Conecte-se conosco

Cultura

Estreia no SescTV: série “100 Anos de Cultura e Conflitos” dirigida pelo cineasta João Batista de Andrade

Publicado

em

O lançamento também inclui première no CineSesc e um encontro com o diretor da série no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Assista ao teaser 

 

No dia 29, às 21h, estreia no SescTV a série “100 Anos de Cultura e Conflitos”, uma produção da PaleoTV, com direção de João Batista de Andrade, cineasta, produtor de cinema e televisão, roteirista e escritor brasileiro. Na mesma data de estreia no canal, o SescTV promove no CineSesc um evento de lançamento que acontecerá a partir das 20h30. Na ocasião, o diretor João Batista vai comentar sobre as motivações e desenvolvimento da produção, e o primeiro episódio “A Revolta dos Tenentes” será exibido. A atividade será aberta ao público, mediante retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc (R. Augusta, 2075 – Cerqueira César), a partir das 19h30.

A série “100 Anos de Cultura e Conflitos” explora, ao longo de 16 episódios e a partir da análise de importantes historiadores e pensadores contemporâneos, os eventos históricos que moldaram a política e a cultura brasileira atuais. Movimentos como a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo, ambos ocorridos em 1922, são investigados, assim como outros marcos fundamentais na história do Brasil. A partir do dia 29, a série também estará disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/100anos.

Na semana seguinte à estreia, o SescTV realizará um encontro com o diretor João Batista. O evento aberto ao público acontecerá no dia 5 de junho, a partir das 16h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista). Além do cineasta, participam da conversa a historiadora Maria Cecília Forjaz e a atriz Naruna Costa. Os convidados vão abordar temas como o tenentismo, a insistente presença dos militares na história do Brasil, revoluções como a Guerra do Paraguai, a Revolução de 1924 e a Coluna Prestes, a Semana de Arte Moderna, Questão Indígena, entre outros.

 

Sobre a série:

Para o diretor João Batista de Andrade, a produção busca investigar o emaranhado de contextos históricos que constituem a cultura brasileira e o funcionamento da sociedade. A série guia o espectador em um diálogo sobre uma sequência de eventos que sofreram a influência das ideologias disponíveis no início do século XX e que se moldaram a partir da herança cultural do século XIX, definindo a trajetória incerta da República e da Democracia.

“Claramente ‘100 anos de cultura e conflitos’ diferencia-se dos bons trabalhos que abordam exclusivamente o centenário da Semana de Arte Moderna”, conta o cineasta. “Nesta série, decidimos falar desses 100 anos, por meio de uma conjunção histórica. São 100 anos de uma afirmação cultural moderna e, ao mesmo tempo, da ascensão do militarismo com a revolta dos “tenentes” no Forte de Copacabana”. Para o diretor, a produção explora como as esferas da política e da cultura puderam conviver em um período tão marcado pelas contradições da vida política brasileira e pela presença militar, em meio a luta na construção de um país moderno e democrático, saído tão recentemente do escravismo.

Os 16 episódios da série 100 anos de Cultura e Conflitos, abordam, respectivamente, os seguintes temas: A Revolta dos Tenentes; a Revolução de 24 e a Coluna Prestes; A Semana de Arte Moderna; A Guerra do Paraguai; A “libertação” dos escravizados; Primeira República – partes 1 e 2; 1930, enfim a Revolução; A Rádio Nacional e o Cinema Sonoro; A revolução de 32; A intentona comunista; O Plano Cohen; Getúlio, o Eterno Retorno; JK, Jango e o Golpe de 64; A Questão Indígena no Brasil; 100 Anos de Política e de Golpes.

 

Sobre o diretor: 

João Batista de Andrade iniciou sua carreira no cinema em 1963 e, desde então, dirigiu mais de 30 produções, atuou, escreveu doze livros e recebeu diversas premiações por suas obras em alguns dos principais festivais do planeta. Foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, quando criou o PROAC – Programa de Ação Cultural. Foi também Presidente do Memorial da América Latina e Ministro Interino do Ministério da Cultura e assumiu interinamente o Ministério da Cultura em 2017.

 

SERVIÇO:

 

100 Anos de Cultura e Conflitos

Estreia no canal: 29/5, segunda, a partir das 21h

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: Aproximadamente 26 min. cada

Direção: João Batista de Andrade

Produção: Paleo TV

Sinopses dos episódios: Leia aqui

 

Evento de lançamento no CineSesc

Data e hora:  29/5, segunda, a partir das 20h30

Local: CineSesc – rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo

Retirada de ingressos a partir das 19h30, na bilheteria do CineSesc

Bate Papo com João Batista de Andrade no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF) 

Evento aberto ao público com entrada gratuita mediante inscrição no site do Centro de Pesquisa e Formação, em sescsp,org,br/cpf (vagas limitadas)

Data e horário: 05/06/2023, às 16h

Local: Centro de Pesquisa e Formação (CPF): rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo

Convidados: historiadora Maria Cecília Forjaz e atriz Naruna Costa

 

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no Facebook: facebook.com/sesctv

No Instagram: @sesctv

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Publicado

em

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, cinco estudantes vão representar o país durante a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), em Mumbai, na Índia. Já em setembro, entre os dias 01 e 07, dez alunos vão disputar medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

 

A preparação está a todo vapor! Nossos estudantes já iniciaram uma série de treinamentos para enfrentar os melhores estudantes do mundo em astronomia e astrofísica e trazer mais medalhas para o nosso país.

IOAA 2025

Para a 18ª edição da IOAA, a delegação brasileira é composta pelos alunos: Franklin Da Silva Costa, de Recife (PE), Francisco Carluccio De Andrade, de Campinas (SP), Giovanna Karolinna Ribeiro De Queiroz, de São Paulo (SP), Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP) e Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP). Os líderes da equipe serão os professores Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.

 

A IOAA é uma competição anual que reúne equipes de diversos países, formadas por até cinco alunos e dois professores. O objetivo principal da competição é estimular o interesse dos jovens pela astronomia e astrofísica. Neste ano, o evento conta com o apoio do Governo da Índia, por meio do DAE, DST e do projeto Vigyan Pratibha (HBCSE).

 

OLAA 2025

Como o Brasil será sede da OLAA, o país pode contar com até duas equipes, com cinco estudantes cada. O primeiro time é formado por Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE), Filipe Ya Hu Dai Lima, de Fortaleza (CE), Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE), Isabela Xavier De Miranda, de Rio De Janeiro (RJ) e Luís Fernando De Oliveira Souza, de Cassilândia (MS).

Já o segundo, conta com Eyke Cardoso De Souza Torres, de Ourilândia Do Norte (PA), Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE), Gustavo Globig Farina, de Fortaleza (CE), João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE) e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). Ambos os grupos brasileiros da OLAA serão liderados pelos professores Thiago Paulin Caravielo e Hugo Fares Menhem.

 

Os suplentes são: Davi Lucas Marques Freitas, de Fortaleza (CE), Guilherme De Mare Melo, de São Paulo (SP), Michele Liana Schneider Campos, de Brusque (SC), Paulo Isidro Reis De Lima, de Fortaleza (CE) e Renato Cotrim De Lima Bello, de Araçatuba (SP).

 

A OLAA é uma olimpíada internacional que reúne estudantes do ensino médio de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover o conhecimento em astronomia e astronáutica, além de incentivar a cooperação entre jovens cientistas do continente.

 

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

Continuar Lendo

Cultura

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery anunciam a segunda edição do evento “Side by Side: Innovation in Focus”, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza

Publicado

em

 

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery anunciam a segunda edição do evento “Side by Side: Innovation in Focus”, que acontecerá durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, de 21 de junho a 15 de julho de 2025, dividida em duas etapas. Este evento de grande relevância reunirá um grupo seleto de arquitetos brasileiros de renome internacional e artistas de diversas nacionalidades, todos comprometidos com a promoção da sustentabilidade e da inovação.

 

O “Innovation in Focus” servirá como um palco para a apresentação de um conjunto de obras e projetos que refletem as mais recentes abordagens em arquitetura e design sustentável. Com o apoio da FGV – Europa, ODS Amazônia e New York Contemporary Art Society, este programa internacional visa destacar a importância da arte e da arquitetura como ferramentas fundamentais para a comunicação social e a educação ambiental.

Sob a curadoria de Alcinda Saphira e a coordenação do economista Louis Ventura, PhD, o evento não apenas apresentará exposições, mas também incluirá seminários que promovem um diálogo crítico sobre os desafios e soluções para um futuro sustentável. Este tour criativo incorpora a diversidade de vozes – incluindo artistas, arquitetos, designers, acadêmicos, ambientalistas e diplomatas – criando um manifesto que busca dar voz àqueles que muitas vezes ficam sem representação.


Os arquitetos participantes incluem nomes de destaque como Benedito Abbud (SP), Seferin Arquitetura da Saúde (Brasil), Patrícia O’Reilly (SP) e Ester Carro (SP). Além deles, um conjunto de artistas novos e estabelecidos também fará parte do evento, incluindo Bari Bing (EUA), Ju Barros (Brasil), Maycon Nunes (Brasil), Ana Olivier & Ricardo Stumn (Brasil), Barbara Tyler (EUA), Saori Kurioka (Japão/EUA), Maria T Ason (EUA), Mathilda (Argentina), Ali CXC (Turquia), Dominika Koczot & Greg Hajdarowicz (Lisboa), Renata Ferraz (Brasil), Nashimia, Rose Maiorana (Brasil) , Pedro Gui (Brasil) e Liz Carvalho (EUA), além de Júlia Isabel (Croácia).

Este programa itinerante culminará na COP30, que será realizado em Belém do Pará, cidade base do Instituto Bienal Amazônia, presidido por Alcinda Saphira e co-fundado pela arquiteta Milene Coutinho, que ocupa a diretoria de arte. O “Side by Side: Innovation in Focus” não só oferece temas para reflexão, mas também explora o lado técnico e funcional da arquitetura, demonstrando que a inovação pode e deve caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental.

Veneza, com sua rica tradição cultural e artística, abrirá suas portas para acolher este importante evento, envolvendo a comunidade local e promovendo um diálogo que transcende fronteiras. Junte-se a nós nesta jornada de inovação e conscientização, onde a arte e a arquitetura se encontram em defesa de um mundo mais justo e sustentável.


Data: 21 de junho – 15 de julho de 2025 (dividido em 2 etapas: de 21 a 30 de junho e de 03 a 15 de julho)

 

Local: Bienal de Arquitetura de Veneza

Curadoria: Alcinda Saphira

Coordenação: Louis Ventura, PhD

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Realização: Instituto Bienal Amazônia e Saphira & Ventura

Apoio: Bienal Somos Todos Amazônia, FGV Europe, Câmara de Comércio Brasil-EUA, NYICAS, IDEA Paris, Instituto DS Amazônia, e e-DAU

INFORMAÇÕES

info@artSVgallery.com

www.InstitutoBienalAmazonia.org | www.SaphiraVentura.com

Continuar Lendo

Cultura

Workshop de IA gratuito para professores

Publicado

em

Juliana Santos, especialista em uso de telas digitais, promove workshop inédito sobre engenharia de prompt e personalização de inteligência artificial para educadores
São Paulo, 04 de junho de 2025 – Professores que desejam se adaptar ao uso estratégico de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, têm uma oportunidade exclusiva: no dia 11 de junho, às 20h, a pedagoga, especialista em tecnologia educacional Juliana Santos realiza o workshop gratuito “IA na Prática para Educadores: Engenharia de Prompt e Personalização Avançada”.
Voltado especialmente para docentes da educação básica e superior, o encontro online irá apresentar os princípios da engenharia de prompt, demonstrando como personalizar e explorar ao máximo recursos de IA para otimizar planejamento de aula, correção de atividades, atendimento individualizado e criação de conteúdo.

Juliana Santos, especialista em uso de telas digitais

“A inteligência artificial não substitui o professor, ela transforma a forma como ele pode ensinar e se conectar com os alunos. O que falta para muitos é saber como usar, com ética, clareza e criatividade”, explica Juliana.
O evento será transmitido via Google Meet e as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o preenchimento total das vagas.

📌 Workshop: IA na Prática para Educadores
📅 Data: 11 de junho
⏰ Horário: 20h
💻 Plataforma: Google Meet
🎓 Público-alvo: Professores e profissionais da educação
💡 Tema: Engenharia de prompt e personalização avançada com IA
💰 Gratuito | Vagas limitadas
Inscrições: https://chat.whatsapp.com/IR83ayEp2ys01p6oKpkbEc
Serviço:
Instagram: @julyanasantos.br

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.