Conecte-se conosco

Zoo GermaMota (Pet)

VETERINÁRIA ALERTA SOBRE OS RISCOS DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS PETS

Publicado

em

Com audição muito mais sensível que a dos humanos, eles sofrem com o barulho


Embora seja crescente a discussão sobre a proibição de fogos de artifício com estampidos e estouros, na prática eles ainda são intensamente usados nas festas de fim de ano para desespero dos pets. O som ouvido pelos animais é potencialmente mais alto ao som percebido pelos humanos.
Para se ter ideia, os humanos têm faixa de vibração auditiva entre 10 e 20.000 hertz. Os cães entre 10 e 40.000 Hz. Eles percebem os sons quatros vezes mais longe que seus tutores. Os gatos são ainda mais sensíveis. A audição felina pode alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz (hertz).
“Uma explosão próxima ao pet pode causar o rompimento dos tímpanos e perda auditiva. O estresse a que o animal é submetido pode provocar tremores, taquicardia, vocalização com choros e latidos e, em casos extremos, convulsões, paradas cardiorrespiratórias e morte” informa a médica do Centro Veterinário Seres da Petz, Dra. Nathália Melo.
O estouro dos fogos e rojões amedronta e desorienta os animais. Durante as festas de fim de ano, juninas e comemorações em dias de partidas de futebol aumentam os riscos de acidentes. Para fugir do barulho, os animais tentam se esconder e correm desorientados, batendo em portões, grades, pulando janelas, atravessando ruas e avenidas.
A Dra. Nathália Melo dá algumas dicas para prevenção dos riscos de acidentes e para os tutores amenizarem o desconforto dos pets com o barulho.
1-Diminuir a percepção do barulho, colocando algodão nos ouvidos. Alguns pets toleram bem os chumaços de algodão que abafam o som dos rojões e fogos com estouros. Mas vale lembrar que o algodão deve ser colocado com cuidado e retirado imediatamente após a diminuição do barulho.
2- Cães e gatos costumam se esconder nesses momentos de medo, por isso é importante deixá-los livres das coleiras (em alguns casos eles podem ficar rodando em círculos com riscos de enforcamento).
3-O ideal é agir de forma natural, brincar com o pet, entretê-lo com seu brinquedo favorito, fazer festa, como se nada estivesse acontecendo.
4- Não deixe o animal perto de janelas abertas, piscinas e portões.
5- Prefira abrigar o pet em local fechado e silencioso (por exemplo: um quarto). Isso pode ajudá-lo a se sentir mais protegido.
6- Alguns animais preferem buscar proteção se escondendo embaixo de móveis. Deixe o pet se ajeitar da melhor maneira para ele. Não force situações desconfortáveis.
7- No caso dos gatos é comum que sumam da vista dos donos. Se o ambiente for seguro, com redes nas janelas e portões fechados, evite ficar chamando para não estressá-lo mais.
8-Não é recomendado deixá-los sozinhos nesta época. Em caso de viagens, deixe-os com parentes, vizinhos ou em hotéis especializados.
9- Durante a convivência com o animal, tente acostumá-lo a ouvir sons altos, associando o barulho a petiscos, para que ele assimile no ruído uma sensação positiva.
10-No mercado existem florais que podem auxiliar bastante nestas ocasiões. Converse com o médico veterinário para prescrição. Evite a automedicação.
11- Para auxiliar no bem estar e conforto nestas situações os análagos de hormônios maternos proporcionam sensação de aconchego e segurança ao pet. Lembrando que estes produtos, assim como os fitoterápicos, devem ser usados em um período prévio a eventos que tenham fogos para melhor adaptação.
12- Cães e gatos que já tenham histórico de doença cardíaca devem ter cuidados especiais nessas situações. É importante que o dono converse com o veterinário.
13-Caso o animal apresente qualquer tipo de alteração ou acabe se machucando de alguma forma, ele deve ser levado imediatamente a um veterinário para ser avaliado.

Sobre o Centro Veterinário Seres da Petz
No final de 2018, a rede Petz intensificou sua atuação em saúde com o lançamento do primeiro centro veterinário Seres, que alia conhecimento científico a equipamentos de última geração e serviços de alta complexidade para diagnósticos, cirurgias, tratamentos e emergências. O Seres oferece um novo conceito de hospital veterinário, inspirado em redes internacionais e planejado a partir da ótica do tutor e do pet. Todos setores foram pensados para criar a sensação de acolhimento e ao mesmo tempo dar eficiência ao atendimento.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoo GermaMota (Pet)

Abandonar Pets na chegada do bebê é um erro, afirma psicóloga

Publicado

em

Para a psicóloga Cristina Silva, especialista em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, a convivência entre crianças e animais de estimação traz benefícios emocionais, sociais e até para a saúde familiar

A chegada de um bebê transforma a rotina de qualquer família, mas, em muitos lares, essa mudança vem acompanhada de decisões equivocadas, como o abandono de animais de estimação. Teme-se que os pets exijam tempo demais ou ofereçam riscos à saúde do recém-nascido, mas, segundo a psicóloga Cristina Silva, essa percepção está longe da realidade.

“Os animais de estimação podem ser grandes aliados na construção de um ambiente acolhedor, especialmente durante a gestação e nos primeiros anos da criança. Eles ajudam a reduzir o estresse e promovem bem-estar emocional para a mãe e para toda a família”, explica Cristina, especialista em Psicologia Perinatal e da Parentalidade.

Na infância, os benefícios se multiplicam. “A convivência com animais é fundamental para ensinar empatia, responsabilidade e respeito às crianças. Além disso, o vínculo criado com os pets é uma fonte de afeto e segurança emocional”, destaca a psicóloga.

A preocupação com a saúde do bebê, segundo Cristina, pode ser mitigada com simples medidas de higiene e cuidado com o animal. “Manter as vacinas e os check-ups do pet em dia é o suficiente para garantir uma convivência saudável. Estudos mostram que crianças que crescem com animais de estimação têm sistemas imunológicos mais fortes e menor probabilidade de desenvolver alergias”, afirma.

Cristina reforça que o abandono não é a solução e sugere estratégias para preparar o animal para a chegada do bebê. “Os pets devem ser incluídos no processo de adaptação da família. Acostumá-los aos novos sons, cheiros e rotinas ajuda a tornar a transição tranquila tanto para o animal quanto para a família.”

Esse cenário reforça a importância de educar as famílias sobre os efeitos positivos da presença de um pet, destacando que os animais são membros valiosos do núcleo familiar e podem contribuir significativamente para o desenvolvimento e o bem-estar de todos.

“Antes de decidir abrir mão do seu pet, reflita sobre os impactos emocionais para todos os envolvidos. A chegada do bebê pode ser uma oportunidade para fortalecer laços, tanto entre os humanos quanto com os animais de estimação. Afinal, amor e cuidado são sentimentos que só aumentam quando compartilhados.” finaliza a profissional.

Instagram da psicóloga Cristina Silva:
@psicologacristinasilva

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Pets sem dor: Ozonioterapia combate dores crônicas e dá qualidade de vida

Publicado

em

Procedimento ganha espaço entre os cuidados para pets que sofrem da condição, tornando-os mais ativos e estreitando a relação com os tutores

A ozonioterapia, técnica com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, está ganhando espaço também na medicina veterinária. Indicada no tratamento de diversas condições, incluindo as dores crônicas, ela envolve a administração intravenosa de uma mistura de ozônio e oxigênio; nos pets, pode proporcionar alívio dos sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida, permitindo que se tornem mais ativos e participem de atividades antes limitadas.

 

“A dor crônica pode ser causada por uma variedade de condições, como artrite, displasia e doenças articulares degenerativas. Essas condições muitas vezes resultam em desconforto constante e limitações na mobilidade, afetando diretamente o bem-estar dos animais. A ozonioterapia oferece uma solução promissora, pois atua no alívio da dor, redução da inflamação e melhoria da circulação sanguínea nos tecidos afetados”, comenta Rodrigo Moretti, médico veterinário e consultor clínico científico da HTM VET.

 

O ozônio, quando administrado de forma adequada e controlada, tem o potencial de estimular a liberação de substâncias naturais no corpo, como as endorfinas, conhecidas por seu efeito analgésico. Além disso, ajuda a modular a resposta inflamatória do organismo, reduzindo a produção de mediadores inflamatórios e promovendo a cicatrização de tecidos lesionados.

 

Um dos benefícios mais significativos da ozonioterapia é a capacidade de aliviar os sintomas sem os efeitos colaterais associados a medicamentos tradicionais, como anti-inflamatórios não esteroidais. Isso é especialmente importante em animais idosos ou com condições médicas pré-existentes, que podem ser mais sensíveis aos efeitos adversos.

 

Vários dispositivos eletrônicos foram desenvolvidos para a aplicação do tratamento. “O Állos VET, por exemplo, é um gerador de ozônio versátil projetado para diminuir a inflamação, fornecer alívio imediato da dor, promover a bioestimulação, combater micro-organismos e facilitar a cicatrização de feridas. Com recursos inteligentes, oferece maior segurança e autonomia durante o atendimento clínico”, destaca Rodrigo.

 

No entanto, vale enfatizar que a ozonioterapia requer a intervenção de profissionais capacitados e experientes, que tenham conhecimento das técnicas de aplicação, garantindo a segurança e eficácia do procedimento.

 

Antes de iniciar qualquer modalidade terapêutica, é aconselhável buscar orientação de um médico veterinário para avaliar o estado do animal e definir o tratamento mais apropriado.

 

Sobre a HTM VET

A  HTM VET nasceu de uma indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletro-eletrônicos dirigidos ao segmento de saúde no Brasil, a HTM Eletrônica, líder em inovação, resultados e segurança, sendo referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos dirigidos ao segmento de estética e fisioterapia. Atuando há 25 anos no mercado, a empresa localizada em Amparo – SP, tem como foco profissionais esteticistas e fisioterapeutas que têm interesse em tecnologia para clínicas, com o compromisso de oferecer ao mercado os melhores e mais eficazes produtos, integrando conhecimento científico à praticidade.

 

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Centro Cultural Special Dog apresenta sua tradicional Cantata de Natal

Publicado

em

O espetáculo acontece nos dias 21 e 22 de dezembro em Santa Cruz do Rio Pardo

Créditos: Centro Cultural Special Dog

São Paulo, novembro de 2024 – Nos dias 21 e 22 de dezembro, o Centro Cultural Special Dog, braço social da Special Dog Company, localizado em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, apresenta a sua aguardada Cantata de Natal. Com o tema “O Presente da Vida”, o espetáculo vocal promete encantar o público com uma combinação única de música, circo e jazz. Com sessões às 19h30 e 21h, a apresentação tem entrada gratuita e duração de 1 hora, reunindo 135 participantes, entre coristas, artistas circenses e músicos.

“A expectativa para o Natal é sempre muito grande. Além de ter sido o primeiro evento desenvolvido pelo Centro Cultural Special Dog no ano de nossa inauguração, o Natal é o ponto culminante do ano, onde podemos ver o reflexo de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos meses”, afirma Juliana Manfrim, gerente do Centro Cultural Special Dog. “É um trabalho em conjunto que envolve crianças e jovens, criando uma atmosfera lúdica e inesquecível”, completa.

Além das apresentações nas datas oficiais, o Centro Cultural Special Dog abre as portas para o público nos dias 19 e 20 de dezembro, para os ensaios gerais da Cantata, que poderão ser acompanhados gratuitamente, das 18h às 22h. Essa é uma oportunidade única para quem deseja vivenciar os bastidores do espetáculo e acompanhar de perto o processo de construção do espetáculo.

SERVIÇO:

Ensaios da Cantata

Local: Centro Cultural Special Dog

Endereço: R. Conselheiro Antônio Prado, 383 – Bairro São José, Santa Cruz do Rio Pardo – SP

Data: 19 e 20 de dezembro

Horário: 18h às 22h

Cantata de Natal
Local: Centro Cultural Special Dog
Endereço: R. Conselheiro Antônio Prado, 383 – Bairro São José, Santa Cruz do Rio Pardo – SP

Data: 21 e 22 de dezembro

Horário das sessões: 19h30 e 21h

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.