Conecte-se conosco

Novidades

Chef Claudia Krauspenhar explica as principais diferenças entre as ostras encontradas na costa brasileira

Publicado

em

Asostra nativa é indicada para o consumo in natura e fica melhor durante o verão, já a estrangeira tem melhor desempenho no inverno e é perfeita para ser servida na brasa, gratinada ou ao bafo

Devido a sua paixão por ostras, a chef Claudia Krauspenhar tornou-se profunda conhecedora e exploradora desta iguaria. Pelo menos uma vez ao mês, ela promove o Oyster Bar na varanda do seu K.sa Restaurante, em Curitiba. A experiência é concorridíssima. A chef serve um banquete de ostras preparadas na brasa, mostrando as diferenças entre cinco tipos encontrados na costa brasileira: no litoral de Santa Catarina, em Paranaguá e Vila Medeiros (PR) e na Cananéia (SP).

Claudia conta que cada uma delas possui características próprias, tanto na aparência, quanto no sabor e na textura. Além das ostras, no Oyster Bar ela também serve uma seleção de frutos do mar, os quais faz questão de ir buscar pessoalmente no litoral. O evento começa no horário do almoço e não tem hora para acabar. Jazz ao fundo, bons drinks e sugestões de vinhos para harmonizar com os pratos complementam o astral do Oyster Bar, que já entrou no roteiro gastronômico dos apaixonados por ostras e frutos do mar.

A chef explica as principais diferenças entre os tipos de ostras encontradas no nosso litoral e conta mais algumas curiosidades sobre esta iguaria.

Ostra nativa

Como o próprio nome diz, a ostra nativa faz parte do ecossistema natural do país e pode se reproduzir sem interferência humana. É uma espécie selvagem e, curiosamente, faz apenas cinco anos que está sendo cultivada no Brasil. São habituadas a crescer em águas mais quentes, portanto, ficam melhores durante o verão.

Com formato mais arredondado, as ostras nativas têm concha robusta e carne menor. Consequentemente, tendem a concentrar mais sabor e são mais indicadas para o consumo in natura. “O melhor delas é o frescor. É quando você consegue sentir o contraste de sabor entre o salgado e o doce”, explica Claudia.

Ostra estrangeira

Conhecida como Crassostrea gigas (também chamada de ostra japonesa ou do Pacífico), a ostra estrangeira é a mais comercializada no Brasil, prioritariamente em Santa Catarina, e precisa ser desenvolvida em laboratório.

Ela tem a concha mais ondulada e alongada e se desenvolve mais rápido que a nativa – enquanto esta leva cerca de dez meses para ficar apta ao consumo, a ostra japonesa atinge o tamanho comercial em até sete meses. Sua carne tende a ser maior e, por isso, é perfeita para ser servida na brasa, gratinada ou ao bafo.

Como as ostras são naturalmente acostumadas ao frio é durante o inverno que elas têm um melhor desempenho.

Sabor

Em termos nutritivos, poucos alimentos se comparam a ostra. Riquíssima em proteínas, vitaminas e minerais, ela possui doses notáveis de zinco, ferro, magnésio, cálcio e muita vitamina A, entre outras.

Cultivo

Três regiões brasileiras se destacam pelo cultivo de ostras: Santa Catarina, detentora de 97,9% da produção nacional, Paraná e São Paulo. Os estados produzem as mesmas espécies da iguaria, porém, as peculiaridades do ambiente em que são cultivadas tornam cada ostra única e de sabor inigualavel.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Gian & Giovani participam do cruzeiro “Maiara e Maraisa em Alto Mar” e recebem convite especial das irmãs

Publicado

em

Prestes a lançar o EP 2 do projeto “Lado B”, a dupla Gian & Giovani esteve no último final de semana a bordo do cruzeiro “Maiara e Maraisa em Alto Mar”, onde foi aclamada pelo público com o show “Boate Azul”, no qual os sertanejos se apresentam ao lado dos irmãos Edson & Hudson, cantando alguns de seus maiores sucessos.

A viagem no luxuoso MSC Seaview rendeu à Gian & Giovani uma grata surpresa: o convite feito pelas anfitriãs para participarem do próximo DVD de Maiara e Maraisa. “Iremos gravar um próximo trabalho e o nosso sonho é ter a participação de Gian & Giovani. Será um projeto muito especial e que será mais especial ainda com a presença deles, que são uma referência pra gente”, declararam as irmãs no último dia 01/12.

Emocionados, Gian & Giovani comentaram a surpresa: “Ganhamos um verdadeiro presente! Este convite é para gente uma honra incalculável! Estaremos sempre com a Maiara e Maraisa, que irradiam uma luz que é muito grande. Gratidão pelo convite!”, disseram eles que seguem em turnê por todo o Brasil. Apenas neste mês de dezembro, a dupla é atração confirmada em 17 grandes eventos pelo país.

Gian & Giovani participam do cruzeiro “Maiara e Maraisa em Alto Mar” e recebem convite especial das irmãs

Sobre Gian & Giovani

Gian & Giovani ou Aparecido e Marcelo dos Reis Morais. Quando se fala de música sertaneja de qualidade, sem dúvida, os irmãos nascidos em Franca – SP são referências. Com mais de 30 anos de carreira e mais de 10 milhões de cópias vendidas, eles são donos de uma trajetória vitoriosa marcada por diversos hits que atravessam gerações e permanecem no coração e na memória de muita gente. No repertório, sucessos como “Nem Dormindo Consigo Te Esquecer”, “Olha Amor”, “1, 2, 3 (Um, Dois, Três)”, “Não Vivo Sem Você”, “Eu Busco Uma Estrela”, “O Grande Amor da Minha Vida” (Convite de Casamento), “Dois Corações”, “Tatuagem”, “Quem Será”, “Mil Corações”, entre muitos outros. No total, são 18 álbuns.

Com uma carreira consolidada, os artistas são consagrados como uma das duplas mais importantes do Brasil de todos os tempos e uma das cinco maiores da década de 90 (época em que o romantismo elevou o sertanejo a um novo patamar). Em 2024, seguem viajando pelo Brasil com a turnê de shows e com as apresentações especiais do projeto “Boate Azul”, este em parceria com Edson & Hudson. O ano marca também as comemorações aos 35 anos da dupla e a realização de músicas e trabalhos inéditos.

Para saber mais, acompanhe nas redes sociais:
@gianegiovanioficial
Telefone para shows: (11) 9-9282-3930

Continuar Lendo

Novidades

Quais direitos e cuidados o consumidor deve ter na Black Friday?

Publicado

em

Especialista explica como aproveitar a data de forma consciente e segura

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores ansiosos por promoções, descontos significativos ou condições especiais. E para os comerciantes não é diferente, já que esperam garantir grande volume de vendas. No entanto, essa é uma época propícia para ações abusivas e ilícitas, exigindo atenção redobrada do cliente, explica o advogado em Direito do Consumidor e professor do curso de Direito na Universidade Guarulhos (UNG), Ageu Camargo.

Entre as práticas mais frequentes nesse período estão o aumento de preço do produto semanas antes do evento; publicidades informando descontos fora da realidade ou características inexistentes; e a compra simulada, onde há a cobrança por itens que nunca são entregues. De acordo com o especialista, é necessário pesquisar informações sobre a loja, seja ela física ou virtual. “Sempre verifique a origem do estabelecimento. Pesquise o CNPJ e sua reputação em plataformas confiáveis, buscando por comentários de outros consumidores. No ambiente virtual, confira a autenticidade do site e procure o ícone de segurança ou cadeado na barra do endereço”, informa.

Ageu Camargo ainda sugere aos compradores algumas dicas para proteger os dados pessoais e bancários, bem como evitar cobranças indevidas. “Prefira comércios que ofereçam garantias ao consumidor e evite clicar em links desconhecidos ou recebidos em aplicativo. Digite o endereço do site diretamente no navegador e opte por formas de pagamento mais seguras, como cartões virtuais ou plataformas de pagamento confiáveis, evitando, assim, boletos de origem duvidosa”, reforça.

Caso ocorram problemas com a compra ou o consumidor se sinta prejudicado, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura diversos direitos, de acordo com o advogado. Entre eles estão solicitar o cancelamento da compra; o reembolso integral; a troca do produto com avaria ou o abatimento proporcional no valor pago. Se adquirir o produto e acabar em estoque, o cliente pode exigir que o fornecedor cumpra com a entrega da mercadoria. Em situações mais graves, é possível reivindicar indenizações por danos materiais e morais.

Para resolver o problema, o especialista recomenda registrar a reclamação no Procon, formalizar queixa em plataformas como Reclame Aqui, para forçar a empresa a resolver a ocorrência, ou buscar auxílio no Judiciário. A Justiça pode ser acionada com o suporte de advogados ou pela Defensoria Pública, garantindo que o consumidor tenha respaldo para fazer valer seus direitos. O professor ainda completa que atualmente, a cada 10 processos cíveis, seis são sobre Direito do Consumidor.

Continuar Lendo

Novidades

Ale Jansen é anunciada como Madrinha da escola Em Cima da Hora

Publicado

em

Com 20 anos de carnaval, a Servidora Pública Ale Jansen terá um ano de 2025 mais do que inesquecível. A sambista foi anunciada como Madrinha da escola Em Cima da Hora para o próximo desfile. Ale abrirá o desfile da escola de Cavalcanti após ter desfilado Madrinha de bateria da agremiação no último carnaval.

Ale nasceu na Ilha do Governador e começou no carnaval ainda criança na União da Ilha. Ao longo de 20 anos já desfilou na Marquês de Sapucaí como passista, comissão de frente, ala coreografada, diretora de ala, coreógrafa, harmonia etc… tendo o seu ápice em 2024, onde veio à frente da bateria da Em Cima da Hora como Madrinha dos ritmistas.

– Para mim é mais do que uma honra poder estar como madrinha da escola de uma comunidade que me acolheu com muito carinho. De mim podem esperar muita garra, humildade e muito respeito. Será uma alegria e uma grande responsabilidade representar uma escola com tanto chão, tantas histórias e tradições. Espero poder somar e atender as expectativas. – Revela Ale.

Hoje Ale mora no Reino Unido e segue trabalhando com o samba, difundindo a nossa arte e cultura ao redor do mundo. Junto a Alex Coutinho foi co-criadora do projeto Poderosas do Samba, onde alunas de todo o mundo fazem aulas online difundindo aprendizado e estudo do samba no pé.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.