Conecte-se conosco

Entretenimento

Conheça JotapeSamba

Publicado

em

JOTAPÊ SAMBA

EP “ORQUESTRA DO MORRO”

 

Por Fabian Chacur

Samba com procedência e renovação

Cantor e compositor mostra o seu talento em repertório consistente e com produção do consagrado Leandro Lehart

 

” Olho nesse garoto! Ele ainda vai dar muito trabalho!” -Cleber Augusto

                           

Um gênero musical permanece quando consegue se renovar sem perder a sua essência. O samba se encaixa feito luva nessa definição. E o artista que incorpora esse bom senso e sensibilidade em seu trabalho tem tudo para ser bem-sucedido. É o caso de Jotapê Samba, jovem cantor e compositor paulista que acaba de lançar seu 1º EP, Orquestra do Morro.

Aos 23 anos de idade, João Pedro de Sant’Anna Guerino (seu nome de batismo) começou a flertar com a música ainda criança. Curioso, ele explorava a discoteca do pai, repleta de trabalhos de Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho & Vinícius, bossa nova e também de outros craques da boa música.

Nascido em São Paulo e criado no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), ele teve suas primeiras aulas de violão aos 9 anos de idade, e, aos 15, fez as suas primeira incursões no canto em igrejas, o que o ajudou a perder a timidez.

Seu cunhado abriu um bar no bairro de Moema, em São Paulo, e foi lá que Jotapê Samba aprendeu a lidar com um público exigente, fã do samba tradicional e da MPB. Isso aos poucos mostrou a ele que a música poderia ser um belo rumo, em termos profissionais.

Com o advento da pandemia, em 2020, Jotapê inicialmente gravou vídeos para o Instagram e o Youtube, partindo depois para lives. A boa repercussão desses trabalhos despretensiosos o animou a buscar algo mais profissional, e isso ocorreu logo a seguir.

Ele compôs uma música, “Só em Deus” (em parceria com o amigo Daviola) e gravou no formato single com a produção do consagrado Leandro Lehart. Sempre antenado, o líder do grupo Art Popular sentiu que havia muito talento naquele artista iniciante, e novos contatos começaram a rolar.

Um deles levou Jotapê a gravar um vídeo acústico com a participação de uma verdadeira lenda no meio do samba, o violonista Cleber Augusto, ex-integrante do Grupo Fundo de Quintal. Este músico de altíssimo quilate também participou de um show realizado por ele no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, em dezembro de 2021.

A sequência natural desse início tão promissor seria a gravação de um EP, um dos formatos mais usados no momento por todos os artistas no Brasil e no mundo, e a seleção cuidadosa de repertório demorou quase um ano, até ser concluída.

Orquestra do Morro, o resultado final, trouxe mais uma vez a produção de Leandro Lehart, gravado no estúdio do astro e contando com o apoio importante de seu parceiro Danilo Holanda. E o resultado final esbanja consistência e abrangência.

” Gravar com o Jotape foi uma satisfação muito grande pra mim. Ele tem muito valor como compositor e interprete. Mesmo com um repertório diversificado o disco já tem a cara dele e como ele pensa. Tenho certeza de que esse disco –  A orquestra do morro – vai trazer ótimos frutos para a carreira dele ” Leandro Lehart.

 

“Esse repertório é bem diversificado, conversa com vários estilos dentro do universo do samba”, explica Jotapê. “Busco dialogar com o que se faz hoje, mas sem perder as minhas referências”.

 

Orquestra do Morro, faixa a faixa

 

1- “Orquestra do Morro” (Jotapê Samba- Daviola)

Um sambão solto, pra cima, com arranjo sofisticado e uma letra que fala sobre como as pessoas conseguem superar as dificuldades nas comunidades e favelas. “As coisas só acontecem nas comunidades pela união das pessoas que moram lá, e essa letra tem uma pegada social, com um coral que lembra aqueles de origem africana”, explica Jotapê.

 

2-” Tô Suave” (Jotapê Samba)

O primeiro single a ser extraído do EP. “Quis fazer algo mais acessível em termos de letra, com uma levada de samba-rock. Tem uma coisa meio chiclete, que gruda no ouvido de quem ouve, mas sem perder as minhas características próprias, E me vali de uma influência sutil do Chico Buarque em um trecho dessa letra, da música ‘Não Existe Pecado ao Sul do Equador’ “.

 

3-Pôr do Sol” (Leandro Lehart e Danilo Holanda)

Tem uma pegada mais próxima do pagode dos anos 1990, na linha do que fazia o Art Popular, o grupo do Leandro Lehart .

 

4- “Meu Infinito” (Jotapê Samba)

“Traz uma influência do samba dos anos 1980, com elementos de chorinho e com direito a violão de 7 cordas e tudo. É classuda e romântica, tem influência de ‘Onde Anda Você’, um dos vários clássicos do Vinícius de Moraes escritos com o Toquinho”.

 

5- “Um Sonho se Perdeu” (Marquinhos Pqd- Ratinho)

“Achei que seria legal resgatar um sucesso de outro artista, é algo que potencializa muito o EP. Essa música fez muito sucesso nos anos 1990 com o grupo Arte Final, e não é uma escolha óbvia”.

 

6- “Um Amor Faz a Gente Sorrir” (Leandro Lehart- Mauro Diniz)

“Uma honra gravar uma música inédita do Leandro em parceria com o grande Mauro Diniz, filho do Monarco e um dos grandes craques do samba dos anos 1980. Era para ter entrado em um disco do Art Popular, mas eles acabaram me dando esse lindo presente”.

Link para ouvir o EP Orquestra do Morro:

https://onerpm.link/orquestradomorro

Link para ouvir o single “Tô Suave”:

https://open.spotify.com/album/3FsLMj1fkQVH7sYHtIxcOC?si=Gw9bi0KCSPa_zOl7TSbFwA&nd=1

Instagram:

https://instagram.com/jotapesamba?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Canal de Jotapê Samba no Youtube:

https://www.youtube.com/c/Jotap%C3%AASamba

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Pepis Indaiatuba lança projeto sertanejo inédito aos domingos

Publicado

em

Reconhecida como uma das maiores e melhores casas de show do interior do Estado de São Paulo, a Pepis Indaiatuba em parceria com o Grupo Reduzino lança no dia 17 de novembro, a partir das 18h, o projeto “Violada das Patroas”. O evento marca um novo momento na história de uma das casas de eventos mais tradicionais da cidade de Indaiatuba.

Quem comanda a festa que promete ser um novo ponto de encontro dos amantes da música sertaneja é a dupla Kaio & Bertine que irá convidar para dividir o palco grandes artistas da cena sertaneja como a dupla Lucas & Breno, Ramon & Adriano, Germano & Geovany, Julia de Paula, entre outros.

O evento que tem a promoção da rádio Clip FM, conta também com o apoio da Rede P5 de Combustíveis, Grupo Best Business, Fox Rodas, Reduzino Climatizadores, Alexia Gastaldello Interiores, Agrocoq e Vinicius Basso Esculturas.

PEPIS INDAIATUBA
Em 1979, nascia em Indaiatuba, cidade do interior do Estado de São Paulo, a Pepis Lanchonete. Após seis anos, em 1985, com a chegada de Daniel e seu filho Ricardo Pires, iniciava uma nova e longa relação de respeito e amizade com os Indaiatubanos. Ao longo desses 44 anos, a Pepis veio se reinventando e agregando novos serviços, como pizzaria, casa dançante com shows ao vivo.

Em 2024, a Pepis vem com um novo conceito. A casa irá abrir as portas para diversos tipos de eventos, como aniversários, despedida de solteiros, chá bar, batizados, casamentos, shows, stand-up, almoços temáticos, festas e aniversários de empresas, treinamentos corporativos, lançamentos de produtos, entre outros, oferecendo expertise e toda infraestrutura privilegiada.

Com localização de fácil acesso, estacionamento próprio e serviço de valet, amplos ambientes, conforto, bar completo, cozinha industrial com semi câmara e câmara frigorífica, forno a lenha, palco, som e iluminação de última geração, telões, televisores, black drop hi tech, gerador de 65 kws, plataforma 360° que grava vídeos e tira fotos em torno do convidado, e envia em tempo real para as redes sociais, área Garden, área para fumantes, espaço kids e pet reversível, quatro toaletes divididos em dois ambientes, duas saídas de emergência frontal e três laterais.

Além da estrutura, a Pepis Indaiatuba também oferece todo serviço de mão de obra qualificada com equipe totalmente preparada, formada por seguranças, garçons, cozinheiro e ajudantes, barman, caixas, limpeza, técnico de som e iluminação.

Para ficar por dentro das novidades e conhecer mais da Pepis Indaiatuba, acesse https://www.instagram.com/pepisindaiatuba.

KAIO & BERTINE
Nathan Fernando de Almeida Vieira (Kaio), é natural de Pereira Barreto, cidade do interior do Estado de São Paulo. Iniciou muito cedo na música, com apenas dez anos de idade. Aos 13 anos, começou a cantar em barzinhos e pubs da região de sua cidade. Ao completar 16 anos, gravou seu primeiro CD autoral profissional e sempre cantou com bandas pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Pablo Queiroz Araújo (Bertine), nasceu em Cassilândia, município do interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Bacharel em Direito, vive com a música há mais de 20 anos. Desde criança gostava de violão e admirava a música. Hoje é conhecido como um dos melhores produtores musicais da região e possui um vasto conhecimento do mercado musical.

A dupla Kaio & Bertine tem apenas seis anos de existência, porém com uma vasta carreira de muitos shows e projetos. A dupla, formada em Cassilândia, é conhecida por sua irreverência e qualidade em suas apresentações. De uma mega produção musical e audiovisual, Kaio & Bertine sempre se preocuparam em entregar um show de extrema animação e com músicas para agradar a todo o público. No projeto, Kaio & Bertine, gravaram dois DVDs, em 2021 e 2024, ambos na cidade de Chapadão do Sul/MS.

Ambos moram em Chapadão do Sul, no Estado do Mato Grosso do Sul, devido à grande aceitação do público local. Kaio & Bertine são conhecidos como um dos melhores shows do país no quesito animação e diversidade em repertório, sempre com músicas autorais e projetos inovadores.

SERVIÇO
Evento: Violada das Patroas – Show Kaio & Bertine e convidados
Data: 17 de novembro
Horário de abertura: 18h
Local: Pepis Indaiatuba – Avenida Itororó, 945 – Cidade Nova – Indaiatuba/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/pepisindaiatuba / (19) 9 8743 6128

Continuar Lendo

Entretenimento

Diego Mendonça é o artista por trás da obra que Bruno Gagliasso colocará em seu rancho, feita em “uma madeira muito antiga”.

Publicado

em

A peça destaca a imagem de uma árvore completamente verde sobre o material, confirmando a preocupação de Diego Mendonça com a sustentabilidade.

 

Diego Mendonça é o artista por trás da obra compartilhada por Bruno Gagliasso em suas redes sociais, e que será levada para o rancho do ator. Criada pelo artista são-joanense, reconhecido por suas inúmeras obras exibidas em grandes eventos, a peça, adquirida em 24 de maio, é feita em “uma madeira muito antiga”, destacando a imagem de uma árvore completamente verde sobre o material, confirmando a preocupação de Diego Mendonça com a sustentabilidade, sempre presente em suas exposições.

“A obra do Bruno traz uma reflexão sobre a preservação da natureza. A madeira antiga, de plano de fundo, traz o sentimento do que já se foi, da árvore cortada, morta, arrancada de seu habitat. A árvore verde significa a vida renascendo, a necessidade de replantio, da nossa cooperação no ciclo da vida.”, explica Diego Mendonça;

Diego Mendonça é o artista por trás da obra que Bruno Gagliasso colocará em seu rancho, feita em “uma madeira muito antiga”.
O olhar do mineiro Diego Mendonça, Top of Mind na categoria artista internacional em 2023, vê o mundo em uma perspectiva que expressa retratos da vida. Sua arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos. Este ano, muitas foram as ações voltadas à conscientização da necessidade de preservação da natureza e da nossa história.

Para a exposição “Um itinerário de Ressignificação”, por exemplo, as obras eram feitas a partir de materiais coletados em três marcenarias e uma oficina de molduras da cidade, trazendo uma ressignificação para esses materiais, por uma perspectiva afetiva e ativista. A intenção era fazer o público refletir sobre a utilização dos materiais extraídos da natureza e sua preservação.

A parceria com a Casa das Latas, única empresa neste modelo no mundo, presente nas principais cidades do Brasil, estampou a “Coleção Amazônia”, em latas exclusivas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre preservação, sobre pertencimento, diversidade e inclusão, um retorno ao início e uma contemplação à origem do Brasil. As imagens traduzem o conceito dos povos originários, a valorização e o contato com a natureza, sua estrutura sócio-cultural, característica comum das várias etnias indígenas brasileiras.

A coleção das crianças com roupas de realeza e estampas africanas para homenagear o mês da Consciência Negra, deu origem, em junho deste ano, à Boneca de Estanho, produzida no ateliê Estanhos Faemam, fundado em 1984, pelas mãos do artista Luciano Roberto do Nascimento, que trabalha com estanho desde 1987.

Em uma das principais cidades históricas do Brasil, as peças artesanais em estanho trazem consigo uma natureza simbólica que mantém viva sua identidade cultural, através da religiosidade, das procissões, dos sinos típicos do local, ao lado da arquitetura colonial e outras manifestações históricas.

Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a construção artística do estado, agregando uma visão empreendedora e sustentável.

Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei – MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá. Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.

Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico.

Todas as peças podem ser encontradas em seu ateliê, em São João del-Rei, MG.

Instagram: @diegom_arte

Continuar Lendo

Entretenimento

Thaeme faz participação especial no show da DJ Anabzzi e agita o público com muita música e diversão

Publicado

em

Thaeme, da dupla Thaeme & Tiago, subiu ao palco durante o show da DJ Anabzzi, em um momento especial que contagiou o público. A DJ, que agora faz parte do mesmo escritório que promove a dupla, está cheia de novidades em sua carreira

Na última apresentação da DJ Anabzzi, conhecida como a DJ dos rodeios, em Presidente Prudente (SP), o público foi surpreendido com a participação de Thaeme. As duas cantaram juntas e se divertiram muito no palco, deixando o momento eternizado. A química entre elas foi contagiante, e o público aproveitou cada segundo dessa apresentação inesquecível.

Anabzzi comentou com entusiasmo: “Foi uma alegria ver a Thaeme subindo no palco e cantando comigo. Foi sensacional! A gente se divertiu demais, e a galera aproveitou muito também. Com certeza, é um momento que vai ficar eternizado.”

O show foi um sucesso, misturando carisma e talento, e mostrou que a parceria entre Anabzzi e Thaeme & Tiago promete muitas emoções para o público.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.