Conecte-se conosco

Entretenimento

Ponte de Versos de agosto comemora a trajetória de 22 anos da Ibis Libris Editora, que tem 600 títulos publicados e indicações ao Prêmio Jabuti

Publicado

em

Fundada por Thereza Christina Rocque da Motta, a editora promove iniciativas que dão voz a autores novos e às mulheres, incentivando a produção literária e a cultura nacional.

Ponte de Versos de agosto comemora o aniversário de 22 anos da Ibis Libris Editora, fundada pela poeta, tradutora e editora Thereza Christina Rocque da Motta, no próximo dia 16, na Livraria Blooks Botafogo, ao lado de Tanussi Cardoso, poeta e contista premiado em vários países, Ramon Nunes Mello, poeta, jornalista e ativista de direitos humanos, e Carmen Moreno, poeta, contista e romancista carioca, irmã de Tanussi Cardoso, que fazem parte do Prato Principal. 

 

Logo após, será aberta a Sobremesa, com a leitura de poemas de todos os presentes, encerrando com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria. Todos estão convidados a trazer seu poema de aniversário.

Já estiveram na Ponte de Versos este ano, Lílian Maial, Ricardo Ruiz, Rosália Milsztajn, Celi Luz e Karla Sabah, Alice Monteiro e Paulo Sabino, Claudia Roquette Pinto, Léo Ferreira, Monica Montone, Cristina Biscaia, Adriano Espínola, Gilberto Gouma, Manoel Herculano e Marcelo Mourão, entre fevereiro e julho. O evento, que fez 23 anos em julho, é gratuito e aberto ao público.


Ibis Libris Editora realiza, mensalmente, a ‘Ponte de Versos’, evento literário tradicional carioca e que esse ano faz parte da comemoração de seus 22 anos. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, pela Livraria DaConde, no Leblon, na Livraria da Travessa, em Ipanema, e na Livraria do Bardo, em Copacabana, no Posto 6, reunindo poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” tem sido importante para a retomada da poética carioca.


A estrutura do evento é dividida em ‘Prato Principal’, onde os quatro poetas convidados leem por 10 minutos. Em seguida, a ‘Sobremesa’ é aberta ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a ‘Saideira’, com a leitura de mais um poema curto cada um.

A ‘Ponte de Versos’ acontece no próximo dia 16 (terça), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca. O uso de máscaras é indicado.

Traga seu poema de aniversário para a Sobremesa e a Saideira!

 

Prato Principal da Ponte de Versos

 

TANUSSI CARDOSO nasceu no Rio de Janeiro. Graduou-se em Direito e Jornalismo. É poeta, contista, crítico literário, letrista e tradutor. Tem poemas publicados em mais de 10 países e traduzidos para inglês, francês, espanhol, italiano, russo, esperanto e romeno. Vencedor de mais de 40 prêmios literários, nacionais e internacionais. Publicado em dezenas de antologias, nacionais e estrangeiras, tem treze livros de poesia editados, entre eles, “Viagem em torno de” (7Letras, 2000), Prêmio ALAP de Cultura e Prêmio Capital Nacional; “Exercício do Olhar” (Fivestar, 2006), “Melhor Livro de Poesia”, pelo Congresso Latino-Americano de Literatura; “Teias” (Costelas Felinas, 2013), Prêmio Literário Narciso de Andrade; “Eu e outras consequências” (Penalux, 2017), apresentado por Affonso Romano de Sant’Anna, Astrid Cabral e Ricardo Alfaya, Prêmio Manuel Bandeira, da União Brasileira de Escritores. “Exercício do Olhar” foi publicado em espanhol pelo poeta peruano Óscar Limache, como “Ejercicio de la mirada”, em 2020, após vencer um edital do Ministério da Cultura do Peru. Neste ano, foi agraciado com o TROFÉU RIO 2021, outorgado pela UBE-RJ. É membro do Pen-Clube do Brasil e da União Brasileira de Escritores. Foi Presidente do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. Em 2021, foi convidado a participar da I Feria Internacional del Libro de Huánuco, Peru. Participou do Festival Internacional de Poesía Palabra en el Mundo, Argentina. Teve poemas publicados na Revista Prometeo, na Colômbia, na Revista Errância, da Universidade Nacional do México, na Revista Gafe.info, da Espanha e na Revista Exílio, no México. Ainda foi convidado da 22a Feria Internacional del Libro – Poetas del Mar Interior de América, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; e do 31º Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colômbia. Foi o poeta brasileiro convidado para o VIII Encuentro de Poetas y Escritores Victorinos de Poncho y Sombrero, em Cajamarca, Peru, e também do encontro JUEVES LITERARIO EN PERÚ, em Bambamarca, Peru.


RAMON NUNES MELLO (Brasil, 1984) é poeta, escritor, jornalista e ativista dos direitos humanos. Autor dos livros “Vinis mofados” (Língua Geral, 2009), “Poemas tirados de notícias de jornal” (Móbile, 2010/2011), “Há um mar no fundo de cada sonho” (Verso Brasil, 2016) e “A menina que queria ser árvore” (Quase oito, 2018). Organizou, entre outros, “Tente entender o que tente dizer: poesia + hiv / aids” (Bazar do Tempo, 2018) e “Ney Matogrosso, Vira-Lata de Raça – memórias” (Tordesilhas, 2018). É curador da obra de Adalgisa Nery (1905-1980) e Rodrigo de Souza Leão (1965-2009).

 

CARMEN MORENO é poeta, contista e romancista carioca, bacharel em Artes Cênicas e licenciada em Educação Artística (UNIRIO), lecionou na área de sua formação. Membro Titular do PEN Clube do Brasil. Publicou: Diário de Luas (romance), Rocco; Sutilezas do Grito (contos), Rocco; O Primeiro Crime (romance policial), Coleção “Elas São de Morte”, Denise Assis (Org.), Rocco; O Estranho (contos), Five Star; De Cama e Cortes (poesia), UERJ; Loja de Amores Usados (poesia), Multifoco; Para Fabricar Asas (poesia), Ibis Libris, e Sobre o Amor e Outras Traições (poesia), Patuá. Integra mais de 40 coletâneas, nacionais e internacionais, com poemas publicados em Cuba, Argentina e Portugal. Algumas obras: Antologia da Nova Poesia Brasileira, Olga Savary (Org.), Hipocampo; Mais 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (contos), Luiz Ruffato (Org.), Record; As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira, Rubens Jardim (Org.), Arribaçã. Sua obra foi tema de dissertação de Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande/RS. Entre as diversas premiações, destacam-se: Prêmio Casa da América Latina: Concurso de Contos Guimarães Rosa, Rádio França Internacional/Paris; Bolsa de Incentivo ao Escritor Brasileiro (poesia), MINC/BN, e Prêmio de Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos (MINC/ Secretaria do Audiovisual).

 

Sobre a Ibis Libris Editora



Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000 e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres. Este ano, comemora os 22 anos da Ibis Libris Editora.

Segundo Thereza Rocque da Motta, “a Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, com isso, dividir com eles os seus sonhos, como o meu, de ter o seu livro e, posteriormente, uma editora para transformar sonhos em realidade. Hoje, tenho o orgulho de poder apresentar todo esse empenho de 22 anos para provar que a força da mulher está e sempre estará presente”.

 


Instagram: @ibislibris @tcrmotta

 

Sobre Thereza Christina Rocque da Motta



Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014) e o mais recente, um livro de contos, “Sheherazade: Novas histórias das 1001 noites e três já conhecidas”. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo BisBilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat somente para autoras. Esse ano, a Ibis Libris comemora 22 anos que se completam em agosto. Coordena a ‘Ponte de Versos’ desde 2000. Em 18 de agosto de 2021, aniversário de 21 anos da Ibis Libris, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, conferida pela Câmara Municipal, pelos seus serviços relevantes prestados à cultura na Cidade do Rio de Janeiro.
 Em julho, aniversário de 23 anos da Ponte de Versos, Thereza Christina participou do 32º Festival Internacional de Poesía de Medellín, onde foi a única poeta brasileira convidada para ler 15 poemas. Em breve, lança a 4ª Edição Especial comemorando 40 anos do lançamento do seu 1º livro, “Joio & trigo”.

Instagram: @tcrmotta / @ibislibris

Sobre o Prêmio Jabuti 2022

Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti deste ano, concorrendo em 16 categorias. A participação no Jabuti vem juntar-se à comemoração dos 22 anos da editora.



São 12 títulos, em Ciências Humanas, com “Expressões auxiliares da escrita: Manual de consulta e prática”, de Darcy Attanasio e Jucimara Tarricone, na Juvenil, com “Sheherazade: Novas lendas das 1001 noites e três já conhecidas”, de Thereza Christina Rocque da Motta, em Contos, “Ímpar”, de Gilberto Gouma e “Uma mesa de tamanho normal”, de Eliakim Ferreira Oliveira, em Biografia e Projeto Gráfico, “Um coração em verde-oliva”, de Vilma Belfort, “A casa de João Fernandes Vieira: O restaurador de Pernambuco”, de Cláudio Aguiar e “Andar a pé”, de Rogério Daflon, além de Capa, na Infantil, com “O menino dos olhos de lua” e “O bico da Laura”, ambos de Lílian Maial, em Romance, “Barulho de cachoeira”, de Dirce de Assis Cavalcanti e, em Poesia, com “Corpos de Troia”, de Alberto Lins Caldas e “Pandemia: 27 poemas brasileiros”, de Álvaro Alves de Faria, uma turma de peso.

 

Thereza Christina Rocque da Motta

Ibis Libris

Editora

Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701

Vila Isabel

20.541-022 Rio de Janeiro – RJ

Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499 

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Vanessa da Mata apresenta novo show “Vem Doce” e comemora 20 anos de carreira.

Publicado

em

Vanessa da Mata volta aos palcos de São Paulo com  seu novo espetáculo “Vem Doce”, inspirado pelo novo álbum e por seus 20 anos de carreira, dia 27 de abril, no Tokio Marine Hall.

Dividido em três atos, o concerto tem direção assinada por Jorge Farjalla e apresenta a artista revisitando sua trajetória pessoal e musical.

Vanessa une as novas canções aos títulos clássicos de sua carreira, agora reimaginados para o contexto criativo do projeto. Cada um dos atos conta com um cenário diferente, inspirados por grandes nomes do modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, Hélio Eichbauer, entre tantos outros. “Vem Doce” oferece a potente voz da artista ao lado de sua talentosa banda em um espetáculo que une elementos de grandes gêneros da música e cultura brasileira.

Serviço:  

Datas: 27 de abril (sábado)

Horário: 22h

Horário de abertura: 20h

Local: Tokio Marine Hall

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP

Ingressos:

Camarote 

R$280,00

Frisas 

R$220,00

Cadeira Alta 

R$160,00

Setor VIP

R$280,00

Setor 01
R$220,00
Setor 02
R$180,00
Setor 03
R$140,00

 

 

 

 

 

 

Informações e vendas:

Vendas:  https://www.eventim.com.br/

Informações e compra de ingressos: 

# BILHETERIAS  – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio

(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)

* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos após o início do show, ou o quanto for necessário.  

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET 

www.tokiomarinehall.com.br

(Formas de Pagamento:  cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

Compra em ponto-de-venda:  20% do valor do ingresso

Para a compra de ingressos de estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e a legitimidade está condicionada à apresentação dos documentos que comprovem esta condição na entrada do espetáculo, conforme LEI Nº 7.844 DE 13 MAIO DE 1992.

Ar Condicionado  

Estacionamento:  Hot Valet (com manobrista)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners) Não aceitamos cheque.

Continuar Lendo

Entretenimento

“Baru e Seus Amigos” lança “A Música do Cuscuz” em parceria da blogueira mirim Juju Teófilo

Publicado

em

Baru e Seus Amigos lança “A Musica do Cuscuz “em parceria com a blogueira mirim  mirim e artista musical  Juju Teófilo, que tem a participação confirmada na novela ” A Caverna Encantada” do SBT . Juju viralizou na internet quando era bem pequenininha e queria comer cuscuz na Disney.

A musica faz parte do projeto infantil do compositor Nando Cordel “Baru e Seus Amigos” e conta com quase 11 milhões de seguidores no YouTube e promete conquistar muito mais fãs .

Ouça : https://youtu.be/yIVEH7CjG1o?feature=shared

                        

BARU E SEUS AMIGOS NAS REDES

YouTube

Spotify

Instagram

Continuar Lendo

Entretenimento

Rafaela Neves lança música sobre empoderamento com sonoridade moderna e envolvente

Publicado

em

“Balde de Choro” é a primeira inédita da cantora e estará disponível em todos os aplicativos no dia 11 de abril de 2024 (quinta-feira), a partir das 21h e o clipe, no dia seguinte (12).

O Vol.1 do DVD gravado em Franca/SP será divulgado com mais duas regravações “Vira Virou” e “Horizonte Azul” 

 

Após divulgar a primeira música de trabalho “Tô Nem Aí”, que ganhou uma versão imperdível com arranjos de violino, unindo o country, sertanejo e eletrônico e já atingiu a marca que ultrapassa 4 milhões de views só no Youtube em menos de um mês, Rafaela Neves anuncia o lançamento da sua primeira música inédita.

Com letra envolvente e uma melodia cativante,  “Balde de Choro”, aborda os temas universais de superação e autossuficiência após o término de um relacionamento. Com versos que transmitem força e determinação, a música retrata uma decepção amorosa e sob uma perspectiva única, desafia as expectativas convencionais sobre relacionamentos, empoderando os ouvintes a encontrarem sua própria força interior para seguir em frente.

A inédita destaca-se não apenas pela sua letra marcante, mas também pela sua produção de alta qualidade, que combina elementos tradicionais do sertanejo com uma sonoridade moderna e envolvente, sem deixar de observar arranjos com influência de música eletrônica, trazendo um ritmo dançante.

Com este lançamento, a revelação brasileira Rafaela Neves  demonstra sua versatilidade artística e seu compromisso em oferecer música de qualidade que ressoa com as emoções e experiências de seu público.

“Balde de Choro”  (Ana Nery, Magno Neves, Thamara Castro e Paulinha Copetti)  será disponibilizada no dia  11 de abril de 2024 (quinta-feira), a partir das 21h, em todas as plataformas de áudio, juntamente com mais duas regravações Vira Virou” (Carlos Colla e Neneo) e “Horizonte Azul” (J.A. Longo, Santana e Montalve)No YouTube , o clipe da inédita sairá no dia 12 de abril de 2024 (sexta-feira), e os vídeos das demais serão postados nas semanas seguintes.

A inédita e as duas regravações do Vol. 01 fazem parte do DVD gravado em Franca/SP, no final de 2023, que contou com participações mais que especiais: Rionegro e Solimões, seu irmão João Neves e os amigos de infância, João Vitor e Gustavo. Foram 14 músicas, incluindo seis regravações e oito faixas inéditas, sendo que duas delas são de autoria de Rafa, em parceria com João Neves e João Vitor e Gustavo.

SOBRE O DVD 

O primeiro DVD de Rafaela Neves foi captado no dia 13 de  dezembro de 2023, em Franca/SP, contando com 14 músicas, incluindo seis regravações e oito faixas inéditas, além de participações mais que especiais como:  Rionegro e Solimões, seu irmão João Neves e os amigos de infância, João Vitor e Gustavo.

Com um estilo que mescla o clássico e o casual com elementos do country, Rafaela Neves se destaca não apenas por sua voz e a potência do seu agudo, mas também por seu visual marcante, refletindo sua dualidade entre a cidade e a fazenda. A cantora, que é conhecida por seu estilo de vida saudável e seu amor pela natureza, realizou três trocas de looks, todos feitos pelo renomado stylist Carlos Humberto Peixoto.

“Nós gravamos o DVD na cidade de Franca-SP, que é minha cidade natal e optamos por fazer a gravação somente com convidados, para ser algo mais intimista, então convidamos familiares e amigos, e foi muito especial subir ao palco, olhar para a plateia e ter somente rostos conhecidos, de pessoas que eu amo e que sei que torcem verdadeiramente por mim‘, finaliza.

As canções “Você Pra Mim”, com participação de Rionegro e Solimões e “Pode Ir” com João Neves e João Vitor e Gustavo são de autoria de Rafaela Neves, em parceria com João Neves e João Vitor e Gustavo.

Já as regravações escolhidas são: “Você de Volta”, “Porta Aberta”, “Tô Nem Aí”, “Saudade”, “Vira Virou” e “Horizonte Azul”.

O violino está presente em muitas das canções do disco, a gaita de boca também foi trazida em uma das canções, assim como a guitarra still utilizada na música que Rafa gravou com Rionegro e Solimões.

A banda que acompanhou a artista neste importante dia demonstrou maestria em suas performances. Com Giovanni Costa na guitarra e violão, Ozéias Afonso na bateria, Luizinho Souza no baixo, Samuel Oliveira no violino e piano, Gui Soares no acordeon e piano, Rudnei na percussão e Guilherme Ribeiro no violão, a sintonia entre os músicos foi evidente, contribuindo para uma experiência musical memorável.

A produção musical do DVD ficou por conta de Giovanni Costa (músico da banda do cantor Leonardo e do projeto Cabaré). A produção de vídeo foi do renomado Caverna Filmes e a produção executiva por Manolo.

LETRAS DAS MÚSICAS

BALDE DE CHORO – RAFAELA NEVES (ocmpositor: Ana Nery, Magno Neves, Thamara Castro e Paulinha Copetti)

Foi você quem terminou

Não venha me cobrar nada

Passou o meu beijo pra frente

E agora ta passando raiva

Achou que só sua boca ia encaixar em outra

Mas quando ce me viu beijando ficou louco

Você não esperava essa lição

Subestimou minha superação

E o coração como é que ta

Deixa eu adivinhar

Doidim pra nóis voltar

Nem com esse corpo pintado de ouro te quero de novo

Por mim ce pode até se afogar em um balde de choro

Que eu acho é pouco

Que eu acho é pouco

Quem fez sofrer agora sofre o dobro

HORIZONTE AZUL – RAFAELA NEVES (compositor: J.A. Longo, Santana e Montalve)

O que mais me dói em noites sem luar

Sou eu aqui sozinho louco a te lembrar

Olhando da janela a solidão da rua

Bate o desespero, vem saudade sua

Pertinho do céu num baixo astral danado

Neste apartamento eu louco alucinado

Foi o seu olhar que me deixou assim

Louco apaixonado tão fora de mim

O gosto do seu beijo ainda em minha

Boca eu sinto

Forte demais para se esquecer

Você foi ilusão, virou paixão difícil de esquecer

Horizonte azul, vermelho, luzes a brilhar

O seu corpo nu no espelho, lembranças demais

As luzes da cidade olhando aqui de cima

São manchas de saudade, inertes na neblina

Loucas fantasias vem nesse apogeu

Busca no meu corpo encontrar o seu

Coração não bate, apanha no meu peito

Morto de saudade, eu choro não tem jeito

Quero estar contigo no seu aconchego

E te falar de amor no toque dos meus dedos

Lembranças de nós dois aqui nesses lençóis

ficaram Forte demais para se esquecer

Você foi ilusão, virou paixão difícil de esquecer

VIRA VIROU – RAFAELA NEVES (compositor: Carlos Colla e Neneo)

Por causa de você

Eu descobri que eu

Podia ser feliz

Contigo eu aprendi

Que quando a gente quer

Amar pode dar certo

Por causa de você

Eu dividi por dois

A dor e o prazer

Somei as emoções

Trocando sensações

Vergonhas e desejos

Por causa de você as vezes eu chorei

Do medo ao desatino

Tudo eu já provei

Você abriu a porta pra ilusão entrar

Falando de um tesouro fácil de encontrar

Por causa de você o mundo faz sentido

O meu melhor segredo eu digo ao teu ouvido

Amor eu descobri

Que gosto tanto de você

Quanto eu gosto de mim

Vida, a vida virou, a roda girou

E você chegou na minha vida

A linha do destino a gente traça

Por teu amor não há o que eu não faça

Vida, a vida virou, a roda girou

E você chegou na minha vida

Meu bem eu só queria te dizer

Que eu não me arrependi de amar você.

Para mais informações sobre Rafaela Neves e seu trabalho, visite suas redes sociais:

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.