Conecte-se conosco

News

Violência contra a mulher: entenda o perfil preferido dos abusadores

Publicado

em

Artigo escrito pela Vanessa Cesnik, Doutora em Psicologia e co-fundadora d’O Corpo Explica

É raro encontrar uma mulher que sofreu algum tipo de violência (psicológica, sexual, patrimonial, etc) que não tenha sentido VERGONHA ou CULPA por ter vivenciado isso. Ainda mais raro uma mulher que tenha passado por isso e não tenha sentido medo de contar o que aconteceu e as pessoas não acreditarem na sua “inocência”.

Infelizmente isso é algo muito mais comum do que eu gostaria de assumir… o padrão é muito parecido e quando vamos investigar o passado dessa mulher normalmente encontramos mais situações abusivas que aconteceram de maneira sutil (ou não) e que ela se sentiu da mesma maneira: confusa, com vergonha e se sentindo culpada.

Muitas pessoas me perguntam: Vanessa, existe algum perfil de mulher que os abusadores tendem a preferir com mais frequência? Sim… existe. Mas isso é algo que normalmente as pessoas comuns não sabem ou não percebem: são mulheres que lá na infância se sentiram culpadas por alguma situação traumática que vivenciaram (abuso, brincadeiras sexuais, violência doméstica, entre outras) e passaram a ter a necessidade inconsciente de justificar e provar para as pessoas que aquilo que aconteceu não foi culpa delas.

Esse tipo de experiência causa nessas mulheres uma tendência a duvidar da própria sanidade mental e de não acreditar na sua própria percepção dos fatos, porque em muitos casos essa situação traumática de abuso (mesmo que sutil) aconteceu com pessoas do seu convívio, pessoas de confiança e que deveriam proteger e não abusar. Pessoas que falaram pra ela que ninguém ia acreditar se ela contasse e ela carregasse esse medo durante a vida toda.

E por que esse tipo de perfil de mulher acaba sendo o preferido de abusadores? Porque eles conseguem perceber essa tendência que ela tem de sentir vergonha, culpa e medo de (mais uma vez) as pessoas não acreditarem na sua inocência. E eles se aproveitam disso para encontrar sua vítima e garantir que ela mesma vai ter necessidade de esconder o que aconteceu (por medo, vergonha e culpa), fazendo com que ele saia ileso da violência que ele cometeu com ela.

Até porque a sociedade atual doente não entende nada sobre sexualidade e violência e julga tudo e todos de acordo com referências totalmente distorcidas e doentias. Uma mãe que vira para uma filha e briga com ela porque não acredita que o pai, o pastor, o padre ou a vovó abusou dela é tão abusadora (ou mais) do que quem a violou. Uma enfermeira que julga e oprime com suas opiniões doentias é tão violenta quanto o estuprador.

A opinião pública infelizmente ainda tem muito peso para a tomada de decisão, especialmente para mulheres com esse perfil que descrevi aqui que querem garantir que serão vistas como inocentes (e que realmente são).

Essa necessidade de provar a inocência é inconsciente e muitas vezes leva as pessoas a fazerem escolhas inconscientes ruins que as levam para repetição do mesmo trauma que viveu na infância. As pessoas nem se dão conta de que estão buscando isso, sem a ajuda de uma pessoa especializada para ajudar elas a enxergarem. E por isso eu resolvi escrever esse texto, para esclarecer e trazer um pouco de reflexão para quem pode ter esse mesmo perfil mais “atrativo” para abusadores.

  1. Quando um problema acontece na sua vida você tende a procurar o culpado por aquela situação ter acontecido ao invés de resolver de imediato?
  2. Quando algo de ruim acontece com você, você sente necessidade de se explicar para as pessoas que você ama, justificando que a culpa não foi sua?
  3. Você já percebeu pessoas invadindo seu espaço íntimo (toques perto de áreas sexuais) e que pareceram tão sem querer que ficou na dúvida se era um abuso ou não?
  4. Você já foi abusada sexualmente na infância e ficou com medo de contar pra alguém e ninguém acreditar em você?
  5. Você já teve que cuidar de outra criança no passado e algo de ruim aconteceu com essa criança a ponto de você se sentir culpada pelo que aconteceu?
  6. Alguma figura religiosa fez brincadeiras e toques abusivos em você e que você achou que pudesse ser normal por ser uma pessoa “de Deus”?
  7. Você já sentiu culpa por sentir prazer sexual, mesmo que seja em uma relação adulta e consentida?
  8. Você já duvidou se aquilo que você viu ou não era coisa da sua cabeça e precisou da opinião externa para validar o que “realmente” aconteceu?

Se você respondeu SIM a pelo menos uma das perguntas você tem sérias chances de ser uma mulher com perfil “atrativo” para abusadores.

Pare e reflita: Como você se sentiria se você fosse considerada CULPADA pelas pessoas que estão ao seu redor? Como você se sentiria se ninguém mais acreditasse na sua inocência?

O convite que faço para você nesse momento é de você acreditar em você e você parar com essa necessidade de provar sua inocência a qualquer custo. Pare de querer explicar e justificar que a culpa não foi sua. Eu acredito em você, mas a minha opinião não vale de nada para você.

Se ninguém mais acreditar em você, você vai acreditar e isso precisa bastar.

Você precisa parar de confiar mais na percepção externa do que na sua própria percepção. Você precisa confiar em tudo o que você viveu e ainda vive. Se precisar fazer anotações para ajudar você a organizar os pensamentos, faça. Mas pare imediatamente de querer garantir que as pessoas vão acreditar em você, especialmente seu pai, sua mãe ou seu Deus. Enquanto existir esse mundo doente com abusadores essa é uma proteção importante: Não ser mais o perfil preferido desses monstros.

Sobre a Dra. Vanessa Cesnik

Sócia fundadora de O Corpo Explica, doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da USP, graduação em Psicologia na USP e mais vários cursos e especializações na área do desenvolvimento humano, incluindo uma especialização em Sexologia Clínica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atua em pesquisa científica na área de desenvolvimento humano desde 2008 quando iniciou os estudos sobre sexualidade de mulheres com câncer de mama.

 

Sobre o Corpo Explica

Com time de 168 pessoas e mais de 30 mil alunos em 42 países, O Corpo Explica disponibiliza conteúdo digital em vídeos e workshops gratuitos, além de cursos para formação de novos analistas corporais. A empresa, liderada pelos especialistas Elton Euller e Dra.Vanessa Cesnik, possui metodologias e programas específicos para resultados em 3 pilares: finanças, relacionamento e saúde, usando técnicas de análise corporal, para a partir de diagnóstico rápido e preciso, estabelecer um programa de tratamento e impactar positivamente o comportamento de cada ser humano, tendo respostas para os problemas da vida através do formato do seu corpo. Atualmente, possui mais de 1,5 milhão de seguidores em suas redes sociais.

 

Mais informações: 

Youtube:https://www.youtube.com/c/OCorpoExplica/videos

Instagram:https://www.instagram.com/ocorpoexplica/?hl=pt-br

renan@benditaimagem.com.br

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Diogo Henrique lança cinco canções inéditas do seu novo projeto

Publicado

em

O DVD Coração Aberto, do cantor sertanejo Diogo Henrique, acaba de ganhar mais cinco canções inéditas. No novo álbum, distribuído pela ONErprm e disponível em todos os aplicativos de música e também no YouTube traz aos fãs as canções “É foda ser eu”, “Tchauzinho Traumático”, “Trenzão que engana” e as apostas “Sentidos” e “Invisível”.

Nesse álbum estou mais seguro da minha carreira e do que as pessoas que acompanham o meu trabalho gostam de ouvir. Nele coloquei músicas diferentes em que você pode ouvir e sofrer em qualquer lugar”, revela o artista.

A produção musical é assinada por um time de peso e referência na música sertaneja comandado por Orlando Baron. Ao todo o DVD conta com 15 faixas e o próximo lançamento já está programado para o final do primeiro semestre, para acompanhar a agenda de shows.

Natural de Mercedes, no oeste do Paraná, Diogo começou a carreira por influência da família. Os festivais de música, frequentes nessa região do estado, foram o ponto de partida para os palcos. Além de cantar solo e em dupla, Diogo também fez parte de bandas de baile. O timbre e força vocal são os seus diferenciais e nos revelam a cada canção interpretada seu potencial artístico.

Mas nem sempre foi assim. Passando por diversas dificuldades e até mesmo enfrentando casos de preconceito, as oportunidades na carreira foram diminuindo ano após ano e Diogo chegou a desistir da vida musical. Antes de conhecer seu empresário, o cantor cortava as estradas do Brasil como caminhoneiro.

Menos de seis meses depois, o projeto ganhou forma e a gestão de carreira passou a ser realizada pela London Music Gerenciamento artístico ao lado do empresário Marciano Weber.

Confira todos os vídeos no YouTube e acompanhe os áudios no seu aplicativo de músicas preferido e a rotina do cantor nas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/oficialdiogohenrique/

Youtube: https://www.youtube.com/@DiogoHenriqueOficial

Continuar Lendo

News

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrânia

Publicado

em

Within Temptation doará todos os royalties do novo single para a Music Saves UA, na Ucrâniaenquanto durar a guerra. 

 

Ouça agora o poderoso novo single

“A Fool’s Parade” (com a participação de Alex Yarmak)

 

Within Temptation apresentou seu mais novo single “A Fool ‘s Parade”, com a participação do produtor e vocalista ucraniano Alex Yarmak. Esse lançamento é um precursor da tão esperada turnê Bleed Out 2024 Tour, que mostra o compromisso da banda com a conscientização da batalha contínua da Ucrânia contra a invasão da Rússia.

 

Within Temptation anunciou que todos os royalties da música serão doados para a Music Saves UA, enquanto durar a guerra. 

 

A música em si é uma condenação das ações enganosas da Rússia e lança luz sobre as duras realidades enfrentadas pela Ucrânia. Within Temptation continua firme em seu apoio à Ucrânia, com envolvimento em iniciativas como a fundação Music Saves UA, defendendo a solidariedade extremamente necessária.

 

Gravado em meio às ruas de Kiev com o renomado diretor de vídeo ucraniano Indy Hait, o videoclipe de “A Fool ‘s Parade” mostra a vocalista Sharon den Adel em importantes marcos ucranianos. O clipe será lançado na próxima semana.

 

Ouça “A Fool ‘s Parade” (feat. Alex Yarmak) em todas as plataformas de streaming hoje.

 

Bleed Out 2024 Tour

A banda anunciou uma grande turnê pela Europa para o outono de 2024. A turnê começa em setembro com dois shows na Holanda (que esgotaram em poucos dias) e continuará por toda a Europa em estádios impressionantes. Os ingressos estão sendo vendidos rapidamente.

 

Datas:

21 de setembro Netherlands, Tilburg, 013

22 de setembro Netherlands, Groningen, De Oosterpoort

4 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

5 de outubro Belgium, Antwerp, Lotto Arena

6 de outubro Germany, Cologne, Palladium

8 de outubro Norway, Oslo, Spektrum

9 de outubro Sweden, Stockholm, Annexet

11 de outubro Finland, Helsinki, Ice Hall

12 de outubro Tallinn, Estonia, Unibet Arena Blackbox

14 de outubro Germany, Berlin, UFO

15 de outubro Germany, Hamburg, Sporthalle

16 de outubro Germany, Leipzig, Haus Auensee

18 de outubro Hungary, Budapest, Barba Negra

19 de outubro Germany, Munich, Zenith

21 de outubro Austria, Vienna, Gasometer

23 de outubro Germany, Frankfurt, Jahrhunderthalle

24 de outubro Czech Republic, Prague, Sportovni Hala Fortuna

25 de outubro Poland, Łódź, Atlas Arena

27 de outubro Denmark, Copenhagen, Falkoner Salen

15 de novembro UK, Cardiff, Utilita Arena

16 de novembro  UK, London, Wembley Arena

18 de novembro  UK, Nottingham, Motorpoint Arena

19 de novembro  UK, Leeds, First Direct Arena

21 de novembro  France, Paris, Adidas Arena

23 de novembro  Spain, Barcelona, Palau Sant Jordi

24 de novembro  Spain, Madrid, Palacio Vistalegre

25 de novembro Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

26 de novembro  Portugal, Lisbon, Sala Tejo – Meo Arena

28 de novembro  France, Toulouse, Zenith

29 de novembro France, Grenoble, Summum

1 de dezembro Italy, Milan, Alcatraz

2 de dezembro  Switzerland, Zurich, The Hall

3 de dezembro  Germany, Stuttgart, Porsche-Arena

5 de dezembro  Luxembourg, Luxembourg, Rockhal

6 de dezembro  Netherlands, Amsterdam, Ziggo Dome

 

Pacotes de ingressos VIP estão disponíveis para oferecer aos fãs a chance de uma experiência inesquecível, incluindo meet and greets e merchan exclusivo. Para obter ingressos, pacotes VIP e mais informações, visite o site oficial do Within Temptation em www.within-temptation.com.

Siga Within Temptation

Spotify Youtube | Instagram

Continuar Lendo

News

vibrador de capirinha ganha premio na Espanha

Publicado

em

Causando um verdadeiro frisson na Espanha, o Vibration, da INTT Cosméticos, com sabor de de Caipirinha foi um dos destaques da 2ª edição da EroSpain, que aconteceu entre 05 e 07 de maio, em Barcelona.

A empresa está trazendo para o Brasil o troféu de melhor marca “novidade” do mercado erótico. E ainda lançou 02 novos sabores do seu inovador vibrador líquido – de mel e algodão doce.

Embora ainda os sabores de mel e caipirinha não estejam sendo vendidos no Brasil, eles encantaram os europeus, o que demonstrou um potencial de sucesso internacional nos próximos meses.

No Brasil, o produto já é recorde de vendas com cerca de 13 sabores, entre eles algodão doce, chiclete, chocolate, vodka com energético, maçã do amor, entre outros.

As empresarias Stephanie ( filha) e Alessandra Seitz ( mãe) receberam o prêmio em Barcelona.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.