Conecte-se conosco

Fique por dentro

o teste de mecha ainda é necessário nos dias atuais?

Publicado

em

Saúde capilar: o teste de mecha ainda é necessário nos dias atuais?

Com tantas opções de produtos desenvolvidos com alta tecnologia, tricologista explica a importância do teste de mecha para evitar danos nos cabelos e couro cabeludo

Empresas, mídia e salões propagam diariamente procedimentos novos que visam modificar a estrutura capilar, seja através da alteração da cor dos fios ou pela mudança de sua forma lisa, ondulada ou crespa. Com isto temos no mercado produtos que nos fazem ir contra as programações genéticas que antigamente pareciam nos ter sido impostas. A mudança nos cabelos se tornou algo comum nos dias atuais.

“Se há esse lado bom na autonomia para proporcionar mudanças no visual, em contrapartida, existem os riscos da exposição dos fios a procedimentos que não são capazes de suportar e que, na maioria dos casos, são evitáveis”.

Quem afirma é o médico e tricologsita Dr Ademir Leite Junior. O especialista explica os impactos negativos da falta do protocolo conhecido como o teste de mecha quem, mesmo com o avanço no desenvolvimento de produtos para transformação capilar, não pode ser negligenciado nos salões de cabelereiro.

Dr Ademir descreve como o procedimento é simples: “Teste da mecha é o nome dado ao procedimento que deveria preceder qualquer aplicação de produtos químicos nos cabelos. Serve para avaliar, em uma mecha, se os cabelos que serão tratados conseguem suportar um procedimento como o que será realizado em todo cabelo. A ideia é a de pegar uma mecha de cabelo e realizar o procedimento apenas nela cerca de dois a três dias antes de aplicar o produto em todos os fios”.

Para quais tipos de cabelos o teste de mecha é necessário?

Segundo Dr Ademir, “é fato que existem cabelos mais fortes e mais fracos. Temos os cabelos mais sensíveis que sofrem com o clima ou situações externas (sol e água de piscina, por exemplo), e ainda os que já passaram por químicas em maior ou menor proporções”.

Para o tricologista, deixar de fazer o teste da mecha, confiando apenas na aparência que o cabelo apresenta ou na textura que o profissional identifica representa correr riscos que são evitáveis. “Apesar de ser importante o teste da mecha é pouco realizado. Em parte, porque os clientes sempre chegam pensando em fazer o procedimento de uma vez sem verificar se seus cabelos estão em condições para tanto. Soma-se o fato de que a concorrência do mercado faz com que os profissionais optem por correr o risco a perder o cliente para um outro concorrente que faria o procedimento sem o teste prévio”.

Produtos químicos capilares são sempre perigosos?

“Parece ser óbvio que nenhuma marca que se preze colocaria um produto no mercado para vitimar com danos os seus possíveis usuários. Apesar disto, não é fato infrequente encontrarmos vítimas de produtos químicos de uso capilar.

Mas a resposta é não. Perigoso não é o produto químico em si (com as devidas exceções dos proibidos pelas entidades de saúde, em nosso caso a ANVISA), mas a associação destes a cabelos que não tenham condições de suportá-los”,defende o médico.

Ele complementa: “Sabendo disso, quais dos cabelos citados poderiam receber químicas sem sofrer danos? Para esta pergunta a resposta é simples: todos ou nenhum deles. Se esta afirmação acabou sendo motivo de espanto é porque você nunca fez ou não conhece o teste da mecha”.

Assim como a moda, a estética capilar que inclui as transformações nos fios é dinâmica e rica em referências e possibilidades. Então, o teste da mecha não deveria ser visto como um impeditivo para mudanças desejadas pelos clientes e cabelereiros, ao contrário, é uma ferramenta de análise que abre caminho para a criatividade e para a manutenção da saúde capilar no momento em que se diagnostica a possibilidade ou não de realizar um procedimento.
Talvez esteja justamente na aplicação dessas ferramentas de análise e em argumentos corretos com o cliente a chave para o profissional se diferenciar e conquistar a confiança e fidelidade de quem senta diante do espelho para mudar os cabelos.

“Valorizo o conhecimento de muitos profissionais que reconhecem um cabelo forte, sabem a qualidade dos produtos que usam e dominam bem as técnicas de aplicação. Estes quase nunca enfrentam problemas com seus clientes porque têm bom senso e experiência, fazendo o teste da mecha quando acreditam ser necessário. Lembrando que segurança é algo que não tem preço” finaliza Dr Ademir Leite Junior.

Dr. Ademir C. Leite Jr. – CRM 92.693
(11) 3864-3967 
– https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br
http://www.otricologista.com/

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693) é médico certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. Palestrante internacional e diretor da Classe nica HTRI e do CAECI onde ministra cursos em Tricologia. Autor dos Livros: “Reflexões sobre Psicossomática e a queda capilar”, publicado em 2019, “Queda Capilar e a Ciência dos cabelos”, publicado em 2013, “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Simone Mendes conquista o primeiro lugar das rádios com “Me Ame ou Me Largue”

Publicado

em

Cantora celebra liderança após maratona de Carnaval

O sucesso de Simone Mendes segue em alta! A cantora acaba de conquistar o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil com “Me Ame ou Me Largue”, faixa do álbum Contando Sua História Vol. 2. A canção, que já vinha em ascensão nas plataformas digitais, agora confirma sua força ao liderar o ranking das mais tocadas.

A conquista chega logo após a intensa maratona de Carnaval de Simone, que levou seu talento para Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e encerrou a folia com chave de ouro em Tucuruí (PA). Com uma agenda cheia e grandes hits no repertório, a sertaneja mostra que 2025 será mais um ano de grandes feitos.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Laura Brito e seu carnaval de peso: do Galo da Madrugada ao Carvalheira na Ladeira

Publicado

em

Atriz e influenciadora pernambucana brilhou no tradicional bloco carnavalesco do Recife com look artesanal exclusivo e segue para festival icônico de Olinda

Com 6,5 milhões de seguidores e uma influência que transcende moda e sustentabilidade, Laura Brito segue protagonizando uma maratona de Carnaval inesquecível. Neste sábado (01), a atriz e influenciada digital foi destaque no Galo da Madrugada, em Recife, onde acompanhou o desfile diretamente do trio elétrico, levando ainda mais cor, convencional e representatividade ao maior bloco carnavalesco do mundo.

Para a ocasião, Laura apostou em um look deslumbrante e carregado de significado: uma peça feita à mão em macramê, assinada pela marca Marimê. A técnica artesanal, que surgiu no Oriente Médio e consiste na criação de nós para formar padrões e texturas, ganhou um toque contemporâneo e sustentável na produção exclusiva da influenciada.

O Galo da Madrugada, que reuniu milhares de foliões e grandes atrações musicais, teve sua energia amplificada pela presença da pernambucana. Para Laura, estar no Galo é sempre emocionante, ainda mais ao representar a força do Nordeste com um visual que valoriza o artesanal e o sustentável. Para ela, a festa celebra a história e a cultura da região com toda a grandiosidade que merece.

Dando sequência à sua intensa agenda de folia no Pernambuco, neste domingo (02), Laura desembarca no Festival Carvalheira na Ladeira, um dos eventos mais prestigiados do Carnaval pernambucano. Com um line-up de peso e uma estrutura grandiosa, o festival promete mais um dia de muita celebração e estilo para a influenciada. Sempre atenta à moda sustentável, Laura deve surpreender novamente com um visual autêntico e carregado de personalidade, reafirmando sua marca registrada no universo da moda.

Entre tradição e glamour, a influenciada vem mostrando que seu Carnaval é feito de representatividade, moda e, claro, muita festa, reforçando sua influência como uma das personalidades mais requisitadas do Carnaval de Pernambuco.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Lu & Rayane apresentam “Sabe Nós Dois (Lenga Lenga)” com Ícaro & Gilmar

Publicado

em

-Lançamento ganha destaque e já figura no TOP 200 do Spotify Brasil –

Lu & Rayane estão de volta com a nova e empolgante música “Sabe Nós Dois (Lenga Lenga)”, em colaboração com a dupla sertaneja Ícaro & Gilmar. O hit, que está no Top 200 do Spotify Brasil, faz parte do DVD “Entrelinhas”, gravado ao vivo em Goiânia (GO). A nova aposta das “Cumadi” já acumula cerca de 10 milhões de streaming nas plataformas, alcançando a posição 102 logo após o lançamento e permanecendo há mais de 20 dias entre as mais tocadas do país.

Com uma letra que aborda desilusão amorosa e a superação de relacionamentos complicados, a música está tocando o coração do público. Produzida pelo renomado Dudu Oliveira e composta por Thamara Castro, Paulinha Copeti e Ana Nery, a faixa traz uma sensibilidade única, capturando a essência de um amor que não se concretizou.

O refrão marcante, “Sabe nós dois, não volta nunca mais. Me deixou pra depois, eu te deixei pra trás”, reflete a dor e a libertação que muitos sentem ao encerrar um ciclo amoroso. “Essas linhas expressam a dor e a libertação que muitas pessoas sentem ao encerrar um ciclo amoroso”, comenta Lu. “Trazendo um toque de leveza e ironia à situação, como se a dor fosse apenas uma parte do jogo do amor”, pontua Rayane.

Com mais de dois milhões de ouvintes mensais na plataforma de áudio, a dupla é considerada uma das grandes apostas femininas da música sertaneja. Já lançaram o hit “Nada Colabora (Tu, Tu, Tu)” com participação de Solange Almeida e outras canções do novo projeto Entrelinhas, como: “Dois Teimosos” feat. Kleo Dibah, “Boca Trabalhosa”, “Avisa Que Eu Sumi” e “Cara de Saudade”.

Popularmente conhecidas como “As Cumadis”, a dupla começou em meados de 2016. Luana Gabriella (Ibiporã/PR) e Rayane Diniz (Anápolis/GO) também são compositoras de mão cheia. Já escreveram grandes hits para cantores do Brasil, como: Bruno & Marrone, Diego & Victor Hugo, Raí Saia Rodada, Guilherme & Benuto, Xand Avião, João Neto & Frederico, Thaeme & Thiago, Wesley Safadão e Zé Neto & Cristiano.

Siga Lu & Rayane: https://www.instagram.com/luerayane/
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0exzbS39cCP4QA6Alb0pGm
Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=m3A53mUPoWs

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.