Conecte-se conosco

Fique por dentro

Arteterapia ameniza isolamento de pacientes Covid

Publicado

em

Jovem internado no Hospital Espanhol, utilizou o seu dom de desenhar como companhia para os seus dias de isolamento

Lucas dos Santos Nunes ou “o paciente desenhista” tem 30 anos, é morador de Paripe, onde trabalha vendendo cachorro-quente, é diabético e esteve internado no leito 314 da Enfermaria 3C do Hospital Espanhol, por uma semana, entre o fim do último mês de abril e os primeiros dias deste mês de maio. Mas foi tempo suficiente para encantar os profissionais com o seu dom artístico para o desenho.

O Hospital Espanhol, como Centro de Tratamento Covid, sempre priorizou ações de humanização para os seus pacientes em tratamento e isolamento obrigatório pelo protocolo médico desta pandemia. A musicoterapia é o carro-chefe das ações terapêuticas envolvendo arte e o desenho e a pintura também são proporcionados com a utilização de lápis, papéis e cadernos para colorir individualizados para cada paciente, sempre higienizados e com a permanência deste material na unidade.

A dedicação de Lucas ao desenho, durante a sua internação, comoveu a equipe do HE que providenciou lápis de tipos variados, apontador, borracha… e muitos papéis. “Eu nunca tive aula de desenho. Mas desde criança o lápis e o papel são meus companheiros. Eu pegava revistas e copiava as imagens. Fui crescendo e procurando me aperfeiçoar, de forma autodidata. Meus amigos gostam do que eu produzo e me incentivam a aprimorar. Acham que eu devo comercializar” – explica o paciente desenhista, com esforço dobrado, pela respiração ainda dificultosa e pela timidez que dificulta o seu maior entrosamento.

A ansiedade tem visitado Lucas com frequência, desde que adoeceu. Ele reconhece ser tímido e ansioso, e admite que a internação potencializou isso. Mesmo assim, ele transmite paz e tranquilidade quando desenha e conversa, confessando o seu medo do futuro.

O desenho anima e ilumina

Lucas é Adventista do 7° Dia e tem enfrentado problemas para se estabelecer em um emprego fixo. A religião que escolheu seguir, há três anos, e onde tem encontrado conforto espiritual, não permite que seus adeptos trabalhem aos sábados. Por este motivo, ele foi desligado de uma empresa de telemarketing, onde trabalhava. Vender cachorro-quente foi a solução imediata para a sobrevivência financeira. Ele tem o Ensino Médio completo e está estudando para concurso. Estuda nas dependências da Igreja que frequenta, para poder utilizar a Internet que não tem em casa, onde mora somente com o pai e com quem se preocupa muito.

A equipe de enfermagem da Enfermaria 3C quis fazer uma surpresa para a Gerente Operacional do Hospital Espanhol, a enfermeira Claudiana Pereira, e passou uma foto dela para Lucas copiar e fazer o desenho. Feito! E a entrega da surpresa foi cheia de emoção.

“Receber o desenho da minha pessoa, feito com tanto carinho, por um paciente com uma história de vida linda, e feito a pedido da equipe, me fez repensar, mais uma vez, a gratidão que sinto pela minha trajetória nestes dois anos de HE. Relembrar sobre o quanto tenho crescido como ser humano com estas trocas. E no desenho, Lucas utilizou cores que me iluminaram, mesmo sem ele me conhecer. Eu sou uma pessoa iluminada pela oportunidade de exercer minha profissão, cercada por profissionais espetaculares” – externou Claudiana, admirando o desenho que vai ser colocado numa moldura.

“Desenhar aqui no hospital, fez passar o tempo e me trouxe ânimo. Ver o trabalho crescendo, ganhando forma, inspira a continuar. E a motivação que recebo dos profissionais que estão cuidando de mim, fortalece minha autoestima. Só tenho a agradecer!” – disse Lucas, enquanto desenhava o Farol da Barra que logo iria ver de pertinho, quando saísse de alta. Já que o iluminado Farol é quase vizinho do Hospital Espanhol.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro

Livro mostra os 5 passos para ser feliz

Publicado

em

Obra ajuda o leitor a conversar consigo mesmo para chegar ao caminho da autoanálise

A felicidade pode ser uma experiência indescritível. Queremos, mas nem sempre somos capazes de compreendê-lo. Não está ligado à riqueza ou ao sucesso, mas pode ser influenciado por ações, relacionamentos e atitudes positivas. Às vezes, basta um pequeno passo (ou 5 passos, segundo esta obra) para permitir a felicidade.

No livro “5 passos para ser feliz” (Literare Books International), com a ideia de que NÃO são os 5 passos, a analista do Comportamento Sofia Barile traz, em uma narrativa instigante, como se fosse um bate-papo com o leitor, esta mentalidade otimista como uma chave para alcançar a felicidade, mostrando ao leitor que pode encarar qualquer situação de uma forma mais produtiva, e que percepção é tudo, muitas vezes o copo está meio cheio dependendo do ângulo que você o vê.

A obra ainda ajuda o leitor a conversar consigo mesmo para chegar ao caminho da autoanálise. E, nesse sentindo, a autora questiona no início da obra: “Por onde seus desejos têm levado você”? Sofia explica por meio da maçã que destaca em sua obra desde a capa: é caminho para o “sistema ‘digestório’ psicológico” do leitor e o convida para provar suas respostas!

O primeiro lançamento da obra foi realizado no formato virtual, no Instagram da editora (@literarebooks), e o lançamento presencial ocorrerá no dia 3 de julho, às 18h, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Literare Books (M-111). 

SOBRE A AUTORA
Sofia Barile – Quando me solicitaram um currículo para colocar aqui, pensei: em tempos de internet, quem precisa de um currículo? Até porque, hoje, currículos só servem para você saber o nome que deve procurar na internet, né? Só para não passar em branco, adianto que sou Analista do Comportamento, Bacharel em Psicologia. Desde 2015, dedico-me, dentro e fora do consultório, a escutar gente da forma que nunca fui escutada. O que veio antes disso? Antes disso, eu “conversava” com máquinas e tinha preguiça de gente. Essa parte eu conto, mas não é neste livro. Pronto! Se você se identificou com preguiça de gente, já tem um nome para procurar na internet.



Ficha técnica
5 passos para ser feliz
Autora: Sofia Barile
Editora: Literare Books International
Formato: 14 x 21 cm – 1ª edição – 104 páginas – 2022 – Preço de capa sugerido: R$ 39,90
Categoria: Não ficção
ISBN do físico: 9786586939408
ISBN Digital: 9786586939477
Loja Literare Books: https://bit.ly/literare-5-passos-para-ser-feliz
E-book (Amazon): https://amzn.to/3OMj4Ph
Amazon (físico): https://amzn.to/3tS0Gfz

Continuar Lendo

Fique por dentro

Circuito Cultural Bradesco Seguros apresenta ‘Pixar in Concert’

Publicado

em

Ação faz parte do programa de incentivo à cultura do Grupo

São Paulo, junho de 2022 – O Circuito Cultural Bradesco Seguros é um dos patrocinadores do ‘Pixar in Concert’. O espetáculo, que estreia no dia 9 de julho em São Paulo e no dia 21 de julho no Rio de Janeiro, reúne orquestra sinfônica executando trilhas originais de filmes premiados da Pixar, sincronizadas com as imagens em uma super tela, com efeitos especiais, cantores convidados e grandes surpresas.

Na capital paulista, os telespectadores poderão conferir a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos e, no Rio, o evento será acompanhado por 60 músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Ambas as orquestras estarão sob a regência do Maestro Adriano Machado.

Ao todo, o ‘Pixar in Concert’ apresentará músicas e cenas de 15 clássicos do estúdio de animação, incluindo ‘Toy Story’, ‘Procurando Nemo’, ‘Os Incríveis’, ‘Ratatouille’ e ‘Wall-E’ e ‘Up – Altas Aventuras’.

Serviço:

PIXAR IN CONCERT – São Paulo

Dias: 09, 10, 16 e 17 de julho de 2022

Teatro Alfa – São Paulo/SP

Vendas: Sympla

 

PIXAR IN CONCERT – Rio de Janeiro

Dias: 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30, 31 de julho de 2022

Cidade das Artes

Vendas: Sympla

 

CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS

Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Mudança de Hábito”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis – A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Wicked”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição “Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi no MASP”.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, tem atuação multilinha em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta, atuando com empresas que detém representatividade nos respectivos segmentos: Bradesco Seguros, Bradesco Saúde, Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Capitalização e Mediservice.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Milena Pereira da Silva lança “Callahara – O Assistente” pela editora Serpentine na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no próximo dia 8.

Publicado

em

Misturando romance e suspense, a autora autografa exemplares do segundo romance a partir das 20h e conversa com leitores no Estande A 47.

autora Milena Pereira da Silva lança seu novo livro   Callahara – O Assistente “, pela editora Serpentine, onde os leitores encontrarão romance e suspense, na pele do misterioso personagem Felipe Callahara, no próximo dia 08 de julho, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com sua presença para autógrafos às 20h, Estande A47 Complexo Tuthor.

“Callahara – O Assistente” é uma obra que confirma o fato de que ler livros de romances ajuda a viver, em média, dois anos mais em relação aos que não possuem o hábito, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Social Science and Medicine. Além disso, a dose certa de mistério vai manter a  adrenalina sempre alta até o último capítulo.


 

Sobre o livro



O livro começou a ser escrito em 2016, com o nome original “O Meu Assistente”, e carinhosamente apelidado de “OMA”.

Foi publicado em sua versão original em Ebook no Wattpad, sem revisão e era publicado em capítulos semanais. Também em 2016 ele recebeu o prêmio dentro do próprio site Wattpad como: “Jóia Escondida”, pois na época a autora não assinava o livro e muito menos fazia a divulgação do mesmo.

Após o lançamento do primeiro livro físico da autora: “Baldizón – O Professor”, em contato com a editora Serpentine, foi decidido o lançamento de um novo livro, e  ” Callahara – O Assistente  ” foi o escolhido, pois este foi o que inspirou a escritora a continuar escrevendo. 



Observação: A mudança do nome original do livro veio em comum acordo entre a editora e a autora. Os motivos foram a intenção de dar ainda mais ênfase ao personagem, uma vez que Callahara é o sobrenome do assistente Felipe, e para haver um padrão entre os livros da escritora Milena Pereira. 
 
Outro ponto importante que se tornou uma característica da autora é a intenção de dar um rosto aos seus personagens. Em seu primeiro livro físico “Baldizón”, o ator e modelo Sidney Sampaio personificou o personagem Carlos Eduardo Baldizón, também apelidado de “Cadú” ou mesmo “Baldizón”. Agora em “Callahara”, o modelo Felipe Carrete dará vida a Felipe Callahara ou “Lipe”, para os mais íntimos. Porém, em Callahara, outro personagem também ganhará rosto, Paulo, diretor financeiro e inimigo declarado de Lipe, este está sendo representado pelo ator e modelo Lucas Casonatti.  

 
Onde comprar ” Callahara – O Assistente” –  Impresso e ebook
 

Sinopse de Callahara – O Assistente

 
Helena Fontenelle é responsável por uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, a “Andese”. Controladora e responsável, gosta de se certificar de que tudo está conforme o planejado. Contra a sua vontade, os donos da empresa contratam Felipe Callahara para ser seu assistente pessoal, com o intuito de auxiliar em todo o seu trabalho e Helena terá que suportar a presença dele por pelo menos por 3 (três) meses, ou seja, até o fim do contrato de experiência. Depois disso ela terá a opção de efetivá-lo ou demiti-lo. Porém, Felipe não se encaixa nos padrões normais de um executivo desse porte, ele tem opiniões próprias, não espera e nem pede autorização para agir e ainda se porta como se fosse o guardião de Helena. Como ela, que está acostumada a ter a submissão de todos, conseguirá se adaptar a ele? Seria possível uma parceria assim dar certo? O que você faria se um estranho entrasse na sua vida sem pedir licença?  
 
Fotos Divulgação Callahara.zip – Google Drive  (fotos promocionais personagens)

Sobre a autora



Milena Pereira da Silva é paulista, mas vive no RJ há mais de 20 anos, sempre em Niterói. Cristã e costuma dizer que ler abre a mente para crescermos em todos os sentidos.

Ama viajar, aprender coisas novas e fazer novas amizades. Acredita que é por isso que gosta tanto de livros, pois através deles pode fazer tudo isso, sem deixar as responsabilidades do dia a dia. Antes de decidir escrever, já era uma leitora voraz, é bem eclética nas escolhas, gosta mesmo é de um bom livro!

E foi de tanto ler, acabou se empolgando e começando a escrever, como hobby, pois a ajuda a relaxar e sair da rotina. Só não imaginava que chegaria aonde está hoje e é muito grata a todos que de alguma forma lhe proporcionaram isso. É o tipo de autora que ama desconstruir os famosos clichês, mas não os destroem! Gosta de misturar o romance, com suspense, com  paradigmas, porém, não pode faltar as conquistas e um pouco do tempero que todo romance precisa ter.


Além de autora, é bacharel em Administração, está se especializando em Psicologia Organizacional e Direito Tributário, atua na área em uma empresa de Comércio Exterior, o que lhe permitiu um grande aprendizado. Também recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Niterói como: “Mulher Profissional Destaque” em 2019, com ênfase na escritora como profissional. Em 2016 o livro titulado “O Meu Assistente” também foi premiado no site Wattpad como: “Jóia Escondida”. Em 2022 concorreu no Prêmio Reflexo Literário em na categoria “Melhor Autora” e o seu livro “Baldizón” como “Melhor Capa”.  
 
 
Redes sociais:
 
Instagram: @autoramilenah
Tik tok: @mileps17
Facebook: Autora Milena Pereira
 
 
Fotos: Capa 
Autora Milena Pereira da Silva (crédito Fernando Ocazione)

Continuar Lendo

Destaque