MMV Importadora traz ao Brasil rótulos da Paso a Paso Wines, vinícola argentina que resgata tradição, vinhedos e uvas há tempos esquecidas por produtores argentinos
Gastronomia, cultura e identidade nacional são conceitos que caminham lado a lado. Quando pensamos na Argentina, é impossível dissociar a história da nação da longa jornada e tradição na produção de vinhos.
Foi esse resgate histórico que levou Norberto Páez e Sebastián Bisole, agrônomos e enólogos argentinos, a embarcarem na aventura de produzir seu próprio vinho resgatando métodos, tradições e, acreditem, uvas, que fizeram parte da constituição da Argentina como uma das referências mundiais na produção de vinhos.
Assim surgiu a vinícola Paso a Paso Wines, situada no famoso Vale do Uco, em Mendoza, que traz um conceito muito particular na produção dos seus vinhos, que agora chegam ao Brasil através de uma parceria com a MMV, importadora com sede em Curitiba (PR).
Os diferenciais começam pelos vinhedos. Páez e Bisole literalmente “caçam” vinhedos centenários e esquecidos em busca de uvas antigas, esquecidas e que no passado eram muito comuns nos vinhos da região. Em 2010, no início da Paso a Paso Wines, os proprietários descobriram em El Cepillo, San Carlos, um vinhedo de 72 anos com videiras da uva Bonarda, usada por camponeses no passado na produção de vinhos artesanais e caseiros. Foi o passo inicial e primeiro vinho produzido pela dupla de enólogos.
O nome Paso a Paso inclusive não é à toa. Além da garimpagem de vinícolas esquecidas, algumas centenárias, os processos de produção do vinho, desde a colheita das uvas, passando pela fermentação, envelhecimento e engarrafamento, remetem aos processos tradicionais usados no passado, na busca por um vinho totalmente orgânico e menos industrial. Por ano, a Paso a Paso não produz mais que 5 mil garrafas, o que torna cada garrafa um item muito especial.
Agora no Brasil
A Paso a Paso Wines chega ao Brasil através de uma parceria inédita e exclusiva com a MMV Importadora. Jonas Martins, também enólogo e diretor comercial da MMV, diz que o interesse pelos vinhos da Paso a Paso surgiu desde a primeira conversa com eles:
“São vinhos muito peculiares e especiais, exatamente o que procurávamos para o nosso portfólio, que tem o objetivo de trazer ao público brasileiro vinhos dessa qualidade”, ressalta Martins.
Uma das linhas trazidas pela MMV foi a Inmemorial Viñedo Ancestral, que remete às uvas “memoráveis” e chega com três blends diferentes. O Blend Blanco é um vinho branco composto por quatro uvas: a Criolla Grande e a Pedro Ximenes foram uvas trazidas pelos colonizadores espanhóis e “resgatadas” pela vinícola, a Moscatel Rosado, famosa pelos frisantes, e a Torrontés, uva que surgiu na natureza do cruzamento da Criolla e Moscatel. A combinação gera um vinho branco bastante refrescante e floral, com rusticidade, acidez elevada e boa persistência.
O Blend Rosé também é feito com as mesmas uvas do Blend Blanco, com o acréscimo da uva Bonarda, ignorada por muito tempo pelos produtores por ser considerada uma uva colonial. A Bonarda dá o aspecto rosé ao vinho, que tem aromas complexos por conta da variedade de uvas, sendo rústico em boca e com acidez marcante.
Ainda da linha Inmemorial, o Blend Tinto é composto pela famosa uva Malbec junto da Bonarda. O objetivo deste vinho é unir presente e passado, conferindo ao consagrado Malbec um toque de rusticidade que remete aos vinhos do passado na Argentina. É untuoso em boca, com alta acidez e final de boca longa.
Já a linha Barril por Barril vem em consonância com o nome da vinícola, Paso a Paso, para mostrar que todos os processos são bem trabalhados e pensados. Toda a linha é orgânica, não havendo produtos químicos na fermentação, além disso, as uvas vêm dos vinhedos “garimpados” por Norberto Páez e Sebastián Bisole. Também chegam em três rótulos diferentes.
O Barril por Barril Bonarda é composto 100% por esse tipo de uva e passa por nove meses de envelhecimento em barril de carvalho. De cor violácea, em boca é estruturado e encorpado, muito redondo, com leve amargor e rusticidade. O Gran Bonarda + Petit Verdot é produzido com um blend 80% – 20%, apresentando taninos bem domados, estrutura em boca e um final longo, com um leve toque de baunilha.
O Cabernet Franc, uva oriunda da França, tem pré-fermentação em ovos de concreto, como era feito antigamente na Argentina. Isso faz com que o gás carbônico circule naturalmente durante a fermentação e movimente o vinho, que fica sem contato com o ambiente externo. O frescor do aroma faz referência ao método, sendo longo, maduro, um vinho para guarda.
Segundo Jonas Martins, esses vinhos chegam com um ótimo preço ao mercado brasileiro, dada a extrema qualidade oriunda do cuidadoso processo de produção:
“Os vinhos Barril por Barril ficam na casa dos 200 reais a garrafa, mas facilmente competem com vinhos muito mais caros, tamanha a qualidade e valor agregado a esse produto tão especial”
Os vinhos da Paso a Paso Wines podem ser encontrados no Balbino e Martins Lojas e Bar de Vinhos, localizado na Avenida Iguaçu, ou pelo site da MMV Importadora, em: https://www.mmvinhos.shop/.
A estreia e a gravação do clipe serão realizados na Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo, o primeiro rodeio do ano, no sábado, dia 18
O universo musical acaba de ganhar uma parceria de peso que promete encantar e surpreender os fãs de sertanejo e música eletrônica. Zé Henrique & Gabriel, a talentosa DJ Anabzzi e a cantora Carol Villa uniram forças para o lançamento de “A Voz de Deus”, uma música que mistura o melhor dos dois mundos e traz uma letra profunda e tocante sobre fé, sinais da vida e a conexão com o divino.
Com apenas 18 anos, DJ Anabzzi tem conquistado o público por onde passa, especialmente no universo dos rodeios, onde é considerada a “DJ dos Rodeios”. Com seu talento único e a paixão por “música boa”, ela tem mostrado que vai muito além da eletrônica, abraçando e incorporando diferentes estilos em suas produções. Sua energia e presença de palco têm cativado uma legião de fãs, e agora ela traz essa força para a colaboração com Zé Henrique & Gabriel e Carol Villa.
“Participar dessa colaboração com Zé Henrique & Gabriel e Carol Villa é uma experiência muito especial. “A Voz de Deus’ é uma música que nos lembra o quanto é importante acreditar nos sinais e seguir o que o coração nos indica. Foi um privilégio a realização desse projeto. Estou super empolgada com o lançamento!”, compartilha Dj Anabzzi
A gravação de “A Voz de Deus” foi realizada no Vista Studio, em Jundiaí, com produção de Jefferson Alves, um renomado produtor musical conhecido por seu trabalho com artistas de peso. A música será lançada durante a gravação do clipe, que ocorrerá no sábado, dia 18, no show de Zé Henrique & Gabriel na tradicional Festa do Peão de Santa Cruz do Rio Pardo – o primeiro rodeio do Brasil do ano. Esse momento promete ser ainda mais especial para todos os envolvidos.
Zé Henrique & Gabriel compartilham sua empolgação com essa parceria única. “Pra nós é uma satisfação muito grande a realização desse projeto junto com duas incríveis e talentosas artistas, Carol Villa e Dj Anabzzi, unindo ritmos musicais diferentes e com um único objetivo: que a música “A Voz de Deus” seja um grande sucesso não só na cidade que vamos lançar e captar as imagens para o clipe, em Santa Cruz do Rio Pardo, mas para todo o Brasil. Vamos juntos gente, vamos pra cima que é sucesso!”
Carol Villa também celebra essa oportunidade: “É uma alegria imensa participar da gravação desse novo single ‘A Voz de Deus’. É uma música muito especial que une batidas contagiantes, tem uma melodia envolvente e uma letra que eu tenho certeza que vai tocar o coração de quem ouvir. É a primeira vez que eu tenho a honra e o prazer de trabalhar com a DJ Anabzzi, que tem uma energia incrível, surreal, e trouxe ainda mais força para essa canção com toda certeza. Mais uma vez divido o palco com a dupla Zé Henrique & Gabriel, que sempre foram grandes referências para mim na música e continuam me inspirando na minha trajetória. Tenho certeza que ‘A Voz de Deus’ vai se conectar com cada pessoa que ouvir, assim como nós todos já nos conectamos durante a nossa gravação.”
“A Voz de Deus” promete ser um sucesso nas plataformas digitais e também nas festas de rodeio e shows por todo o Brasil. Não deixe de conferir essa colaboração inédita que chega para marcar a temporada com uma mensagem de fé e esperança, sempre com a energia contagiante dos artistas que fazem dessa música um verdadeiro hino de conexão e transformação.
O cantor e compositor Fernando Pádua acaba de dar um importante passo em sua carreira ao assinar contrato com o renomado escritório OK Music, liderado pelo empresário Danilo Crespo. A empresa agora será responsável por alavancar ainda mais o trabalho de Fernando, que já vem conquistando espaço e reconhecimento no cenário musical.
Com um timbre único, carisma inconfundível e letras que conectam o público a histórias marcantes, Fernando Pádua se prepara para uma nova fase repleta de desafios e grandes oportunidades e começa o ano com este importante passo. “Estou muito animado para essa parceria com a OK Music. É um momento de renovação e amadurecimento na minha trajetória. Tenho certeza de que, juntos, vamos alcançar novos horizontes e levar minha música a cada vez mais pessoas”, celebra o artista.
A OK Music, por sua vez, enxerga em Fernando Pádua um talento promissor que representa a nova safra da música brasileira. “Fernando é um artista nato, com um potencial gigantesco para brilhar em diferentes palcos”, afirmou Danilo Crespo.
Recentemente, Fernando Pádua lançou “Gosto de culpa”, gravado em São Paulo, em 2024.
Gosto de culpa:
https://www.youtube.com/watch?v=o5KIj0ef71k .
Fiquem ligados nas redes sociais de Fernando Pádua e da OK Music para acompanhar as novidades dessa parceria.
Após o lançamento dos singles “REPETE” e “DOPAMINA”, a cantora e compositora BELLI lança o single e clipe de “DESASTRE NATURAL”. A faixa dá sequência ao lançamento do primeiro álbum solo – VERSOS – e vem acompanhada de mais 2 músicas: “FOGO” e “VIREI O JOGO”.
A romântica “DESASTRE NATURAL” fala de uma história de amor que passa por um momento turbulento e, apesar das lembranças dos bons momentos, ainda existe a dúvida se realmente chegou ao fim. A faixa chega acompanhada de uma super produção gravada em Los Angeles que já está disponível no canal oficial no YouTube. Assista aqui.
Em VERSOS, BELLI expressa de forma sensível e pessoal as emoções conflitantes que envolvem o fim de um relacionamento. Com participação ativa em todas as etapas do processo de produção – da composição das canções a mixagem – o álbum reflete seu amadurecimento como artista e apresenta um pop radiofônico com pitadas de trap, funk e R&B influenciado por grandes divas do pop nacional e internacional.
E as novidades não param por aí! Além do lançamento de mais faixas de VERSOS, no primeiro semestre de 2025 será lançada a música que BELLI gravou em parceria com Ne-Yo e MC Daniel, durante a passagem do astro internacional pelo país em setembro.
Sobre BELLI:
Natural de Florianópolis, BELLI iniciou seus estudos aos três anos de idade com aulas de jazz, hip hop, violão e canto.
Com produção de Arnaldo Saccomani gravou uma releitura de “Todo Mundo Deve Ser Mais Criança” para a trilha sonora da novela Chiquititas. Em 2016, lançou seu primeiro álbum, A Festa, que inclui as faixas “Certo e Errado” e “Dança do Canguru”, ambas da trilha sonora da novela Cúmplices de um Resgate. BELLI também gravou “Alguém lá no Céu” para a trilha sonora de As Aventuras de Poliana.
A partir de 2018, disponibilizou nas redes sociais novos vídeos com músicas originais e covers de hits internacionais de artistas que a influenciaram.
Em 2020 foi escolhida como protagonista do Musical K-Pop Dreams, cancelado devido à pandemia.
Após um 2023 de trabalho intenso, a cantora inaugura uma nova fase de sua carreira com o lançamento do primeiro álbum solo VERSOS.