Conecte-se conosco

Cultura

Campanha Sonhar o Mundo traz diversificada programação elaborada pelos museus paulistas

Publicado

em

Atividades gratuitas e virtuais mobilizam sobre os direitos das mulheres

 

Vem aí mais uma edição da Campanha Sonhar o Mundo, que será realizada de 6 a 12 de dezembro, de forma on-line, pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e com os museus articuladores (Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre).

Sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o evento dará continuidade ao ciclo de sensibilização e discussão iniciado no final de 2020, quando a campanha abrigou o tema “equidade de gênero” mediante parceria entre o SISEM-SP e o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”.

Desde então, diversas ações de conscientização e comoção foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Com o intuito de concretizar o legado desse ciclo, a edição da Sonhar o Mundo 2021 manterá a tônica “Mulheres” e buscará engajar os museus na construção de soluções e prosseguir em suas responsabilidades de atuar na sociedade, construindo ativamente o futuro almejado em questões como respeito e combate à violência, preconceito e discriminação social.

Sonhar o Mundo é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que articula e mobiliza os museus paulistas, incentivando-os à promoção da reflexão e do debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Realizada tradicionalmente na semana que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta.

“As instituições museológicas têm um papel muito importante no contexto social e devem atuar como instrumentos de transformação ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta a cada ano”, comenta diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP destaca o papel dos museus no contexto social

A programação é composta por diversas atividades on-line gratuitas realizadas por museus de todo o estado. Confira:

Programação

Memorial da Resistência de São Paulo

Lançamento de vídeos

Lançamento de cinco vídeos que abordam a Educação em Direitos Humanos e evidenciam discussões pautadas pelas relações de gênero, violações de direitos das mulheres (Ditadura Civil-Militar e atualidade), entre outros temas correlatos.

Produzidos como desdobramentos das discussões realizadas durante o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos, contam com professores convidados que tratarão as temáticas a partir de uma questão disparadora para a reflexão. O conjunto audiovisual, composto por vídeos de curta duração, compõe material didático acessível, com Janela de Libras e introduz o tema para público de perfil diverso. Em cada uma das datas elencadas abaixo haverá a divulgação de um vídeo no canal do Youtube e redes sociais institucionais.

06/12/2021: Qual a importância da Educação em Direitos Humanos para a promoção da igualdade de gênero?  –  Profa. Rayssa Carnaúba – Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal (SEEDF);

07/12/2021: Por que a Lei de Anistia pode ser considerada um marco de silenciamento do nosso passado em relação ao Direito à Memória e à Verdade? – Profa. Alessandra Gasparotto – Universidade Federal de Pelotas (UFPel);

08/12/2021: Em que medida a Educação em Direitos Humanos possibilita que a mulher seja reconhecida como sujeito de direito? – Profa. Helena Cristina G. Q. Simões – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);

09/12/2021:  Como a Ditadura Militar interferiu na promoção da democracia étnico-racial? – Prof. Cleber Cleber Santos Vieira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);

10/12/2021: Qual a importância de trabalhar com projetos de Educação em Direitos Humanos na educação formal, principalmente, no que tange aos desafios postos pelas relações de gênero? – Prof. Marcelo Henrique Leite – Doutorando em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Onde: Perfis oficiais do Memorial da Resistência nas mídias sociais

Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Roda de conversa on-line “Mulheres na Resistência”

Mesa 1 – Violações de direitos das mulheres na Ditadura Civil-Militar

Quando: 08/12/2021, das 15h às 17h

Convidada: Dulce Muniz – Atriz e ex-presa política

Mediação: Ana Carolina Ammon (Educadora – Memorial da Resistência de São Paulo.

Mesa 2 – Violações de direitos das mulheres na atualidade: experiências de luta por moradia, cárcere e vivência em território (Luz / Santa Ifigênia)

Quando: 09/12/2021, das 15h às 17h

Convidadas: Carmen Silva – Líder do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e Eliana Toscano – Empreendedora Social

Mediação: Alexia Sayuri e Ana Carolina Ammon (Educadoras – Memorial da Resistência de São Paulo

Onde: Plataforma ZOOM

Inscrições: http://memorialdaresistencia.org.br

Serviço – Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo/SP

Funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 18h

Telefone: (11) 3335-5910

www.memorialdaresistencia.org.br

Facebook: @memorialdaresistenciasp

Twitter: @memorialdaresis

Instagram: @memorialdaresistenciasp

YouTube: Memorial da Resistencia SP

Museu Afro Brasil

Mulheres Transformam os Museus no Museu Afro Brasil: histórico, balanço e horizontes

Convidadas(os): Maré de Matos (artista transdisciplinar), Lilian Amaral (DIVERSITAS USP), Simeia Mello (Museu Afro Brasil), Daniel Perseguim (Mídia-designer e educador), Davidson Kaseker – diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

Quando: 10/12/2021, das 10h às 13h

Ação presencial com transmissão on-line

Serviço – Museu Afro Brasil

Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 – Vila Mariana, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h)

Telefone: (11) 3320-8900

www.museuafrobrasil.org.br

Facebook: @museuafrobrasil.oficial

Twitter: @museuafrobrasil

Instagram: @museuafrobrasil

YouTube: museuafrobrasil.oficial

Museu da Imigração

Visitas Educativas Temáticas

O Núcleo Educativo – em convergência com a proposta que busca refletir sobre os Direitos Humanos nos museus e, mais especificamente, sobre as mulheres – promoverá visitas educativas na exposição temporária “Mulheres em Movimento”. A iniciativa em questão será finalizada com uma atividade de bordado livre. O limite máximo (por ação) é de 10 pessoas, sendo estabelecida a ordem de chegada.

Quando: 11/12/2021 e 12/12/2021, às 10h às 15h30

Live “Identidade Marrom: o antirracismo dentro e fora das instituições de cultura no Brasil e na Argentina”

Com a presença de representantes no Brasil e na Argentina, a transmissão ao vivo abordará o antirracismo levado à diante em instituições de cultura e, também, fora delas. Na ocasião, estarão em foco, principalmente, as atividades realizadas pelos grupos que vêm reivindicando a identidade marrom nos dois países. Em uma abordagem interseccional, o encontro trará uma reflexão sobre o protagonismo das mulheres nesses processos.

Quando: 11/12/2021, às 14h

Onde: canal do Museu da Imigração no YouTube

Serviço – Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h. Domingos, das 10h às 18h

Telefone: (11) 2692-1866

www.museudaimigracao.org.br

Facebook: @MuseudaImigracao

Twitter: @museu_imigracao

Instagram: @museudaimigracao

YouTube: Museu da Imigração

Museu da Inclusão

Série de vídeos especiais

Levando-se em consideração a construção da ideia de sujeitos culturais dentro no panorama latino-americano, especificando-se as relações de gênero que figuram nos diversos contextos brasileiros, o Museu da Inclusão, visando a construção de um espaço que busque e zele pela equidade entre as pessoas, produzirá uma série de seis vídeos que serão veiculados nas redes sociais credenciadas do museu apresentando a atuação das mulheres na construção de uma instituição que visa a inclusão como um objetivo pujante.

Juntamente às publicações, o público será convidado a interagir através das redes sociais a partir de perguntas disparadoras acerca da presença feminina, sobre os preconceitos e as exclusões geradas a partir do eixo gênero, cultura e acesso.

Serviço – Museu da Inclusão

Avenida Mário de Andrade, 564– Barra Funda, São Paulo/SP

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados, das 13h às 17h

Telefone: (11) 5212-3700

Facebook: @museudainclusao

Twitter: @museudainclusao

Instagram:@museudainclusao

YouTube: Museu da Inclusão

Museu do Futebol

Visita temática: A presença da mulher no Museu do Futebol

Visita mediada para o público espontâneo com acompanhamento do Educador pelo percurso do museu, com o objetivo de oferecer reflexões e conteúdo aprofundado em relação à presença da mulher no acervo. A visita tem duração mínima de 40 minutos e máxima de uma hora e meia.

Quando: 11/12/2021, às 10h e 12/12/2021, às 14h

Inscrições: ordem de chegada.

Serviço – Museu do Futebol

Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miler, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até às 18h)

Telefone: (11) 3664-3848

www.museudofutebol.org.br

Facebook: @museuafrobrasil.oficial

Twitter: @museuafrobrasil

Instagram: @museuafrobrasil

YouTube: museuafrobrasil.oficial

Museu Índia Vanuíre

Sonhar o Mundo: Mulheres Indígenas

Para promover a reflexão sobre o tema da campanha Sonhar o Mundo 2021, “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, Rayane Barbosa, mulher indígena e estudante, apresenta suas perspectivas para o futuro das mulheres indígenas.

Quando: 06/12/2021, às 15h

Onde: Perfis oficiais do Museu Índia Vanuíre das mídias sociais

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia

Sonhar o Mundo: Contação de Histórias

Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo a mais ao desenvolvimento da criança, de uma forma criativa e reflexiva. Com o objetivo de promover a reflexão e o conhecimento de uma forma dinâmica, a contadora de histórias Marcinha estará no museu para contar ao público histórias de mulheres que superaram as dificuldades e deixaram a sua marca no mundo.

Quando: 07/12/2021, das 9h às 10h

Local: Museu Índia Vanuíre

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia

OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

Sonhar o Mundo: Mulheres Indígenas

Para promover a reflexão sobre o tema da campanha Sonhar o Mundo 2021, “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, o Museu Índia Vanuíre convidou Lidiane Damaceno, mulher, mãe, professora e liderança indígena para falar sobre o tema e suas perspectivas para o futuro das mulheres indígenas. A ação acontecerá no auditório da instituição.

Quando: 09/12/2021, das 10h às 11h

Onde: Museu Índia Vanuíre

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia

OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

Sonhar o Mundo: A importância da afirmação de direitos para o empoderamento da mulher negra

Para encerrar a programação Sonhar o Mundo, realizada pelo museu, Marisa Silva, militante do movimento negro, coreógrafa e empresária, estará na instituição para um diálogo com o público. Ela abordará os desafios enfrentados por mulheres negras ao longo do tempo, em busca de igualdade de direitos, além de apresentar suas perspectivas sobre o futuro da mulher negra no Brasil.

Quando: 10/12/2021, das 15h às 16h

Local: Museu Índia Vanuíre

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.

OBS: Devido a pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

Serviço – Museu Índia Vanuíre

Rua dos Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (16) 3664-4284

www.museuindiavanuire.org.br

Facebook: @museuindiavanuire

Twitter:@mhindiavanuire

Instagram:@museuindiavanuire

YouTube: Museu India Vanuire

Museu Casa de Portinari

Jogo da Memória “Candido Portinari e os direitos humanos”

Os visitantes se divertem aprendendo com o Jogo da Memória “Candido Portinari e os direitos humanos”, que contém trechos específicos da Declaração dos Direitos Humanos e obras do artista que abordam o tema.

Quando: 06 a 12/12/2021, das 9h às 18h

Onde: Museu Casa de Portinari

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.

OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

“Mulheres” por Portinari

Na sala de entrada do Museu Casa de Portinari, o visitante conhecerá, em vídeo, algumas produções do artista que retratam as mulheres com toda sua sensibilidade.

Quando: 06/12/2021 a 12/12/2021, das 9h às 18h

Local: Museu Casa de Portinari

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia.

OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

Roda de Conversa “Mulheres Protagonistas”

Realizando a ação Sonhar o Mundo, o Museu Casa de Portinari recebe, para uma roda de conversa, várias mulheres protagonistas no mercado de trabalho. Elas compartilharão informações sobre rotina, preconceitos enfrentados, vitórias adquiridas e sonhos ainda almejados.

Esta é uma ação organizada pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que une os museus paulistas pelos Direitos Humanos.

Quando: 11/12/2021, às 10h

Local: Museu Casa de Portinari

Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia

OBS: Devido à pandemia, o uso de máscara é obrigatório durante toda a atividade.

Serviço – Museu Casa de Portinari

Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski/SP

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (16) 3664-4284

www.museucasadeportinari.org.br

Facebook: @museucasadeportinari

Twitter: @casadeportinari

Instagram: @museucasadeportinari

YouTube: Casa de Portinari

Museu Catavento

Exposição “Mulheres na ciência”

Atividade virtual que compartilha as experiências na formação da exposição temporária que foi inaugurada em outubro no Museu Catavento.

Quando: 06/12/2021, das 15h às 16h

Onde: Perfil oficial do Museu Catavento no Instagram

Serviço – Museu Catavento

Praça Cívica Ulysses Guimarães – Brás, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (11) 3315-0051

www.museucatavento.org.br

Facebook: @cataventocultural

Twitter: @MuseuCatavento

Instagram: @museucatavento

YouTube: Museu Catavento

Museu da Imagem e do Som

Encontro on-line | “O processo criativo feminino”

O Educativo MIS compõe a Campanha Sonhar o Mundo, criada pelo SISEM-SP, com um encontro sobre a concepção e desenvolvimento do processo criativo artístico feminino e suas reverberações, com destaque para as artistas Frida Kahlo, Björk, Hilma af Klint e Maria Auxiliadora. A fotógrafa Solange Quiroga, que integra da exposição Nova Fotografia 2021 no MIS, com a série “Despedida remota”, participa da conversa, compartilhando suas experiências.

Quando: 08/12/2021, das 19h às 20h30

Onde: Canal do MIS-SP no YouTube

Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Serviço – Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo/SP

Telefone: (11) 2117-4777

www.mis-sp.org.br

Facebook: @museudaimagemedosom

Twitter: @mis_sp

Instagram: @mis_sp

YouTube: Museu da Imagem e do Som

Museu da Língua Portuguesa

Visita temática: o protagonismo das mulheres trans no MLP

Passando pelo Saguão Oeste, Centro de Referência, Exposição de Longa Duração e a nova exposição temporária, Sonhei em Português, a visita produzida e acompanhada pela educadora Uma Sorrequia e pela articuladora social Evelyn Lauro dará destaque para o protagonismo de mulheres trans no Museu, com o objetivo de criar espaço de acolhimento e pertencimento do público trans.

Quando: 08/12/2021, às 10h30

MULHERES NA LUZ – Intervenção e Ativação Urbana

Lilian Amaral e Baixo Ribeiro, conjuntamente com a Galeria Choque Cultural, Grupo de Pesquisa – DIVERSITAS USP, o Coletivo Birico e o Museu da Língua Portuguesa, propõem estabelecer um diálogo intercultural entre artistas, memórias, museus e cidade/território na região da Luz por meio de intervenção urbana e ações artístico-pedagógicas.

Quando: 11/12/2021, das 11h às 14h30

Inscrições: ação aberta ao público geral

Serviço – Museu da Língua Portuguesa

Estação da Luz – Praça da Luz, s/nº, Portal 1 – Centro, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 16h30 (com permanência até às 18h00

Telefone: (11) 4470-1515

Facebook: @MuseuDaLinguaPortuguesa

Twitter: @MuseudaLingua

Instagram: @museudalinguaportuguesa

YouTube: Museu da Língua Portuguesa

Museu do Café

Campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade

O Museu do Café será um ponto de coleta de absorventes femininos entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro. A ação faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, acontecendo na Baixada Santista. Com o intuito de direcioná-los às pessoas que menstruam e se encontram em situação de rua ou encarceradas, a iniciativa tem o apoio do Fórum Cidadania, por meio da Comissão de Direitos Humanos.

Quando: 25/11/2021 a 10/12/2021, às 9h às 18h

Onde: Sede do Museu do Café

Acessibilidade: Física

Live “Queremos Voz” – Sessão Comentada do Vídeo-Carta produzido pelas colaboradoras do Museu do Café

A partir das propostas de formação voltadas ao público interno, foi realizada o vídeo-carta: “Queremos voz!”, que está vinculado ao projeto “Las mujeres cabian los museos”, promovido pela Universidade Complutense de Madrid, em parceria com Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

Na sessão comentada, será apresentado o processo de produção do curta metragem e as demais atividades desenvolvidas no grupo de trabalho “Mulheres no Café”, formados por profissionais da área técnica da instituição.

Quando: 10/12/2021, das 17h às 18h

Onde: Canal do Museu do Museu do Café no YouTube

Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Visita mediada na exposição temporária “Feminino no café 1870 – 1930”

As visitas mediadas buscarão dialogar sobre os diferentes papéis que as mulheres desempenharam no auge do desenvolvimento econômico promovido pelo café. Nela, os visitantes vão encontrar fotos, objetos, textos e vestimentas que ajudam contar a história das mulheres escravizadas, colonas, operárias, fazendeiras, artistas e patronesses, desde de sua rotina de trabalho no campo, na rotina doméstica, nas fábricas e cidades, até suas diferentes atuações na vida política e cultural.

Quando: 11/12/2021 a 10/12/2021, das 10h às 16h

Onde: Museu do Café

Acessibilidade: Física e comunicacional

Serviço – Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro, Santos/SP

Funcionamento: terça a sábado, das 9h00 às 18h00. Domingos, das 10h00 às 18h00

Telefone: (13) 3213-1750

www.museudocafe.org.br

Facebook: @MuseudoCafe

Twitter: @museudocafe

Instagram: @museudocafe

YouTube: Museu do Café

Museu Felícia Leirner

Bate-Papo Virtual com Ingrid Garcez – “Delas e Por Elas”

Na Semana dos Direitos Humanos, Museu e Auditório convidam Ingrid Garcez, criadora do site “Delas e Por Elas”, para discutir e refletir sobre o feminismo. Por meio de uma linguagem objetiva e acessível, Ingrid traz um panorama atual do movimento, desmistificando termos, enigmas e mitos. A ação busca uma imersão na temática, valorizando as mulheres e a pluralidade do movimento feminista.

Quando: 11/12/2021, às 15h

Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais

Felícia Leirner: Quebrando Paradigmas

No mês de Dezembro, o Museu Felícia Leirner, dentro da campanha #SonharoMundo 2021 – Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres, apresentará a biografia da escultora Felícia Leirner, ressaltando os desafios enfrentados por essa autora que, em meados do século XX, adentra um universo dominado majoritariamente pelo masculino. Rompendo, assim, barreiras sexistas e se impondo como uma das principais escultoras brasileiras do século XX.

Quando: 12/12/2021, às 11h

Onde: Perfis oficiais do Museu Felícia Leirner nas mídias sociais

Serviço – Museu Felícia Leirner

Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00

Telefone: (12) 3662-6000

www.museufelicialeirner.org.br

Facebook: @museufelicialeirner

Twitter: @mfelicialeirner

Instagram: @museufelicialeirner

YouTube: Museu Felicia Leirner

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Vídeo visita da exposição Pinacoteca: acervo

Neste vídeo a educadora Carolina Oliveira faz uma visita educativa à sala 16, “Corpo individual / corpo coletivo”, da exposição Pinacoteca: acervo.

Quando: 06/12/2021, das 14h às 14h20

Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/MWMGaSL00e4)

Leitura de imagem da obra “Emília”, da artista Kerolayne Kemblin

Leitura de imagem da obra “Emília”, da artista Kerolayne Kemblin, que esteve presente na exposição Enciclopédia Negra, pela educadora Ísis do núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca.

Quando: 07/12/2021, das 14h às 14h10

Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/aeXw7TZZA7s)

Leitura de imagem da obra “No cafezal” da artista Georgina de Albuquerque

A educadora Telma apresenta a obra No cafezal, da artista Georgina de Albuquerque. Acervo da Pinacoteca de São Paulo.

Quando: 08/12/2021, das 14h às 14h10

Local: Canal da Pinacoteca no Youtube (https://youtu.be/aeXw7TZZA7s)

Serviço – Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz – São Paulo/SP

Funcionamento: De terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Entrada permitida até as 16h30

Telefone: (11) 3324-0941

www.pinacoteca.org.br

Facebook: @pinacotecadesaopaulo

Twitter: @pinacotecasp

Instagram: @pinacotecasp

YouTube: Pinacoteca de São Paulo

Espaço Memória Carandiru

Das que viveram, das que trabalham: memória prisional, mulheres e direitos humanos

Encontro virtual com mulheres que de alguma maneira se relacionaram com a história da Casa de Detenção do Carandiru. Que trabalharam ou testemunharam o cotidiano do local e as memórias dele decorrentes. Pesquisadoras, familiares de egressos, professoras e alunas do curso técnico de museologia, comentarão, por meio de uma questão desencadeadora, elaborada de forma participativa, um pouco sobre suas histórias, trabalhos e experiências junto a memórias sensíveis, na cultura e no contexto prisional.

Quando: 08/12/2021, das 20h às 22h

Onde: Perfis oficiais do Espaço Memória Carandiru no Facebook e Instagram

Serviço – Espaço Memória Carandiru

Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio I – Santana, São Paulo/SP

Telefone: (11) 98530-7420

www.etecpj.com.br/memoria

Facebook: @espacomemoriacarandiru

Instagram: @memoriacarandiru

Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”

Apresentação de filme ou documentário

O filme ou documentário terá como objetivo mostrar que por meio da Cultura e dos Museus, podem-se posicionar e serem agentes de reflexões e provocações; construindo uma postura no engajamento à procura sensibilização, discussões e na construção de soluções e prosseguindo em busca de atuar ativamente na comunidade e na sociedade.

Quando: 10/12/2021, das 14h às 16h

Onde: Sede do Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”

Acessibilidade: audiodescrição

Serviço – Museu da Imagem e do Som “Radialista Arlindo Sutto”

Complexo Turístico, Histórico e Cultural Roberto Valle Rolemberg – Avenida Paulo Nunes, 321 – Centro/Sul, Santa Fé do Sul/SP

Telefone: (17) 3631-1752

www.santafedosul.sp.gov.br

Instagram: @sectursantafedosul

YouTube: Sectur Santa Fé do Sul

Museu da Pessoa

Exposição virtual “Vidas Femininas”

O Museu da Pessoa dedica sua programação 2021 às vidas femininas. No decorrer do ano, foram lançados um podcast, uma mostra audiovisual e, no começo de novembro, a grande exposição do ano: Vidas Femininas. Esta exposição virtual reúne histórias de vida e fotografias — inéditas e históricas — do acervo do Museu da Pessoa, trazendo múltiplas perspectivas. Somam-se a esse conteúdo produções audiovisuais de mulheres participantes da Mostra Audiovisual Vidas Femininas.

Onde: https://vidasfemininas.museudapessoa.org/

Acessibilidade: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas/closed captioning

Serviço – Museu da Pessoa

Telefone: (11) 2144-7150

www.museudapessoa.org

Facebook: @museudapessoa

Twitter: @museudapessoa

Instagram: @museudapessoa

YouTube: Museu da Pessoa

Museu da Polícia Militar de São Paulo

Exposição “As mulheres na Polícia Militar de São Paulo”

Exposição reflete sobre a inclusão e evolução do trabalho das mulheres na Polícia Militar de São Paulo de 1955 até os dias atuais.

A mostra contará com fardas, equipamento, memorabilia de época, sendo que esse material é usado como início da discussão e reflexão da participação feminina na Corporação.

Quando: 06/12/2021, às 9h

Onde: Sede do Museu da Polícia Militar de São Paulo

Acessibilidade: Legendas/closed captioning e conteúdos bilíngues (português/inglês)

Serviço – Museu da Polícia Militar de São Paulo

Rua Doutor Jorge Miranda 308 – Luz, São Paulo/SP

Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, Domingos e feriados, das 9h às 16h

Telefone: (11) 97325-3638

www.museudapoliciamilitar.com.br

Facebook: @museupm

Instagram: @museupm

Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho

En-cantos

Atividade virtual “En-cantos” ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho e será composta por conversas e mostras artísticas.

Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h

Encontro virtual do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho

Conversa virtual com mulheres artistas e artesãs da cidade de Guariba. A atividade ocorrerá nas mídias sociais do Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho.

Quando: 10/12/2021, das 8h às 20h

Serviço – Museu Histórico Jorge Nogueira

Rua Rui Barbosa, 481 – Centro/Guariba/SP

Telefone: (16) 99344-3948

Facebook: Museu Jorge Nogueira de Carvalho

YouTube: Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho

Para saber mais sobre a Campanha Sonhar o Mundo, acesse: https://www.sisemsp.org.br/sonharomundo/.

 

Atendimento à imprensa:

SISEM-SP – Assessoria de imprensa

Outras Palavras – (16) 3610-2554
www.outras.com.br

Ana Cândida Tofeti – (16) 99128-9419
anacandida@outras.com.br

Lisiane Marques – (16) 99762-4010
lisiane@outras.com.br

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Tonio Carvalho lança “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS “, sua primeira obra literária para adultos, para falar sobre as diversas realidades das crianças no país

Publicado

em

Editado pela Kimera, o livro será lançado no próximo dia 5 de junho, na Livraria da Travessa Botafogo

 

O autor Tonio Carvalho lança “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS “, sua primeira obra na literatura para adultos, onde, através de contos, fala da crua realidade das crianças e das suas trajetórias submetidas a sofrimentos e às desigualdades sócio-culturais, em um país que escolhe para quem olhar.

O livro, da Editora Kimera, será lançado no dia 05 de junho, das 19h às 22h, na Livraria da Travessa Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 97, com a presença do autor.

Sinopse

As crianças do Brasil não são apenas os meninos e meninas, são os erês, guris, bacuris, pivetes, moleques, pivetes, garotos e garotas, miúdos e miúdas, putos – como a eles se referem em Portugal. Enfim, todos aqueles que são ou os que ainda somos, pixotes. A eles, este livro de contos é dedicado: aos que já se foram, humilhados, machucados, violentados e mortos e aos que ainda sobrevivem submetidos à maus tratos, miséria, fome, sede, frio, e ao mesmo ciclo perverso de humilhações e violências até a morte. Esse, infelizmente, é o mundo em que vivemos sob o olhar complacente dos que fomentam guerras, impõem discriminações de fé, sexo ou cor da pele.


A indiferença ao sofrimento de crianças solitárias, largadas ao abandono, desnutridas, submetidas a trabalhos forçados semelhantes à escravidão não deveria passar despercebida. No entanto, essa realidade não é especialidade desses dois brasis – um rico e outro vulnerável – é o que se constata enquanto cresce a desigualdade aqui e no mundo: a desnutrição não é apenas física. A desnutrição do Saber, do Conhecimento, gera a miséria da Ignorância. E a ignorância leva, social e politicamente, a extremos perigosos.

Estes nossos pequenos aí revelados, em “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS”, são fruto do nosso olhar incrédulo sobre a crueldade humana – o que nos deixa muito p***, não como o termo é de uso em Portugal.

Sobre Tonio Carvalho

Tonio Carvalho é autor e diretor teatral. Como escritor, “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS “significa sua estreia na Literatura para adultos, embora já tenha lançado um livro de poemas intitulado “No Feitiço das Festas de Fé”, inspirado em suas memórias da infância, vivida nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Suas lembranças do universo infanto-juvenil também o levaram à literatura e ao teatro para jovens. A “Coleção do Avesso” é um exemplo: textos bem humorados, poéticos ou provocadores como “A avó dos dinossauros”, “Lia foi à Lua”, “O menino do avesso”, foram alguns dos oito livros da Coleção que fizeram a diversão e a reflexão da garotada.

Em teatro, Tonio escreveu e dirigiu para um público que encantava e emocionava jovens e adultos. Sua dramaturgia e suas encenações o levaram a receber inúmeros prêmios Mambembe, RioArte, APCA, etc. Entre textos e espetáculos, podemos ressaltar “As 3 luas de Junho”, “A idade do sonho”, “Em busca do coração secreto”, o auto de Natal “O mistério do boi surubim” – que teve a obra adaptada para o “Brava Gente” da TV Globo. Em sua trajetória criativa abraçou a cultura popular ao desenvolver teatralmente uma obra específica para o Museu de Folclore do Rio de Janeiro, encenando no próprio museu “A brincadeira do boi voador”. Por sua identificação com a cultura popular, recebeu prêmios por textos para Mamulengos: “Mariazinha do bole-bole” e “Florzinha que não se cheira e Firmino papa-tudo na rua do sobe e desce à caminho do Juízo”. Tonio criou com Dora Castellar o texto “Norma”, que também dirigiu, resultando num espetáculo teatral considerado, no ano de sua estreia, como “um dos melhores do ano” pela crítica Barbara Heliodora.

Além do teatro e da literatura, Tonio tem a expectativa de ainda ver filmados vários roteiros para cinema: ” Belo”, “Kim”, “Dois Homens”, etc. Em breve terá seu “Pequeno Atlas Poético” apresentado ao público – uma obra dedicada aos brasileiros de todas as idades e ilustrada por Fred Vegele.

Ficha técnica

Título: “Erês, guris, bacuris e outros PUTOS”

Autor: Tonio Carvalho

Editora: Kimera

Edição: 1ª edição, 2024

168 p

Literatura brasileira, crônicas

ISBN 978-85-68883-80-8

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Revisão: Flor de Letras / Claudia Gouvêa

Capa: Tonio Carvalho

Editor: Vanderlei Sadrack

Projeto gráfico: Editora Kimera

Continuar Lendo

Cultura

Keco Brandão lança “COM VIDA VOL. 2”

Publicado

em

Pela segunda vez, o compositor, pianista e arranjador Keco Brandão reúne novos e celebrados cantores em estúdio.

Se a vida é a arte do encontro, como dizia Vinicius de Moraes, o pianista, compositor e arranjador Keco Brandão tira todo proveito da máxima filosófica do poeta. Keco Brandão Com Vida Vol. 2 é a continuação de um projeto que celebra o encontro, a música, a amizade e o talento.

Toninho Horta, Ná Ozzetti, Jane Duboc, Zizi Possi, Cida Moreira, Flávio Venturini, Fabiana Cozza, Bruna Moraes, Graziela Medori, Tutuca, Fábio Cadore, Hugo Braquinho, Flávia Wenceslau e Tatiana Parra são os intérpretes que dão voz a canções inéditas e regravações no segundo volume da saga.

Foi semeando amizades e aceitando sugestões de amigos músicos e cantores que Keco Brandão ampliou seus horizontes musicais e firmou a canção em seu repertório autoral. Ele é dono de uma extensa biografia na música, que abarca quatro décadas, com passagens por projetos tão ricos quanto diversos. Integrou a banda pop O-Kotô, fez a direção musical de um show de Fábio Jr., participou das bandas de Gal Costa, Toquinho, Zizi Possi, Pedro Mariano, Cauby Peixoto e de mais um punhado de estrelas. Na televisão, fez arranjos para mais uma enxurrada de cantores – de Ivan Lins a Elza Soares, sobretudo no programa Cia. Da Música, apresentado por João Marcello Bôscoli, e em trilhas para novelas.

Até o lançamento de Keco Brandão Com Vida Vol. 1, em 2017, Keco era reconhecido como pianista e arranjador, havia lançado álbuns instrumentais, transitando da bossa nova à world music. “Flávio Venturini me perguntou por que eu não criava e apresentava um repertório de canções, mas eu não sabia exatamente como começar”, conta. Até que surgiu o convite da amiga e cantora Denise Mello, para que musicasse um poema seu, o que acrescentou novas cores à sua trajetória.

Animado com a possibilidade de colocar a canção em primeiro plano em seu trabalho solo, teve a ideia do encontro com cantores e músicos que admirava e com quem já tinha afinidades musicais. Ou seja, nem tão “solo” assim, mas um trabalho construído por diversas colaborações, distintos timbres e estilos. “Senti a necessidade de confraternizar, agregar, misturar gente bastante famosa a intérpretes até então pouco conhecidos”, diz Keco.

Novamente, o encontro com os amigos abriu ainda mais horizontes. Keco passou a cantar, por sugestão de Jane Duboc, em um show em homenagem a Flávio Venturini, e interpreta três faixas no novo álbum. Encantado com as composições do contrabaixista Yuri Popoff, começou também a escrever letras. Há duas canções da parceria com Yuri no novo disco. Ele ainda apresenta uma composição inédita de melodia e poema próprios, Desde que Ouvi o Samba, cantada por Fabiana Cozza.

O repertório de 18 músicas de Keco Brandão Com Vida Vol. 2, traz outras parcerias, como O Momento, música de Keco e letra de Luiz Tatit, feita sob medida para ser interpretada por Ná Ozzetti (companheira de Tatit no histórico Grupo Rumo). Rita Altério, Lucia Helena Galvão, Augusto Wenceslau, Flávia Wenceslau e Paulo Novaes são outros parceiros de Keco no álbum.

Como efeito supresa, o novo trabalho também revela uma rara Zizi Possi autora, que escreveu trechos da melodia de Prudência, a canção que interpreta. “Zizi é danada, é muito musical! Não apenas compôs parte da melodia sobre o poema de Lucia Helena Galvão como sugeriu frases para o arranjo de cordas. Por isso, também é creditada como arranjadora nessa faixa”, elogia Keco.

A música de Keco Brandão Com Vida Vol. 2 é sutil, cheia de lirismo e abundante em possibilidades harmônicas. Para traçar seu roteiro, Keco não se valeu apenas de composições próprias, mas incluiu outros autores no repertório: Toninho Horta, João Bosco & Cacaso, Claudio Nucci, Vitor & Kleiton Ramil, João Samuel, Eduardo Santhana, Alfredo Gasparetti, Rafael Altério.

Dois mestres merecem menção especial. Para a participação de Cida Moreira, Keco escolheu um dos sambas mais tristes de Cartola, Peito Vazio, que já havia gravado com a mesma cantora em outra ocasião. O músico sentia poder criar um arranjo ainda mais intenso e, ao mesmo tempo, de grande delicadeza. “Não sabia que essa maravilha podia ficar ainda melhor”, disse Cida, como veredito.

A voz de Caravela, de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro, que ficou a cargo de Hugo Branquinho, teve um destino inesperado para Keco. Foi parar nos ouvidos de Egberto – uma marota “tramoia” feita às escondidas por Jane Duboc, que atuou como consultura na faixa e enviou a gravação a Bianca Gismonti, filha do multiinstrumentista. “Dizem que Egberto é bastante exigente em relação à regravação de suas composições por outros músicos, mas mandou uma mensagem a Jane dizendo que era uma das mais bonitas interpretações de Caravela que já ouvira”, comemora Keco.

Keco Brandão Com Vida Vol. 2 será lançado nas plataformas de streaming e também fisicamente, em formato de livro-CD, com a transcrição das letras, a ficha técnica completa e um texto que esmiuça a extensa, intensa e diversa biografia musical de Keco. Como bônus para o colecionador de discos, o CD do primeiro volume também acompanha a obra. Assim, ele acredita que a unidade do projeto, mesmo que sete anos separem as duas partes, possa ser apreciada por inteiro.

Embora haja tanto desencontro pela vida, como completaria Vinicius, a obra coletiva liderada por Keco Brandão é um testemunho do poder dos grandes encontros musicais.

Ouça o disco: https://tratore.ffm.to/com_vida_vol2

Continuar Lendo

Cultura

Nicnet leva o Digital Truck da DPR Telecomunicações para Cravinhos

Publicado

em

Casa digital itinerante ambientada em caminhão show apoia provedores de Internet por todo o Brasil

A cidade de Cravinhos, em São Paulo, recebe nos próximos dias a visita do Digital Truck da DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado. A ação realizada pelo provedor de internet, Nicnet, reforça a presença da marca na cidade ao levar aos clientes locais a casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show.

A Nicnet é uma empresa que iniciou suas atividades com o intuito de prestar serviços com excelência no ramo de Internet, por isso conta com técnicos altamente treinados e capacitados para solucionar qualquer problema com eficiência e rapidez. Sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade de seus serviços levando satisfação a seus clientes, a empresa tem sede em Cravinhos e atende as cidades de Barretos, Barrinha, Cravinhos, Cruz das Posses, Pontal, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Sertãozinho e Bebedouro.

O caminhão, fruto de uma parceria entre a DPR e a NOKIA, é disponibilizado aos provedores que fecham um projeto de Turn-Key DPR, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. O cliente DPR obtém esta solução incrível para inauguração e reforço de marca de sua rede, oferecendo uma experiência única de conectividade aos seus clientes e futuros clientes. A solução de construção e expansão de rede garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação e mão de obra.

O Digital Truck é um veículo totalmente climatizado envelopado na cor preta que possui um baú modelo fechado com porta palco. Na parte interna da casa tem TVs Smart 60”, câmeras inteligentes, Alexa, beacons (extensores Wi-Fi Nokia) para fazer Rede Mesh, tomadas inteligentes, estação gamer com Xbox e Playstation 4 e sensor de presença.

Segundo Vander Stephanin, vice-presidente da DPR, essa é uma excelente oportunidade para demonstrar o potencial da rede. “O Digital Truck é uma valiosa ferramenta de marketing. Com ele será possível os clientes da Nicnet experimentarem a conexão e serviços oferecidos. Desejamos sucesso ao nosso cliente!”, comenta.

A cidade de Cravinhos pertence à Região de Ribeirão Preto e conta hoje com cerca de 34 mil habitantes. As atividades econômicas do município que mais se destacam são a lavoura de cana-de-açúcar e as indústrias de diversos segmentos. Cravinhos está despontando como um grande pólo industrial do Interior de SP e o município possui, ainda, unidades de empresas multinacionais de diversas áreas de atuação.

O caminhão estará no Parque Ecológico de Cravinhos – Av. Salvador Pagano, de 20 a 23 de março de 2024 (quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 14h).

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia da América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.