Conecte-se conosco

Pautas Especiais

A fome emocional é um dos disfarces favoritos da ansiedade!

Publicado

em

 

DRA CAROLINA MANTELLI BORGES – MEDICA PÓS GRADUADA EM ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA, RESPONSAVEL PELA ENDOCRINOLOGIA DA CLINICA DE ESPECIALIDADES INTEGRADA

O que é a fome emocional?

É qualquer tentativa de compensar solidão, estresse, ansiedade, sentimento de culpa ou de vazio com quantidades abundantes de comida. Fome emocional, ou psicológica, é a fome que não tem ligação com a sustentação da vida.

Implica em comer pelo simples fato de comer! A fome emocional é a que nos faz comer mais e mais, apesar de já estarmos satisfeitos ou até passando mal. É ela que nos faz engordar.

Entre os casos de fome compulsiva, a voracidade por carboidrato é o mais comum de todos. O açúcar proporciona uma sensação momentânea de bem-estar. E isso faz com que a pessoa coma o tempo todo, sem perceber.

É comum pessoas que não abdicam nem por algumas horas dos carboidratos, reclamando que não sabem por que engordam.

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido nos últimos anos como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos. Porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com métodos compensatórios

. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimento de culpa e de vergonha; mal sentindo o gosto dos alimentos ingeridos.

 

Características

Episódios de ingestão exagerada de alimentos, Comer sem ter fome, Dietas frequentes e restritivas, Sensação de incapacidade de parar de comer, Flutuação do peso, Humor deprimido, Comer em segredo (escondido) por sentimento de vergonha e culpa, Obesidade, Baixa autoestima, Comer para lidar com problemas emocionais, síndrome do “eu mereço”, vitimismo, etc.

 

Complicações Médicas

Pressão alta, Aumento do colesterol, Diabetes, Complicações cardíacas. Para ajudar em seu emagrecimento é essencial aprender a reconhecer a diferença entre fome física e fome psicológica, e passar a comer apenas pela fome do estômago.

Geralmente as pessoas compulsivas comem pela fome emocional e por isso engordam.

 

Quer saber de maneira simples se você apresenta traços de compulsão alimentar?

Se sua mão, ou sua mente, movem-se, inconscientemente, em busca de comida quando você não está com fome, você é considerada uma pessoa compulsiva alimentar.

 

Emoções podem desencadear os episódios de comer por compulsão ou culpa. Muitas pessoas relatam que a ruaiva, a tristeza, o tédio, a ansiedade e outros sentimentos negativos podem desencadear os episódios de comilança.

 

As restrições exageradas na tentativa de emagrecer ou o estresse e as frustrações do dia a dia podem provocar um impulso incontrolável pela ingestão de comida. As emoções costumam ser as principais causadoras desse distúrbio.

 

Você já parou alguma vez para avaliar o que o leva comer de forma compulsiva?

Na grande maioria das vezes, comemos sem nem saber o porquê; nos empanturramos de comida, e acabamos ingerindo juntamente emoções sem perceber. Engolimos junto com a comida raiva, medos, tristeza, solidão, ansiedades, frustrações e nem nos damos conta do quanto isso é prejudicial para o nosso organismo e nossas células.

Na maioria das vezes, chegamos até a passar mal, sentimos o estômago pesar, mal-estar, mas nem pensamos no motivo desses acontecimentos. Quando paramos para refletir, nos admitimos e nos reconhecemos, acabamos nos dando conta que a comida serve como forma de amortizar o que na realidade não queremos enxergar, ou resolver, seja por receio, preguiça, crenças, ou simplesmente para não encarar de frente algo que nos incomoda ou machuca.

Sentimentos de angústia, cansaço, raiva, tédio, tristeza, ansiedade ou euforia comumente desencadeiam esse processo. As causas deste transtorno ainda são desconhecidas. Porém, sabe-se que em média, 50% possui histórico de depressão. Se a depressão ér causa ou efeito do transtorno, ainda não está bem claro. Embora ainda não esteja claro o papel das dietas nestes quadros, sabe-se que, em muitos casos, os regimes excessivamente restritivos podem piorar ou desencadear o transtorno. Dependendo do momento que o indivíduo vive, lutar contra a gordura é muito difícil. Isso pode acontecer quando estamos fragilizados, em crise, tristes, sozinhos.

Nessa hora, encarar o espelho e perceber que além de todos os problemas, existe mais um: o corpo. É muito duro. Nosso cérebro entende isso e ativa mecanismos de defesa. Dessa forma, você não vê, bloqueia ou minimiza o que está estampado à sua frente (os quilos a mais) e segue a vida se enganando, porém, “sem” sofrer. É exatamente isso que a mente do gordo quer: evitar o sofrimento, pois acredita que não está em condições de encarar os problemas de frente. Todo esse aspecto está relacionado à questão da autoimagem. Quanto mais distante da realidade, maior será a dificuldade em emagrecer.

O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2 % da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo. Muitas vezes sem se dar conta disso. Em geral, o impulso de comer em situações de tristeza ou ansiedade nasce de uma tentativa do nosso cérebro de voltar ao equilíbrio neuroquímico, que fica desestabilizado quando vivenciamos fortes emoções.

Alimentos ricos em açúcar e gordura, podem aumentar a quantidade de serotonina e endorfina (ligadas a sensação de prazer e bem-estar) em nosso cérebro. O estresse é entendido pelo organismo como uma ameaça, e para se defender busca estocar energia; e é por isso que acabamos recorrendo a alimentos mais calóricos. Alimentos ricos em triptofano ajudam na sensação de bem estar e, diminuem vontade por doces. (Castanha do pará, banana, maçã, aveia e grãos em geral são alguns desses alimentos).

Não fique longos períodos sem se alimentar, o jejum prolongado causa diminuição nas quantidades de glicose no sangue, aumentando os sinais da fome e, desencadeando vontade por doces. Mas não são apenas as emoções negativas que podem favorecer a ingestão de alimentos calóricos.

Estados emocionais positivos também podem ser gatilhos para a compulsão alimentar, conforme afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas. Eles descobriram que o alimento pode ser utilizado para intensificar os sentimentos positivos, como uma parte importante do ritual de celebração e merecimento.

 

Todo mundo está sujeito a passar por episódios assim?

Pode acontecer com qualquer pessoa, porem depende dos gatilhos emocionais de cada um. Informe-se sobre os fatores que causam ou contribuem para os transtornos alimentares. Pois há um número de possíveis causas atrás desses transtornos e elas podem incluir fatores neurobiológicos e hereditários, baixa autoestima, alta ansiedade, desejo de ser perfeito, necessidade constante de agradar pessoas, relações problemáticas, abuso sexual ou físico, conflitos familiares e inabilidade de expressar emoções.

Por causa da correria da vida pessoal e profissional, muitas pessoas não prestam atenção ao que comem, e pior: exageram na refeição passando, logo depois, um longo período de tempo sem comer nada, se presenteando então com um suculento jantar.

 

Mulheres perfeccionistas, inseguras, depressivas, ansiosas, e muito preocupadas com o corpo são vítimas preferenciais deste tipo de comilança.

 

Quando eles ficam frequentes?

A ingestão de alimentos ricos em açúcar ou que são rapidamente transformados em glicose, promovem grande liberação de insulina na corrente sanguínea. Só que, com a insulina alta, a pessoa sente ainda mais fome e mais vontade de consumir alimentos doces. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico, pode levar a um círculo vicioso.

 

Fome emocional pode chegar a se tornar um transtorno alimentar?

Sem duvida! Se não controlada, essa compulsão pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno.

A fome emocional é um problema de saúde e encontra-se entre os Transtornos Alimentares Invisíveis, que assim são chamados por causarem ingestão compulsiva e cega de alimentos; a pessoa com fome emocional consome com compulsão quando está triste, feliz, com raiva ou zangada, por exemplo, sem ao menos perceber que está comendo. Basicamente, se você consome um biscoito cada vez que sente qualquer emoção, você está comendo” emocionalmente”.

A pessoa come saladas e evita doces na frente dos amigos, mas de madrugada, sozinha, devora tudo o que vê pela frente, sem nem notar qualidade ou quantidade dos alimentos! Mas acreditam que só comendo vão preencher o vazio interno que sentem.

 

Só quem tem problemas de sobrepeso e obesidade sofrem com isso?

Um dos comportamentos que ajudam as pessoas a engordar é a chamada fome noturna. Comer durante a noite não tem nenhuma relação com uma possível disfunção hormonal. Na verdade, é uma alteração de comportamento.

Quando tentamos nos enganar com a desculpa do “eu mereço” para atacar a sobremesa, isso tem uma explicação: vício em açúcar. Diversos estudos constataram que esta compulsão pode ser considerada tão séria e tão forte quanto o alcoolismo e o tabagismo.

Pesquisadores das universidades de Princeton, realizaram testes com camundongos mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência. Em humanos, imagens cerebrais mostraram que a imagem de um sorvete em pacientes normais gera a mesma sensação prazerosa no cérebro que imagens de um cachimbo de crack para um viciado.

O excesso de demandas, expectativas e frustrações, sejam na área profissional, familiar, amorosa ou financeira, podem gerar a fome emocional.

Uma bronca, rompimentos emocionais, momentos de mudanças na vida pessoal, troca de emprego ou falta de dinheiro são situações que comumente causam essa compulsão. Fique atento a situações como essas na sua rotina.

É válido fazer um diário alimentar, anotando sempre como se sentia no momento que comeu demais; assim ficará mais fácil identificar de onde vem a compulsão. Quando a pessoa consegue identificar o que está causando essa necessidade, ela se conscientiza do buraco sem fundo que está se colocando e da real causa de sua necessidade e pode aprender a controlar esse comportamento.

Se você é um ”night eater”, o melhor que tem a fazer é procurar um endocrinologista, um terapeuta especializado em transtornos alimentares e um nutricionista.

 

Como se livrar da fome emocional?

Resgatar a autoconfiança é fundamental. Lembre-se de como era sua vida antes desses episódios terem início; e resgate antigos valores.

É preciso perceber o que lhe dá prazer. Se a comida acalma, procure um outro prazer que cause a mesma sensação.

A solução está em acreditar que é capaz. Para dar um basta nesse comportamento e emagrecer é fundamental tornar-se independente e, aos poucos, passar a ter total controle sobre a própria vida.

Temos que emagrecer a mente e não só o corpo se quisermos nos manter magros. Mas este ainda é o quesito mais difícil!

 

Identifique qual é a emoção que você sente quando tem vontade de comer.

Comece fazendo suas atividades normais e quando sentir desejo de comer, pense: “Estou com fome mesmo ou se trata de fome emocional (estou ansiosa, triste, com raiva)?

Você pode dizer se está verdadeiramente com fome ouvindo seu estômago; pare por 1 minuto e pense em seu estomago.

Se você não sente dores de fome, se não sente o estômago roncando ou vazio, você não está com fome, e sim está com gula, mente gorda.

Portanto, acalme-se bebendo um copo de agua (o cérebro confunde sede com fome) ou masque uma goma que seja saborosa, mas que não contenha açúcar e encontre outra maneira de celebrar a felicidade ou raiva.

Grite, bata, chute, escreva, faça meditação; faça qualquer coisa, mas fique longe da comida! Mantenha um diário de seus hábitos alimentares.

Isto o ajudará a rastrear o que desencadeia a sua fome emocional e pode ajudá-lo a resolver o problema.

Permita-se sentir a emoção que você vem tentando preencher com comida. Durante o processo de sentir essas emoções, antes evitadas, fale consigo mesmo: “Eu me permito experimentar uma gama completa de emoções”.

Às vezes, os sentimentos dos quais você está fugindo podem ser muito mais fáceis de enfrentar do que você imagina e você pode se libertar do padrão apenas se recusando a fugir deles.

Inclua no cardápio alimentos saudáveis que elevem os níveis de serotonina.

O cérebro controla todos os nossos impulsos e estímulos.

Quando a estimulação e inibição estão nos níveis corretos, seu emocional está na medida certa. Mas, se você come de forma errada, esse processo fica desequilibrado. Quanto mais descompensada estiver a relação entre os neurotransmissores, mais ansiedade é gerada, e, consequentemente, a compulsão alimentar aparece.

Dietas ricas em serotonina evitam que a fome emocional apareça. Por isso, mude sua alimentação já!

Combata a compulsão alimentar descobrindo gatilhos emocionais. Não se recrimine, não se xingue, não se culpe se acontecer (o que é provável) de você comer por emoção.

Apenas perceba que o fez e se proponha tentar novamente esperar a fome física.É preciso que você restabeleça a ligação entre o alimento e a fome física, ou seja, parar de procurar comida quando não estiver com fome, e se permitir comer quando tiver fome física, sem grandes restrições alimentares.

Para deixar de ser um compulsivo e emagrecer, você precisa agir como uma pessoa que se alimenta de maneira normal e colocar a comida, de novo, em seu devido lugar. Espere sentir fome do estômago, e pare de seguir um horário pré-determinado para se alimentar (ex.: hora do café, almoço ou jantar).

O que de fato importa é que você se alimente de acordo com a fome, e não, de acordo com o relógio. Tente não pensar em “dieta” quando sentir a fome física. A privação leva à ansiedade, frustração e à compulsão alimentar.

Coma devagar, mastigue bem.

A mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, consequentemente, lhe ajuda a comer menos. Separe emoção de fome.

Quando estiver comendo evite conversas que mexam com suas emoções: trabalho, relacionamentos, dinheiro etc.

Tudo isso pode parecer muita coisa a ser feita e muitos sentimentos a revisar, mas na realidade é pouco para mudar sua imagem-mental e seus comportamentos. E, então, aceitar-se como uma pessoa gorda que pode, e vai emagrecer com toda certeza.

@dramantelli

A fome emocional prejudica as dietas?

Completamente! As crises, rápidas, duram de 3 a 8 minutos, mas produzem verdadeiros estragos: o compulsivo passa a ter extrema dificuldade para emagrecer e manter o peso. Existem alimentos que provocam a compulsão, assim como momentos mais propícios, mas eles variam de pessoa para pessoa.

O importante é identifica-los para ficar alerta e evitar cair na tentação.

Há vários estudos sobre algo que chamamos de ‘emotional eating’.

A expressão se refere ao hábito de comer em demasia em resposta a vários estímulos emocionais, não só os negativos como também os positivos.

 

Quando é preciso de acompanhamento médico?

Para quem já caiu na armadilha de comer além da conta, por impulso, e agora deseja emagrecer, é indicado seguir algumas tecnicas que vão muito além da dieta.

Se a pessoa apenas restringe o cardápio, até perde peso, mas não vai permanecer assim por muito tempo.

Sua emoção continuará sendo direcionada para o lugar errado, provocando o impulso de comer, e ela voltará a engordar. Libertar-se desse impulso é possível quando se aprende a lidar com as emoções.

O auxílio de um profissional qualificado pode ajudar a separar as sensações físicas de fome e saciedade de outras necessidades ou impulsos para comer, como cansaço, raiva ou tédio. O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar.

O acompanhamento médico faz-se necessário pelo risco de obesidade, diabetes, etc; medicações antidepressivas também têm se mostrado eficazes para diminuir os episódios de compulsão e sintomas depressivos.

E lembre-se sempre: peso ideal não existe. Ele se situa naquele ponto da balança em que você se olha no espelho – para valer – e sente-se feliz e em harmonia.

O mais importante de tudo é viver bem!! É importante estar ciente de que há outros tipos de transtornos, e se você tiver qualquer dificuldade ou relação infeliz com os alimentos, converse apenas com um terapeuta ou médico, que estão aptos a identificar seu problema específico.

 

Dicas

Não faça dietas muito rígidas, pois assim voce estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.

Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, não irá desaparecer da face da terra. Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia.

Coloque em sua cabeça, que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele; comida só cura a fome. Problemas e sentimentos tem outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, etc.

Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada.

Preste atenção ao sabor dos alimentos.

Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare.

Seja mais exigente.

Escolha sua comida.

Cima devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita!

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pautas Especiais

Confira fotos e vídeos de “Tim Maia – Vale Tudo”, da Del Claro Produções

Publicado

em

Grande celebração ao legado do artista entra em cartaz com montagem renovada e linguagem moderna. Peça leva ao Teatro Claro MAIS SP um lindo espetáculo em homenagem ao maior artista soul que o Brasil já teve.

Ingressos disponíveis pelo site da Uhuu! e bilheteria oficial no teatro.

 

Confira fotos e vídeos de cena neste link

 

Tim Maia – Vale Tudo. Foto – Stephan Solon

 

A partir do dia 16 de outubro de 2025, Tim Maia, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos será homenageado no Teatro Claro MAIS SP, em nova temporada de Tim Maia – Vale Tudo – o musical, espetáculo com roteiro de Nelson Motta e baseado no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia“. Ingressos a partir de R$22,50 pelo site da Uhuu!.

 

A nova montagem é apresentada por BB Seguros e tem patrocínio da Livelomaior empresa de recompensas do país. A produção fica a cargo de Del Claro ProduçõesGrupo Live e Carmelo Maia. A co-produção é de Seroma Produções E Edições Ltda. e Vitória Régia Discos Ltda.. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

A primeira montagem da peça, de 2012, conquistou público e crítica, tornando-se um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro. Com linguagem moderna e dinâmica, a nova versão promete emocionar e transformar o palco em uma grande festa permeada por 20 hits de Tim Maia. Fãs de longa data e da nova geração poderão celebrar o legado do artista com músicas como “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, “Azul da Cor do Mar”, “Vale Tudo, “Gostava Tanto de Você”, “Acenda o Farol” e tantos outros hits.

 

Estou imensamente feliz em anunciar o retorno do musical sobre a vida do meu pai. O espetáculo volta em montagem renovada, mas a alma se manterá a mesma. Fazer parte dessa produção é muito mais do que um trabalho, é uma missão. Mesmo sem meu pai fisicamente entre nós, sua musicalidade, genialidade, sua história e sua força seguem vivíssimas entre nós. Tenho o máximo respeito ao legado que me foi confiado e o administro com o coração, fidelidade e muita seriedade. Esse musical é por ele e feito para vocês”, declara Carmelo Maia.

“Mais do que celebrar um ícone da música brasileira, patrocinar esse espetáculo é reafirmar nosso compromisso com a valorização da cultura nacional. Além disso, o musical cumpre uma importante missão de aproximar as novas gerações da obra de um artista que marcou época, mostrando que sua música e seu talento podem inspirar o futuro”, comenta Andréa Gama, Superintendente Executiva de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Estamos felizes em apoiar o musical que celebra a vida e a obra de Tim Maia, um dos maiores ícones da música brasileira. A Livelo acredita que um Brasil melhor se constrói com investimento em pessoas e na valorização da cultura. Esse patrocínio reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à arte e com o fortalecimento da cena artística nacional”, destaca Henrique Duda, Chief Marketing Officer da Livelo.

Tim Maia – Vale Tudo – o musical percorre a trajetória de Tim Maia, desde a juventude no Rio de Janeiro até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.  Baseada no livro homônimo de Nelson Motta e com curadoria de Carmelo Maia, a peça percorre a trajetória de Tim Maia desde a juventude no Rio de Janeiro, às amizades com artistas do calibre de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Ben etc, até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.

 

Além do texto de Nelson Motta, a nova montagem conta com direção musical de Carlos Bauzys e Diego Salles, direção geral de Pedro Brício e produção geral de Adriana Del Claro, que com a Del Claro Produções se destacou no cenário do teatro musical brasileiro em produções de sucesso, como “Chaves – Um Tributo Musical“, “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812“, “Sweeney Todd – O Cruel Barbeiro da Rua Fleet“, “Bonnie & Clyde” e “Rocky“.

 

Confira o elenco completo do musical

Thór Junior – Tim Maia

Dennis Pinheiro – Tim Maia alternante / Jorge Ben

Jow Black – Absoluto 1

Davi Fields – Absoluto 2

Fernando Rubro – Absoluto 3

Joyce Cosmo – Primavera 1

Ariane Souza – Primavera 2

Leilane Teles – Primavera 3

Vinícius Loyola – Roberto Carlos

Vanessa Mello – Gal Costa

Elá Marinho – Elis Regina

Moira Osório – Marisa Monte

Aline Cunha – Sandra Sá / Mãe

Cezar Rocafi – Fabio

Estêvão Souz – Swing

 

Siga o musical na internet:

@valetudotimmaia

@delclaroproducoes

@carmelomaia

 

Sobre Tim Maia

Tim Maia foi o ser mais livre que eu conheci”. A frase de Nelson Motta sintetiza de forma ampla e ao mesmo tempo precisa uma das figuras mais controversas, anárquicas e amadas que a música deste país já produziu.

 

Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, alcançou o sucesso a partir da década de 1970 e tornou-se um dos mais influentes cantores brasileiros. Destacou-se pelo pioneirismo ao trazer para a MPB o estilo soul de cantar. Com sua voz grave e carregada de emoção, tornou-se um dos grandes nomes da música brasileira.

 

Sua carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples pela Fermata com These Are the Songs (regravada no ano seguinte por Elis Regina em dueto com ele e incluída no álbum Em Pleno Verão, de Elis) e What Do You Want to Bet. Antes disso, viveu nos Estados Unidos entre 1959 e 1963.

 

Além de cantor, Tim Maia foi também compositor, maestro, produtor musical e instrumentista — um verdadeiro fenômeno da música brasileira. Foi vencedor por mais de cinco vezes do famoso Prêmio Sharp como melhor cantor.

 

Com um legado de 205 obras musicais e 698 gravações, criou estilos inovadores como samba soul, funk samba, xaxado soul e forró soul. Sua voz potente e inconfundível marcou gerações.

 

No ano seguinte à sua morte, foi homenageado por diversos artistas da MPB em um show tributo, que se transformou em disco, especial de TV e vídeo. Entre tantas homenagens já feitas, uma das mais marcantes ocorreu em 14 de dezembro de 2007, quando a Rede Globo dedicou a ele um episódio do especial Por Toda a Minha Vida.

 

Tim Maia viveu uma trajetória intensa, repleta de dramas e comédias. Atribuía seu sucesso a músicas dançantes, que ele chamava de “esquenta-suvaco”, e a clássicos românticos atemporais, apelidados por ele de “mela-cueca”.

 

Rei do swing e do humor ácido, entre lágrimas, gargalhadas e consagrações, construiu uma obra musical de peso, tornando-se um dos artistas mais admirados pelos maiores nomes da MPB.

 

Sobre a Del Claro Produções:

Del Claro Produções é renomada por criar experiências teatrais excepcionais e premiadas, possuindo um sólido histórico de sucesso na indústria do teatro musical. Fundada por Adriana Del Claro, a companhia ganhou reconhecimento em 2016 com “Carrossel – O Musical”, uma adaptação do amado programa de TV SBT, que continua sendo um favorito entre as crianças do Brasil.

 

Em 2018, em parceria com o Teatro Santander, a Del Claro Produções inaugurou um novo espaço cultural no 033 Rooftop em São Paulo. Este local recebeu o musical imersivo “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, marcando-o como um espaço dedicado a musicais imersivos no Brasil.

 

No ano seguinte, “Chaves – Um Tributo Musical” recebeu aclamação da crítica, ganhando o Prêmio de Melhor Espetáculo de Humor no Prêmio do Humor – Fábio Porchat e conquistando cinco prestigiados Prêmios Bibi Ferreira, incluindo melhor musical brasileiro da temporada.

 

A Del Claro Produções também está comprometida com iniciativas sociais, exemplificada pelo “Jingle Bus”, um projeto natalino voltado para espalhar alegria na comunidade. Em 2022, a companhia alcançou um marco significativo com “Sweeney Todd”, que teve uma temporada esgotada no 033 Rooftop e ganhou três Prêmios Bibi Ferreira. O sucesso estrondoso fez com que o musical voltasse para os palcos em 2024 e no início de 2025.

 

Atualmente, a Del Claro faz parte do Grupo Live, uma das maiores empresas do setor de entretenimento no Brasil, e realizou uma temporada de sucesso com “Rocky – o musical” no 033 Rooftop.

 

Na Del Claro Produções, nosso compromisso com as artes nos impulsiona a inovar continuamente. Focamos em conteúdos disruptivos e buscamos surpreender o público com a qualidade e atenção aos detalhes em cada espetáculo que criamos.

 

Sobre o Grupo Live

 

Com 12 anos de história, o Grupo Live se consolidou como uma das holdings mais completas e inovadoras do setor de entretenimento no Brasil. Fundado por Guga Pereira e Wilson Anastácio, o grupo reúne um portfólio diversificado de empresas especializadas, atuando em toda a cadeia do setor criativo, desde o agenciamento artístico até a criação de conteúdo e produção de grandes eventos.

 

O Grupo Live integra diversas marcas que operam em áreas complementares e estratégicas, como Live Talentos (agenciamento artístico), Plus talent  e Alpha Talent (agenciamento e bookings de música eletrônica), Alphabeat Records e Onda Musical (gravadoras) , PA Creative Lab (produção de jingles e trilhas), Gaz Entertainment (produção de grandes festas e eventos de música eletrônica), Del Claro Produções (teatro musical), APA Empreendimentos (Empreendimentos imobiliários atrelados a artistas), Guichê Live (plataforma de venda de ingressos), APA Edições Musicais (edição e gestão de obras), Vozz (gestão de carreira de influenciadores) e Venues BR (gestão de espaços para eventos). A Live Talentos, uma das empresas do grupo, é responsável por gerenciar as carreiras de grandes nomes da música, como Junior, Chitãozinho & Xororó; Zezé Di Camargo & Luciano e Fábio Jr. Com mais de 10 mil shows realizados em 15 países, o grupo continua a expandir sua atuação, antecipando tendências e criando impacto cultural no Brasil e no mundo.

 

https://grupolive.com.br/

Rua Ferreira de Araujo, 741 – 4º andar – São Paulo

 

Sobre Nelson Motta

Nelson Motta pode ser considerado um dos primeiros tradutores do conceito “multimídia” no Brasil. Compositor, escritor, jornalista, produtor musical e palestrante, ele testemunhou e influenciou tudo o que aconteceu na música brasileira a partir do surgimento da Bossa Nova. É autor de centenas de músicas em parcerias com grandes nomes como Lulu Santos, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Marisa Monte, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Erasmo Carlos, João Donato e a banda Jota Quest. Algumas de suas composições se tornaram clássicos da MPB, como Como Uma Onda, Perigosa, Dancin’ Days, Coisas do Brasil e até a famosa canção de fim de ano da TV Globo Um Novo Tempo. Trabalhou como diretor artístico das gravadoras Warner Music e Polygram, além de produzir discos e dirigir shows de artistas como Elis Regina, Marisa Monte, Sandra de Sá, Elba Ramalho, Djavan e Daniela Mercury. Também foi colunista do jornal Última Hora, da Folha de S.Paulo e, desde 2009, escreve semanalmente para o jornal O Globo. Como escritor, lançou os best-sellers Noites Tropicais e Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, que venderam mais de 300 mil cópias, além de romances e livros de crônicas. Nelson também escreveu espetáculos musicais de grande sucesso, como Tim Maia, Vale Tudo, Elis, a Musical, Simonal e Dancin Days.

 

Na televisão, Nelson Motta trabalhou em programas como Sábado Som nos anos 70 e no festival Hollywood Rock nos anos 80, além de idealizar e formatar programas como Chico e Caetano e Armação Ilimitada. Foi um dos fundadores do programa Manhattan Connection, o primeiro e mais antigo programa da TV a cabo brasileira. Também atuou como co-roteirista da minissérie O Brado Retumbante e teve seu romance O Canto da Sereia adaptado para uma série na TV Globo. Apresentou por mais de 10 anos uma coluna semanal sobre cultura no Jornal da Globo. Sua vida e obra foram celebradas com o álbum e documentário Nelson 70, que reuniu interpretações de suas músicas por artistas como Lenine, Marisa Monte, Silva e Gaby Amarantos. Em 2018, recebeu o Latin Grammy pelo conjunto de sua obra. Mais recentemente, foi roteirista do documentário Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, do musical Tom Jobim, o Musical, lançou o romance Corações de Papel e atuou como curador do festival Doce Maravilha e dos shows culturais do G20, no Rio de Janeiro.

 

Sobre Carmelo Maia

Carmelo Maia é ator, produtor, advogado, empresário e sócio da nova montagem do espetáculo “Tim Maia – Vale Tudo”.

Com 32 anos de atuação, conduz com autoridade e excelência tudo o que envolve o nome, a obra e o legado de Tim Maia, desde quando ainda trabalhava ao lado do próprio pai. Sua trajetória é marcada por presença, precisão e uma dedicação ininterrupta que transformou memória em potência e saudade em construção viva.

 

O nome Tim Maia está há quase três décadas entre os mais lembrados da música brasileira. Mesmo após sua morte, nunca saiu de cena. E isso não é acaso, é resultado. Gênios existem, sim. Mas só permanece quem sabe conduzir uma obra com visão, inteligência e respeito pelo tempo. Carmelo entende o valor da espera, escolhe os profissionais certos, decide com estratégia e sensibilidade, sem jamais desgastar o que representa o artista. Cada projeto tem um propósito. Cada movimento tem direção. E é assim que Tim Maia segue em ascensão.

 

Representa o pai em todas as esferas: nos palcos, nos bastidores, nos contratos, nos processos. Está em cada detalhe, com pulso firme e um perfeccionismo que não permite atalhos. A régua é alta porque precisa ser. E porque só quem carrega esse nome com verdade sabe o que ele exige.

 

Carmelo não se move por homenagens vazias. O que constrói é continuidade real. Mantém o nome Tim Maia relevante, atual, potente. Não por saudade, mas por competência. É a extensão viva de uma força que transcende o tempo. Uma assinatura artística, afetiva e profissional que fala por si.

 

Sobre a Brasilseg

A Brasilseg é a seguradora do grupo BB Seguros e atua nos ramos Rural, Pessoas (Vida e Prestamista), Massificados (Residencial, Empresarial e outros) e Habitacional. Possui 17,9% de participação no mercado de seguros no Brasil. Em 2024, a companhia registrou um aumento de 13,6% no lucro líquido, totalizando R$4,4 bilhões, na comparação com 2023. No ano passado, obteve uma expansão expressiva nos produtos rurais, ramo em que é líder, alcançando 63,8% do mercado do agronegócio. Atualmente, conta com aproximadamente 2.000 colaboradores, distribuídos entre São Paulo (capital) e Franca (SP), onde está localizada sua Central de Relacionamento e Negócios. A companhia possui especialistas em seguros atuando em todo o território nacional. Com o propósito de simplificar, proteger e encantar, a empresa segue inovando para oferecer produtos e soluções práticas que fazem a diferença no dia a dia das pessoas.

 

Sobre a Livelo 

A Livelo é a maior empresa de recompensas do Brasil. Com nove anos de mercado, já possui mais de 52 milhões de clientes e diversas possibilidades para acúmulo e uso de pontos através das centenas de empresas parceiras. O programa permite que os participantes juntem pontos com compras online no Shopping Livelo e em sites parceiros, assinando o Clube Livelo, transferindo os pontos de outro programa de fidelidade e com outras soluções, que podem ser encontradas aqui. Os pontos acumulados podem ser trocados por produtos no Shopping Livelo, viagens e serviços no catálogo da companhia, além de serem utilizados para pagamentos via Pix, no checkout de marcas parceiras como Amazon Brasil e Decolar, em lojas físicas, como Raia e Pão de Açúcar, através do PagStix, e na CVC, ou até mesmo transformados em dinheiro com a solução de cashback. Na frente B2B, a empresa auxilia companhias de qualquer setor a potencializar seus negócios, seja com pontos para incentivar funcionários, fidelizar clientes ou vender mais. Saiba mais sobre a Livelo no site ou aplicativo da companhia.

 

Serviço

Tim Maia – Vale Tudo

Temporada: 16 de outubro a 21 de dezembro de 2025, de quinta-feira até domingo

Quinta e sexta-feira, 20h; sábado, 16h e 20h; e domingo, 15h e 19h

Local: Teatro Claro MAIS SP – Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04551-000

Capacidade: 801 lugares

Duração: 2h15 com intervalo

Classificação indicativa: 12 anos

 

Acessibilidade

Ar-condicionado

 

Ingressos

De R$22,50 a R$350,00

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

 

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Uhuu!  – com taxa de serviço

 

Bilheteria física – sem taxa de serviço

Teatro Claro MAIS SP (Shopping Vila Olímpia) 

De 2ª a sábado, das 10h às 22h

Domingos e feriados das 12h às 20h

Telefone: (11) 3448-5061

 

 

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Brunno Morais lança primeiras músicas do projeto Modo Resenha – Ao Vivo em Ribeirão Preto-SP

Publicado

em

O cantor sertanejo Brunno Morais acaba de disponibilizar, em seu novo canal no YouTube, as primeiras faixas do projeto “Modo Resenha – Ao Vivo em Ribeirão Preto-SP”. Gravado em clima intimista, o trabalho traz interpretações cheias de emoção e promete conquistar o público apaixonado pelo gênero.

Nesta estreia, Brunno apresenta os medleys dos sucessos: “Volta pra Mim / Um Degrau na Escada / Só Pensando em Você” e “Refém / Você Mudou / Só pro Meu Prazer”. O projeto também conta com participações especiais da agência Explosion Music, incluindo a dupla Augusto & Atílio, entre outros convidados que enriquecem ainda mais o repertório.

A estreia do novo canal de Brunno Morais no YouTube e o lançamento das duas músicas estão entre as primeiras novidades da nova fase da carreira do artista, que já soma mais de 20 anos de estrada.

Após se destacar na dupla Bruno & Gaspar com sucessos como “Meu Sorriso é Você” e “Posso Ficar Sem Você”, o sertanejo inicia agora sua trajetória solo. Natural do interior de São Paulo, ele apresenta o DVD Simplesmente Brunno, gravado em Delta (MG), marcando uma nova fase de liberdade criativa e expansão artística.

Confira aqui: https://www.youtube.com/@Brunno.cantor

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Juliana Lima encerra setembro com participação especial no programa “Viva a Vida” ao lado de Caju e Castanha e Roseli Fulaneto

Publicado

em

Cantora também deu um spoiler de sua parceria inédita com Frank Aguiar

A cantora Juliana Lima encerrou o mês de setembro em grande estilo com uma participação marcante no programa “Viva a Vida”, exibido pela Rede Vida. A atração, comandada por Dalcides Biscalquin, é reconhecida pelo espaço que oferece à música brasileira e ao talento de artistas consagrados e novos nomes, consolidando-se como um sucesso de audiência. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, com reprise aos domingos.

Na edição que contou com Juliana, a noite foi de celebração musical. Ao lado da dupla Caju e Castanha e da cantora Roseli Fulaneto, Juliana apresentou faixas de seu novo álbum “Filha do Vento”, além de interpretar sucessos consagrados da música brasileira, incluindo clássicos do sertanejo.

Entre as surpresas, Juliana deu um spoiler exclusivo sobre o lançamento de uma música inédita que gravou recentemente ao lado de Frank Aguiar. Ela interpretou “De Tardezinha”, deixando o público na expectativa para a novidade que chega nas plataformas a partir de novembro.

O programa também abriu espaço para o jovem e talentoso Guilherme Viola, que aos 12 anos mostrou disciplina, carisma e muito talento, conquistando a plateia e sendo apontado como um futuro violeiro de mão cheia.

A artista destacou a importância desse momento em sua trajetória. “Foi uma noite incrível e uma participação muito especial, que fechou setembro com chave de ouro. Sou muito grata ao Dalcides, à equipe do programa e a todos que nos acompanharam de casa”, disse Juliana.

O programa “Viva a Vida tem se firmado como um espaço de valorização da cultura e da diversidade musical, promovendo encontros que emocionam o público e reforçam a força da música brasileira na televisão.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.