Conecte-se conosco

Fique por dentro

Uma mudança, umas fotos e uma empresa antifrágil

Publicado

em

*Juliana Brito, empresária, CEO e cofundadora da Indie Hero e da GJ+

 

Aproveitei um pouco minha “folga” de final de ano para fazer algo que eu vinha enrolando há algum tempo: arrumar minhas fotos antigas, de criança. Sempre nessa época do ano, fico bastante emotiva. E memórias também nos remetem a fortes emoções.

 

Enfim, foram mais de duas horas arrumando fotos e muitas lágrimas, por diversos motivos. Fotos da minha família, familiares que não estão mais aqui. Uma coisa curiosa: as fotos que mais me emocionaram foram dos meus momentos na natação.

 

Nadadora durante 12 anos, o esporte ensinou muitas coisas na minha vida pessoal e profissional. Lembro que eu ganhei diversas medalhas, mas a única coisa que realmente importava era o resultado final do time. Quando íamos para uma competição nacional, só pensava no troféu maior, dado para o time vencedor.

 

O treino não é fácil. Você fica lá, sozinho, com a cabeça na água, nadando para um lado, para o outro. Literalmente contando ladrilhos. Ninguém acha isso divertido. Mesmo assim é um esporte com muita aderência.

 

Outro fator interessante na natação é de como estamos em um ambiente antifrágil. Todo dia, você quer ser 1% melhor. Nem todo dia você consegue. Muitas vezes, sua performance é um lixo. Em outras, seu treino é maravilhoso e você ganha forças para voltar lá e continuar melhorando.

Nas competições, é a mesma cena. Lembro-me bem dos campeonatos em que ia mal. Mas sempre tinha meus companheiros torcendo por mim e me apoiando, quando eu saía da água. Independente do resultado, era uma comemoração de todo o esforço que nos levou àquela competição. Ao mesmo tempo, sempre tinha alguém que se superava. E isso também era muito comemorado.

 

No final do dia, isso é um ambiente antifrágil. É quando você tem pessoas ao seu redor, para quando as coisas vão mal, para você sair mais forte disso. Isso é um time de natação. Isso também é uma empresa bem-sucedida.

O mais importante para a vida é como você consegue aprender a aproveitar a jornada e o dia a dia. É estar presente naquele momento e não focar somente no resultado! Os números são apenas consequência.

 

Olhar para trás me fez lembrar muito de focar na jornada e construir ambientes antifrágeis. É isso o que eu espero construir dentro das minhas empresas, um lugar onde as pessoas possam falhar, errar e sair por cima. Não é ser complacente com os erros, mas permitir que eles existam.

 

Às vezes, o resultado vai ser muito bom. Em outras, nem tanto. Mas, na média, a empresa vai estar sempre crescendo. Continue acreditando em si e no potencial da sua equipe para superar qualquer barreira.

(*) Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc. Instagram: https://www.instagram.com/jsibrito/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Irmãs Barbosa gravam DVD “Somos Música” com Alexandre Pires, Gabi & Rapha e releituras de sucesso

Publicado

em

Na última terça-feira (17), às Irmãs Barbosa gravaram, em São Paulo, o segundo projeto audiovisual da carreira. Intitulado “Somos Música”, o novo DVD marca um passo importante na trajetória da dupla, conhecida por sua longevidade e resistência como uma das poucas duplas femininas do sertanejo.

Fechado para convidados, o evento reuniu amigos, familiares e profissionais do mercado musical, em uma noite marcada por emoção, potência e encontros simbólicos. Ao longo das 15 faixas, Edna e Dinah exploraram a amplitude da música brasileira, trazendo releituras de grandes sucessos e músicas inéditas que revelam novas camadas de sua identidade artística.

 

O repertório inclui versões de faixas consagradas por artistas como Iza (Dona de mim / Ginga), Thiaguinho (Falta você) e o Grupo Revelação (Tá escrito), além de sucessos populares como “Chora me liga” e “Coração cigano”. A proposta do projeto é costurar diferentes gêneros como sertanejo, samba, forró, pagode e MPB mantendo a essência da dupla e reforçando seu vínculo com a música de raiz.

“A gente cresceu ouvindo de tudo. A música sempre foi um lugar de acolhimento e liberdade. Esse projeto é um reflexo do que somos hoje: múltiplas, abertas e apaixonadas pela cultura brasileira”, conta Edna.

Entre os convidados especiais, Alexandre Pires emocionou o público ao subir ao palco com as irmãs. “Ter o Alexandre com a gente foi surreal. Ele é um artista gigante, que inspira gerações. Quando ele aceitou o convite, sentimos que o Somos Música ganhou ainda mais sentido”, diz Dinah.

A dupla Gabi & Rapha, destaque da nova geração do sertanejo, também participou da gravação. “Nos reconhecemos muito nelas. Ter outras mulheres compondo esse momento com a gente tem um valor simbólico muito forte”, comentam.

Além das releituras, o projeto traz três músicas inéditas que apresentam um lado mais autoral, sensível e atual da dupla. “Essas faixas nasceram de vivências reais. São nossas verdades colocadas em melodia”, compartilha Edna.

Com idealização das próprias Irmãs Barbosa em parceria com o produtor Rodrigo Costa, o DVD tem direção artística de Rafael Vannucci, produção musical de Jeff Andrade e coordenação geral de Polyana Faria.

Na plateia, marcaram presença nomes como o jogador da seleção brasileira de vôlei Serginho, o preparador vocal Leandro Voz, a cantora e compositora Fátima Leão e a dupla Matheus Minas & Leandro.

O lançamento de Somos Música está previsto para os próximos meses nas plataformas digitais.

Setlist completa
(Releituras)
Eu vim pra fazer diferença
Coração cigano
Ficha limpa
Falta você
Quero você do jeito que quiser
Dona de mim ginga
Eu vim pra fazer diferença (reprise)
Logo eu
No dia do seu casamento
Destá
Tá escrito
Chora me liga
Barquinho

Inéditas
As quatro certezas
Me solta
Minha sombra sem a sua

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais das Irmãs Barbosa, acesse as redes
sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/irmasbarbosa/
Youtube: https://www.youtube.com/@irmasbarbosa
Facebook: https://www.facebook.com/irmasbarbosa/
TikTok: https://www.tiktok.com/@irmasbarbosaoficiall

Continuar Lendo

Fique por dentro

Conheça Leticia Mazzon, nova aposta do sertanejo

Publicado

em

Com 18 anos e natural de Chapecó (SC), Leticia Mazzon é a nova aposta da OnBalen Music. A jovem cantora vem se destacando no cenário regional com sua voz doce, presença de palco e um repertório que une influências clássicas do sertanejo com elementos mais atuais do gênero.

Desde muito cedo, Leticia já demonstrava paixão pela música. Começou a cantar ainda na infância, incentivada pela família, e desde então nunca mais parou. Hoje, além das apresentações em eventos e festas do interior catarinense, ela se dedica a aulas de violão e ao desenvolvimento de sua identidade artística. Além disso, a artista também tem mostrado sua veia sensível para composições.

“Desde pequena, a música é meu refúgio. Cantar sempre foi uma forma de me expressar, de colocar pra fora tudo o que sinto. Quando estou no palco, me sinto completa”, diz Letícia.

Entre suas principais inspirações estão duas artistas que também começaram cedo e conquistaram o Brasil com talento e autenticidade: Paula Fernandes e Ana Castela. “A Paula sempre me emocionou com a forma delicada com que interpreta as canções. Já a Ana me inspira pela força, pela forma como ela representa uma nova geração do sertanejo com personalidade. Me vejo um pouco nas duas”, conta.

Letícia acaba de se juntar ao time da OnBalen Music, iniciando uma nova fase em sua carreira com foco em estrutura profissional, planejamento e novos projetos. “Entrar pra OnBalen é um sonho. Me sinto acolhida, respeitada e pronta para crescer. Quero evoluir como artista, mas sem perder a essência de quem eu sou”, afirma.

A artista também destaca a importância da conexão com o público: “A minha maior alegria é ver quando alguém se identifica com o que estou cantando. Às vezes é uma letra simples, mas que toca num lugar importante da pessoa. É isso que me move: emocionar, fazer companhia, transformar um momento. Quero ser essa voz que chega com verdade”. Em breve, Leticia começará a trabalhar em seus novos projetos, com foco no desenvolvimento artístico e nos primeiros lançamentos de sua carreira.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Museu da Energia recebe mostra internacional

Publicado

em

A mostra, com entrada gratuita, apresenta acervo de fotos que a ONG reuniu ao longo de seus 45 anos de atuação pela promoção da moradia digna em mais de 70 países

“Onde Mora a Esperança” é o nome da mostra que chega à 2ª edição retratando pessoas a partir de uma diversidade de etnias, origens geográficas e culturais, e convidando o público a adentrar o espaço mais íntimo de cada indivíduo: seu lar. A exposição, que será realizada no Museu da Energia, em São Paulo, reunirá 26 painéis fotográficos, com imagens de 12 países, retratando famílias, comunidades, casas construídas e projetos realizados onde a organização Habitat para a Humanidade Internacional atua.

Museu da Energia- Centro de Acolhimento, 18.05,2024

A mostra é gratuita, realizada pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil em parceria com a Whirlpool Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, nº 8.313/1991 e com apoio do Ministério da Cultura. Acontece de 14 de junho a 30 de agosto, com a curadoria assinada por João Kulcsár, e projeto e coordenação da Arquiprom.
A exposição conta com fotos dos fotógrafos Carolina Guerrero, Jason Asteros, Mikel Flamm, Annalise Kaylor, Bernardo Dantas, Maíra Erlich, Rodrigo Zaim e Ezra Millstein e também com imagens retiradas de um acervo de mais de 6 mil fotos da Habitat para a Humanidade Internacional, que traz imagens que retratam os 45 anos da atuação da organização na promoção da moradia digna em mais de 70 países.
Dois fotógrafos brasileiros foram convidados pela ONG Habitat Brasil para produzir registros inéditos de realidades distintas do nosso país. Maíra Erlich fotografou áreas rurais no semiárido de Pernambuco, onde a organização desenvolve soluções de acesso à água potável há mais de 10 anos.

Já o fotógrafo Rodrigo Zaim documentou a vida de famílias na comunidade de Heliópolis, uma área densamente povoada na zona urbana de São Paulo, onde a Habitat Brasil atua com melhorias habitacionais. Rodrigo também registrou a situação de moradia de pessoas em situação de rua no centro da capital paulista, em imagens que contrastam com o restante da mostra e reforçam o quanto o acesso a uma habitação minimamente digna ainda é um sonho distante para muitos.
“Esperamos que os visitantes se conectem com a diversidade das imagens e com a emoção das histórias. Os cenários e as realidades registrados são múltiplos, mas estão unidos pela esperança presente em cada sonho, em cada conquista, em cada lar construído na luta pela garantia de moradias dignas e seguras para todos e todas”, afirma Socorro Leite, diretora executiva da ONG Habitat Brasil.
“Receber a exposição Onde Mora a Esperança no Museu da Energia de São Paulo está plenamente alinhado com os propósitos da Fundação Energia e Saneamento. A mostra convida o público a refletir, por meio da arte e da fotografia, sobre a importância da dignidade em cada lar. Um tema essencial para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis, e que também norteia o trabalho que desenvolvemos”, comenta Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Energia e Saneamento, gestora dos
Museus da Energia.
A exposição também conta com recursos de acessibilidade comunicacional, como audiodescrição de todas as fotografias – disponíveis tanto no site, quanto na mostra física -, presença de intérpretes de Libras no local (mediante agendamento para grupos) e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência.

Para mais informações – site da exposição – https://cultura.habitatbrasil.org.br/#projeto

Serviço:

Exposição Onde Mora a Esperança no Museu da Energia de São Paulo
De 14 de maio, a partir das 10h, até 30 de agosto
Museu da Energia – Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-000
Entrada gratuita

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.