Conecte-se conosco

Fique por dentro

A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição ‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, com curadoria de Marcia Costa, no Espaço Cultural Correios Niterói

Publicado

em

A mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, desde sua infância até a velhice, a partir de 27.01.

 

A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição ‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, com curadoria de Marcia Costa, no Espaço Cultural Correios Niterói, a partir de 27.01, trazendo pinturas e esculturas em papietagem, distribuídas em quatro galerias, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.

A mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.


A exposição inclui vinte e uma obras sendo 12 esculturas em papietagem em tamanho real, essas instalações representam mulheres de diversas etnias. Além disso, são 11 telas painéis que transitam entre vários estilos e técnicas. A síntese da exposição está representada pela Árvore da Vida com aproximadamente 2,50 metros de altura, este símbolo aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. Além disso, um aspecto a ser destacado é seu compromisso com a sustentabilidade, pois parte da exposição foi criada usando materiais que, de outra forma, se tornariam resíduos – papéis rasgados e colados e reaproveitamento de materiais de embalagens como base para suas esculturas.

Sobre Carla Carvalhosa

 

 

Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.

Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.

Abaixo link da exposição virtual ‘Liberdade’ : http://Avacreative.com.br/liberdade

 

 

Educação

 

1990 – 1995 – Curso de pintura em tela SBBA lecionado por Said Ahmady e Nilton Bravo.

 

Obras Dedicadas

 

1999 – 3 obras na série artistas do RJ na série Telemar

 

Principais Premiações

 

1995 – CAP Medalha de Ouro

1995 – CSSA – Prêmio Master/Viagem Nacional

1995 –Consulado Geral do Japão – Medalha de Ouro

1996 – Consulado da Espanha – Menção Honrosa

1996 – PMERJ – Medalha de Prata/Prêmio de Aquisição

1996 – XIV Salão de Outono da Igreja Messiânica – Medalha de Prata

1996 – ESMB – Menção Honrosa

1996 – 1° Exposição do Brasil/Oriente – Melhor Obra/Viagem Internacional

1996 – CSSA – Convidado Especial Prêmio Hors Concours

1997 – Gincana Retiro das Artes – Medalha de Bronze

1997 – 1° Salão Aeroporto Galeão RJ – Melhor Obra/Viagem Internacional

1999 – CML – 4° lugar/Prêmio de Aquisição

2000 – CML – 5° lugar/Prêmio de Aquisição

2000 – 4° Distr. Militar – Medalha de Prata

2000 – DCI – Medalha de Bronze

Participação como Júri/Organização:

1997 – CSSA – Comissão Julgadora

1998 – CSSE – Comissão Julgadora

1999 – CSSA – Comissão Julgadora

2000 – CSSE – Comissão Julgadora

2004 – CSSE – Comissão Julgadora

2005 – Sede Campestre ME – Comissão Julgadora

2005 – Atelier 612 – Comissão Julgadora

 

Exposições Coletivas

 

1993 – Caixa Econômica Federal

1994 – Condomínio Vale das Orquídeas

1994 – Condomínio Nova Barra

1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha – RJ

1996 – Exposição Retratos CEFAP

2000 – Rio Shopping

2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente

2001 – Expositora no 5° Concurso CML

2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”

2004 – Expositora no 5° Concurso CML

2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping

 

Exposições Individuais

 

2009 – Center Point Shopping – RJ

2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ

2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro

2021 – Exposição Liberdade – Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro

2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ

 

 

Sobre Márcia Costa

Curadoria e Coordenação da exposição ‘Fios da Vida’.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI. Formação em Arteterapia – Clínica POMAR. Graduada em Filosofia

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural

Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021

Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa – Espaço Cultural

Correios Niterói – Outubro/2021.

Curadoria – Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março

a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.

Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire

– julho/2022.

Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa

http://avacreative.com.br/liberdade – Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.

Texto curatorial

(…) A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em “O Segundo Sexo”, Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o “outro” em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, empoderando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias.

(…) A exposição destaca o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição “Liberdade” até a reflexão profunda na mostra “Mulher: O que te sustenta?”, Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.

“SER MULHER: Um Percurso de Papéis” é mais do que uma exposição; é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. Carla Carvalhosa nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade. Ao percorrer estas galerias, convidamos vocês a se conectarem com a rica diversidade de experiências femininas apresentadas por essa talentosa artista.

Márcia Costa – Curadoria

SERVIÇO

 

Exposição: “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”
Artista: Carla Carvalhosa
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa @costaregmarcia
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Abertura: 27 de janeiro de 2024 às 14h
Visitação: 27 de janeiro a 09 de março de 2024
Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Entrada franca
Censura Livre

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Banda Seu Desejo celebra sucesso do “Festival Desejando” com noite inesquecível em Petrolina

Publicado

em

Dupla reuniu mais de 15 mil fãs em sua cidade natal para a última edição de 2024 do evento, com o melhor do forró romântico

No último sábado (7), a banda Seu Desejo encerrou o calendário de 2024 do Festival Desejando em grande estilo, em Petrolina (PE), sua cidade natal. O evento, realizado no tradicional Pátio de Eventos, reuniu mais de 15 mil fãs em uma celebração emocionante da música brasileira.

Além da apresentação de Seu Desejo, anfitriões do festival, o público presenciou performances inesquecíveis da banda Calcinha Preta e das duplas Mari & Raiane e Ricardinho & Glaucia. “Finalizamos a última edição do Festival Desejando do ano em casa de forma espetacular. Petrolina nos recebeu com muito carinho, e mais de 15 mil desejeiros se reuniram e criaram uma atmosfera de pura intensidade e emoção que se estendeu até o amanhecer, foi simplesmente indescritível”, celebrou a banda.

Desde sua estreia em 2023, o Festival Desejando, uma parceria com a Camarote Shows, tem se destacado como um dos maiores eventos itinerantes de forró romântico do país, atraindo multidões por onde passa. A label reforça a conexão da banda com os fãs e trouxe uma infraestrutura de excelência para o público de Petrolina.

Formada por Yara Tchê e Alessandro Costa, a banda Seu Desejo é reconhecida nacionalmente pelo seu estilo marcante de forró romântico. Com 2,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o grupo pernambucano tem consolidado sua força no cenário musical brasileiro. A banda segue colhendo os frutos do fenômeno “Beijos, Blues e Poesia”, que soma 14,5 milhões de reproduções no Spotify e 12 milhões de criações no Reels e TikTok, com impressionantes 30 bilhões de visualizações.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Luan Estilizado lança EP “Evento do Ano” para celebrar encerramento de 2024

Publicado

em

Artista celebra um ano de grandes conquistas e promete emocionar com canções inéditas em todas as plataformas digitais

Luan Estilizado chega ao final de 2024 celebrando um ano repleto de conquistas na carreira. Após uma agenda de shows lotados em diversas cidades do Brasil e o sucesso do projeto À Vontade, o cantor e compositor lança nesta sexta-feira (6) o EP “Evento do Ano” em todas as plataformas digitais.

Com quatro faixas inéditas — “Evento do Ano”, “Jogo Sexual” (com participação de Heitor Costa), “Deixa Ir” e “Um do Outro” — o lançamento marca mais um passo importante na trajetória do artista, que conta em sua discografia com outros EPs bem-sucedidos como “Tá Faltando Eu”, de 2020, e “No Meu Lugar”, lançado em dois volumes em 2022 e 2023.

No novo EP, Luan Estilizado explora temas que transitam entre o amor, o desapego e a reconciliação, sempre com a autenticidade que marca seu trabalho. Com mais este lançamento, Luan Estilizado encerra o ano de forma marcante e reafirma seu compromisso com a valorização da cultura nordestina.

“Quero que todos vocês curtam bastante, são quatro canções inéditas feitas com muito carinho!”, diz Luan, que reforça no EP a presença da sanfona, instrumento que simboliza suas raízes nordestinas e dá um toque especial à produção. Com mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, Luan Estilizado se consolida como um dos grandes nomes do forró moderno, expandindo seu alcance para além da região Nordeste e conquistando fãs por todo o país.

O cantor também foi destaque em 2024 com o projeto À Vontade, ao lado de Zezo Potiguar e Raí Saia Rodada. A turnê percorreu diversas cidades brasileiras, com shows que reuniram milhares de pessoas em uma celebração vibrante da música nordestina. Além disso, o álbum ao vivo do trio, com 27 faixas, segue como um sucesso nas plataformas digitais, apresentando versões inéditas de clássicos e reafirmando a força do forró no cenário nacional.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Adriana Farias é destaque no Programa Viola Brasil deste final de semana

Publicado

em

No próximo domingo (08), o programa Viola Brasil, que vai ao ar pela TV Cultura Paulista, a partir das 11h, vai receber uma das grandes personagens da música sertaneja. A atração, que conta com a apresentação da dupla Lucas & Breno e pelo empresário Carlos Barbosa, terá a participação da cantora, compositora, apresentadora e violeira, Adriana Farias.

No programa, Adriana Farias cantou grandes sucessos de sua carreira, além de contar um pouco sobre a sua carreira e de como iniciou a sua trajetória musical. Natural da cidade de São Paulo, entre 2017 e 2018, ela viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira e apresentou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

No ar desde setembro de 2023, o Viola Brasil já se tornou um dos principais programas de música sertaneja do Brasil. Mais de 40 artistas já passaram por lá, entre eles, Leyde & Laura, Belmonte & Amaraí, Lucas & Luan, Lucas & Breno, Maurício & Mauri, Chico Amado & Xodó, João Moreno & Mariano, Durval & Aladin, Dany & Diego, entre tantos outros.

O programa Viola Brasil tem a produção de Rogério Torquato e o apoio cultural da Usina do Eucalipto, Casa Garra e do escritório Viola Brasil Produções Artísticas. A atração é um mergulho na história da música sertaneja, caipira e na moda de viola e tem conquistado números impressionantes de audiência tanto na televisão quanto nas redes sociais.

ADRIANA FARIAS
Com uma carreira dedicada à cultura caipira, iniciou a sua trajetória aos nove anos de idade, se apresentando em sedes de clubes e festas de cidade, inclusive abrindo o show de Nhá Barbina, ícone feminino do humor caipira. Aos 11 anos gravou seu primeiro compacto como ANAÍNA, com composições próprias e de grandes compositores como José Fortuna. Aos 15 anos já se apresentava em circos espalhados pelo país, divulgando seu segundo CD (produção assinada pelo requisitado maestro Mário Campanha e Jânio Santone).

Durante cinco anos trabalhou com artistas como Leandro & Leonardo, Wanessa Camargo e Fábio Jr., além de gravar o clássico “Índia” ao lado de Leonardo e Hebe Camargo. Entre 1998 e 2015, Adriana Farias fez parte da banda Barra da Saia e desde 2016 segue carreira solo. Entre outros tantos momentos de sua carreira, entre 2017 e 2018, ela comandou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

PROGRAMA VIOLA BRASIL
Vale lembrar que o Programa Viola Brasil vai ao ar, todo domingo, às 11h, com reapresentação na terça-feira, às 19h, pela TV Cultura Paulista. Você pode ficar por dentro de tudo que acontece no Programa Viola Brasil através das redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/@programaviolabrasil
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61550585709644
Instagram: https://www.instagram.com/programaviolabrasil/
TikTok: https://www.tiktok.com/@programaviolabrasil?_t=8mN6JPkJTVd&_r=1

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.