Conecte-se conosco

Top +

No mês da Consciência Negra, Elisa Fernandes questiona racismo da sociedade brasileira em novo single

Publicado

em

No mês da Consciência Negra, Elisa Fernandes questiona racismo da sociedade brasileira em novo single “Você não sabe o que é ser preto”

A faixa chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (12) e integrará o próximo EP da artista com lançamento previsto para 2022

A cantora e compositora carioca, Elisa Fernandes lança nesta sexta-feira (12) a faixa “Você não sabe o que é ser preto”. Com discurso contundente, a letra toca – sob a ótica da pessoa negra – na ferida aberta e exposta do racismo na sociedade brasileira. A música chega acompanhada de um clipe no canal do YouTube da artista.

 

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=m0gu0-IQa3g

“A cada manchete sobre racismo com grande repercussão na mídia e nas redes sociais é um gatilho na gente, é o trauma do colonialismo batendo forte na nossa cara, batendo pra matar. A cada ato racista que eu me deparo no meu dia a dia, cresce por dentro um sentimento de que o racismo mata a gente de muitas maneiras”, revela a cantora.

 

Em trechos como “Enquanto tu passeia pelo shopping / Tão matando outro preto. Outro preto… / Não é uma questão de opinião, não / Guarde pra você teu preconceito / E lave a tua boca pra falar / Você não sabe o que é ser preto”, a artista alerta sobre o fato de que enquanto muitos usufruem da sua liberdade de ir e vir, negros estão morrendo e sendo vítimas de racismo.

 

“A música nasceu carregada de uma indignação que também mata se a gente não botar pra fora. O racismo está na pessoa que me vê dentro de uma loja e me pergunta o preço de alguma coisa porque presume que estou sempre a serviço. Também está quando não sou atendida se estou numa loja porque não tenho o perfil de quem compra. O racismo tá lá quando eu abro a minha porta e a pessoa manda chamar a dona da casa porque eu tô vestida com roupa de ficar em casa e presume que eu não moro aqui… A música fala disso, dessas mortes diárias que quase ninguém vê, mas que estão aí o tempo todo, nos matando”, conclui.

 

O mês da Consciência Negra é uma oportunidade de ampliar os debates acerca do tema, mesmo que a maior parcela da população do Brasil se autodeclara negra, faz parte do cotidiano do brasileiro se deparar com cenas de racismo. Assim como outros artistas, Elisa tem uma função importante nesse contexto.

 

Letra

Enquanto tu carrega cocaína no jatinho

Morre um preto

Enquanto tu se muda pra Miami

Tão matando um outro preto

 

Ninguém é santo, não tô falando de santo

Enquanto tu assiste a tua novela

Tão levando um outro preto

 

Preto na praia?

Não pode praia

Só se empurrando o carrinho pra madame

No baixo, bebê

Aí pode preto

 

Preto viajando é uma abominação

Preto passeando na lagoa com a família

É um caso sério

Um despautério

 

“Tem que cobrar ingresso dessa gente preta

Não pode praia

Não pode preto”

 

Não tem anjo, não tô falando de anjo

Enquanto tu destila teu veneno

Tão levando outro preto

 

Matar o branco?

Não é disso que eu tô falando

Mas penso que seria interessante

Se morresse menos preto

 

Você não acha que seria interessante

Se morresse menos preto?

 

Enquanto tu decora teu discurso de elite

Morre um preto. Olha, outro preto!

Enquanto tu assiste aqueles brancos na TV

Morre outro preto, menos um preto

 

Ninguém tá te pedindo um parecer

Enquanto tu passeia pelo shopping

Tão matando outro preto, outro preto

 

Não é uma questão de opinião não

Guarde pra você teu preconceito

E lave a tua boca pra falar

Você não sabe o que é ser preto

 

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

Você não sabe o que é ser preto

 

Ficha técnica

Produzido por Rodrigo Campello

Direção Artística e Vocal: Suely Mesquita

Gravado e Mixado no MiniStereo Studios (RJ) por Rodrigo Campello

Masterizado no Classic Master USA (Miami) por Carlos Freitas

 

Faixa a Faixa

01 Voce n Sabe o q e’Ser Preto (Elisa Fernandes)

Rodrigo Campello: Arranjo, Bateria Eletronica, Sampler, Ganzas, Tamborins, Teclados, (Baixo e

Piano Elétrico) Guitarra, Violão

Elisa Fernandes: Congas, Pandeiro

Suely Mesquita: Teclado (Piano Elétrico), Vocais

 

Sobre a artista

Elisa Fernandes é cantora e compositora carioca que coloca sua música a serviço das lutas por igualdade de gênero, igualdade racial, além de fazer da bandeira LGBTQIAP+ sua causa. Afilhada musical de mestre Monarco, líder da Velha Guarda da Portela, a artista lançou no final de 2020 seu primeiro álbum, “ELISA”, que já ultrapassou a marca de 1 milhão de plays nas plataformas musicais. Em abril deste ano lançou “Saravá, Paz e Bem”, feat com o grupo Casuarina, que está tocando nas principais rádios do gênero no país e integra EP com lançamento previsto para março de 2022. Além de “Saravá, Paz e Bem” e “Você não sabe o que é ser preto”, integram o EP as faixas “Aprendi a Ser Feliz”, samba de autoria de Monarco, Mauro Diniz e Alcino Corrêa, e “Eu vou te aborrecer” (Elisa Fernandes).

 

Selo Peneira Musical

Idealizado pela cantora, compositora e empresária Elisa Fernandes, a Peneira Musical (diverse lab) é um selo musical, subselo da Urban Pop, que conta com a distribuição da ADA (agregadora do grupo Warner). A Peneira Musical (diverse lab) é um laboratório de diversidade. Criado em 2020, tem a missão de potencializar – principalmente – a criatividade de mulheres, pessoas pretas e LGBTQIAP+ que se expressam através da música, com o objetivo de fazer com que esses artistas cada vez mais tenham suas vozes ouvidas e amplificadas, ocupando espaços que lhes foram negados por séculos. A Peneira Musical é Elisa Fernandes, Zerzil, Alexandra Pessoa, Choi, David Alfredo, Ana Sucha, Lienne, Maíra Garrido, Laura Canabrava, Fernando Procópio, Kristal Werner, Vittória Braun e Rafael Lorga, entre outros.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

Museu Bispo do Rosário lança exposição com obras de Bispo no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Publicado

em

A mostra reúne mais de cem obras de Bispo e marca as atividades de 100 anos da Colônia Juliano Moreira

 

O Museu Bispo do Rosário lança, no próximo sábado, 18 de maio, às 10 horas, uma nova exposição com as obras de Arthur Bispo do Rosário. Intitulada: “Um muro no fundo da minha casa”, a mostra individual reúne mais de 100 obras de Bispo, e marca as celebrações da data do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, do Dia Internacional dos Museus, ambos no dia 18 de maio, e faz parte das atividades de 100 Anos da Colônia Juliano Moreira.

Arthur Bispo do Rosário viveu por mais de 50 anos na Colônia Juliano Moreira e reuniu, através do bordado, da costura, do entalhe e da junção de diferentes materiais, um inventário que representasse o mundo para apresentá-lo a Deus. Ao nos depararmos com o muro no fundo da casa de Bispo, somos levados a pensar em nossas próprias relações com o habitar e seus sentidos. Percorrer o caminho trilhado por Bispo nesta exposição é se deixar levar a lugares de afeto, relações de pertencimento e questionamentos sobre patrimônio e territorialidade. Afinal, quem tem direito de construir um lar todo seu? Sem respostas prontas, a obra e trajetória de Bispo do Rosário nos colocam perguntas e criam novos contornos para discussões ainda pertinentes.

Museu Bispo do Rosário lança exposição com obras de Bispo no Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Para a curadora do Museu Bispo do Rosário, a exposição “traz uma nova concepção curatorial sobre as obras de Arthur Bispo do Rosário, pensando em como o seu legado pode ativar discussões ainda tão presentes no nosso cotidiano”, Afirma. “Nessa mostra, refletimos sobre as consequências das políticas manicomiais na vida da população, levantando questões sobre o direito de habitar e pertencer, principalmente no território da Colônia Juliano Moreira, cuja institucionalização completa 100 anos em 2024”, completa

PROGRAMAÇÃO

10h: Performance artística de Arlindo Oliveira e Gilmar Ferreira
10h15: Fala de Abertura (Equipe de Curadoria, Direção, Patricia Ruth e Arlindo Oliveira)
10h30: Abertura da exposição com o Bloco Império Colonial
12h: Almoço Bistrô do Bispo (Venda de comida Nordestina)
14h: Visita mediada no Museu, com atividades de arte (Para todas as idades)

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “UM MURO NO FUNDO DA MINHA CASA”
Curadoria: Carolina Rodrigues, Gabriel Reis, Geovana Melo e Napê Rocha
Projeto Expográfico: Gisele de Paula
Local: Museu Bispo do Rosário
Abertura: 18 de maio às 10h
Visitação: até setembro de 2024.
Assessoria de Comunicação Museu Bispo do Rosário
Coordenador de Comunicação: Alan de Jesus
Contato: (21) 96971-9897
15h: Boteco do Bispo

Continuar Lendo

Top +

DJ Anabzzi faz sucesso em show memorável em Chiador, Minas Gerais

Publicado

em

No último sábado, dia 11 de maio, Chiador, uma pequena cidade de Minas Gerais, foi tomada por uma onda de energia e música eletrônica com a apresentação da jovem DJ Anabzzi. Evento tradicional da cidade, a 14º Boi na Brasa contou com público de mais de 15 mil pessoas.

Aos 17 anos, Ana Beatriz, natural de Ourinhos, São Paulo, conquistou a multidão com uma performance inesquecível, consolidando-se como uma das revelações do cenário musical brasileiro.

“Meu primeiro show no estado de Minas Gerais, com recorde de público. Não tenho palavras para descrever como foi esse momento, só sei sentir…” revela a Dj.

Ana Beatriz, conhecida no mundo artístico como Anabzzi, iniciou sua carreira musical influenciada pelo ambiente de rodeios e eventos, graças à sua família profundamente envolvida no meio musical. Filha de DJ e cercada por tios musicistas, Anabzzi cresceu em meio a melodias e batidas, desenvolvendo desde cedo um amor incondicional pelos palcos e pelo público. Seu carinho pela música e pela interação com os fãs foi inspirado pela dupla Hugo e Tiago, de quem é amiga de longa data.

No show em Chiador, Anabzzi provou por que é uma das jovens DJs mais promissoras do país. Com mixagens que fizeram o público vibrar do início ao fim, ela demonstrou toda a sua habilidade em criar uma atmosfera contagiante e envolvente. Suas músicas autorais, como “Sem Hora Pra Chegar” em parceria com Hugo e Tiago, hit abertura dos seus shows e “Um Pouco Estranho” com Tania Mara, foram momentos altos da noite, mostrando a versatilidade e o talento da jovem DJ.

“Sem Hora Pra Chegar”, lançada em junho de 2023, é um hino de celebração e despreocupação, enquanto “Um Pouco Estranho”, de 2024, aborda a superação e a aceitação após o fim de um relacionamento. Ambas as músicas foram recebidas com entusiasmo pelo público, que curtiu e dançou junto com Anabzzi.

O sucesso do show em Chiador é mais um passo na promissora carreira de Anabzzi, que está pronta para levar sua música e energia aos palcos de todo o Brasil. Com uma combinação de talento, carisma e paixão pela música, Anabzzi tem tudo para se tornar um nome indispensável na cena eletrônica nacional.

Para acompanhar a trajetória da DJ Anabzzi, conhecida como “a DJ dos Rodeios” e não perder nenhum detalhe de suas próximas apresentações, siga-a nas redes sociais e prepare-se para mais shows inesquecíveis. Anabzzi está apenas começando, e seu potencial promete agitar e encantar ainda mais pessoas por todo o país.

Instagram: @anabzzi

Continuar Lendo

Top +

OSRAM traz ao país testadores profissionais de bateria e de sistemas elétricos veiculares

Publicado

em

Líder mundial no desenvolvimento de soluções em iluminação e acessórios automotivos, a OSRAM anuncia o lançamento de dois Testadores de Bateria PRO, nos modelos OBAG900 e OMM600. Ideais para mecânicos, os equipamentos são capazes de realizar uma análise completa da integridade da bateria e dos sistemas elétricos de um veículo.

O Testador de Bateria OBAG900 é compatível com 12V e 24V, tem modo de seleção de veículo e consegue realizar testes de bateria, do alternador e da Terra. Conta também com armazenamento de memória para até 80 resultados e acompanha software para computadores e estojo para transporte. “O modelo possui um prático recurso de voltímetro, que verifica se há baterias descarregadas antes de cada teste”, explica Rodrigo Gouveia, gerente de After-Market da OSRAM.

O especialista acrescenta que o produto consegue detectar problemas de carregamento da bateria ao verificar se as tensões do alternador estão dentro das faixas normais de operação. “Também é possível identificar possíveis problemas medindo a queda de tensão da bateria durante a partida do motor e gerar download o diagnóstico com resultados e relatório completo para impressão”.

extremamente útil para oficinas mecânicas. Ele traz 3 produtos em 1, já que funciona como multímetro, testador de fusível e analisador de bateria e tem o intuito de verificar o sistema completo de bateria”, detalha Gouveia.

Os dois novos Testadores de Bateria PRO da OSRAM possuem garantia de 2 anos

Sobre ams e OSRAM

O grupo ams OSRAM, que inclui as empresas ams AG como controladora e OSRAM Licht AG, é um líder global em soluções ópticas. Ao adicionar inteligência à luz e paixão à inovação, enriquecemos a vida das pessoas. Isso é o que queremos dizer com Sensing is Life. Com mais de 110 anos de história combinada, nosso core business é definido pela imaginação, profundo conhecimento de engenharia e a habilidade de fornecer capacidade industrial global em sensores e tecnologias de luz. Criamos inovações diferenciadas que permitem que nossos clientes nos setores de consumo, automotivo, de saúde e industrial mantenham sua vantagem competitiva. Dessa forma, impulsionamos a inovação que melhora significativamente a qualidade de vida em termos de saúde, segurança e comodidade, ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente. Nossos cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo se concentram na inovação em detecção, iluminação e visualização para tornar as viagens mais seguras, o diagnóstico médico mais preciso e os momentos diários de comunicação em uma experiência mais rica. Nosso trabalho cria tecnologia para aplicações inovadoras, o que se reflete em mais de 15 mil patentes concedidas e aplicadas. Com sede em Premstaetten/Graz (Áustria) e co-sede em Munique (Alemanha), o grupo alcançou mais de US5 bilhões em receitas combinadas em 2020 (pró-forma). ams AG é uma empresa listada na SIX Swiss Exchange (ISIN: AT0000A18XM4). OSRAM Licht AG permanece uma empresa listada no mercado XETRA na Alemanha (ISIN: DE000LED4000).

Já o Testador de Bateria OMM600 é projetado para ser utilizado por técnicos automotivos. Com 3m de comprimento, permite a realização de testes direto da cabine do veículo, com todas as facilidades de um multímetro tradicional. “Estamos falando de um item extremamente útil para oficinas mecânicas. Ele traz 3 produtos em 1, já que funciona como multímetro, testador de fusível e analisador de bateria e tem o intuito de verificar o sistema completo de bateria”, detalha Gouveia.

Os dois novos Testadores de Bateria PRO da OSRAM possuem garantia de 2 anos

Sobre ams e OSRAM

O grupo ams OSRAM, que inclui as empresas ams AG como controladora e OSRAM Licht AG, é um líder global em soluções ópticas. Ao adicionar inteligência à luz e paixão à inovação, enriquecemos a vida das pessoas. Isso é o que queremos dizer com Sensing is Life. Com mais de 110 anos de história combinada, nosso core business é definido pela imaginação, profundo conhecimento de engenharia e a habilidade de fornecer capacidade industrial global em sensores e tecnologias de luz. Criamos inovações diferenciadas que permitem que nossos clientes nos setores de consumo, automotivo, de saúde e industrial mantenham sua vantagem competitiva. Dessa forma, impulsionamos a inovação que melhora significativamente a qualidade de vida em termos de saúde, segurança e comodidade, ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente. Nossos cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo se concentram na inovação em detecção, iluminação e visualização para tornar as viagens mais seguras, o diagnóstico médico mais preciso e os momentos diários de comunicação em uma experiência mais rica. Nosso trabalho cria tecnologia para aplicações inovadoras, o que se reflete em mais de 15 mil patentes concedidas e aplicadas. Com sede em Premstaetten/Graz (Áustria) e co-sede em Munique (Alemanha), o grupo alcançou mais de US5 bilhões em receitas combinadas em 2020 (pró-forma). ams AG é uma empresa listada na SIX Swiss Exchange (ISIN: AT0000A18XM4). OSRAM Licht AG permanece uma empresa listada no mercado XETRA na Alemanha (ISIN: DE000LED4000).

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.