Conecte-se conosco

Novidades

BOOMSPDESIGN 2019 traz Harry Allen como designer do ano, instalações conceituais e a valorização do desenho autoral

Publicado

em

O BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Lounge Bienal, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, é um dos eventos mais esperados do Design Weekend, a Semana de Design de São Paulo, considerado o maior festival de design urbano da América Latina.

Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, conquistou, ao longo dos anos, uma expertise para unir, no mesmo espaço, talentos que estão despontando no segmento e nomes já consagrados e que deram início na sua trajetória dentro do evento, que chega em sua 12ª edição. São nomes de peso que chancelam a importância do fórum no calendário de design no país.

Um dos destaques é Harry Allen como Designer do Ano. Harry Allen trará um projeto exclusivo para a edição de 2019, apoiado pela FLORENSE. O designer vai exibir a instalação Vagalume, uma homenagem de Allen à fauna brasileira e uma conexão com as famosas fábulas das fazendas norte americanas. Serão centenas de vagalumes executados em impressão 3D, em parceria com a Design in Fill, que usou a anatomia de um vagalume real, encontrado na fazenda de Harry Allen nos Estados Unidos.

O designer, conhecido por seu icônico “Pig Bank”, tem uma trajetória de sucesso no mundo do design. Harry Allen criou sua consultoria em design em 1993 e, desde então, tem criado móveis, luminárias, além de produtos como embalagens e objetos, entre eles a premiada embalagem do perfume BANG de Marc Jacobs. Seu trabalho envolve várias coleções, que já foram comercializadas pelas famosas “lojinhas” do MOMA, PAMM (Pérez Art Museum Miami), Guggenheim, entre outros. Seu constante interesse em arte, novos materiais e uma abordagem sistemática em design tem levado a desenvolver alguns dos produtos mais funcionais e inteligentes ao redor do mundo.

“Trazer Harry Allen para a edição 2019 vai ser um passo importante para o BOOMSPDESIGN, que sempre inovou em apresentar profissionais renomados mundialmente e também enaltecer novos talentos nacionais”, comenta Beto. Já foram homenageados Luis Pons (Venezuela/EUA), gt2P (Chile), Dror Benshetrit (Israel/EuA) e Tom Price (Londres) e os brasileiros Ruy Ohtake e Zanini de Zanine.

O BOOMSPDESIGN tem traçado uma trajetória que ultrapassa os limites do evento, fazendo conexões entre marcas, designers, profissionais e a indústria. Exemplo disso é a inauguração da nova loja da Florense em agosto, que ganha projeto do israelense Dror Benshetrit que, em 2017, foi o Designer do Ano do fórum e criou uma instalação em madeira. Essa instalação, agora, dá vida à fachada da nova loja, toda em aço corten. Essa parceria se deu por intermédio de Beto Cocenza, curador arquitetônico da flagship na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Instalações

Este ano, o BOOMSPDESIGN contará com diversas instalações, criadas por profissionais e marcas parceiras, com a finalidade de oferecer uma experiência sensorial aos visitantes, além de mostrar novas formas de viver o design.

Além da instalação de Harry Allen, o fórum terá um espaço conceitual criado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, escritório com base em São Pauloe Oslo, na Noruega., Será a instalação principal do evento, onde aproximadamente 10 mil folhas de papel usadas por escritórios renomados de arquitetura, tratadas com material antichamas, formarão uma grande escultura pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais. “A proposta visa reutilizar a nossa maior fonte de resíduos, o papel. O papel é o principal resíduo dos escritórios de arquitetura”, comenta Adam Kurdahl. “Em média, um brasileiro gasta 10.600 folhas de papel por ano, o que significa que cada pessoa consome uma árvore e meia por ano. Somos 206 milhões de pessoas no brasil, 2,18 trilhões de folhas são consumidas no brasil por ano.” Apresentando esses números impactantes, a SPOL Architects quer demonstrar como podemos pensar de forma artística e generosa, uma nova consciência para com os recursos naturais. O projeto arquitetônico da instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, trabalhando concomitantemente com a planta do piso, tendo como referência a cenografia do filme Dogville, de Lars Von Trier, de 2004. Além dessa interação intensa com a instalação, o visitante do BOOMSPDESIGN poderá levá-la um pouco dela para casa. Em uma área do projeto, os criadores dispuseram pranchas que os escritórios de arquitetura descartam, para que os visitantes possam levá-las como lembrança do evento. “As pranchas que sobrarem serão recicladas para produzir blocos de papel para os escritórios de arquitetura, clientes e amigos”, explica Adam.

Palestras e talks

Para esta edição do BOOMSPDESIGN, diversas palestras e ações foram confirmadas, que vão abranger diferentes assuntos voltados à arquitetura, design, consumo, negócios, arte e cultura. (saiba sobre todas as ações no no nosso material completo (link acima).

Um dos destaques é a exibição do documentário “Oscar Niemeyer – A Luta é Longa”, de Bernardo Pinheiro. Produzido durante os dois últimos anos de vida do arquiteto brasileiro mais famoso do mundo, o filme mostra o dia a dia de Oscar Niemeyer após completar 100 anos. A exibição do filme será seguida de um talk com o diretor Bernardo Pinheiro e Jair Valera, arquiteto-chefe do escritório de Niemeyer e que foi o braço-direito do arquiteto por 40 anos, compartilhando e convivendo diariamente a realidade do escritório, seus projetos e realizações. O tal também terá a presença de Veronica Zalszupin, filha de Jorge Zalszupin. No documentário, Jair Valera e Luiz Alberto Oliveira, físico e professor do mestre, contribuem com depoimentos para construir a narrativa junto com nomes como Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers. O diretor estará presente para um talk após a exibição do filme.

Jayme Vargas fará a palestra “Gregori Warchavchik, o primeiro moderno do Brasil: legado e herança”, onde falará sobre a trajetória de Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna brasileira. Ele também discutirá pontos do seu livro recém-lançado, “Gregori Warchavchik – Design e Vanguarda no Brasil”, que aborda como Warchavchik trabalhava os ineriores e o mobiliário como elementos fundamentais na construção da sua arquitetura.

Design 2×2

Pela terceira vez, a exposição DESIGN 2×2 traz novos talentos do segmento em companhia de criações de profissionais já renomados. É uma vitrine para esses profissionais serem apresentados a empresas, indústrias, lojistas e arquitetos. Os participantes são Eloisa Piardi Ricchetti, Enzo Sobocinski, Ale Alvarenga, Demetrio Chryssanthos Koutsantonis, William Kass, Reinaldo Sasai, Marcos Bazzo, Leonardo Bueno e Ellion Cardoso. Saiba sobre todas as peças que serão lançadas no nosso material completo (link acima).

Iniciativas para valorizar o design autoral

O Club Casa Autoral acontece pela terceira vez, com o intuito de valorizar a criação autoral dos profissionais associados ao Club&Casa Design. Organizado pelo clube, o projeto tem curadoria de Beto Cocenza e coordenação de Matheus Luiz, que organiza workshop com professores de vários segmentos, onde os profissionais tem a oportunidade desenvolver suas ideias e produzir seus protótipos em parceria com os lojistas associados no Estado de São Paulo e ficam expostos durante todo o evento. Para este ano, os participantes estão desenvolvendo um cabideiro.

Além dessa iniciativa, o INOVARCH chega à sua segunda edição, por conta do sucesso no ano passado, que reuniu empreendedores e entusiastas da inovação nos setores da arquitetura, design e construção. Serão diversas palestras e talks organizados pelo Club&Casa Design, com coordenação do CEO do Club&Casa, Thiago Sodré.

Outra iniciativa de peso é o Concurso Opera Chair 2019, idelizado pela Opera House com curadoria de Beto Cocenza. Em sua segunda edição, o concurso é voltado para o mercado de arquitetos, designers de projetos e interiores, com o intuito de atender às demandas de inovação do setor moveleiro nacional, como mais uma vitrine de tendências que pretende ampliar a divulgação e valorização do mercado nacional. “Projetamos essa edição tendo em vista a possibilidade de ajudar no crescimento dos profissionais do mercado. Levar o nome do ganhador através de um produto autoral é apresentar ao Brasil talentos que, muitas vezes, ficam escondidos”, explica Renan Tozatti, coordenador do concurso. Para o BOOMSPDESIGN 2019, serão expostas duas poltronas vencedoras do concurso no ano passado. A lista de jurados segue a excelência e o nível do concurso: Brunete Fraccaroli, Helen Granzote, Leo Shehtman e Maximira Durigan, entre outros, fazem parte do júri. O regulamento completo e o formulário para a inscrição poderão ser encontrados no evento.

Parcerias e preocupação com a sustentabilidade

As famosas e desejadas sacolas do BOOMSPDESIGN ganham um parceiro de peso nessa edição. A Plast Vinil é a responsável por executar a peça, que utiliza o material ECOGREEN, um PVC totalmente biodegradável.

BOOMSPDESIGN 2019

Data – 19 a 21 de agosto

Local – Lounge da Bienal – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera

Horários – Seg 19/8: 12h-20h

Ter 20/8: 10h-20h

Qua 21/8: 10h-20h

http://www.boomspdesign.com.br

www.instagram.com/boomspdesign

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Nova plataforma de conteúdo adulto chega ao mercado oferecendo grandes oportunidades de monetização e valorização de carreira para modelos

Publicado

em

O PepperPlay já está disponível para cadastro de criadoras de conteúdo

O PepperPlay (www.pepperplay.com.br) chega ao mercado como uma nova forma de monetização e reconhecimento para as modelos de conteúdo 18+! Desenvolvida pela Pepper Produções, o site tem como foco valorizar as criadoras de conteúdo deste mercado com o compromisso de melhoras a falta de apoio e valorização das profissionais deste nicho. “Nossa plataforma se destaca por oferecer uma série de serviços e benefícios para promover e apoiar as modelos, como o contato direto com a nossa equipe para promoção ativa com parceiros estratégicos como a revista Sexy, assessoria de imprensa e consultoria individual ”, explica Vinícius Albuquerque, Head de Parcerias e Marketing do PepperPlay.

Com o slogan “Não é só monetizar, é também ser reconhecida”, o PepperPlay identifica e aborda uma lacuna significativa no mercado de conteúdo adulto. A nova plataforma se destaca por oferecer uma série de serviços e benefícios projetados para promover e apoiar suas usuárias, incluindo contato direto com a equipe da ferramenta, promoção ativas das criadoras destaque e uma estrutura de premiações especiais baseadas no faturamento acumulado que reconhece o esforço das modelos em atingir suas metas pessoais.

Entre as recompensas exclusivas oferecidas pelos parceiros da plataforma está a oportunidade de ser capa da Revista Sexy, publicação referência no mercado erótico com mais de 32 anos. As modelos também podem ganhar uma produção profissional de packs ensaio completo com fotos e vídeos com as melhores equipes de produção e fotografia do setor no Brasil. “Fizemos um extenso estudo de mercado e criamos o PepperPlay para que ele cresça de forma sustentável e eficiente, acompanhando o aumento de procura que já existe hoje por este tipo de conteúdo”, completa Vinícius.

Nesta primeira fase de lançamento, a plataforma está aberta para inscrições das criadoras de conteúdo.

Sobre a PepperPlay

A PepperPlay é uma plataforma de conteúdo +18 que se dedica a valorizar e promover criadoras de conteúdo adulto. Com uma abordagem focada no reconhecimento e apoio, estamos abordando um padrão na indústria, onde as criadoras são celebradas e recompensadas por seu trabalho com apoio e suporte de parceiros estratégicos da nossa marca.

Continuar Lendo

Novidades

“Livre Expressão”, nova exposição da Ava Galleria Rio, traz imaginação sem limites e técnicas inovadoras, performances e oficinas, com curadoria de Edson Cardoso

Publicado

em

A Ava Galleria Rio apresenta a exposição “Livre Expressão”, com curadoria de Edson Cardoso, a partir de 11 de maio, no 2º andar da Fábrica Bhering, onde os artistas desafiam convenções, exploram técnicas inovadoras e moldam novas realidades através de sua imaginação sem limites, em meio a telas vibrantes, esculturas imponentes e instalações interativas, exercendo sua liberdade de expressão.

Cada obra transmite a coragem de se expressar sem amarras, de dar voz às emoções mais profundas e aos questionamentos mais provocativos, com a liberdade de criação se fazendo presente em cada pincelada, em cada linha traçada com precisão. Não há regras, apenas a busca incessante pela verdadeira essência da arte.

No momento criativo que marca a exposição, os visitantes são convidados a mergulhar em um mundo onde a imaginação é a única fronteira. Oficinas, performances ao vivo e debates estimulam a troca de ideias e inspiram novas formas de expressão. É um espaço de experimentação, onde cada indivíduo é encorajado a explorar sua própria criatividade e descobrir sua voz única no vasto panorama da arte.

Imagem ANJO – Lalin Witch // Imagem GATO – Hanne Hansel
“Livre Expressão” não é apenas uma exposição, é uma celebração da diversidade, da autenticidade e da coragem de ser quem somos. É um lembrete poderoso de que, em um mundo onde as vozes podem ser silenciadas, a arte continua sendo um farol de liberdade, iluminando o caminho rumo à verdade e à autenticidade.

Artistas

Alemão Art, Ana Amélia, Antonia Celia, Carol Reis, Claudia Sperb, Eduardo Valdetaro, Georgiana Vidal, Giose, Guilherme Quintanilha, Hanne Hansel, Helenita Teixeira, Lalin Witch, Laura Figueiredo-Brandt, Lourdes Maria, Luiza Alves, Mario Schuster, Marilene Fonseca, Maurício Piffer, Monica Doin, Mirta, Nelo, Roberta Barbosa, Silvio Ferraz, Solivels, Tigout, Yana Purger e a alemã Petra Kollmannsberger.

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005, a AVA Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea, que funcionou em Helsinki por 18 anos e que, agora, está localizada na Cidade de Varkaus. A AVA Galleria organiza exposições em importantes Espaços Culturais e Galerias das principais capitais, como: Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Lisboa, Helsinki, Nova Iorque, Paris e São Paulo. Também organiza a BELA Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea), em Helsinki e no Rio de Janeiro. Este ano comemorou os dez anos do Ava Art Festival, que passou pelo Rio de Janeiro, Varkaus (Finlândia) e Osaka (Japão).

Serviço

Exposição: “Livre Expressão”

Artistas: coletiva

Curador: Edson Cardoso

Abertura: 11 de maio de 2024 às 15h

Visitação: de 11 de maio a 02 de junho

Local: Ava Galleria Rio

Rua Orestes, 28 – Santo Cristo, RJ

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Produção Glauco Cibela/Edson Cardoso

Realização: Ava Galleria / Arte Vida Arte/ PR Comunicação

Apoio Moreno Advocacia

Evento gratuito

Censura livre.

Continuar Lendo

Novidades

“Todas as minhas mortes”: artista carioca de projeção internacional Paula Klien estreia na literatura, aos 55 anos

Publicado

em

“Todas as minhas mortes”: artista carioca de projeção internacional Paula Klien estreia na literatura, aos 55 anos, com romance autoficcional A escritora interrompe as suas criações em artes plásticas para escrever uma jornada literária que desafia limites

A Editora Citadel (Grupo Editorial Citadel) apresenta, no mês do Dia das Mães, “Todas as Minhas Mortes” (171 pág.) de Paula Klien Paula Klien (@paulaklien). O livro será lançado, na mesma semana, em duas cidades. No Rio de Janeiro, o evento acontece no dia 21 de maio, na Livraria da Travessa – Ipanema, às 19h. Já em São Paulo, no dia 24 de maio, na Livraria da Vila do JK Iguatemi, às 19h.

Com uma estilística própria, incisiva, ousada e nietzscheana, “Todas as minhas mortes” proporciona, com absoluta crueza, aspectos da nossa mais profunda humanidade. Rompendo com as formas tradicionais de comunicação e pensamento, sua narrativa tem o poder de acionar gatilhos mentais e de criar vínculos com os leitores, marcando cada pessoa de forma única.

A obra centra-se em Laví – protagonista cujo nome peculiar é uma alusão à expressão francesa “La vie” (ou “A vida”, em português). Da infância à pós-menopausa, as descobertas e experiências vividas por Laví são tratadas frontalmente e sem rodeios. Paula Klien aborda assuntos complexos da trajetória ontogenética de um ser com uma franqueza desconcertante.

“Todas as minhas mortes” nos conduz pela construção de uma mulher madura, enquanto aborda seus desafios e frustrações. De súbito, a obra nos joga para uma segunda era na vida da protagonista: um tempo marcado por dores. Em um carrossel de esperanças, desencantos, questões morais do feminino e momentos tenebrosos, as mortes que marcam a vida de Laví conversam com as nossas sombras e revelam uma força descomunal em busca da maternidade.

Trata-se de uma mulher livre que não somente dialoga com os temas mais contemporâneos do feminino, mas que também pode ser um icônico exemplo de resiliência, perseverança e força. Tal qual uma fênix, Laví renasce de cada uma de suas mortes, remetendo aos grandes mitos gregos.

Uma epopeia contemporânea à qual Perséfone dá o tom, “Todas as Minhas Mortes” tem potencial para fundamentar profundas investigações sobre a humanidade no mundo atual. É uma experiência arrebatadora, imersa nas profundezas da intimidade feminina. A obra é marcada pela reflexão, pelo pensamento filosófico e por uma sensibilidade poética singular.

“Todas as minhas mortes é um relato de lucidez insuportável! ”
Blurb da psicanalista Maria de Fátima Freire (APERJ) na orelha de “Todas as minhas mortes”

“Preparem-se para sentir a poderosa ambivalência que a leitura da narrativa de Paula Klien desperta em nosso mundo interno aparentemente morto.”
Arnaldo Goldenberg, psicanalista (SBPRJ), na quarta capa de “Todas as minhas mortes”

“Paula Klien presenteia a todos com uma experiência única, íntima, intensa e visceral.”Luiz Alberto Py, médico, escritor e palestrante, no prefácio de “Todas as minhas mortes”

“Este é o antídoto que procuramos em tempos difíceis, uma estrela-guia na escuridão da mediocridade” Vilto Reis, escritor e roteirista, no posfácio de “Todas as minhas mortes”

Uma artista de muitas faces: conheça Paula Klien

Nascida em 1968, no Rio de Janeiro, Paula Klien é artista multidisciplinar com significativa projeção internacional no campo das artes visuais. Como artista plástica, trabalha principalmente com técnicas ancestrais. Também atuou como fotógrafa e diretora criativa durante dez anos. Muitas de suas obras estão em acervo de museus e coleções relevantes. Além disso, Paula foi uma das artistas pioneiras no campo da Cripto Arte e dos NFTs (tokens não fungíveis).

Paula define a escrita como uma paixão antiga, mas conta que só começou a escrever “para valer” em 2022, ano em que deu início ao projeto de “Todas as minhas mortes”, sua estreia no mundo literário. Ela justifica sua escolha pelo gênero da autoficção pela possibilidade de apagar a fronteira entre realidade e ficção e pelo seu caráter híbrido, que não pode ser classificado meramente como “relato” e nem como “biografia”.

Escrever o livro, segundo a escritora, “foi um exercício de inteligência para ressignificar experiências pessoais”. Durante o processo de construção, ela reuniu uma pesquisa extensa, que envolveu leituras em etimologia, filosofia, psicanálise e mitologia grega. Ela, que se considera “muito metódica”, também é afirmativa a respeito da influência de sua bagagem e experiência de vida, tanto na narrativa quanto na definição de seu estilo literário.

A autora revela que cultiva alguns rituais dentro do seu processo criativo como escritora: “Gosto de acender velas e de chamar bons espíritos para perto de mim antes de começar a escrita”. Por fim, Paula revela já ter ideias e títulos registrados para um segundo livro.

Adquira “Todas as minhas mortes” na loja da editora Citadel:
https://www.citadel.com.br/livro/todas-as-minhas-mortes/

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.