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Opera Na Tela SP

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Bregenz am 12. Juli 2019VU Bregenzer Festspiele Rigoletto Fotoprobe Seebuehne


Rigoletto, de Giuseppe Verdi

Festival Ópera na Tela começa nesta sexta, 18, em São Paulo, projeções a céu aberto, recital e ciclo de palestras

EVENTO ACONTECE DE 18 A 27 DE OUTUBRO EM SÃO PAULO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA. DIA 31 DE OUTUBRO É A VEZ DO RIO

Dez filmes inéditos de ópera da temporada europeia recente, um recital com a mezzzo-soprano Valentine Lemercier e um ciclo de palestras ministrado por Sérgio Casoy – pesquisador e estudioso de música lírica -, este último gratuito. A primeira edição do Festival Ópera na Tela começa nesta sexta-feira, 18, em São Paulo no parque do Museu da Casa Brasileira, Itaim Bibi, e oferece aos paulistanos montagens grandiosas em tela gigante, com alta qualidade de som e imagem, cadeiras confortáveis e preços acessíveis. Depois, as projeções ao ar livre seguem para o Rio de Janeiro, dia 31 de outubro, abrindo a quinta edição carioca do evento no Parque Lage, no Jardim Botânico. Os títulos, em cópias digitais e legendadas, integraram a temporada europeia recente e trazem diversidade na programação em montagens clássicas e releituras mais contemporâneas, tornando a atualidade lírica mundial acessível ao público brasileiro. A programação completa do festival pode ser conferida no site: www.operanatela.com

Sucesso há quatro anos no Rio de Janeiro e pela primeira vez e São Paulo, o Festival Ópera na Tela reúne as principais montagens de récitas em exibições na Europa. Exibindo sempre uma récita por dia, em São Paulo poderão ser vistos dez filmes e no Rio, 12. Em tela gigante, com alta qualidade de som e imagem e cadeiras confortáveis, o público terá a oportunidade de acompanhar as mais famosas composições de ópera de nome como Giuseppe Verdi, Franz Lehár, Mozart, Giacomo Puccini, entre outros. Do italiano Giuseppe Verdi teremos “A Traviata” (apresentação que marca a estreia do diretor Simon Stone – um dos mais notáveis no teatro hoje – na Ópera Nacional de Paris), “Falstaff” (a última ópera de Verdi, regida pelo maestro Daniel Barenboim, um dos mais proeminentes músicos do fim do século XX e início do XXI), “Attila”(que abriu a temporada lírica do Scala de Milão 2018/2019, um dos mais importantes e prestigiados teatro de ópera do mundo, e com IIdar Abdrazakov, o bass mais famoso do momento). Ênfase também para “O Trovador” (drama em quatro atos com a soprano superestrela Anna Netrebko, no papel de Leonora, cantando pela primeira vez diante dos 20 mil espectadores da Arena de Verona numa última encenação monumental de Zeffirelli, falecido em junho de 2019) e “Rigoletto” (outra obra muito popular encenada no deslumbrante palco flutuante do Festival de Bregenz, com uma engenharia espetacular). O festival traz ainda obras de Mozart (“Don Giovanni”, da Ópera de Paris); Glück (“Orfeu e Eurídice”, da Ópera de Milão, com o famoso tenor peruano Juan Diego Floréz); de Offenbach (“Os Contos de Hoffmann”, da Ópera Nacional Holandesa); de Lehár (“A Viúva Alegre”, da Ópera de Paris, com a presença do barítono brasileiro Paulo Szot no papel masculino principal); de Monteverdi (“A Coroação de Popeia”, do Festival de Salzburgo, com a diva búlgara Sonia Yoncheva); de Wagner (“Lohengrin”, do Festival de Bayreuth na Alemanha) e de Puccini (“Manon Lescaut”, do Teatro de Milão).

O RECITAL

A mezzo-soprano francesa Valentine Lemercier faz recital no sábado, 19, às 18h, acompanhada da pianista georgiana Nino Pavlenichvili. Com 28 anos de idade, desde os 16 Valentine se dedica ao canto lírico. Já atuou em grandes casas de óperas europeias interpretando mulheres fortes como Mercédes em ‘Carmen’, de Bizet; Adalgisa, em ‘Norma’, de Vincenzo Bellini e ‘Kate Pinkerton’, em Madame Butterfly, de Giacomo Puccini. Logo após a apresentação, será exibida a récita “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, com venda de ingressos. No repertório do recital estão as seguintes composições “Nuit d’Espagne” (Jules Massenet), “Habanera” (Carmen, Georges Bizet), “Seguedille (Carmen, Georges Bizet), “Pleurez mes yeux”(Le Cid, Jules Massenet), “Aria da Elisabeth” (Tannhauser, Richard Wagner), “Io son l’umile ancella”(Adrienne Lecouvreur, Francesco Cilea), “Carceleras” (As filhas de Zebedeu, Ruperto Chapi) e “Ah que j’aime les militaires” (A Grande Duquesa de Gerolstein, Jacques Offenbach. Ao comprar entrada para o recital, será possível assistir à ópera.

OS CICLOS DE PALESTRAS

Com o intuito de democratizar a arte lírica, facilitar sua compreensão, acesso e formar novas plateias, o evento oferece um ciclo de três palestras com entrada franca. Depois do bate-papo, basta adquirir o ingresso na bilheteria para a exibição da ópera da noite. As aulas serão ministradas pelo pesquisador e estudioso da música lírica, Sérgio Casoy.

“A ópera: do barroco ao verismo” é o tema dos encontros dos dias 23, 25 e 26 de outubro, sempre de 16h às 18h30m, no Museu da Casa Brasileira. Dia 23, a conversa gira em torno ‘das origens ao barroco; dia 25, ‘do classicismo ao romantismo’ e dia 26, ‘do romantismo ao romantismo tardio’. Autor de vários livros, entre eles “A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino” (Editora Algol, 2007); “Ópera à Brasileira”, livro coletivo (Editora Algol, 2009) e “Contos de Óperas e Cantos” (Editora Algol, 2009), Casoy recebeu, em 2008, o The Puccini International Award, por sua destacada atuação na difusão da ópera, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália em associação com a Fondazione Puccini, por ocasião das comemorações dos 150 anos do nascimento do compositor. Foi o único prêmio concedido em toda a América do Sul.

O Festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm– responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e da Atti Comunicação, e conta com patrocínio master da Leroy Merlin, de Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. E com o patrocínio da EDF e de EDENRED TICKET.

PROGRAMAÇÃO DE SÃO PAULO

18/10

O TROVADOR, de Giuseppe Verdi

Arena de Verona

Maestro: Pier Giorgio Morandi

Direção: Franco Zeffirelli

Orquestra, Coro e Corpo de Baile da Arena de Verona

Drama em quatro atos

Libreto de Salvatore Cammarano e Leone Emanuele Bardare, com base na peça El Trovador, de Antonio García Gutiérrez.

Duração: 2h15

Elenco: Anna Netrebko (Leonora), Yusif Eyvazov (Manrico), Luca Salsi (O Conde de Luna), Dolora Zajick (Azucena) e Riccardo Fassi (Ferrando)

Cantada em italiano, legendas em português

Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro Apollo de Roma

Sinopse: Leonora ama Manrico, ignorando que ele vem a ser o irmão do Conde de Luna, a quem sua mão havia sido prometida. Os dois antagonistas se enfrentam sem saber que são na verdade irmãos. Acreditando na morte do seu amado, Leonora decide viver num convento. Manrico surge e leva a jovem ao altar. O casamento, porém, é interrompido quando recebem a notícia de que Azucena, a mulher a quem Manrico considera sua mãe, está sendo levada à fogueira. Manrico é capturado e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela, afinal, que Luna matou o próprio irmão.

19/10

RIGOLETTO, de Giuseppe Verdi

Festival de Bregenz

Maestro: Enrique Mazzola

Direção: Philipp Stölzl

Figurino: Kathi Maurer

Orquestra: Wiener Symphoniker

Coros: Festival de Bregenz e Filarmônico de Praga

Ópera em três atos.

Libreto de Francesco Maria Piave, baseado na peça Le Roi s´amuse, de Victor Hugo.

Cantado em italiano, com legendas em português

Encenado pela primeira vez em 1851 no Teatro La Fenice, Venezia.

Duração: 2h10

Elenco: Vladimir Stoyanov (Rigoletto), Mélissa Petit (Gilda), Stephen Costello (Duca) e Miklos Sebestyen (Sparafuccile)

Sinopse: O Bobo da corte do Duque de Mántoua, Rigoletto, é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha, Rigoletto contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque, e cai em desespero.

20/10

LOHENGRIN, de Richard Wagner

Festival de Bayreuth

Maestro: Christian Thielemann

Direção: Yuval Sharon

Cenário e figurinos: Neo Rauch e Rosa Loy

Iluminação: Reinhard Traub

Orquestra e Coro do Festival de Bayreuth

Ópera em 3 atos

Libreto de Richard Wagner

Cantada em alemão

Encenada pela primeira vez em 1850, em Weimar

Duração: 3h40

Elenco: Georg Zeppenfeld (Rei Henrique), Piotr Beczala (Lohengrin), Anja Harteros (Elsa de Brabante), Tomasz Konieczny (Frederico de Telramund), Waltraud Meier (Ortrud) e Egils Silins (O Arauto do Rei)

Sinopse: Elsa, uma jovem princesa, é acusada de ter assassinado o irmão. Em sua defesa ela invoca um sonho no qual um nobre cavaleiro surge para inocentá-la da acusação infame. Nesse exato momento um misterioso cavaleiro surge num pequeno bote puxado por um cisne! Ele se oferece para submeter a questão ao julgamento de Deus, travando um duelo pela honra da princesa e se casando com ela em seguida. Impõe uma única condição: que ela não tente descobrir de onde ele vem, nem quem é. O cavaleiro derrota com facilidade o autor da acusação, Telramund; poupa a vida dele e depois se casa com Elsa. Porém Telramund, humilhado, planeja sua vingança com a esposa, Ortrud.

21/10

FALSTAFF, de Giuseppe Verdi

Opera do Estado de Berlim

Maestro: Daniel Barenboim

Direção: Mario Martone

Cenografia: Margherita Palli

Figurinos: Ursula Patzak

Coreografia: Massimo Giordano

Comédia lírica em três atos.

Libreto de Arrigo Boito baseado em As alegres comadres de Windsor e trechos de Henrique IV, de William Shakespeare.

Cantado em italiano, com legendas em português.

Encenada pela primeira vez em 1893 no Teatro alla Scala de Milão.

Duração: 2h10

Elenco: Lucio Gallo (Sir John Falstaff), Alfredo Daza (Ford), Francesco Demuro (Fenton), Jürgen Sacher (Dr. Caius), Stephan Rügamer (Bardolfo), Jan Martiník (Pistola), Barbara Frittoli (Mrs. Alice Ford), Nadine Sierra (Nanneta), Daniela Barcellona (Mrs. Quickly) e Katharina Kammerloher (Mrs. Meg Page)

Sinopse: Falstaff é um homem sem escrúpulos, que recorre à mentira para zombar e se aproveitar de todos ao seu redor. Depois de tentar conquistar mulheres casadas, invadir e roubar a casa de um homem e demitir injustamente seus criados, ele está na mira de todos aqueles a quem prejudicou. Essa produção do Stattsoper de Berlim transpõe Falstaff na época atual, revelando assim como essa história é atemporal e sempre muito divertida.

22/10

A VIÚVA ALEGRE, de Franz Lehár

Teatro da Ópera de Roma

Maestro: Constantin Trinks

Direção: Damiano Michieletto

Maestro de Coro: Roberto Gabbiani

Figurinos: Carla Teti

Coreografia: Chiara Vecchi

Orquestra e coro da Ópera de Roma

Opereta em três atos

Libreto de Victor Léon e Leo Stein, baseado na comédia de Henri Meilhac L’Attaché d’Ambassade (1861)

Baseada na comédia de Henri Meilhac L´attaché d´Ambassade (1861)

Cantada em alemão

Encenada pela primeira vez em 1905, em Viena

Duração: 2h35

Elenco: Anthony Michaels-Moore (Baron Mirko Zeta), Adriana Ferfecka (Valencienne) Nadja Mchantaf (Hanna Glawari) e Paulo Szot (Conde Danilo Danilovitsh)

Sinopse: Hanna Glawari acaba de se tornar viúva e ameaça retirar sua fortuna do banco Pontevedro, a instituição financeira que pertencia ao seu marido. Para evitar que isso aconteça, é preciso a todo custo encontrar um novo esposo que a convença a deixar o dinheiro ali. Contudo, o candidato mais provável, Danilo, é um funcionário dado a bebedeiras e com uma queda pela vida de boemia.

23/10

MANON LESCAUT, de Giacomo Puccini

Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Riccardo Chailly

Direção: David Pountney

Conjuntos: Leslie Travers

Figurino: Marie-Jeanne Lecca

Orquestra e coro do Teatro Alla Scala

Drama em 4 atos

Bibliografia: G. Giacosa, L. Illica, D. Oliva, M. Praga, baseada em uma novela do Abbé Prévost

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1893 no Teatro Regio de Torino

Duração: 2h10

Elenco:

Maria Jose Siri (Manon), Roberto Aronica (Chevalier Des Grieux) e Massimo Cavaletti (Lescaut)

Sinopse: Um estilo de vida sóbrio não é adequado para Manon, que escolhe ser cuidado por um velho rico. Sua propensão ao luxo a leva à prisão, e ela é deportada para Nova Orleans, onde sua vida inquieta tem um fim trágico. Nesta aventura infernal, Des Grieux, movido por seu amor cego por Manon, não deixará de segui-la.

24/10

ORFEU E EURÍDICE, de Christoph Willibald Gluck

Teatro alla Scala de Milão

Maestro: Michele Mariott

Direção: Hofesh Shechter e John Fulljames

Coreografia: Hofesh Shechter/Hofesh Shechter Company

Coro e orquestra do Teatro alla Scala

Cenografia e figurinos: Conor Murphy

Produção da Royal Opera House, Covent Garden, Londres.

Drama em três atos

Libreto de Pierre Louis Moline, no libreto original de Ranieri de Calzabigi.

Cantado em francês, com legendas em português.

Duração: 1h45

Encenado pela primeira vez em 1762 no BurgTheater de Viena.

Encenado pela primeira vez na versão francesa no Teatro alla Scala.

Elenco: Juan Diego Flórez (Orfeu), Christiane Karg (Eurídice) e Fatma Said (Amor)

Sinopse : Orfeu chora a morte de sua esposa, Eurídice, e decide pôr fim à vida ao ficar sabendo, por Amor, que Júpiter, comovido pela sua dor, permite que ele vá buscar Eurídice no Inferno, impondo como única condição a promessa de não se virar para trás e olhar sua mulher enquanto faz o caminho de volta.

25/10

DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart

Ópera Nacional de Paris

Maestro: Philippe Jordan

Direção: Ivo van Hove

Figurinos: An D’Huys

Maestro de coro: Alessandro Di Stefano

Orquestra e Coro da Ópera de Paris

Coprodução com o Metropolitan Opera de Nova York

Drama giocoso em 2 atos

Libreto de Lorenzo da Ponte

Cantada em italiano, com legendas em português

Duração: 3h10 com intervalo

Apresentada pela primeira vez em 1787, no Teatro dos Estados de Praga.

Elenco : Étienne Dupuis (Don Giovanni), Ain Anger (Il Commendatore), Jacquelyn Wagner (Donna Anna), Stanislas de Barbeyrac (Don Ottavio), Nicole Car (Donna Elvira), Philippe Sly (Leporello), Mikhail Timoshenko (Masetto) e Elsa Dreisig (Zerlina)

Sinopse: Don Giovanni, supostamente um sedutor de milhares de mulheres, falha em suas várias tentativas contra Donna Anna, Zerlina e Elvira. Ele é apresentado aqui como um mitômano que usa poder, intimidação e força muito mais do que sedução. Don Giovanni foi tanto caracterizado como viciado em sexo, campeão da liberdade ou “grande senhor homem mau”.

26/10

LA TRAVIATA, de Giuseppe Verdi

Ópera Nacional de Paris

Maestro: Michele Mariotti

Direção: Simon Stone

Cenário: Bob Cousins

Figurino: Alice Babidge

Maestro de coro:José Luis Basso

Orquestra e Coro da Ópera Nacional de Paris

Ópera em três atos

Libreto de Francesco Maria Piave

Baseado na peça de Alexandre Dumas, La Dame aux Camélias

Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro La Fenice (Venezia)

Cantado em italiano, com legendas em português

Duração: 3h00

Elenco: Pretty Yende (Violetta Valéry), Benjamin Bernheim (Alfredo Germont), Catherine Trottmann (Flora Bervoix), Christian Helmer (Baron Douphol), Marion Lebègue (Annina) e Jean-François Lapointe (Giorgio Germont)

Sinopse: Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz e da sociedade parisiense, mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

27/10

A COROAÇÃO DE POPEIA, de Claudio Monteverdi

Festival de Salzburgo

Maestro: William Christie

Direção: Jan Lauwers

Dramaturgia: Elke Janssens

Figurino: Lemm&Barkey

Coreografia: Academia Experimental de Dança de Salzburgo e Bodhi Project

Orquestra: Les Arts Florissants

Ópera em um prólogo e três atos

Libreto de Giovanni Francesco Busenello

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1642, em Veneza.

Duração: 3h15

Elenco: Sonya Yoncheva (Popeia), Kate Lindsey (Nero), Stéphanie d’Oustrac (Otávia), Carlo Vistoli (Oto), Renato Dolcini (Sêneca), Ana Quintans (Virtude/Drusila), Marcel Beekman (A ama da imperatriz) e Dominique Visse (Arnalta)

Sinopse: O imperador Nero mantém um relacionamento apaixonado com Popeia, esposa de seu amigo Oto. Para se casar com a amante, Nero planeja se desvencilhar da imperatriz, Otávia. Esta, por sua vez, manipula Oto de modo que ele, com a ajuda de sua antiga amante, Drusila, venha a matar sua esposa infiel. O complô, contudo, acaba sendo revelado.

Serviço:

Festival ÓPERA NA TELA em São Paulo

Ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/operanatelasp/

Durante o evento também haverá bilheteria nos espaços

Data: entre os dias 18 e 27 de outubro

Horário: Sábado, 19/10 às 18h, Segunda a Sábado às 19h e Domingos às 18h.

Local: Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Itaim Bibi

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Capacidade: 500 lugares

Classificação indicativa: Livre ou 14 anos, dependendo da obra

Outras informações: meia entrada conforme legislação e para classe artística mediante comprovação

Sobre Festival Ópera na Tela

Em sua quinta edição, o Festival Ópera na Tela exibe até 12 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em São Paulo, pela primeira vez, a tela gigante será montada no Museu da Casa Brasileira. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em diversas cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.br

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Raphaella Souza apresenta o show Jazz Sessions, Ateliê Gastronômico Ricardo Freitas, no sábado (18), na Fábrica Bhering

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A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, durante o evento Bioma Bhering

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 18 de maio (sábado), no Ricardo Freitas Ateliê Gastronômico, 2º andar da Fábrica Bhering , com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um set dedicado às divas Amy Winehouse, Sade e Rita Lee. Ricardo Freitas é reconhecido por criar tendências na gastronomia, mas também pelo amor ao jazz e incentivo às artes.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No show, estará acompanhada de Thiago Zalinsky (Guitarra), Aílton Cruz (Baixo) e Alexandre Fon (Bateria).

No mesmo dia, haverá a abertura da exposição Bioma Bhering, reunindo mais de trinta artistas que possuem ateliês e galerias de arte na Fábrica Bhering, falando de questões contemporâneas – natureza, ecologia e antropoceno. E a música vem completar essa iniciativa.


Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Jazz Sessions acontece das 13h às 17h, e será por contribuição solidária – chave PIX. O Ateliê Gastronômico Ricardo Freitas fica na Rua Orestes, 28, Santo Cristo, RJ, Fábrica Bhering – 2º andar.

Não haverá ingresso ou couvert, será por CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA (chave PIX). Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.

Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

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Roubos de credenciais desviam 15 milhões da União

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*Diego Muniz, especialista em Governança, Riscos e Conformidade (GRC)

Nos últimos dias, a imprensa noticiou o desvio de valores do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Ministério da Fazenda. Inicialmente, estimavam-se perdas de R$ 3,5 milhões. Agora, os valores já chegam a R$ 15,2 milhões. O ataque é extremamente grave, visto que o Siafi é o sistema responsável pelos pagamentos do Governo Federal.

 

Como um sistema tão relevante e, certamente, tão protegido foi invadido? Investigações preliminares sugerem que houve roubo de credenciais. Acredita-se que os criminosos utilizaram contas e senhas de usuários reais do Siafi e os controles não foram capazes de identificar tempestivamente a violação.

 

A partir das credenciais roubadas, acessaram as transações sensíveis, o que permitiu o acesso a ordens bancárias de diversas entidades e a alteração dos dados dos beneficiários das emissões. Ou seja, falhas na gestão de identidades e acessos sistêmicos permitiram esta exposição.

 

Se isso ocorreu com um dos sistemas mais protegidos do país, por que não poderia acontecer em outras empresas? A verdade é que isso já acontece todos os dias. O roubo de credenciais é, hoje, a modalidade mais comum de ataques cibernéticos em todo o mundo. Para piorar, geralmente a origem dos ataques é em outros países, o que dificulta a identificação e punição dos exploradores.

 

Para se proteger deste cenário, ou ao menos reduzir o impacto caso ocorra, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes e saber utilizar certos recursos que estão à disposição no mercado.

 

Por exemplo, tenha uma política de segurança robusta. Estabeleça diretrizes claras para a criação e gerenciamento de credenciais de acesso, incluindo a exigência de senhas fortes e a implementação de autenticação de dois fatores sempre que possível.

 

Utilize soluções de gestão de identidade e acesso (IAM). Implemente sistemas de IAM para controlar e monitorar o acesso aos recursos da empresa, garantindo que apenas usuários autorizados possam realizar determinadas ações.

Eduque os colaboradores sobre segurança cibernética. Realize treinamentos regulares para conscientizar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança, incluindo a importância de não compartilhar credenciais e de relatar qualquer atividade suspeita.

 

Mantenha um backup. Considere como real a possibilidade de seu ambiente ser invadido. Se isso ocorrer, ter um backup recente dos seus dados irá minimizar o impacto do ataque.

 

Mantenha-se atualizado sobre as ameaças cibernéticas. Acompanhe as tendências e os novos métodos utilizados pelos hackers, mantendo-se atualizado sobre as melhores práticas de segurança e implementando medidas proativas para mitigar riscos.

 

Por fim, não se esqueça que adotar medidas de segurança cibernética é essencial para garantir a segurança das operações empresariais e, consequentemente, a sustentabilidade do negócio.

(*) Diretor de Soluções e Negócios na Vennx, Diego Muniz é especialista em Governança, Riscos e Conformidade (GRC) com mais de 10 anos de experiência em projetos de gerenciamento de identidades e acessos (IAM), segregação de funções (SoD), riscos e governança de TI. Possui certificação PMP e desenvolve soluções inovadoras por meio das tecnologias de inteligência artificial generativa.

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TIM Music Rio em Copacabana – 25 e 26 de maio e 1º e 2 de junho

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TIM Music Rio leva para Copacabana grande festa da MPB com

shows de artistas consagrados e novos nomes da cena musical

nos dias 25 e 26 de maio e 1º e 2 de junho

Djavan, IZA, Gloria Groove, Baco Exu do Blues, Marina Sena, Diogo Nogueira Roberta Sá, Marvvila, Rael e Preta Gil com Tiago Pantaleão estão escalados para terceira edição do maior festival gratuito do Brasil

Com direção artística de Rafaello Ramundo e produção da Novo Traço,  o evento aposta na diversidade para reunir públicos das mais diversas gerações

Fotos de divulgação

Em sua terceira edição, o TIM Music Rio, maior festival gratuito de música do Brasil, traz em 2024 um time com grandes artistas consagrados e nomes da nova cena musical. Os shows acontecerão mais uma vez no Posto 4 da praia de Copacabana, durante dois fins de semana – nos dias 25 e 26 de maio e 1º e 2 de junho. O line-up aposta na diversidade de ritmos e na representatividade reunindo nas areias da princesinha do mar públicos das mais diversas gerações e dos mais variados gostos musicais, com shows que acontecem sempre entre 17 e 22h.

No dia 25 de maio, primeiro sábado do festival, estão escalados dois artistas da nova cena musical brasileira. O pop cheio de sensualidade e ginga de Marina Sena abre o TIM Music Rio. A cantora apresentará o espetáculo “Vício Inerente”, com canções do mais recente álbum, de mesmo nome, além de sucessos como “De Primeira”, “Dano Sarrada” e “Sonho Bom”. Destaque da música contemporânea brasileira, Baco Exu do Blues faz o segundo show da noite. O rapper, natural de Salvador,  que tem mais de 6,3 milhões de ouvintes mensais nas plataformas digitais, interpretará sucessos do álbum “Quantas vezes você já foi amado?”,  e outras músicas de seu repertório como “Te Amo Disgraça”, “Samba In Paris” e  “Lágrimas”.

No dia seguinte, domingo, 26 de maio, Diogo Nogueira abre os trabalhos do festival TIM Music Rio, com um show especialmente criado para o evento em homenagem à grande madrinha do samba, Beth Carvalho.  O sambista dividirá o palco com Roberta Sá e Marvilla, que vão representar todas as mulheres que têm a sambista como grande inspiração. Sucessos como “Coisinha do Pai”, “Andança” e “Vou Festejar” estão garantidos no repertório. Fechando o primeiro fim de semana, a estrela pop Gloria Groove, Drag Queen mais ouvida no país, apresenta o show de sua turnê “Noite de Glória” , que reúne seus maiores sucessos em uma apresentação histórica dividida em quatro atos.

O segundo fim de semana do festival TIM Music Rio traz um line-up formado apenas com artistas pretos, reforçando sua proposta de ser um evento inclusivo e representativo. No sábado, dia 1º de junho, Preta Gil traz seu “Baile da Preta”, com um repertório animado, composto por músicas próprias e muitos sucessos, como “Sinais de Fogo”, “Stereo” e “Decote”, em uma miscelânea de ritmos brasileiros como funk, samba, axé, sertanejo. A cantora traz como convidado, o cantor e compositor pop, Thiago Pantaleão, que ficou conhecido na internet por seu rebolado inconfundível e seu timbre de voz único. Em seguida é a vez da grávida do ano, Iza, embaixadora da marca TIM, encerrar os trabalhos com o show “Afrodhit Tour”. No repertório, faixas do novo disco como “Fé Nas Maluca”, “Que Se Vá”, “Mega da Virada”, e completam o set list músicas já conhecidas na voz da cantora como “Brisa”, “Pesadão” e “Meu Talismã”.

No domingo, dia 2 de junho, o palco do TIM Music Rio recebe um ícone da música popular brasileira: o cantor e compositor Djavan. O alagoano vai apresentar o espetáculo ”D”,  que traz faixas do último trabalho como “Num Mundo de Paz” e “Iluminado”, além de mais de 20 sucessos de todas as fases de sua discografia, com sucessos como “Sina” e “Flor de Lis”, músicas que têm lugar cativo em todos os shows porque, segundo o artista, “são canções que o povo ama”. Antes, o hip hop da zona sul de São Paulo chega às areias de Copacabana com o som de Rael, com um  setlist  que reúne obras de seu álbum “Capim-Cidreira”, além de “Vem com Tudo” e  “Rei do Lual”.

O último dia do festival vai ser aberto pela Bateria do Instituto TIM, formada por 50 crianças, adolescentes e adultos liderados pelo Mestre Mangueirinha, da escola de samba Unidos de Vila Isabel. O projeto existe desde 2010 e promove educação musical gratuita, além de trabalhar o tema da inclusão e a integração ao reunir pessoas com algum tipo de deficiência – como surdez, transtorno do espectro autista e síndrome de down – e pessoas sem deficiência

TIM Music Rio

Grandes nomes da música brasileira já passaram pelo palco do TIM Music Rio, reunindo mais de meio milhão de pessoas na praia de Copacabana. No primeiro ano, em 2022, o evento apresentou aos cariocas uma programação de shows cheios de potência e diversidade com nomes como Seu Jorge, Luiza Sonza, Xamã e Criolo.  Em sua segunda edição, no ano passado, trouxe a estrela Caetano Veloso que fez uma apresentação histórica, além de Daniela Mercury, Matuê, Liniker, BaianaSystem Pretinho da Serrinha com Jorge Aragão.

“O TIM Music Rio representa nosso compromisso de levar música de qualidade para todas as pessoas. Só uma marca como a TIM – que tem essa conexão tão forte com a música e valores como coragem, liberdade e respeito – poderia realizar um festival tão grandioso, diverso e 100% gratuito para o público. A nossa plataforma de música também é uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos consumidores e destacar nossa tecnologia e conectividade que potencializam a experiência em grandes eventos”, explica Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM.

Para Rafaello Ramundo, sócio diretor da Novo Traço e diretor artístico do eventoo desafio da curadoria é sempre proporcionar uma experiência inesquecível para as pessoas: “Vamos ocupar mais uma vez as areias de Copacabana com um evento cuja marca principal é a diversidade. Escalamos artistas dos mais diferentes ritmos, passando pela MPB, o pop, o rap, entre outros, para garantir entretenimento para todos os públicos, e, assim, promover um encontro de gerações. Para coroar esse momento, teremos um grande show de Djavan e uma homenagem mais do que merecida a ‘Madrinha’ e inspiração de vários sambistas consagrados, Beth Carvalho. Tudo com o máximo de qualidade que o entretenimento deve ter, com total segurança e organização”.

O TIM Music Rio é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Os shows contam com toda a infraestrutura e suporte necessários dos órgãos públicos e acontecem sempre entre 16h e 20h.

TIM e a música: conexão que inspira

A TIM sempre foi reconhecida como forte incentivadora de projetos musicais no Brasil, com histórico de realização de ações proprietárias e patrocínios nacionais e regionais. Foi ainda a primeira operadora a incluir streaming de música em suas ofertas, popularizando o acesso em linha com os novos hábitos de consumo dos brasileiros.

A companhia começou o ano de 2024 com um estande de destaque no Festival de Verão Salvador, quando foi a marca com mais menções positivas nas redes sociais durante o evento. No Rio de Janeiro, além do TIM Music Rio, a empresa tem o naming right do TIM Music Noites Cariocas pelo terceiro ano seguido e já se prepara para, novamente, marcar presença em mais uma edição do Rock in Rio. Em 2022, foi a segunda marca mais comentada durante o festival, com 85 mil menções nas mídias sociais.

Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do TIM Music Rio, a agência já realizou para a operadora os eventos Verão TIM, 2020, e o TIM Mulheres Positivas, em 2022. Também é responsável pelos projetos EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, Prudential Concerts e o Festival Natal Equatorial.

SERVIÇO

Datas: 25 e 26 de maio, e 1º e 2 de Junho

Local: Praia de Copacabana, Posto 4, RJ

Abertura: 16h

Encerramento: 22h

Gratuito

25/05/2024 – Marina Senna/ Baco Exu do Blues

26/05/2024 – Show em homenagem a Beth Carvalho com Diogo Nogueira, Marvvila, Roberta Sá / Gloria Groove

01/02/06 – Preta Gil convida Thiago Pantaleão / IZA

02/06/2024 – Rael/ Djavan

 

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