Conecte-se conosco

Hora de notícia

Deborah Netto abre a exposição “De-lírios” no Centro Cultural Correios RJ, apresentando 32 pinturas com a técnica milenar encáustica

Publicado

em

Deborah Netto abre a exposição “De-lírios” no Centro Cultural Correios RJ, apresentando 32 pinturas com a técnica encáustica
 
 
Destaque nas artes pela técnica milenar ainda pouco utilizada, a artista ‘expressa o que vai na sua alma’ com elementos da natureza e arabescos florais 
 
 
 
 

A artista plástica carioca Deborah Netto abre a exposição ‘De-lírios’, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 16 de junho, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat,  produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

“De-lírios” é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças.  A encáustica (do grego enkausticos, gravar a fogo) é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente. Essa técnica, apesar de antiga, é pouco utilizada, colocando Deborah Netto em destaque nas artes e na galeria de artistas do século XX, como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.


TEXTO CRÍTICO de Renata Costa

“O artista expressa o que vai na sua alma”.
Deborah Netto

“De-lírios” traduz a expressão da arte de Deborah Netto, criando um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e a representação das flores por meio dos arabescos florais de suas obras.

Os ensaios da mente da artista permitem que “De-lírios” surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente.

Fazendo uso da técnica encáustica a artista trilhou sua trajetória, fundindo cera aos pigmentos, criando “melanges” de cores que se integram a partir da ação do fogo. Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.

Pintura Encáustica vem da palavra “Encausticus” que significa pintura a fogo, misturando cera de abelha e resina damar, técnica remota desenvolvida pelos gregos desde o século V a.C, também utilizada pelos romanos e egípcios.

“De-lírios”, ao que possa parecer, não tem qualquer relação com a alienação. Pelo contrário, aproxima-se da mais profunda forma de expressão meticulosa da artista, pelo contraste das cores fortes, que se misturam de forma suave criando tons de degradê mediante o processo alquímico do derretimento da cera e introdução dos pigmentos com o material ainda quente.

A artista faz alusão a elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, os quais convidam o espectador a mergulhar em seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

Renata Costa, artista plástica, arquiteta e urbanista.


SOBRE DEBORAH NETTO



Deborah Netto é artista plástica nascida na cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde jovem, a artista foi estimulada a apreciar o mundo da arte no ambiente familiar, tendo já naquela época começado a desenhar arabescos e pintar em aquarela.

O trabalho da artista passou por diversas fases e   técnicas, como aquarela e pintura acrílica, tendo se aprimorado ao longo dos anos, até chegar na pintura encáustica. Esta técnica, apesar de ser pouco difundida, é uma das mais remotas do mundo, mesclando diversos materiais e suportes sem estar presa a uma narrativa predeterminada.

Além da pintura, Deborah Netto desenvolveu trabalhos em escultura e joalheria autoral, tendo participado de inúmeras exposições e catálogos nessa área.

A artista participou de várias exposições Nacionais e Internacionais, como em Portugal, Japão,  Suíça, Alemanha, EUA, Finlândia entre outros. Deborah Netto representou individualmente o Brasil na “Art Expo Malaysia”, tendo sido convidada pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur. O trabalho da artista integra o acervo permanente do Itamaraty e de coleções  particulares em inúmeros países, tais como Espanha, França, Japão, Dubai, Portugal e Holanda.

Em várias de suas obras, é possível observar linhas de arabescos que surgem das manchas de cor, padrões  florais e abstratos, cuja interpretação varia de acordo com o observador. O foco inicial é claro em ritmos  abstratos da cor que remete a uma natureza interior, dialogando com o imaginário do observador.

Deborah Netto considera que “o artista expressa o que vai na sua alma”, revelando e transpondo por meio de  cores e formas os sentimentos que habitam dentro de si juntamente com o mundo intangível que nos cerca. Sua obra corrobora com a seguinte afirmação: “A alegria reside em pintar e explorar temas que sugerem um  contato estreito com a natureza das coisas e da alma, revelando-se através do resultado final de seu trabalho”.

 
Formação e Títulos

● Curso de Cenografia Universidade Estácio de Sá / TV Educativa. RJ, 1997. Com workshop em maquetes e adereços.

● Curso de Graduação: Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Pintura.

● Curso de Pós-graduação em Técnicas e Procedimentos Artísticos Universidade Cândido Mendes (UNICAM – Prominas) (em curso)

Exposições Internacionais

● European end Latin American Contemporary, Art Biennial Exhibition. Ava Galleria, Helsink – Finlândia (2021/2020).

● 4w 43 Space ART – New York. Mostra de Arte “Arte no Outono Rosa”, New York, EUA (2019).

● Sede da ONU – New York, 10017 EUA “Arte no Outono Rosa” (2019).

● ARTE VIDA ARTE – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8. Helsink – Finland (outubro/2019)

● Art Expo Enoco – Osaka Centro de Convenção Japão (outubro/2019)

● AVA Art Festival – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (junho/2019)

● Looks OF Perception – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (janeiro/2019)

● SVAC – Finland – Exposição “Visões” (novembro/ 2018)

● AVA Galleria – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (novembro/2018).

● Collorida Art Gallery – Lisboa, Portugal (novembro/2016)

● Art Expo Malaysia Plus – 10ª edição MATRADE Exhibition and Convention Centre (MECC), Kuala Lumpur, Malaysia (outubro/2016)

● Minocom Swiss Art Gallery 8486 Rikon, Zurich Switzerland (2015)

Exposições Nacionais (principais)

● Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Niterói (2021)

● Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (2021)

● Pinturas Gravuras Contemporâneas Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro (agosto/2019)

● Bienal Européia Latino-americana Centro Cultural dos Correios RJ (maio/2019)

● Bienal Européia Latino-americana Casa França Brasil, Rio de Janeiro (maio/2019)

● Arte Vida Arte – Cidade das Artes Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (março/2019)

● Exposição Arte por Excelência Galeria Casa de Portugal, São Paulo (agosto-setembro/2018)

● Primeira Expo Arte, Galeria Art Lab. São Paulo Stand 23 – Benedito Calixto, São Paulo (setembro/ 2018)

Exposições Coletivas

● Pintura em curso. Pinturas. Galeria de Arte UFF, Niterói – RJ,  (2008)

● Entrecaos. Pinturas Movimento Rota das Artes. Ateliê Josete Cherene – RJ, 2005.

● Galeria Universo. Pinturas Movimento Rota das Artes. Galeria da Universidade Universo, Niterói RJ, 2004.

● 4ª Mostra de Arte Pinturas. Ateliê Icléa Eccard, RJ, 2004.

● 1ª CREART – Mostra de Arte do CREA-RJ Pintura. Exposição coletiva. Galeria 2º andar, CREA-RJ, 2002.

● Exposição coletiva “Grupo Serra”. Pinturas. Prefeitura de Petrópolis. SESC, Rio de Janeiro  (1999)

● Salão de Arte Universidarte IX. Pinturas. Galeria Universo – Barra – RJ -2001.

● Percursos. Pintura. Exposição Coletiva – ESCOLA DE BELAS ARTES. Espaço Cultural do Centro de Letras da UFRJ, Ilha do Fundão, RJ,  2001.

● Exposição individual “Emissários de Luz”. Pinturas. Salão Azul, CREA – RJ, 2001.

● Salão dos 180 Anos de Excelência da UFRJ. Pinturas. Instalações do Cetem, UFRJ. RJ, 2000.

● Coletiva de Pintura da AABB – Niterói. Pinturas. Associação Atlética do Banco do

Brasil. RJ, 2000.

● Pinturas. Detalhe e projeto de pintura mural. Galeria EBA 7, Rio de Janeiro (1999)

Outras Atividades.

● Arte Milenar. Atelier de Pintura em Porcelana e Faiança. Desenho e Criação de peças. Shopping Itaipu

Multicenter, 2º Piso. RJ.

● Ateliê Netto & Duprat (direção e coordenação). Aulas de Desenho e Técnicas de Pintura. Shopping Itaipu Multicenter, 3º andar, sala  352.RJ.

● Carnaval Escolas do 1º Grupo de Marica Júri de Alegorias e Adereços. Avenida do Samba de Marica-RJ. 2002. 

 
● Rota das Artes de Niterói. Organização e coordenação do evento, exposições e mostras do grupo Rota das Artes de Niterói. 2004 – 2007. 
 
● Art Lab Gallery São Paulo. Exposição permanente (artista residente) São Paulo – SP
 
 
 

SOBRE A CURADORIA E PRODUÇÃO

 

Edson Cardoso é curador e proprietário da Ava Galleria, em Helsinki (Finlândia), tendo organizado diversas exposições e bienais nacionais e internacionais no Brasil, Japão, França, Alemanha, Portugal e EUA.

Marcelo Duprat é curador, artista plástico, professor de pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Pintura pela Universidade de Lisboa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, história e crítica da arte, análise da composição e teorias da forma.

Renata Costa é produtora, artista plástica, arquiteta e urbanista, tendo participado de várias exposições no Brasil, tendo recebido mérito artístico no Luxemburg Art Prize 2021, prêmio de destaque na 5ª. Bela Bienal Europeia e Latino-americana de Arte Contemporânea, finalista do International Art Award 2022-Miami/EUA, dentre outros.

 


SERVIÇO

 
 
Exposição: “De-lírios”
Artista: Deborah Netto
Instagram @deborahnetto.pinturas
Curadoria: Edson Cardoso e Marcelo Duprat
Instagram: @cardosoedson_ava @marceloduprat555
Produção: Renata Costa
Instagram: @renatacosta_art

Abertura: 16 de junho de 2022 às 17h
Visitação: 16 de junho a 30 de julho de 2022
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Apoio:  ICELA – Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/ Paula Ramagem Comunicação/  Arte Vida Arte / Ava Galleria / Alavancart / Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

Fernando Pádua comemora gravação de seu novo DVD “Do Nosso Jeito”

Publicado

em

No último dia 30 de outubro, Fernando Pádua gravou seu mais novo DVD, “Do Nosso Jeito”, em Osasco, cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo, marcando um momento de virada de chave em sua carreira. O projeto reúne nove faixas inéditas e três regravações e conta com participações de grandes nomes da música sertaneja, como a dupla Zé Henrique & Gabriel e Peão Carreiro & Praiano, consagrando uma nova fase para o cantor e compositor.

Para Fernando, a presença de Zé Henrique & Gabriel foi motivo de muita satisfação, ele é amigo pessoal do segunda voz, Gabriel. “Tenho muita admiração pela dupla e respeito a mesma essência que eles trazem à música sertaneja: canções que falam de amor. Celebrar essa vitória juntos e interpretarmos “Cancela a briga” foi um momento muito especial para mim”, comentou o artista.

O cantor celebrou a gravação como um marco importante, destacando a emoção e dedicação em cada detalhe do projeto. “Estou muito feliz com o resultado desse projeto, foi realmente uma virada de chave na minha carreira. Cada detalhe foi pensado com muito carinho, e contar com a participação de artistas que admiro torna tudo ainda mais especial. Mal posso esperar para que o público confira o que preparamos. Tenho certeza de que todos vão sentir a energia e a emoção que colocamos em cada música”, declarou ele.

Com produção musical de Enoque Rodolfo e direção de vídeo pela Anjos Studio, o DVD “Do Nosso Jeito” traz quatro faixas autorais e regravações de clássicos, com um repertório que expressa a paixão de Fernando pela música sertaneja e reflete sua identidade musical. O projeto é visto pelo artista como um divisor de águas em sua trajetória e promete surpreender o público.

FERNANDO PÁDUA


Natural de Toledo, cidade do Estado do Paraná, e atualmente residente em Tocantins, Fernando Pádua tem a música como parte essencial de sua vida desde a infância, incentivado pelo avô. Iniciou sua trajetória tocando em rádios e festivais regionais e, com o tempo, dedicou-se ao contrabaixo e ao violão, instrumento que o acompanhou em apresentações noturnas em bares de Foz do Iguaçu, PR.

Durante sua carreira, dividiu o palco com artistas renomados e fez shows em diversas comunidades brasileiras na Europa ao lado de seu então parceiro de dupla, Augusto. Após a dissolução da dupla, Fernando voltou à cena musical em 2022, lançando seu primeiro trabalho solo, que agora ganha continuidade com o projeto “Do Nosso Jeito”.

Siga @fernandopaduacantor para acompanhar as novidades de sua carreira.

Continuar Lendo

Hora de notícia

Neila Bruno, fundadora do Clube do Leitor, ministra Workshop on-line sobre ‘Divulgação de Livros no Instagram’

Publicado

em

 

Com grande expertise no segmento literário, ensina como impulsionar carreira de escritores e táticas de venda no Instagram

 

Expandir horizontes na literatura é uma ambição e sonhos de muitos escritores. Cada livro publicado é sempre um
desafio para fazer chegar a mensagem aos leitores. Para fazer essas mensagens viajarem não só através dos livros, como também nas redes sociais, a doutora em Literatura e Cultura, Neila Bruno, convida autores para participar de seu novo workshop on-line Divulgação de Livros no Instagram. O encontro virtual será no dia 13 de novembro, às 19h30.

Neila Bruno é fundadora do Clube do Leitor, plataforma dedicada a ações de incentivo à leitura e de impulsionamento de carreira de escritores independentes. O evento promovido pela educadora trará nuances que possibilitam os autores a conquistarem o público e aumentarem suas vendas utilizando redes sociais.


Neila Bruno é também escritora e tem vasta experiência em divulgação literária e mentoria para autores. O evento, que conta com o apoio da Raiz Livraria, reforça a importância de criar um conteúdo envolvente que ressoe com o público-alvo, utilizando ferramentas do instagram, como Stories, Reels, para promover os livros de maneira eficaz. “Meu objetivo é ensinar esses autores a conquistar seguidores orgânicos e transformá-los em leitores fiéis”, declara Neila Bruno.

Mais informações sobre o workshop através do telefone (71) 98352-9142.

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Instagram: https://www.instagram.com/clubedoleitorbr/

Continuar Lendo

Hora de notícia

Giana dá spoiler do single “fevereiro, 2023.”, que será lançado nesta quarta-feira

Publicado

em

Faixa com melodia sentimental chega nesta semana após sucesso de “Me Deixa Viver”, que marcou início de nova era para a paranaense

Giana divulgou nesta segunda-feira (21) um novo trecho de seu mais novo single, “fevereiro, 2023.”, que chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (23). Este é o primeiro trecho divulgado com os vocais de Giana, apresentando alguns versos da letra que aborda temas como saudade e angústia, com uma melodia sentimental.

Este será o primeiro lançamento de Giana após o single “Me Deixa Viver”, lançado no final de agosto e que marcou o retorno triunfante da artista ao cenário musical. Com mais de um 1,2 milhão de reproduções nas plataformas de áudio e vídeo, a música expandiu a base de fãs da artista.

Atualmente com 24 anos e mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, Giana já passou por palcos renomados como o Rock in Rio e o Festival de Cannes, e teve seu potencial reconhecido por nomes como Marília Mendonça, Billie Eilish e Teddy Swims. A paranaense está ansiosa para mostrar ao mundo tudo o que criou nos últimos anos, e promete continuar tocando o coração de seus ouvintes com suas canções versáteis.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.