Com ingressos esgotados em tempo recorde, concertos da Osesp dedicados a trilhas sonoras de filmes de heróis e heroínas acontecem de quinta (26/out) a domingo (29/out) e terão regência de Wagner Polistchuk e Marina Person como apresentadora; Performance de sexta (27/out) será transmitida ao vivo no YouTube da Orquestra.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp apresenta na Sala São Paulo, de 26 a 29 de outubro, mais uma edição da série de concertos que é digna de tapete vermelho – além de muito divertida. Em Sinfonia de Cinema: Heróis e Heroínas, nossos músicos irão interpretar uma seleção de trilhas de filmes protagonizados por super-heróis e super-heroínas, de produções populares dos universos Marvel e DC Comics a séries japonesas (conhecidas como Tokusatsu) e de animação (confira o programa completo abaixo).
Os concertos deste projeto, que aconteceu também em 2021 e 2022, terão mais uma vez regência de Wagner Polistchuk, que também é Trombone Solista da Osesp, e participações dos Coros Acadêmico e Infantil da Osesp e da cantora solista Catarina Marcato. A apresentação ficará mais uma vez a cargo da cineasta Marina Person, que entre as músicas contará um pouco da história dos filmes e seus entrelaces com a música. Haverá ainda a participação especial da companhia Studio 3 Cia. De Dança, com coreografia de Anselmo Zolla. Os ingressos para as quatro apresentações já estão esgotados, mas a performance de sexta-feira (27/out), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal da Osesp no YouTube.
“Além dos super-heróis e super-heroínas, quisemos incluir os heróis e heroínas que não necessariamente usam capa. Por isso também teremos músicas de animações como Moana e Frozen”, explica o maestro Wagner Polistchuk, que buscou contemplar diferentes faixas etárias no repertório. “Quando falamos de super-heróis, nos vêm à cabeça Marvel e DC, mas, no passado, tínhamos National Kid, Ultraman e Ultra Seven, que também entraram no programa. Ao pensarmos em música de cinema, estamos lidando essencialmente com música sinfônica. Que, assim como as trilhas de games, que já foram um dos nossos temas [em Sinfonia de Games, 2022], são obras altamente refinadas e elaboradas. Muitas pessoas não têm ideia disso”, finaliza.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Fundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas – o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos.
Coro Acadêmico da Osesp
Criado em 2013 com o objetivo de formar profissionalmente jovens cantores, o Coro Acadêmico é composto pelos alunos da Classe de Canto da Academia de Música da Osesp, sob direção de Marcos Thadeu. Oferece experiência de prática coral, conhecimento de repertório sinfônico para coro e orientação em técnica vocal, prosódia e dicção, além da vivência no cotidiano de um coro profissional, fazendo apresentações junto ao Coro da Osesp. Em 2021, a Classe foi reconhecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico em Canto, com o Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio, válido em todo o território nacional.
Coro Infantil da Osesp
O Coro Infantil da Osesp, que estreou em novembro de 2000, é formado por meninas de sete a 13 anos e por meninos de sete a 12 anos. Qualquer criança, mesmo sem formação musical anterior, pode ingressar no Coro. Além da oportunidade de se apresentarem ao lado da Osesp na Sala São Paulo, as crianças, sob orientação e regência de Erika Muniz, recebem aulas de solfejo, percepção musical e técnica vocal. Durante essas aulas, são trabalhados repertórios mais complexos e ecléticos, apresentados na Sala São Paulo e em eventos especiais ao longo do ano.
Wagner Polistchuk
Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP em 2012-14, o maestro brasileiro Wagner Polistchuk foi Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011, Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André e também Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras e também no exterior, como a Sinfônica de Mendoza na Argentina, a Sinfônica Nacional em Lima no Peru, a Hermitage Orchester na Suíça, a Orquesta Sinfónica de la UANL em Monterrey, México e Filarmônica de Kielce na Polônia. Em 1990, especializou-se como solista de trombone na Alemanha com Branimir Slokar. No Brasil, paralelamente às atividades como trombonista, iniciou estudos de regência tendo como primeiro professor o maestro Eleazar de Carvalho, bem como Dante Anzolini, Ronald Zollmann, Andreas Spörri, Roberto Tibiriçá e Kurt Masur. Destacou-se em diversos concursos como o V Concurso Latino-Americano de Regência Orquestral (1998), obtendo o segundo lugar, foi premiado no Concurso Internacional de Regência Prix Credit Suisse, em Grenchen, Suíça (2002), e vencedor no Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho (2002). Regeu a Osesp nos concertos Cinema e Games, em julho de 2021, e Sinfonia de Cinema, em fevereiro de 2022.
Marina Person
Marina Person é diretora, apresentadora e atriz. Na televisão, trabalhou por 18 anos na MTV Brasil e por quatro anos na TV Cultura. No cinema, dirigiu o documentário Person e, com Jorge Espírito Santo, o curta Almoço Executivo (premiado nos Festivais de Gramado e RioCine). Em 2015 lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, Califórnia (Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Rotterdam, Tribeca, Cracóvia, Torino, Huelva). Foi atriz de Bens Confiscados, de Carlos Reichebach, e teve participações em vários outros filmes. Em 2016 estreou como protagonista no cinema em Canção da Volta, longa dirigido por Gustavo Rosa de Moura, com João Miguel no elenco. Apresentou os concertos Cinema e Games com a Osesp, em julho de 2021, e Sinfonia de Cinema, também com a Osesp, em fevereiro de 2022.
Catarina Marcato
Catarina Marcato é cantora, atriz e dançarina formada em Teatro Musical pela NYFA (New York Film Academy), e em Fisiologia da Voz Cantada. Dentre seus trabalhos no Brasil estão “A Christmas Carol” no Teatro Santander, junto a Miguel Falabella, no papel de Emily Cratchit, sob Direção de Fernanda Chamma; “O Mágico de Oz”, como Glinda no Teatro das Artes; “Heathers” como Srta. Fleming. Todos papéis sempre marcados por grandes participações vocais. Também é a Profissional Convidada de Teatro Musical do novo Reality da E! Entertainment Television “Vocalizando”, atualmente em pós-produção. Como cantora, no Brasil fez o show “Divas no Cinema” ao lado de Ludmillah Anjos e Thais Piza; em NY cantou no Merkin Hall, no Broadway Blue Wave como convidada, além de diversos shows solo de Jazz, Pop, MPB, Repertório de Teatro Musical e Erudito. Atualmente é solista do Coral Voz&Arte sob regência de Rodrigo Hyppolito e Nicholas Carrer Guerrero.
Studio 3 Cia. de Dança
A Studio3 Cia. de Dança é uma companhia brasileira que tem representado o país no mundo todo em eventos significativos no cenário da dança, em cidades como Milão, na Itália, Paris, Lyon e Biarritz, na França, Regensburg, na Alemanha, Lisboa e Porto, em Portugal, e também nos palcos do Brasil. Fundada por Vera Lafer, a criação da Studio3 Cia. de Dança representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque. O espetáculo “Depois”, com estreia em março de 2019, inaugura a parceria de Anselmo Zolla com o diretor cenográfico William Pereira, e teve temporadas no Auditório do Masp e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Criada em 2005, a companhia hoje conta com 13 intérpretes em seu elenco, provenientes de diversas formações e origens profissionais.
A Sinfonia de Cinema: Heróis e Heroínas tem o patrocínio de Rede, Cebrace e Bain & Company e copatrocínio de Fundação Siemens, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
PROGRAMA
SINFONIA DE CINEMA: HERÓIS E HEROÍNAS
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CORO ACADÊMICO DA OSESP
CORO INFANTIL DA OSESP
WAGNER POLISTCHUK regente
CATARINA MARCATO voz solo
MARINA PERSON apresentadora
STUDIO 3 CIA. DE DANÇA (participação especial)
BRIAN TYLER | Fanfarra dos Estúdios Marvel
MAX STEINER | Tema de Warner Bros.
TOM HOLKENBORG | Liga da Justiça – Zack Snyder [Arranjo de Patrick Hoszell]
MUNDO DE BATMAN
NEAL HEFT | Batman (1966 — TV) [Arranjo de Bob Cerulli e Chriss Gebel]
DANNY ELFMAN | Batman: Tema Principal (1989) [Arranjo de Peter King]
NICK ARUNDEL | Batman Arkhan City: Eu Sei o que Vocês Estão Pensando (Videogame) [Arranjo de Andrés Soto]
DANNY ELFMAN | Batman: Tema da Série de Animação
HIILDUR GUDNADÓTTIR | Coringa: A Cena do Banheiro (2019)
HANS ZIMMER E JAMES NEWTON HOWARD | Batman: Suíte de “O Cavaleiro das Trevas” (2008)
TOKUSATSU
MASAYOSHI ONUKI | National Kid: Tema [Nashonaru Kiddo] (1960) [Adaptação de Wagner Polistchuk]
TORY FUYUKI | Temas de Ultraman e Ultra Seven (1970) [Arranjo de Takashi Hoshide]
RON WASSERMAN | Go Go Power Rangers [Arranjo de Walt Ribeiro e adaptação de Paulo Galvão]
ANIMAÇÃO
THOMAS CHASE, STEVE RUCKLER E JAMES L. VENABLE | Meninas Superpoderosas: Tema
LIN-MANUEL MIRANDA | Moana: Saber Quem Sou [Arranjo de James Kazik]
MATTHEW WILDER E DAVID ZIPPEL/JERRY GOLDSMITH | Suíte Mulan: Reflection
KRISTEN ANDERSON-LOPEZ E ROBERT LOPEZ | Frozen: Let It Go [Arranjo de Bob Krogsted]
SÉRIES DA TV
BLAKE NEELY | Super-Heróis da DC Comics [Arranjo de Douglas E. Wagner]
SUPER-HEROÍNAS
RUPERT GREGSON-WILLIAMS | Mulher Maravilha
JAMES NEWTON HOWARD | Jogos Vorazes: The Hanging Tree
PINAR TOPRAK | Suíte Capitã Marvel
SUPER-HERÓIS
ALAN SILVESTRI | Capitão América: Marcha
PATRICK DOYLE | Thor: Da Terra para Asgard
RAMIN DJAWADI | Homem de Ferro 3: Tema
DANNY ELFMANN | O Homem-Aranha: Tema
ALAN SILVESTRI | Os Vingadores: Tema
BRIAN TYLER | Fanfarra dos Estúdios Marvel Studio
JOHN WILLIAMS | Superman: Marcha
SERVIÇO
26 de outubro, quinta-feira, às 20h30
27 de outubro, sexta-feira, às 20h30 – Concerto Digital
28 de outubro, sábado, às 16h30
29 de outubro, domingo, às 18h00
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: R$ 39,60 (preço inteiro) – Ingressos esgotados
Bilheteria (INTI): Neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.
* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.
A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.
_______