Conecte-se conosco

Boas notícias

Livro expõe o racismo por trás da obra de H. P. Lovecraft

Publicado

em

[O RACISMO POR TRÁS DE UM DOS PAIS DA LITERATURA DE HORROR] Livro expõe o racismo por trás da obra de H. P. Lovecraft

Pesquisador amante de obras de terror analisou o discurso xenófobo do autor dentro do conto “Horror em Red Hook”

“A população é um emaranhado e um enigma incorrigível; elementos sírios, espanhóis, italianos e negros chocam-se uns com os outros, e fragmentos de cinturões escandinavos e norte-americanos não vivem muito longe. Trata-se de uma babel de sons e sujeira lançando exclamações estranhas para responder ao barulho das ondas oleosas nos molhes imundos e às ladainhas monstruosas dos apitos do porto. Muito tempo atrás se vivia um quadro mais aprazível, com marinheiros de olhos claros nas ruas mais abaixo e lares de bom gosto e solidez onde as casas maiores acompanham a colina. […] dessa confusão de putrescência material e espiritual, as blasfêmias de uma centena de dialetos investem contra o céu. Quando as hordas de vagabundos vagam sem destino gritando e cantando pelas vielas e ruas movimentadas”.

É real a afirmação e que o escritor norte-americano H. P Lovecraft revolucionou a literatura de horror no início do século XX. Suas tramas, porém, só foram reverenciadas e apreciadas após sua morte e seu legado serviu para criar uma legião de apreciadores do gênero e serviu até para criar um princípio literário próprio: o “Horror Cósmico”, aquele onde o universo conspira sempre contra os interesses e anseios do protagonista. Todavia em sua obra não é difícil de encontrar passagens que apontam para o discurso supremacista, guarnecido de preconceito de raça, étnico e xenófobo. Para avaliar o papel desses discursos discriminatórios na obra de Lovecraft, o historiador Luis Otávio Canevazzi escreveu “Horror de Outro Mundo: Um Ensaio sobre o racismo em H. P. Lovecraft”, lançado pela editora Telha.

O trecho em destaque pertence ao conto “Horror em Red Hook”, publicado em 1927 na revista Weird Tales. O caráter preconceituoso do autor para com o bairro e as pessoas que nele habitam se encontra nessas entrelinhas de maneira indiscreta, mas a mera exposição de passagens repugnantes não é o objetivo desse ensaio. Lovecraft foi um exímio criador de terror atmosférico dentro de seus contos, característica que lhe consagrou dentre outros escritores do gênero em sua época.

O ódio ao externo, ao diferente e ao que não fizesse parte da casta ariana faz-se presente em seu vasto material. A obra do escritor, por sua vez, inspirou escritores de gerações futura, além de diretores de cinema e desenvolvedores de jogos de RPG e videogame. Para se ter uma ideia da importância do escritor para a literatura de horror, Stephen King classificou Lovecraft como “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico”.

“Apesar da aversão causada pelas passagens racistas nas entrelinhas de alguns contos, o que mais me deixou desconfortável foi ter conhecimento sobre a vida do autor através de sua biografia. Foi incrível saber que, durante seu período em Nova York, Lovecraft chegou a sofrer por estar entre imigrantes. Pensar que suas obras, possivelmente, trazem à vida o horror vivido pelo próprio autor, não somente em seus sonhos, mas também em seu dia a dia, por ser tão intolerante ao outro, de prontidão me causou uma gama de sentimentos ruins”, relata Luis Otávio sobre sua reação ao avaliar a obra de Lovecraft sob uma perspectiva social.

 

Sobre o autor:

Luis Otávio Canevazzi de Freitas é historiador formado pela Universidade Federal de Uberlândia. Enquanto estudante universitário, tornou-se pesquisador pela Subcomissão Nacional da Verdade, momento em que se dedicou à investigação e rememoração da militância de Ismene Mendes contra a ditadura civil-militar. Se interessou pela ficção científica e pelo terror na adolescência, sendo um ávido apreciador de filmes e games desses gêneros. Em sua monografia, pesquisou a relação existente entre a xenofobia de H. P. Lovecraft e a criação de seu horror atmosférico no conto “Horror em Red Hook”.

Sobre a Editora Telha:

Desenvolvida no Rio de Janeiro, a Editora Telha nasce no fim de 2019 e já alcança, em sua primeira publicação Motel Brasil: uma antropologia contemporânea, de Jérôme Souty, a marca de obra finalista do Prêmio Jabuti 2020.  Interdependente (porque independente ninguém é realmente), a Telha surgiu pelo desejo de editar com maior autonomia e criar mais espaço para textos produzidos por autores fora dos grandes centros.

 

Serviço:

Livro: Horror de outro mundo: um ensaio sobre racismo em H.P. Lovecraft

Autor: Luis Otávio Canevazzi

Editora: Telha

Páginas: 88

Preço: R$ 39,00

Adquira em: https://editoratelha.com.br/product/horror-de-outro-mundo-um-ensaio-sobre-racismo-em-h-p-lovecraft/

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas notícias

Como funciona a telemedicina?

Publicado

em

A telemedicina é a consulta médica realizada por profissionais de diversas áreas e que permite praticidade através da tecnologia. Um processo avançado para troca de experiencias, anamnese, explicação de patologias, monitoramento de pacientes e análise de resultados de diversos exames previamente realizados e entregues de forma digital, dando total apoio para a medicina tradicional. Basta ter um computador ou celular com acesso a internet.

Utilizada em todo o mundo de maneira segura, a Lei 14.510/22 que autoriza a execução da telemedicina, também chamada de telessaúde, iniciou a prática após o período de pandemia da Covid 19. Entre as regras estabelecidas pela legislação podemos destacar:

– autonomia do profissional da saúde;
– consentimento livre e informado do paciente;
– dignidade e valorização do profissional da saúde;
– assistência segura e com qualidade ao paciente;
– confidencialidade dos dados;
– responsabilidade digital.

A modalidade se tornou realidade no nosso dia a dia: de um lado é amplamente utilizada por planos de saúde, hospitais e médicos; do outro, é extremamente bem avaliada por pacientes em todos os cantos do país.

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, além de presencial, utiliza a telessaúde para atendimentos: “Há diversas vantagens no uso da telemedicina, mas eu destaco possibilidade de diminuir distâncias. Para os pacientes, essa tecnologia permite que eles tenham acesso à medicina de qualidade, além de profissionais referência, mesmo estando longe dos centros urbanos.” afirma o especialista.

Por vezes, os pacientes podem ter dificuldades para ir à consulta, seja por ter uma rotina muito corrida, por morar em localidades remotas ou por não ter condições físicas de deslocamento. Nestes casos, a consulta médica por vídeo-ligação é uma alternativa ótima e se apresenta como uma forma de transpor barreiras culturais, socioeconômicas e, principalmente, geográficas, para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população.

Sobre Dr. Guilherme Rossoni

Dr. Guilherme Rossoni possui o título de especialista em Neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), sendo membro titular da associação.

Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna pelo Fellowship, um programa de complementação especializada para médicos. Possui expertise em Cirurgia Endoscópica da Coluna, realizado pela Word Spine Center, além do Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral pela IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente.

O lema do Doutor é transmitir a confiança para todos os pacientes que chegam até ele de forma empática e humanizada!

Registro de especialista em Neurocirurgia. RQE-ES 10637 | RQE-SP 73982 | RQE-RJ 31929 | CRM – SP 161.136 | CRM – ES 11.625 | CRM – RJ 52.0115109-6

Se ficou com alguma dúvida, acesse o site e entre em contato com a central de atendimento:

Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/
Instagram: @drguilhermerossoni

Continuar Lendo

Boas notícias

Vinho e chocolate: 5 melhores combinações para o dia dos namorados

Publicado

em

Especialista Vítor Aguiar dá dicas de como harmonizar a bebida e o doce para o dia mais romântico do ano

Dia dos namorados chegando é sinal de que chegou a hora de pensar no que fazer para comemorar com a pessoa amada. Já que os chocolates são os presentes mais escolhidos nesta data, que tal uni-lo com a bebida que é perfeita para um encontro? Não tem como ficar ruim. Os vinhos são excelentes escolhas para diferentes harmonizações, inclusive com o chocolate, e foi pensando nisso que listamos cinco composições perfeitas desses dois queridinhos da gastronomia com as orientações do especialista Vítor Aguiar.

“Essa é uma combinação agradabilíssima, mas assim como acontece com pratos salgados, alguns tipos de vinho trazem sensações ainda melhores com determinados chocolates. É claro que é sempre uma mistura interessante, mas se podemos melhorar o que já é bom, por que não?”, reflete Vítor.

Chardonnay + chocolate branco

Começando por essa que é uma excelente mescla de sabores. O Chardonnay é uma boa escolha para acompanhar chocolates brancos porque são dois sabores marcantes que se completam, mas não se misturam, e isso é incrível para quem quer saborear ambos. Além disso, uma boa ideia é trazer as frutas cobertas pelo chocolate. Fica delicioso.

Pinot noir + chocolate com caramelo

O Pinot Noir é um vinho que vai agradar bastante quem possui um paladar mais delicado, já que seus aromas principais são frutas vermelhas, especiarias e flores. Dessa forma, vai muito bem acompanhado de chocolates que têm caramelo, fazendo com que ambos casem perfeitamente e tragam um sabor espetacular.

Shiraz + chocolate amargo

O Shiraz já se adapta muito bem aos diferentes acompanhamentos, mas a melhor opção é o chocolate meio amargo ou sobremesas que sejam à base desse alimento. Isso porque o fundo da bebida é mais adocicado e, em conjunto com o sabor do chocolate, pode ser uma surpresa bem gostosa.

Brachetto + chocolate ao leite

É um vinho que permeia entre o adocicado e o ácido e, embora seja um tinto, é muito recomendado para ser apreciado junto de um bom chocolate ao leite. Ambos possuem sabores delicados e, juntos, ficam um delícia.

Merlot + chocolate 60% cacau

As opções de chocolates mais suaves, como os que são até 60% cacau, se encaixam bem com um Merlot porque essa é uma bebida com delicados aromas de frutas frescas e de sabor marcante. Ideal para quem deseja ter uma boa experiência gastronômica.

Continuar Lendo

Boas notícias

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ estreia em Salvador com o maior encontro de ‘Miranhas’ do Nordeste

Publicado

em

Após sucesso da “Escalada dos Miranhas”, Multiverso Entretenimento reúne legião de cosplays fãs do “amigo da vizinhança” para uma sessão épica de estreia do novo longa do super-herói

Se você tem uma fantasia do Homem-Aranha e é fã das aventuras do “amigo da vizinhança” precisa ficar atento a essa agenda: quarta-feira (31), às 18h, em frente ao cinema UCI do Shopping da Bahia. Você está convidado para um encontro épico antes da sessão de estreia de mais um longa do super-herói mais carismático das telonas e, de quebra, vai participar de uma reunião de cosplays.

O evento Geek de boas-vindas a “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” é mais uma etapa do plano de ação da Multiverso Entretenimento de criação de uma comunidade de profissionais e entusiastas que atuam como cosplays do super-herói.

Além de se divertir em uma batalha de dança, quem marcar presença no evento pré-sessão de cinema também vai contribuir para a criação de uma grande comunidade local em torno da paixão por super-heróis, principalmente aqueles que adoram o “Homem Aranha”. A proposta é ampliar um banco de dados para compartilhar experiências e estabelecer um cronograma regular de eventos, a exemplo do que já acontece nos EUA e no eixo Rio-São Paulo.

A ação, que tem parceria com o “Escritório do Pensamento”, pretende repetir o sucesso da “Escalada dos Miranhas”, que reuniu mais de 40 cosplays do Homem-Aranha no dia 5 de março de 2023 no Parque dos Ventos (orla de Salvador), estimulando a prática esportiva e conectando pessoas da capital e região Metropolitana.

Mais informações em @multiverso.entretenimento ou (71) 98254-8094.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.