Último segundo

Verônica Kimura lança Curso Online de Canto Popular

Publicado

em

Verônica Kimura lança Curso Online de Canto Popular baseado no Canto Afro-Brasileiro pela primeira vez no Brasil

O curso, que foi oferecido na Europa no começo do ano, agora estará disponível para os brasileiros que desejam exercitar a voz, usar o canto de forma profissional e conhecer mais sobre a cultura musical afro-brasileira. As inscrições já estão abertas e a primeira aula ao vivo acontece no dia 15 de setembro. No dia 13, segunda-feira, acontece uma aula aberta totalmente gratuita, para quem quiser conhecer o processo.

A cantora Verônica Kimura, mais de 30 anos de atividade na cena musical brasileira, cantando em bandas, bares, em parcerias diversas, tendo sempre o canto popular como base de sua carreira, lança, pela primeira vez, seu Curso Online de Canto Popular – Canto Afro-Brasileiro para o Brasil. O curso, que já foi oferecido para alunos da Europa, será realizado de forma totalmente virtual, com módulos ao vivo e aulas gravadas, técnicas vocais que serão apresentadas pela professora e que podem ser treinadas pelos alunos a qualquer momento. No dia 13 de setembro, segunda-feira, Verônica vai oferecer uma aula totalmente gratuita, via zoom, a partir das 19h, para quem quiser conhecer como funciona o processo de aprendizagem, para se inscrever, é só entrar no link que está no perfil da cantora, no Instagram. Quem se inscrever para o curso pago até o dia 13, terá 10% de desconto.

Os principais objetivos do curso são:

  • Introduzir os participantes às noções básicas do uso da voz na canção popular brasileira;
  • Apresentar, por meio da escuta orientada, pontos comuns que perpassam as nossas formas de cantar;
  • Proporcionar aos participantes a ampliação de elementos culturais que afetam as nossas formas de cantar.
  • Possibilitar aos participantes uma vivência musical motivadora, lúdica e culturalmente enriquecedora;
  • Promover um sarau ao final deste módulo, com a apresentação de cada um dos alunos participantes.

No total, serão 6 encontros, com início em 15 de setembro e final no dia 01 de outubro, com um sarau virtual e devolutiva aos alunos. O curso é formado por vídeos curtos diários com exercício, exemplos musicais e pequenas tarefas, e um grupo de acompanhamento e interação via Whatsapp, para elucidação de dúvidas e postagem de tarefas extras para ampliação do conteúdo.

Quem fizer parte do curso vai cantar, sim! As técnicas vocais também serão exercitadas em aulas ao vivo, bem como a escolha de repertório para o Sarau Virtual. Verônica explica: “o curso é feito para qualquer pessoa que deseje trabalhar a voz, independente do objetivo final, seja cantar mesmo, melhorar o uso da voz no trabalho ou mesmo como uma forma de exercitar a própria arte e a desenvoltura”.

Confira o conteúdo:

  • Técnico Vocal: respiração para o canto – acomodação de ar, apoio, controle da pressão aérea, coluna de ar; ressonância – tipos de ressonadores da voz, ressonância usada para o canto popular brasileiro (voz de peito e voz de máscara); projeção vocal – emissão de vogais e articulação de consoantes para o canto popular brasileiro.
  • Educação Musical: introdução à percepção musical; introdução à rítmica na canção brasileira; apreciação musical (escuta orientada).
  • Etnomusicologia: introdução aos elementos culturais e étnicos que forjaram a musicalidade brasileira e resultaram nas nossas formas de cantar; música e corporeidade.

Segundo a cantora, o objetivo é oferecer cursos de curta duração e com focos específicos, que possam ser feitos em sequência e que sejam complementares, para aprimorar a técnica doa alunos. Ou seja, vem novidade por aí!

Quem quiser, já pode se inscrever no LINK. Valor total do curso: R$250,00.

Link para o Instagram da Cantora: https://www.instagram.com/kimura_veronica/

Sobre Verônica Kimura

A cantora, que começou a carreira cantando na noite, em São Paulo, assim que o pai liberou, aos 18 anos, nunca mais parou de soltar a voz. Em bandas, bares e, depois, como professora de técnica vocal, Verônica Kimura construiu sua carreira como uma das precursoras do ensino de Canto Popular no Brasil, adaptando os exercícios do canto lírico para atender a um público que tem como objetivo cantar, profissionalmente, diversão ou até mesmo como uma terapia, as músicas populares e de seus cantores/compositores favoritos. Hoje residente em Florianópolis, Verônica participou de projetos especiais, como o Grupo Cambucá, no qual ficou por 6 anos, e o Polyphonia Khorus, um dos mais importantes da capital catarinense. Mestre em Música e Doutora em educação, criou, em 2013, o Espaço de Cultura Afro-brasileira Casa da Verônica para produção de eventos, cursos de música e eventos culturais relacionados à cultura afro-brasileira, projeto que perdurou até o início de 2020. Hoje, a cantora coloca nos seus cursos virtuais, que chegaram inclusive na Europa, a experiência da atuação nos principais redutos de Samba e o estudo da cultura afro-brasileira, entendendo a música como um veículo de militância política e sociocultural.

 

Mais informações: https://veronicakimura.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile