Conecte-se conosco

Pautas Especiais

Você sabe o que é a síndrome do impostor?

Publicado

em

* Psicóloga Alessandra Augusto

 

Um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor. Algumas delas, segundo os autores do artigo, são fatores de personalidade como autoestima, estilo atribucional que é quando se atribui eventos da vida a uma causa, e neuroticismo, que é sentir emoções negativas diante de eventos comuns da vida.

 

Um estudo da KPMG mostra que 75% das executivas de todos os setores já experimentaram a síndrome do impostor em suas carreiras.

 

A síndrome é um conjunto de sinais e sintomas. Não se trata de uma doença nem de um transtorno. Chama- se de Impostor aquele que usa de falsidade, que se faz passar por outra pessoa, fingido e embusteiro que se aproveita da ignorância do outro.

 

A junção dos dois termos forma a síndrome do impostor, uma pessoa que não se sente merecedora de assumir aquele cargo que ocupa e que carrega uma sensação de ser um enganador, acredita não ser merecedora acerca de suas realizações pessoais e profissionais. Quando são reconhecidas ou elogiadas no meio profissional, não reconhecem seus talentos e tão pouco acham que são merecedoras de tais reconhecimentos. É uma forma de autossabotagem.

 

O fenômeno do impostor acomete homens e mulheres, porém é mais comum nas mulheres. Por não se sentir merecedor, o indivíduo vai se empenhar mais que os colegas, passando do seu horário de trabalho, evitando reuniões e mudando seu comportamento. Essa autossabotagem não acontece apenas no ambiente de trabalho.

 

Em relacionamentos, a pessoa não acredita na sua competência de estar com alguém. Ela coloca em dúvida se o outro a ama e se está no relacionamento porque quer. No caso de relações sociais e de amizade, tende a pensar que só tem amigos por interesse.

Reforço que qualquer pessoa pode desenvolver esta síndrome e em qualquer idade. Porém, é mais comum quando se está em uma posição em que se pode ser alvo de críticas e julgamentos do desempenho.

 

Principais sinais e sintomas da síndrome do impostor são necessidade de se esforçar demais, autossabotagem, adiar tarefas, além do medo de se expor. O tratamento é através de sessões de psicoterapia para ajudar o indivíduo a internalizar suas capacidades e competências. A pessoa precisa perceber que é capaz de ocupar o cargo que possui e com isso diminuir a sensação de ser uma fraude.

 

Indico que a pessoa faça atividades que aliviam o estresse e melhoram o autoconhecimento. Invista em momentos de lazer, yoga e meditação. E o principal, acredite no seu potencial e em suas habilidades. Você é merecedor do cargo que alcançou.

(*) Alessandra Augusto é formada em Psicologia, Palestrante, Pós-Graduada em Terapia Sistêmica e Pós-Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental e em Neuropsicopedagogia. É a autora do capítulo “Como um familiar ou amigo pode ajudar?” do livro “É possível sonhar. O Câncer não é maior que você”.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pautas Especiais

Saúde Mental no Trabalho

Publicado

em

Psicóloga Alessandra Augusto

 

Em meus atendimentos tenho notado cada vez mais pessoas chegando esgotadas, sem energia, com uma sensação de estar “no limite”. Muitas vezes, o diagnóstico rapidamente fica claro, síndrome de burnout. Esta condição, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é o esgotamento físico e mental causado pelo estresse crônico no ambiente de trabalho. Por vezes, é como se a pessoa estivesse vivendo em um ciclo sem fim de exaustão, falta de motivação e até mesmo sentimento de incapacidade.

 

Isso pode acontecer, pois o trabalho é onde passamos a maior parte dos nossos dias, buscando cumprir prazos, metas e expectativas, muitas vezes acima do que podemos oferecer. Vivemos em uma cultura que glorifica o excesso de atividades, em que ficar na empresa até tarde, abrir mão de fins de semana, responder e-mails fora do expediente pode parecer normal. Porém, o custo emocional é alto.

Ao não respeitarmos nossos limites, corremos o risco de transformarmos o prazer do trabalho em uma fonte de sofrimento. Sinais como insônia, irritabilidade, cansaço extremo e até dores físicas são alarmes que o corpo dá quando algo não está bem.

 

Busque auxílio psicológico para que você aprenda a lidar com o que está sentindo. O tratamento da síndrome de burnout é multidisciplinar e envolve psicoterapia, medicamentos, atividade física, alimentação saudável e apoio social e de familiares.

 

Na sociedade em que estamos vivendo se desconectar pode parecer difícil, mas é essencial para evitar o burnout. Por exemplo, planeje um tempo para você, pode ser um dia na praia, um piquenique no parque, ou até uma viagem curta. Respeite seu corpo e sua mente, e não tenha medo de dizer “não” quando ultrapassar seus limites. É um exercício de autocompaixão e autocuidado.

Lembre-se que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Tenha momentos de descanso, se não puder tirar férias, tente viajar ou fazer um passeio diferente durante o fim de semana. Faça pausas durante o dia para desacelerar a mente.

 

O equilíbrio é a chave para uma vida mais leve. Caso perceba que está negligenciando esse cuidado, procure ajuda. A saúde mental é o maior presente que você pode dar a si mesmo.

(*) Alessandra Augusto é Psicóloga, Palestrante, Pós-Graduada em Terapia Cognitiva Comportamental e Neuropsicopedagogia. Atualmente, é Mestranda em Psicologia Forense e Criminal e autora do capítulo “Como um familiar ou amigo pode ajudar?” no livro “É possível sonhar. O Câncer não é maior que você”.

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Gloria Groove agita o Carnaval de Recife e se prepara para se apresentar hoje em Brasília

Publicado

em

Artista desembarca na capital para um show eletrizante e segue com muito estilo na maratona de Carnaval

O Carnaval segue a todo vapor para Gloria Groove! Depois de arrastar multidões em São Luís (MA) e Recife (PE), a artista chega a Brasília (DF) neste domingo (2) para um show inesquecível, prometendo muita energia e os sucessos que marcaram sua carreira.

Em Recife, Gloria Groove brilhou como a Rainha de Copas, com um look deslumbrante inspirado na icônica personagem de “Alice no País das Maravilhas”, que trouxe uma aura de majestade e intensidade para o palco. Antes disso, no Maranhão, a artista causou impacto com um visual ousado e sexy, inspirado na coelhinha da Playboy, para dar início à sua jornada carnavalesca com muito glamour e atitude.

Além da agenda intensa, Gloria Groove celebra o sucesso de “Larica de Você”, sua parceria com o grupo Menos É Mais, que já ultrapassa 3 milhões de streams no Spotify e 400 mil visualizações no YouTube – e tem tudo para ser um dos grandes hits deste Carnaval!

E ainda tem mais! Nos dias 3 e 4, Gloria Groove aterrissa no Rio de Janeiro para comandar a folia na Cidade Maravilhosa. O encerramento do #CarnavalDaGG será em grande estilo, no Nosso Camarote, um dos espaços mais exclusivos e disputados da Sapucaí.

Fique ligado e não perca a chance de curtir Gloria Groove ao vivo!

Agenda de Carnaval de Gloria Groove:
02/03 – Brasília (DF)
03/03 – Rio de Janeiro (RJ)
04/03 – Nosso Camarote (RJ)

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Grandes Nomes do Empreendedorismo Brasileiro Revelam Seus Erros em Evento Exclusivo

Publicado

em

No dia próximo dia 29 de março, o Blue Tree Alphaville será palco de um evento inédito que promete transformar a maneira como empresários e profissionais encaram o fracasso no mundo dos negócios. Sob o tema “OS GRANDES ERROS”, um seleto grupo de gigantes do empreendedorismo brasileiro compartilhará suas experiências, desafios e aprendizados ao longo de suas trajetórias.

O evento, organizado pelos empresários Paulo Motta e Marcos Koenigkan reunirá nomes de peso, que são referências em suas áreas e lideram algumas das maiores empresas do país. Entre os palestrantes confirmados estão: Alfredo Soares -Fundador e Gestor na G4 Educação, Cris Arcangeli – Empreendedora serial e investidora do Shark Tank Brasil, João Appolinario – Fundador e CEO da Polishop, Richard Albanesi – CEO da The Led, Paulo Vieira – Master Coach e CEO da Febracis, Janguiê Diniz – Fundador da Ser Educacional, Thiago Rebello – CEO da RiHappy, Junior Borneli – CEO e Fundador da StartSe, John Rodgerson – CEO da Azul Linhas Aéreas e Carol Paiffer – CEO da Atom Educacional.

Com um formato dinâmico e interativo, o evento visa desmistificar o fracasso e mostrar como os erros podem se transformar em trampolins para o sucesso. O público terá a oportunidade única de aprender diretamente com esses líderes de mercado, entendendo os desafios que enfrentaram e as estratégias que adotaram para superá-los.

Os ingressos são limitados, e a procura já é grande. Para garantir sua participação e não perder essa oportunidade de aprendizado com os maiores nomes do empreendedorismo nacional, acesse: www.mercadoeopiniaoconference.com.br

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.