela vida, como completaria Vinicius, a obra coletiva liderada por Keco Brandão é um testemunho do poder dos grandes encontros musicais.

Ouça o disco: https://tratore.ffm.to/com_vida_vol2

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

3 livros imperdíveis para começar 2025 com propósito

Publicado

em

No Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, celebramos o poder transformador da leitura, que amplia horizontes, oferece momentos de introspecção e inspira mudanças. Para marcar esta data especial, três livros se destacam como inspirações para o início de 2025, trazendo desde reflexões espirituais profundas até ensinamentos sobre empreendedorismo e superação. Confira as obras que prometem enriquecer o ano novo de leitores de diferentes estilos e propósitos.

 

Brasil, janeiro de 2025: O Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, é uma data especial que destaca o poder dos livros em enriquecer vidas, ampliar conhecimentos e proporcionar momentos de introspecção e inspiração. Seja por meio de histórias fictícias ou reflexões profundas, a leitura tem o poder de transformar e conectar pessoas ao redor do mundo.

Para celebrar a data e motivar novos hábitos literários, foram selecionadas três obras que prometem marcar o início de 2025. Confira:

  1. Café com Deus Pai 2025 – Junior Rostirola

Fenômeno de vendas, Café com Deus Pai, do pastor catarinense Junior Rostirola, foi o livro mais vendido no Brasil em 2024. O título de devocionais cristãos, com mensagens bíblicas e meditações diárias, reflete o amplo crescimento da fé evangélica no país — grupo que representa 30% da população. Tanto que uma nova versão do livro, dedicada a 2025, já figura no ranking: juntos, os dois livros de Rostirola somam mais de 472.448 exemplares comercializados ao longo de 2024.

O livro “Café com Deus Pai 2025” oferece ao leitor uma série de devocionais diários, propondo uma pausa para momentos de reflexão espiritual. A obra inclui 365 mensagens inéditas e páginas interativas, incentivando uma apreciação mais profunda da vida cotidiana.

 

  1. 101 Princípios Essenciais do Empreendedorismo – Guy Peixoto Neto

Para quem sonha em empreender ou deseja aprimorar os resultados do próprio negócio, 101 Princípios Essenciais do Empreendedorismo é um guia essencial. Baseado na sabedoria de empreendedores de sucesso e na experiência prática do autor, o livro apresenta os pilares fundamentais para iniciar e gerir empresas de maneira eficaz e duradoura.

Este livro ajuda a criar empresas, alcançar liberdade financeira e minimizar riscos ao aplicar as melhores práticas de negócios. Também é indicado para quem já começou um negócio e quer melhorar estratégia, marketing, vendas, finanças e liderança.

Os princípios apresentados são atemporais e foram concebidos a partir da sabedoria de empreendedores de sucesso consultados pelo autor, que gera milhares de empregos e mais de R$ 250 milhões em negócios anualmente. Com texto acessível, envolvente e prático, esta obra é fundamental para alcançar resultados consistentes e crescimento na jornada empreendedora.

  1. Eu Parei de Andar e Aprendi a Voar – Andrea Schwarz

Com uma narrativa envolvente, Eu Parei de Andar e Aprendi a Voar aborda temas como inclusão, acessibilidade, empreendedorismo feminino e propósito de vida, convidando os leitores a refletirem sobre os desafios sociais e individuais.

Aos 22 anos, um acontecimento inesperado transformou Andrea Schwarz em uma pessoa com deficiência, desafiando sonhos e projetos para o futuro. Enfrentando as barreiras impostas pela sociedade, a autora converteu desafios em asas. Com coragem, disciplina e uma pitada de rebeldia, superou dificuldades e demonstrou que é possível construir uma vida admirável e alcançar realizações significativas.

O livro aborda inclusão, acessibilidade, empreendedorismo feminino, autocuidado, autoaceitação e valores como o amor e a família. A partir de suas vivências, demonstra que os maiores obstáculos muitas vezes estão nas percepções sociais e nas barreiras estruturais, provando que, com determinação, é possível viver uma vida plena e repleta de realizações.

Continuar Lendo

Cultura

Ava Galleria Varkaus apresenta a exposição A Arte Brasileira na Finlândia, com curadoria de Edson Cardoso

Publicado

em

A Ava Galleria Varkaus apresenta a exposição ‘A Arte Brasileira na Finlândia’, com a presença de artistas brasileiros e curadoria do conceituado internacionalmente Edson Cardoso, mostrando a diversidade e a criatividade de nossa arte, em um país com uma cultura rica, que valoriza as artes e tradições, como a Finlândia.

Entre os artistas estão Alberto Duvivier Tembo, Alcina Morais, Alexandre Matos, Antônio Garcia, Beth Melro,  Bianca Vidal,  Bruca Manigua, Carolina Kasting, Claudia Tolentino, Cláudio Lobato, Cleomar Alves da Silva, Denilce Meirelles, Eduardo Telles, Eduardo Valdetaro, Eugenia Fraietta, Gabriella Selva, Gloria Conforto,  Giulia Monteiro, Hanne Gracie Hansel, Helenita Teixeira, Iara Marques, Manuel Juan, Maria Lúcia Montemór, Mônica Toniato, Monika Moreira, Montezuma Ferreira, Pedro Prandini, Rodrigo Ganem,  Rodrigo Yasuda, Thiago Prado, Tiffany Jesus, Valéria Marqs, Vanessa Koiky e Vinícius Pacheco.

 

A visitação pode ser feita até o dia 26 de janeiro de 2025.

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005 em Helsinki, a Ava Galleria é uma das galerias contemporâneas mais conceituadas da Finlândia, que há dois anos mudou-se para a Cidade de Varkaus, um dos mais importantes pólos de fabricação de papel. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto, Veneza e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrousel du Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.


Instagram: https://www.instagram.com/ava_galleria/Assessoria de Imprensa: Paula RamagemCuradoria: Edson Cardoso#avagalleria #varkaus #artebrasileira #diversidade #edsoncardoso #curadoria #assessoriadeimprensa

Continuar Lendo

Cultura

2024 registra aumento de mulheres levando seus negócios para o exterior

Publicado

em

Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa divulga pesquisa sobre a presença feminina como empresárias no exterior

Atualmente, no Brasil, cerca de 14% das empresas exportadoras são de propriedade feminina, o que está próximo da média de 76 países em desenvolvimento e emergentes. Segundo Rijarda Aristóteles, fundadora e atual presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, a maior plataforma internacional de relacionamento empresarial entre mulheres que tem o Português como idioma principal, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para empreender no exterior. “Além das barreiras culturais, as mulheres têm dificuldade para acessar o sistema financeiro e obter crédito no exterior, sem contar com as taxas de juros mais altas para empréstimos”, exemplifica.

Fundado em 2020 no Brasil e em Portugal, o Clube tem o objetivo de facilitar a vida das mulheres que buscam empreender no exterior internacionalizando serviços, produtos e empresas. O objetivo da plataforma é conectar estas mulheres de todo o mundo para um relacionamento empresarial criando conexões internacionais em Língua Portuguesa. Atualmente, a plataforma conta com cerca de 300 embaixadoras que assumem o compromisso de fazer negócios umas com as outras, além de impactar diretamente a vida de outras 300 mulheres espalhadas por diversos países.

Uma pesquisa recente realizada pelo Clube mostra a potência dos negócios realizados pelas suas embaixadoras – os dados se referem a 2024 e são uma mostra de como a presença feminina tem aumentado no exterior nos últimos 12 meses. Segundo o estudo, 93,8% das mulheres contam com a ajuda de um bom networking na hora de levarem seu trabalho ao exterior. A educação empresarial também aparece como ferramenta de destaque para 3,1% das entrevistadas.

31,3% das embaixadoras do Clube realizam, pelo menos, dois novos negócios mensais com a ajuda da plataforma, gerando rendas extras de até US$ 5.000,00.

Novas parcerias, que também abrem portas no mercado internacional, são fechadas mensalmente por 34,4% das mulheres do Clube. “A internacionalização de produtos ou serviços é o processo pelo qual uma empresa expande suas operações para mercados estrangeiros, buscando oportunidades de crescimento e desenvolvimento além das fronteiras domésticas. Para as PMEs, a internacionalização representa uma estratégia fundamental para alcançar novos clientes, diversificar receitas e aumentar a competitividade em um mercado global cada vez mais interconectado e, para isso, as parcerias são essenciais”, explica Rijarda.

Para as pequenas e médias empresas, a internacionalização oferece uma série de benefícios que podem impulsionar o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo, como:

Expansão de Mercado: entrar em novos mercados permite que as empresas alcancem um público mais amplo e diversificado, reduzindo sua dependência de um único mercado doméstico.

Diversificação de Receitas: operar em múltiplos mercados reduz a exposição a flutuações econômicas e sazonalidades específicas de determinadas regiões,
tornando a empresa mais resiliente a choques externos.

Acesso a Recursos e Talentos: a internacionalização oferece acesso a recursos, tecnologias e talentos que podem não estar disponíveis localmente, possibilitando inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Aprendizado e Desenvolvimento: a exposição a diferentes culturas, práticas de negócios e ambientes regulatórios estimula a aprendizagem organizacional e promove inovação, criatividade e adaptabilidade.

Sobre o Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa

Fundado em 09 de março de 2020, o Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa é considerado a maior plataforma internacional de relacionamento empresarial entre mulheres que tem o Português como idioma principal.

Além de estar presente no Brasil e em Portugal, o clube atua no Reno Unido, Alemanha, Noruega, Espanha, Suécia, México, Itália, Suíça. Angola, Canadá, Moçambique, França, Estados Unidos, Bélgica e Inglaterra.

O objetivo da plataforma é conectar mulheres de todo o mundo para um relacionamento empresarial criando conexões internacionais em Língua Portuguesa por meio de eventos e encontros periódicos presenciais e virtuais.

Atualmente, a plataforma conta com cerca de 300 embaixadoras que assumem o compromisso de fazer negócios umas com as outras, além de impactar diretamente a vida de outras 300 mulheres espalhadas por diversos países.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.