Conecte-se conosco

Informação

Visita guiada da mostra “Abelardo Zaluar: Rigor e Emoção” 27 de Agosto

Publicado

em

Visita guiada da mostra “Abelardo Zaluar: Rigor e Emoção”, com Denise Mattar, na galeria Arte132

Galeria Arte132 reúne obras de Abelardo Zaluar e oferece visita guiada com a curadora da mostra, Denise Mattar

 O artista fluminense ganha destaque em exposição individual, concebida em parceria com a Danielian Galeria de Arte 

 


Abelardo Zaluar, Sem título, vinil e grafite sobre eucatex, 48 x 58 cm, 1975  

Imagens em alta para a imprensa: https://flic.kr/s/aHBqjzZLHo

Em uma parceria inédita para o circuito cultural, pois transcende o aspecto comercial, a Arte132 apresenta, no piso superior da galeria, a exposição individual “Abelardo Zaluar: Rigor e Emoção”, realizada junto à Danielian Galeria de Arte (Gávea, RJ). Em cartaz de 13 de agosto a 24 de setembro, a mostra exibe a singularidade do artista fluminense, que abraçou o abstracionismo geométrico de forma muito particular, incorporando linhas do barroco à geometria, beirando a sensualidade. No sábado de 27 de agosto, às 11h30, acontece uma visita guiada com a curadora, Denise Mattar, no segundo piso da galeria, em meio às doze obras que compõem a exposição.

Apesar de sempre ter participado ativamente do meio cultural, Zaluar nunca se filiou a nenhuma corrente, tornando sua obra única. O conjunto de obras apresentadas nesta exposição – totalizando 12 quadros –, que integra o acervo próprio das duas galerias, evidencia o processo criativo de Zaluar e a hibridação de técnicas que marca sua trajetória, na qual sempre manteve intacta a presença do giz de cera, óleo, acrílica e colagem; sem hierarquizar qualquer um dos elementos.

“A originalidade da produção de Abelardo Zaluar é, ao mesmo tempo, a sua maior qualidade e o motivo do seu apagamento. Sem nenhum par, sua obra não se encaixa nas gavetas da crítica de arte até agora disponíveis  mas oferece ao espectador uma dupla fruição: uma mescla rara de rigor e emoção.”, comenta a curadora Denise Mattar.

A abstração trazia para os artistas uma completa libertação da figura e a independência do real, e era, de fato, uma mudança radical da forma de pensar a arte. Entre 1954 e 1960, Zaluar começa a se desligar da figura, geometrizando e simplificando as imagens, e faz isso em aquarela, óleo e desenho. Autor de uma obra geométrico-abstrata fora do padrão, o artista, desde os anos 1950, até seu falecimento, na década de 1980, mereceu o reconhecimento de alguns dos mais importantes críticos de arte do período, como Frederico Morais, Quirino Campofiorito, Roberto Pontual, entre outros. Entretanto, a partir do final dos anos 1990, a crítica brasileira passou a dar importância quase exclusiva aos integrantes dos grupos concreto e neoconcreto, relegando a segundo plano outros representantes do abstracionismo geométrico.

Na década de 1970, o artista fazia amplo uso da colagem, incorporando o “trompe l’oeil” (do francês, “engana o olho”, refere-se a uma técnica artística capaz de criar uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões) ao seu trabalho. Sempre manteve intacta a presença do grafite e do traço, como um lastro – mesmo em meio à progressiva irrupção da cor, como bem observa Frederico Morais, crítico e historiador de arte, em texto sobre a exposição de 1975. “Há momentos em que o quadro dá a impressão de inflar-se como que dobrado ao peso da cor. A linha insiste em não sair de cena. Se desaparece como grafismo ou traço, ressurge como barra ou friso, por vezes fazendo o papel de alavanca ou cunha em relação aos planos de cor. Outras vezes, é puramente virtual, surgindo da junção de dois planos-quadros, no ponto de articulação dos dípticos. Finalmente, se as curvas desaparecem de sua pintura atual, os planos como que se curvam, formando arcos ou cantos virtuais em arquiteturas ou cenários imaginários.”

 

Sobre Abelardo Zaluar

Pintor, desenhista, gravador e professor. Nasce em Niterói – RJ, em 1924; e falece em 1987, em um acidente de carro. Entre 1944 e 1948, frequenta as aulas da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro. Na mesma década, cria, com outros colegas, a Escolinha de Arte do Brasil, tornando-se diretor-técnico da instituição carioca. Em 1959, conquista o primeiro lugar em desenho do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, na Galeria de Artes das Folhas, em São Paulo. Em 1967, ganha prêmio aquisição no 4º Salão de Arte Moderna do Distrito Federal e menção honrosa na 1ª Bienal Ibero-Americana de Pintura, na Cidade do México, em 1978. Participa de diversas mostras coletivas entre 1959 e 1987, como a Bienal Internacional de São Paulo, o Panorama de Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e o Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM), no Rio de Janeiro, do qual recebe prêmio de viagem ao exterior em 1963. Em 1975 e 1979 expõe em retrospectivas no MAM/SP e no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), respectivamente. No ano seguinte apresenta trabalhos em ainda outra retrospectiva, desta vez no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Faz parte de comissões de seleção e premiação de salões, como o 7º Salão Nacional de Artes Plásticas, em 1984, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Nos anos 1980, recebe título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua obra figura, também, em acervos de instituições como o MNBA-RJ, MAM-SP, MAC-Niterói e MASP-SP.

 

Sobre a Galeria Arte132 

A Arte132 acredita que o legado artístico de um país e de um período não é constituído apenas por alguns nomes definidos pelo mercado, mas por todos os artistas que desenvolveram um entendimento do mundo e do homem em determinado momento. Dessa forma, expõe e dá suporte à mostras com o compromisso de apresentar arte relevante e de qualidade ao maior número de pessoas possível, colecionadores ou não. A casa (concebida pelo arquiteto Fernando Malheiros de Miranda, em 1972), para além de uma galeria de arte, é um lugar de encontros, diálogos e descobertas. A galeria Arte132 completa um ano de atividades em 16 de agosto de 2022; e, ao longo deste período, apresentou seis mostras de arte. Segue abaixo a retrospectiva de exposições 2021/2022:

 

  • “Alturas”, de Alex Flemming. De 16 de agosto e 16 de outubro de 2021, com curadoria de Angélica de Moraes.
  • “Entre Brasil e Japão, Paris”, de Helena e Riokai. De 08 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 , com curadoria de Madalena Cordaro e Michiko Okano.
  • “São Paulo, sua, nossa pauliceia desvairada”, de José De Quadros. De 22 de janeiro a 05 de março de 2022, com curadoria de Tereza de Arruda.
  • “Vários 22”. De 19 de março a 21 de maio de 2022, com curadoria de Lilia Schwarcz.
  • “Mulheres Artistas: nos salões e em toda parte”. De 04 de junho a 30 de julho de 2022, com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni.
  • Jewels by Brazil’s Burle Marx Brothers, dos irmãos Haroldo Roberto Burle Marx. De 04 de junho a 30 de julho de 2022, com texto crítico de Antonio Carlos Suster Abdalla.

 

Serviço

Abelardo Zaluar: Rigor e Emoção

Curadoria: Denise Mattar

Local das exposições: Galeria Arte132 – Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo – SP

Período expositivo: de 13 de agosto a 24 de setembro

Horários de visitação: de segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h

Entrada gratuita

https://arte132.com.br

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

FAICI 2024 confirma show da dupla Henrique & Juliano

Publicado

em

A aguardada atração surpresa foi revelada! A Comissão Organizadora da FAICI 2024 confirmou, nesta semana, a presença da dupla Henrique & Juliano na grade de shows da festa que acontece entre os dias 02 e 10 de agosto, em Indaiatuba. Os irmãos se apresentam na segunda semana do evento, dia 09 de agosto e prometem um show para ficar marcado na história.

Vale lembrar que a abertura da 35ª edição da festa, dia 02 de agosto, têm os shows de Bruno & Marrone e Léo & Raphael. No dia 03 de agosto, a Brasa Burguers apresenta os shows da cantora Simone Mendes, da dupla Guilherme & Benuto e do cantor Luan Pereira. Para encerrar o primeiro final de semana, no dia 04 de agosto, a FIAT Balilla traz o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira”, Ana Castela.

A segunda semana da FAICI começa no dia 08 de agosto. Neste dia, a Padaria Líder apresenta os shows de Luan Santana, Renan Teixeira e Nathan Alves. Dia 09 de agosto, Henrique & Juliano comandam a galera presente. E, para fechar o evento com chave de ouro, no dia 10 de agosto, o GoodBom Supermercados apresenta os shows de Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel.

LOJA FAICI
A FAICI 2024 conta com uma loja própria dentro do Shopping Jaraguá, em Indaiatuba. No espaço, o público pode adquirir todos os tipos de ingressos para a festa. Além dos ingressos, diversos itens personalizados da festa, como bonés, copos térmicos, calças e camisetas estarão disponíveis para venda.

A loja da FAICI está localizada próximo à entrada principal do shopping, pelo estacionamento. O espaço funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 18h.

INGRESSOS
Para garantir os ingressos, basta acessar a página da Fantickets. Já estão disponíveis ingressos para os camarotes Infinity Prime e Super Premium, para a Pista e também o Passaporte FAICI, que pela primeira vez está à venda pela internet.

O Passaporte FAICI dá acesso aos seis dias de evento no setor Pista por um preço muito especial. A compra pode ser feita pela internet em https://bio.link/faici2024 ou então pelo site www.faici.com.

CAMAROTES
O Super Premium tem visão privilegiada do palco principal, atendimento diferenciado, banheiros e serviço de bar exclusivos. O camarote garante acesso à Área VIP, espaço localizado entre palco e arena, para ficar bem pertinho do seu artista preferido.

O Infinity Prime é, simplesmente, a melhor experiência da FAICI. Por aqui, o sistema é all inclusive, com diversas opções gastronômicas à vontade. Entre as bebidas, basta escolher entre água, suco, refrigerante, gim, cerveja ou chope.

Ao comprar seu ingresso para o Infinity Prime, você garante sua camiseta, que é de uso obrigatório. A peça pode ser retirada dias antes da FAICI (pode deixar que avisaremos quando, onde e como) ou então customizá-la na entrada do camarote, onde haverá uma equipe especializada à sua disposição.

O Infinity Prime oferece também um espaço de beleza para que mulheres e homens possam dar aquele retoque final no look para curtir a FAICI 2024.

Quem aproveita a FAICI no camarote mais desejado ainda tem acesso à Área VIP, para assistir aos shows de pertinho, nesta experiência premium que é obrigatória.
Mas vale lembrar: é proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos no Infinity Prime, mesmo que acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

ESPORTE
As competições serão organizadas pela Liga Nacional de Rodeios e pela Ekip Rozeta. A PBR (Professional Bull Riders), empresa norte-americana que promove competições internacionais de Montaria em Touros vai marcar presença na segunda semana da FAICI. Valendo vaga para a final da Festa do Peão de Barretos, a etapa de Indaiatuba vai valer pela semifinal e promete reunir grandes competidores nacionais. A tradicional prova dos três tambores também é uma das atrações da festa.

PALCO CULTURAL
Depois do grande sucesso que foi o palco 360 graus instalado no meio da Praça de Alimentação da festa, ano passado, o “Palco Cultural” vai seguir nesta edição. Durante todos os dias da festa vários artistas da região estarão se apresentando levando alegria e boa música para o público. Vale lembrar, que em cada edição, a FAICI gera mais de dois mil empregos direto e indiretamente.

BANCO DE EMPREGO
Confirmando o compromisso e responsabilidade social com a população de Indaiatuba, a FAICI lançou o programa “Banco de Emprego” para moradores do município e região que queiram trabalhar durante o evento. Quem tiver interesse pode enviar o currículo no e-mail trabalheconosco@faici.com.

SHOWS
02/08 – Bruno & Marrone e Léo & Raphael
03/08 – Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Luan Pereira
04/08 – Ana Castela
08/08 – Luan Santana, Nathan Alves e Renan Teixeira
09/08 – Henrique & Juliano
10/08 – Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel

FAICI
Data: 02 a 10 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP.
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Continuar Lendo

Informação

VEM AI AS AUDIÇÃO PARA O MUSICAL MARTINHO DA VILA

Publicado

em

A CASA DE BAMBAS ESTÁ DE PORTAS ABERTAS para artistas com experiência em canto, dança – e que tenham samba no pé! 👣🥁

Depois do sucesso de Cartola, Dona Ivone Lara e Marrom, está chegando mais um grande musical em homenagem ao nosso rei: Martinho da Vila 🤴🏿, com texto e direção de Miguel Falabella, dramaturgia de Helena Theodoro e idealização de Jô Santana. 🎭

As inscrições da estarão abertas de 03 de MAIO à 03 de JUNHO, para artistas a partir de 18 anos, de TODAS AS ETNIAS. Já as audições PRESENCIAIS, irão ocorrer em SÃO PAULO no mês de JUNHO.

Nosso formulário já está disponível na bio do perfil @martinhoomusical
Com todas as regras. Não esqueça de enviar um vídeo cantando, dançando e sambando com até 1 minuto.

‘Martinho, Coração de Rei – O Musical’ é apresentado por @minc e @rede com co-patrocínio de @sabesp (parceria: @itaucultural @humanitas @pactoracial)

Continuar Lendo

Informação

Debora Muszkat inaugura a Experiência do Vidro

Publicado

em

 

 

PIONEIRA NA RECICLAGEM E REUSO DE VIDRO, DEBORA MUSZKAT REPRODUZ PARTE DE SEU ATELIÊ NA INSTALAÇÃO “EXPERIÊNCIA DO VIDRO” NA VICA POTA PIZZARIA E FORNERIA

Artista, que se divide entre São Paulo e Dinamarca, recebe o público na abertura, em 29 de abril

 

A multiartista Debora Muszkat, que se dedica à reciclagem do vidro como seu principal meio de expressão artística desde 1984, traz para a Vica Pota Pizzaria e Forneria, em Higienópolis, uma experiência imersiva que aproxima os visitantes a seus processos de produção e arte-educação: a Experiência do Vidro, em uma síntese de seu trabalho, que proporciona aos visitantes travar conhecimentos com esta matéria prima mágica que passeia por diversos estados desconhecidos para nós, como também interagir com eles e criar suas próprias peças.

Logo na entrada, uma nuvem de pássaros – a Onda da Vida –, criada em 2019 para uma exposição internacional a convite do grupo de artivistas Route, que vêm limpando as praias pelo mundo. A instalação, com 400 pássaros transparentes que iluminam o ambiente, faz uma analogia aos cacos de vidro recolhidos do mar e trazidos de volta à vida em forma de arte, pelas nossas mãos e consciência, já foi apresentada por Debora na Dinamarca e no Brasil, em paralelo, em diferentes lugares – MAC de Florianópolis, na comunidade de Paraisópolis e em seu Instituto Debora Muszkat, em São Paulo.

Foto: Debora Muszkat

Abaixo desta revoada, pássaros brasileiros feitos a partir de restos de espelhos (que não são recicláveis), doados pela companhia Divinal Vidros, e vidros, que, fundidos juntos, trazem à vida lindos pássaros dourados, que serão doados aos clientes na abertura, em 29 de abril, dia do Nhoque da Sorte, ou da Fortuna, reforçando a importância do reuso dos materiais como sinal de fortuna e futuro.

Além desta obra, vários outros produtos feitos com vidros, de variadas fontes, estarão espalhados em diversas formas pelo espaço, demonstrando a capacidade 100% recicladora da matéria vítrea, transformada em acessórios e peças de design de interiores, que estarão à venda.

A imersão no universo do upcycling de vidro desenvolvido pela artista em seus ateliês em São Paulo e na Dinamarca continua com uma “mesa apetitosa de materiais” , com mosaicos e todo tipo de embalagens, como frascos de esmaltes e perfumes, garrafas, vidro plano, transformando o lixo ambiental em arte. Entre os materiais disponíveis nesta mesa estão os pigmentos dourados e prateados extraídos de espelhos através de uma técnica exclusiva desenvolvida por Debora, na qual vem trabalhando há mais de 10 anos. O visitante pode ainda se inspirar e fazer uso destes materiais expostos para criar suas próprias peças. Em um monitor, serão exibidas imagens dos processos de transformação do vidro através do calor e do upcycling.

Debora vem espalhando esta técnica para criar um movimento de empreendedorismo em diversas comunidades, através de leis de incentivo como, neste caso, o ProAc. Com patrocínio da Owens Illinois e Nadir, montou durante a pandemia, em 2020, dois fornos na comunidade de Paraisópolis, onde formou 40 alunos, que desenvolveram suas obras. O resultado também faz parte desta Experiência do Vidro, com a exibição de obras que usam madeira reciclada como suporte, espelhos e outros elementos mágicos que passeiam por estados vítreos não conhecidos por nós e desenvolvidos por eles – obras também à venda, com renda revertida aos autores.

Debora chama esta produção de Reflexos do Inevitável, pelo fato das telas terem sido construídas a partir dos espelhos, doados, e, neste mosaico, nos vemos desconstruídos e juntos. O público se mistura com a obra, fazendo com que cada expectador tenha seu retrato através dela. “Eu dizia que a gente se via aos pedaços, misturados com nosso entorno e entre nós, formando um uno.”

A Vica Pota Pizzaria e Forneria, que está comemorando seu 28º aniversário, oferece mais de 50 sabores de pizzas com massa fina e crocante, assadas em dois tempos em seu forno a lenha, e opção entre massas tradicional, integral ou de arroz, que é ideal para os que tem restrições com glúten, além de entradas, massas, porções e saladas. Na abertura, em 29 de abril – com a presença da artista, antes de retornar à Dinamarca –, mantém a tradição e oferece em seu cardápio baseado na culinária italiana o Nhoque da Fortuna.

“A Vica Pota tradicionalmente apoia todo tipo de arte e agora nos sentimos felizes e honrados em receber e expor as obras dessa artista, reconhecida internacionalmente, que com seu dom demonstra a possibilidade de reutilização e reinvenção de matérias-primas, que na maioria das vezes são descartadas. A artista, além de elaborar suas criações dando vida e encanto às suas obras, ainda consegue desdobrar-se no apoio a ações sociais” afirma Francisco Salvalajo, o Chef Tomate, autor do convite à Debora.

Debora Muszkat é movida pelo compromisso de difundir e levar ao maior número de pessoas o upcycling do vidro na arte, no design e na arquitetura. Desenvolveu e coordenou diversos projetos de arte-educação para população de baixa renda, artistas de rua, jovens e idosos de abrigos, em parceria com diversas instituições, como a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2001 a 2008), Cidade Escola Aprendiz, Paço das Artes e Unibes Cultural. Coordenou durante 6 anos o projeto “Oficina do Vidro”, promovendo diversos eventos com públicos distintos. Também participou de mostras no MAC, no MAM, no Centro Cultural Banco do Brasil e na Pinacoteca do Estado. Teve uma instalação especialmente desenvolvida para o programa Metrópolis, da TV Cultura (2005), com jovens de abrigos e mulheres em tratamento de depressão.

“Empreender para muitos, transformando essa matéria prima descartada sem direção adequada no mundo todo, em forma de lixo cortante, em arte”, finaliza Debora.

Experiência do Vidro permanece por todo o mês de maio na Vica Pota, todos os dias da semana, a partir das 18h. Os horários de atuação do profissional ao vivo estarão disponíveis no perfil do Instagram da casa (@vicapotapizza).

 

Experiência do Vidro

Instalação de Debora Muszkat

De 29 de abril a 31 de maio, a partir das 18h – diariamente, inclusive às segundas-feiras

Vica Pota Pizzaria e Forneria

Rua Alagoas, 493

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.