Conecte-se conosco

Cultura

O RISCO DE NÃO BUSCAR TRATAMENTO

Publicado

em

TDAH: O RISCO DE NÃO BUSCAR TRATAMENTO

*Margarete Chinaglia – autoras de livros sobre TDAH e mãe de jovem com o transtorno

Para tratar algo é preciso ter o diagnóstico de um profissional médico. Conhecer, saber, acreditar e aceitar também faz parte. No Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na qualidade de vida do portador.

Independentemente da idade em que ocorre o diagnóstico, é vital tratar o TDAH, pois este é o apoio para o controle dos sintomas, para a qualidade emocional, além de dar forças para enfrentar as adversidades. Não existe uma cura, mas é possível melhorar a convivência no âmbito social, emocional e acadêmico. O tratamento se dá por meio do tripé de apoio: psicoeducação, psicoterapia e medicamentos.

Na psicoeducação envolve informação e orientação sobre o transtorno ao portador e à família próxima, chegando ao ambiente de convívio, principalmente a escola. Ajuda na conscientização e, muitas vezes, pode antecipar ou prevenir situações indesejáveis. Pode ser aplicada através de sessões grupais ou palestras ou materiais informativos.

Na parte de psicoterapia, envolve a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Comprovadamente, é a mais indicada para lidar com o emocional do portador, para ajudar vencer e driblar as dificuldades criando estratégias para o enfrentamento. Fornece também elementos necessários para as relações interpessoais e autonomia da pessoa, além de atuar no desenvolvimento de padrões de comportamentos e pensamentos.

Já os medicamentos, com prescrição médica, são utilizados para conter e melhorar os sintomas do TDAH. Ainda nos dias de hoje, eles são considerados como os “fantasmas”, pois há o medo da dependência química e dos efeitos colaterais.

Vale lembrar que há a fase de adaptação ou escolha do medicamento que melhor atenda cada paciente. Após este ajuste, o custo/benefício se faz presente. Medicar significa testar a resposta do paciente, pois como o transtorno é funcional, cada pessoa pode responder de uma forma diferente. Como disse uma vez Sam Goldstein, um renomado psicólogo americano: “o risco de não tratar é certamente maior que o risco do tratamento”.

Realmente, é uma escolha difícil, mas é preciso tentar fazer uso e buscar a adaptação aos medicamentos para saber se será bom o suficiente para suprir as inconveniências dos sintomas involuntários do transtorno, nem que seja por um tempo. Ressalto ainda que existe grande probabilidade de associação de outras comorbidades ao TDAH, onde há necessidade de tratamento concomitante.

Tudo o que ajuda a pessoa a conviver melhor consigo próprio, a aceitar sua condição física e emocional, bem como suas limitações, é bem-vindo.

Investir em bons hábitos também ajudam a equilibrar o físico e a saúde mental, como, por exemplo, a prática de exercícios físicos, de preferência aeróbicos, a boa alimentação, manter o sono equilibrado e praticar hobbies prazerosos e saudáveis.

Portanto, encare o tratamento do TDAH como um caminho mais iluminado que aumenta a confiança, empodera o contorno dos problemas ou desata os nós bem-feitos dos desafios, promovendo laços para uma vida mais leve e harmoniosa.

(*) Margarete Chinaglia é autora dos livros “Desatando os Nós do Transtorno do Déficit de Atenção – TDA” e “Transtorno do Déficit de Atenção- TDA, sob o ponto de vista de uma mãe”, Margarete é pesquisadora sobre o tema e mãe de uma jovem com TDA. Além disso, é formada como farmacêutica bioquímica e atua em gestão hospitalar.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Após sequência de singles, Alex Pucci anuncia “For You Vol.1”, EP de estreia.

Publicado

em

Artista baiano de indie rock mostra toda sua verve beatle em seis saborosas canções retiradas do fundo do armário. Alex Pucci é um artista independente baiano que compõe desde a adolescência sob influência direta da sonoridade dos Beatles, o que pode ser comprovado nas seis canções que integram o EP de estreia “For You Vol 1.’, disponível em todas as plataformas de música. Os singles ‘Perfect Sound’, ‘Don’t Look Down’, ‘Songs About You’ e ‘Yellow Roses’ deram uma provinha do que vinha por aí. Se juntam ao cancioneiro as inéditas ‘It’s Been So Long’ e ‘Let Me Adore You’. A produção é assinada por Luiz Müllem. O lançamento é pelo selo Caravela Records com distribuição da Symphonic.
Ouça o EP “For You Vol.1″: https://hypeddit.com/rbtyk6
‘For You Vol. 1” é o desdobramento de um ideia que nasceu lá atrás. Alex, ainda menino, gravou de forma caseira e rudimentar suas primeiras composições no formato em voz e violão timidamente dentro do armário de seu quarto com um gravador rudimentar. “Quando eu tinha 13 anos eu fiz 20 músicas românticas e compilei em um “álbum” com o nome ‘For You’. Mas claro que estava tudo mal feito, não estava profissional, eu gravei dentro do meu armário, zero conhecimento técnico, só o sentimento”, relembra Alex.
O EP resgata essa história e serve como lembrança para o núcleo de pessoas próximas que  acompanham Pucci desde o início, ao mesmo tempo que soa como novidade para um público que vem crescendo lançamento após lançamento de seus singles. “Eu fiz ‘For you Vol. I’ apenas pelo fator pessoal da nostalgia do meu ciclo social interno, todo mundo que me viu com 13 anos vai lembrar daquele ‘álbum’ amador e falar: “Wow! Você realmente voltou com aquela ideia! Que legal!!!””
É perceptível a influência dos Beatles na estética das músicas. A faixa inédita ‘Let Me Adore You’ foi escrita após audições de ‘With The Beatles’, um dos álbuns favoritos de Pucci. “Fiquei inspirado e brincando com a guitarra no meu quarto fiz por acidente uma melodia meio chiclete; tanto que tem um trecho no início da música que até faz referência direta aos Beatles: “My girlfriend is so pretty and I feel like I’m a Beatle, talking about her every time… Continuei a fazer essa música, pensando que talvez meu pai “voltasse” a curtir a vibe do início dos anos 60; foi ele quem me apresentou todo esse mundo rock n roll, sabe?” Revela.
Ouça o EP “For You Vol.1”: https://hypeddit.com/rbtyk6

For You Vol.1 conta com o auxílio luxuoso do amigo Luiz Müllem na bateria e na produção musical do EP. O clima alto astral e divertido no estúdio serviu de brainstorm para diversas escolhas nos acabamentos das gravações. Luiz, com total liberdade, contribuiu com ideias complementares que engrandeceram ainda mais as músicas. 
Ao responder sobre a continuidade de um EP volume dois, Pucci é enigmático: “Hoje em dia eu penso em criar um “For You Vol. II” mas não sei, é só uma ideia.”

Ouça o EP “For You Vol.1”: https://hypeddit.com/rbtyk6
Assista “Songs About You” : https://www.youtube.com/watch?v=8UqeHe9pvME
Assista “Perfect Sound” : https://www.youtube.com/watch?v=r9RG_uPDt5o
Assista “Yellow Roses : https://www.youtube.com/watch?v=YtwjHyRRM90&t=2s

Ficha técnica
Composições: Alex Pucci, exceto ‘Don’t Look Down’ (Alex Pucci e Raquel Campos)
Voz, violão, baixo (exceto em ‘It’s Been So Long’) e guitarra: Alex Pucci
Baixo em ‘It’s Been So Long’- Alexandre Martins
Teclados e cordas em Yellow Roses: Ana Monterry
Coro: Luiza Saba e Lara Mascarenhas
Produção musical: Luiz Müllem
Capa: Fabi Teixeira
Fotos de divulgação: Paulo Coelho
Assistente de fotografia: Yasmim Fetal
Selo: Caravela Records
Distribuição: Symphonic
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Acompanhe Alex Pucci:
Instagram: https://www.instagram.com/alexpucci._/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjdxEHGozZZEEfXXifQ75vg
TikTok: https://www.tiktok.com/@alex_pucci

Acompanhe CARAVELA RECORDS:
Instagram: https://www.instagram.com/caravela.records 
Facebook: https://www.facebook.com/caravelarecords
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4XahboXstvf_8WgnLAzW4A

Continuar Lendo

Cultura

Exposição “Era uma Vez…” traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Publicado

em

“Era uma Vez…” é uma exposição coletiva que fala sobre a memória e o esquecimento impregnados na arte e, principalmente, em fotografias. A fotografia é uma forma de expressão artística que parte da realidade, permitindo que as pessoas capturem o tempo e ampliem a sensação de controlá-lo.

Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes apresentam trabalhos que levam a pensar o que a fotografia contém de memória, quais lembranças decidimos guardar e quais preferimos deixar para trás. Com efeito provocador, lançam ideias e despertam narrativas que fazem aflorar histórias com sentidos carregados de emoção


Em fotografias próprias ou arquivos achados, os trabalhos apresentados convidam o público a revisitar lembranças, pensar o impacto do tempo e refletir sobre como os relatos do passado moldam o presente. “Era uma Vez…” propõe por meio de imagens impressas em matérias distintas, revelar presenças desaparecidas.

Serviço

Exposição: Era uma Vez…

Artistas: Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes

Abertura: Data: 4 de abril de 2025, às 17h.

Visitação: De 4 de abril a 4 de maio de 2025.

Dias e horários de visitação: • Quarta, quinta e sexta-feira: 17h às 22h • Sábado: 17h às 22h • Domingo: 13h às 21h

Local: Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Rua Benjamin Constant, 117, Glória, Rio de Janeiro.

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita.

Continuar Lendo

Cultura

FAICI 2025 anuncia oito shows em cinco dias de festa em Indaiatuba

Publicado

em

Cinco dias de festa. Oito grandes shows. A edição 2025 da FAICI – Festa do Peão de Indaiatuba já tem data para acontecer: de 08 a 16 de agosto. Entre os shows confirmados estão Péricles, Fernando & Sorocaba, Simone Mendes, Lauana Prado, Zé Neto & Cristiano, Felipe Nogueira, Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme. A venda de ingressos para Pista e camarotes Super Premium e Infinity Prime, além do Passaporte FAICI, começa nesta quarta-feira (19), através da Ticket Imediato.

“A 36ª edição da FAICI chega com força total para confirmar Indaiatuba como a melhor festa do interior paulista”, destaca o presidente da festa, José Marques Barbosa, que fez o anúncio oficial em coletiva na Prefeitura de Indaiatuba nesta quarta-feira (19). “Serão cinco dias de festa com grandes shows e os melhores peões e tropas do rodeio brasileiro nas montarias em cutiano (cavalo) e touros, além de provas cronometradas”.

No dia 08 de agosto, a abertura da FAICI chega com dose dupla e shows de Fernando & Sorocaba e Péricles, que faz sua estreia no evento. No dia 09, quem volta ao palco da Festa do Peão de Indaiatuba é a cantora Simone Mendes.

Abrindo a segunda semana de festa, no dia 14 é a vez de Lauana Prado, que também faz sua estreia na FAICI. No dia 15, Felipe Nogueira mantém a tradição do evento em abrir portas para talentos locais. Em seguida, Zé Neto & Cristiano celebram seu retorno a Indaiatuba. Encerrando a programação, no dia 16, grandes shows com Maiara & Maraísa e Hugo & Guilherme.

Os primeiros lotes de ingressos, com valores promocionais, já podem ser encontrados na página da Ticket Imediato https://bit.ly/Faici2025Ingressos. Os primeiros pontos de venda físicos serão anunciados em breve.

Pelo segundo ano consecutivo, o Passaporte FAICI pode ser adquirido de forma online, garantindo assim acesso aos cinco dias de evento com preço promocional. “O Passaporte FAICI continua sendo a melhor maneira de conferir todos os dias de festa com um preço especial”, destaca José Marques Barbosa.

RODEIO, RAINHA E MAIS
A FAICI 2025 recebe alguns dos melhores peões e tropas do Brasil em touro e cutiano na primeira semana de competição. Na segunda semana, Indaiatuba recebe a semifinal da Liga Nacional de Rodeio, valendo vaga para a grande decisão em Barretos, capital nacional do rodeio.

Já o concurso Rainha FAICI 2025 terá inscrições abertas entre 20 de março a 10 de abril para a escolha da Rainha, Princesa e Madrinha. Com organização de Junior Grotto, a competição será voltada a mulheres de 18 a 40 anos de Indaiatuba e todo o Brasil.

A inscrição será feita exclusivamente pelo site oficial da FAICI, mediante pagamento da taxa de R$ 60,00. As datas das seletivas e final serão divulgadas em breve, assim como o local dos desfiles.

Em seu recinto de 120 mil metros quadrados, a FAICI 2025 traz praça de alimentação e arquibancadas cobertas, monitoramento em tempo real de todas as áreas e equipe de segurança especializada.

O Palco Cultural também está de volta e agita a área da praça de alimentação todos os dias, com talentos de Indaiatuba e toda região. Quem também retorna é o Banco de Empregos FAICI, novidade da edição 2024.

Grande fomentadora da economia local, a FAICI mantém o Banco de Empregos para fortalecer ainda mais a festa com mão de obra e serviços locais, valorizando o município e a região. Para se cadastrar, basta enviar currículo para o e-mail trabalheconosco@faici.com, destacando sua função. Por exemplo: Emprego FAICI – montador ou Emprego FAICI – eletricista.

Os interessados em adquirir cotas de patrocínio e camarotes corporativos devem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9 9620 2320 para mais detalhes.

SHOWS
08/08 – Péricles e Fernando & Sorocaba
09/08 – Simone Mendes
14/08 – Lauana Prado
15/08 – Zé Neto & Cristiano e Felipe Nogueira
16/08 – Maiara & Maraisa e Hugo & Guilherme

FAICI
Data: 08 a 16 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP –
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Fotos imprensa: https://bit.ly/FAICI2025-midiakit
Imagens coletiva (Crédito: Marchetti)

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.