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TEATRO DO CONCRETO – Beckett no DF

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TEATRO DO CONCRETO COMEMORA 20 ANOS E LEVA TEXTOS DE SAMUEL BECKETT PARA
APRESENTAÇÕES POPULARES GRATUITAS

Premiado grupo de Brasília, que investiga diferentes possibilidades de composição da cena teatral,
propõe nova leitura de um dos autores de maior originalidade e profundidade do teatro mundial.

Projeto leva textos eruditos ao público das regiões administrativas do DF,
privilegiando o trabalho com a voz frente aos outros recursos teatrais.

O projeto “Atos de Leitura” compartilha os resultados de uma residência artística com o
renomado diretor Marcio Abreu, vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia 2023.

Apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de abril, no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia; e
6 e 7 de maio, no Complexo Cultural Samambaia.

Para a comemoração dos seus 20 anos de atividade, o Teatro do Concreto, premiado coletivo de Brasília, propõe um encontro inusitado com a prosa erudita de Samuel Beckett (1906-1989). O grupo, que investiga novas possibilidades de composição da cena teatral, apresenta trechos dos primeiros romances e peças de um dos autores de maior profundidade do teatro mundial. Para o ousado projeto, que privilegia a voz em detrimento da visualidade, o grupo convidou o diretor Marcio Abreu, integrante da Companhia Brasileira (PR) – vencedor este ano do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, os Atos de Leitura acontecem nos dias 22 e 23 de abril, no Teatro SESC Newton Rossi, de Ceilândia; e 6 e 7 de maio, no Complexo Cultural Samambaia. O projeto inclui também ações de acessibilidade: uma apresentação traduzida para libras e uma visita tátil de um grupo de deficientes visuais em cada cidade. As atrizes Gleide Firmino e Micheli Santini protagonizam as leituras. Todas as atividades são gratuitas.

Criado em 2003, o Teatro do Concreto já estreou nove espetáculos, recebendo diversos prêmios por seu trabalho de investigação da cena no espaço urbano, pela relação com as práticas da performance e pela busca por diferentes modos de engajar o espectador. Os Atos de Leitura são o resultado de um processo de pesquisa e residência artística com o aclamado diretor Márcio Abreu. “A ideia era buscar um teatro que passasse mais pela palavra do que pelos outros recursos de cena”, explica Glauber Coradesqui, integrante da equipe. Para o desafio, o grupo escolheu Beckett, um dos pais do “teatro do absurdo”, especificamente alguns de seus textos menos conhecidos. “Agora vamos propor essa experiência ao público de duas regiões administrativas do DF. Queremos articular a obra de um autor erudito, impenetrável, com o dia a dia das pessoas”, diz ele.

Segundo Glauber, no projeto, as atrizes foram instigadas a investigar a radicalidade da palavra como elemento de composição da cena. “Foi um universo de descobertas. Passamos a pensar novas formas de criar e enxergar o fazer de atriz desde um outro ponto de vista”, explica Gleide Firmino. “O teatro ao longo do século XX favoreceu muito a imagem, vivemos um século de um teatro multi-imagético. Essa é uma tentativa de escapar dos efeitos da encenação. Tentamos desconstruir tudo o que desse a ideia de algo muito encenado, muito montado”, diz ele. “Há ainda o aspecto político da obra de Beckett. A relação com a extinção – de línguas, de espécies, de discursos – e com o fracasso, a tristeza, a inação, com o deserto existencial que a obra dele apresenta faz parte do interesse do grupo”, conclui Glauber.

Para o diretor Márcio Abreu, “o projeto é antes de tudo uma investigação sobre como cada pessoa pode ler o mundo. A ideia não é de criação de uma peça de teatro ou de um espetáculo, mas sim de realizar um processo contínuo daquilo que nomeamos de “atos de leitura”. Queremos formar um arquivo com um conjunto diverso de performances nas quais a ação de ler textos, paisagens, objetos, acontecimentos e memórias ao longo do tempo vão compondo um arquivo sensível e plural que pode ser compartilhado com o público de diversas formas e em diversos espaços, físicos e virtuais”.

 

TEATRO DO CONCRETO

Fundado em 2003, é um grupo de Brasília que reúne artistas interessados em dialogar com a cidade e seus significados simbólico e real por meio da criação cênica. Assume, desde sua origem, a diversidade e a pesquisa como princípios de gestão e composição artística, mobilizando criadores de diversas regiões do Distrito Federal e aprofundando a interação com diferentes artistas e áreas do conhecimento. Suas criações se orientam pela perspectiva do processo colaborativo e se caracterizam, principalmente, pela elaboração de uma dramaturgia própria, pela radicalização no uso de depoimentos pessoais, pela investigação da cena no espaço urbano, pela relação com as práticas da performance e pela busca por diferentes modos de engajar o espectador.

Ao longo de sua trajetória, o grupo estreou nove espetáculos e intervenções cênicas, publicou três obras de referência no campo da pesquisa teatral e realizou diversos projetos de interação com a comunidade os quais extrapolam a dimensão dos palcos, consolidando-se como referência para o teatro de grupo na região Centro-Oeste. Ganhou projeção nacional com a circulação dos espetáculos “Diário do Maldito” (2006) – que recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango nas categorias Melhor Atriz e Melhor Cenografia – e “Entrepartidas” (2010) – que recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Dramaturgia, e integrou a curadoria do SESC Palco Giratório 2018. Em seu repertório atual estão “Festa de Inauguração” (2019) e “Se eu falo é porque você está aí” (2020).

Site: https://www.teatrodoconcreto.com.br/

 

MARCIO ABREU

Dramaturgo, encenador e ator. Criou e integra a Companhia Brasileira de Teatro. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos recentes estão Vida (2010), pelo qual recebeu os prêmios Troféu Gralha Azul de melhor texto e direção; Oxigênio (2010), de Ivan Viripaev; Isso te interessa? (2011), de Noëlle Renaude, que lhe rendeu, em 2012, os prêmios APCA e Bravo! de melhor espetáculo do ano, e Questão de Crítica de melhor direção; Esta Criança (2012), do francês Joël Pommerat, pelo qual recebeu o prêmio Shell de melhor direção; Nômades (2014); e Krum (2015), de Hanoch Levin, que lhe rendeu os prêmios Shell 2015, Cesgranrio 2015 e Questão de Crítica 2015 de melhor direção. Em 2012, escreveu uma versão de Os três porquinhos para a Comedie Française e foi coautor de A história do rock por Raphaelle Bouchard, com a Compagnie Jakart, com a qual também colaborou em Nus, ferozes e antropófagos. Foi nomeado pela Folha de S.Paulo como personalidade de teatro do ano, em 2012.

 

FICHA TÉCNICA

Compartilhamento das performances que integram o arquivo vivo do projeto de pesquisa Expedição Beckett.
Criação: Gleide Firmino e Micheli Santini
Orientação: Márcio Abreu e Glauber Coradesqui
Criação sonora: Felipe Storino
Direção técnica: Rodrigo Fischer
Programação visual: Gabriel Menezes / Molde
Fotografia: Thiago Sabino
Vídeo: Joy Ballard
Assessoria de imprensa: Júnia Azevedo – Escrita Comunicação
Assistente de produção: Deni Moreira
Produção executiva: Júnior Cecon
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal 

SERVIÇO

Teatro do Concreto – Atos de Leitura
Atrizes: Gleide Firmino e Micheli Santini
Entrada franca
Classificação etária: 12 anos
Site: https://www.teatrodoconcreto.com.br/
Insta: @teatrodoconcreto

Ceilândia
Dias: 22 e 23 de abril, sábado e domingo
Horários: 17h e 20h
Local: Teatro Sesc Newton Rossi
End.: QNN 27 Área Especial Lote B, Ceilândia Norte, Brasília – DF

Samambaia
Dias: 6 e 7 de maio, sábado e domingo
Horários: 16h e 19h
Local: Complexo Cultural Samambaia
End.: Quadra 301 – Conjunto 05 – Lote 01 – Samambaia – DF (próximo à agência dos Correios e à Agência do Trabalhador)

As apresentações do primeiro horário de sábado contam com recursos de acessibilidade: tradução em Libras e visita tátil guiada.

 

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Card ensina como montar um planejamento financeiro eficiente

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Empresa ensina como fazer um planejamento financeiro eficiente para vida pessoal e financeira

Um planejamento financeiro é a melhor forma de manter as finanças em ordem e construir uma melhor relação com o dinheiro. Mas aplicar esse planejamento pode ser um grande desafio para algumas pessoas que não estão acostumadas a organizar os seus gastos. Dessa forma, fazendo com elas desistam antes mesmo de começar a planejar.

Porém, o plano não precisa ser um bicho de sete cabeças, nem precisa causar muito estresse. Você pode ter uma boa organização e, em apenas alguns passos, conseguir controlar as finanças. Card explica a seguir:

Planejamento financeiro: o que é?

O planejamento das finanças tem como principal objetivo melhorar a saúde econômica, promovendo hábitos que trarão mais organização na hora de controlar os gastos.

“Provavelmente, você já deve ter esquecido de pagar alguma conta, ou esqueceu que não poderia contar com um certo valor no mês porque precisou pedir um adiantamento do salário. Bom, isso pode acontecer com qualquer um, afinal, não temos como guardar tudo de cabeça”, explica Emanuelle Souza, Diretora financeira da Card.

A especialista ainda ressalta que é por isso que não podemos contar com a nossa memória para garantir a nossa organização financeira. Temos muitas coisas na cabeça, desde problemas rotineiros, até compromissos de trabalho. Então, isso faz com que pequenos e até mesmo grandes gastos passem despercebidos. Dessa forma, fazendo com que no final do mês, a gente acabe perdendo as contas de tudo que gastou e precisa pagar.

No entanto, esses não são os únicos problemas que podem acontecer sem um planejamento de finanças. “Quando não sabemos o quanto temos disponível para pagar as nossas contas e ainda ter um pouco de lazer, podemos acabar perdendo a mão na hora de controlar as despesas”, lembra.

Descubra os seus lucros e gastos financeiros

Em primeiro lugar, é preciso descobrir o quanto você realmente ganha e o quanto gasta ao longo do mês. “Dessa forma, fica mais fácil descobrir se as contas estão batendo e você não está ficando no vermelho quando chega na metade do mês”, afirma.

Fazendo uma conta simples de soma e subtração é possível descobrir se a sua receita está cobrindo os seus gastos, ou seja, se o que você ganha é o suficiente para arcar com todas as suas despesas.

“Se depois de somar todos os seus ganhos e subtrair os gastos, você ainda tem um pouco de dinheiro sobrando na conta, quer dizer que está bem. Porém, se depois dos seus cálculos, o saldo ficar negativo, é hora de começar a se agitar para cortar algumas despesas extras”, alerta.

Faça os seus orçamentos

Depois de saber quanto gasta por mês, está na hora de fazer um orçamento com as suas contas fixas. “Algumas coisas você não pode simplesmente cortar da sua vida, mas outras é possível já saber e deixar marcado na sua planilha de gastos fixos e variáveis”, analisa.

“Por exemplo: contas da casa (água, luz, internet, condomínio etc.), educação, compras no mercado, transporte, combustível, entre outros. Se você conseguir recuperar os gastos dos últimos 3 meses, é possível tirar uma média do quanto você gasta”, avalia.

Assim, será possível prever o quanto terá que  deixar reservado mensalmente para esses gastos. “Dessa forma, evitando que você gaste mais do que pode no mês. Já que sabe precisa daquela quantia para cobrir todas as suas despesas e manter o seu saldo positivo”, diz.

Tenha metas atingíveis

Um dos problemas que temos quando não planejamos nossa vida financeira é que não conseguimos conquistar nossas metas. “De fato, se você não tem uma meta, gastará o seu dinheiro com coisas fúteis e desnecessárias, que só vão te satisfazer no momento”, conta.

Agora, se tem uma meta, por exemplo, comprar um carro, sabe o quanto precisa guardar para conseguir dar uma entrada, ou até mesmo pagar o valor do automóvel completo. Poderá até mesmo investir esse valor para fazer com que ele renda até o momento da compra.

Isso tudo só acontece se as suas metas estiverem claras e organizadas na sua planilha de gastos. “Lembre-se que o seu objetivo pode ser qualquer um: de curto a longo prazo. Mas é preciso ter controle financeiro e deixar que o seu dinheiro trabalhe por você”, conclui.

Foto: pexels/Cottonbro

Sobre a CARD

A CARD está há mais de 20 anos no mercado. Atua em parceria com diversas empresas de todo o País com a missão de proporcionar as melhores soluções de Telecom, pagamentos, recargas e outros serviços.

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Ele se inspirou na mãe e hoje é Chef de um respeitado restaurante no Rio

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Dia 13 de maio é o Dia Nacional do Chef de Cozinha

O Dia do Chef de Cozinha, celebrado em 13 de maio, é uma ocasião para reconhecer e valorizar a profissão que está intimamente ligada à evolução da culinária e das sociedades. Desde a descoberta do fogo até os banquetes reais da idade média e a contemporaneidade, os chefs desempenharam um papel importante na transformação da gastronomia em uma forma de arte.

A profissão de chef de cozinha tem uma longa história, que se inicia nos primórdios da humanidade, quando a utilização do fogo permitiu a preparação de alimentos e deu origem aos primeiros cozinheiros da história. Com o progresso da agricultura e da pecuária, a variedade de alimentos aumentou significativamente, resultando na criação de banquetes nas sociedades antigas, nos quais os alimentos representavam status e riqueza.

Já na idade média, os chefs ganharam destaque nas cortes reais europeias, sendo responsáveis por impressionar os nobres e, ao longo dos séculos, a profissão continuou a evoluir, especialmente com a descoberta de novas especiarias e o desenvolvimento de técnicas culinárias mais refinadas.

Atualmente, o chef de cozinha é muito mais do que alguém que simplesmente prepara refeições. Ele é um artista, criando experiências gastronômicas que buscam encantar os clientes desde a escolha do menu até a última garfada. A gastronomia hoje é uma forma de expressão cultural e social, os chefs são os seus principais protagonistas, capazes de transformar ingredientes simples em verdadeiras obras de arte culinária.

Minha história na gastronomia começou lá atrás, acompanhando minha mãe na cozinha e observando-a fazer a comida do dia-a-dia, focando nos detalhes. Com ela, me descobri”, conta André Galdino, Chef do restaurante Dom Rio, na Barra da Tijuca. “Depois dessa ‘brincadeira’ na cozinha de casa, já segui procurando emprego em restaurantes, para ter experiência. Foi quando descobri que precisava de ‘um algo mais”, conta o Galdino.

Com esse pensamento em mente, o Chef resolveu fazer o curso de Gastronomia no final de 2022. “Eu precisava das técnicas, me profissionalizar por completo. A partir daí, foi só sucesso e hoje estou à frente de um grande restaurante”, completa. “Ainda faço questão de contratar pessoal formado no mesmo lugar onde me formei, pois confio nas técnicas e sei que estarei bem assistido”, finaliza Galdino.

Relatório “Reflexo da Pandemia nos Foodservices”, divulgado pela consultoria Melius no início desse ano afirma que o setor de foodservice, empregou mais 6,1 milhões de pessoas no Brasil entre janeiro e setembro de 2023, crescendo 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “Empregos nesse setor não faltam, mas há de se ter uma boa formação profissional para conquistar os melhores salários”, conta Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, maior rede de franquias especializada em cursos na área de gastronomia do Brasil.

Ser Chef tem sim a ver com talento e dedicação, mas como em qualquer outro setor profissional, quanto melhor a formação, mais altas são as chances de crescer e faturar. A ideia do Instituto Gourmet é exatamente essa: capacitar e lapidar talentos que, como Galdino, trazem a gastronomia nas veias”, afirma Glaucio.

Sobre Instituto Gourmet

Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

 

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A Galeria Saphira & Ventura (NY) apresenta a exposição ‘Solo Internacional de Lila Hamdan’, com curadoria de Alcinda Saphira, trazendo uma retrospectiva de sua carreira e técnicas.

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Sempre na busca incessante pelo novo, a multifacetada artista busca provocar reações e diferentes descobertas no observador

 

A Galeria Saphira & Ventura (NY) apresenta a exposição ‘Solo Internacional de Lila Hamdan’, com o apoio da Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (NYICAS) e curadoria de Alcinda Saphira, trazendo uma retrospectiva de sua carreira e das diversas técnicas utilizadas.

O objetivo é provocar a reação do público com a sua obra, as descobertas e as diferentes sensações que ela provoca em cada um, por isso o seu forte é a busca incessante pelo novo em seu trabalho. Para ela, o mais interessante é ter o olhar do público sem nada definido. Na sua busca estética de interpretar as suas ideias através de pinturas e esculturas, a artista multidisciplinar Lila Hamdan alcançou uma distinção digna da sua visão artística.

No que diz respeito à pintura, Lila Hamdan passou a se dedicar, em tempo integral, a partir de 2008, explorando temas variados e assumiu diferentes influências. Pintora e escultora de características únicas, tem um trabalho que se assemelha ao expressionismo, movimento artístico pessoal e intuitivo onde predomina a visão interior do artista e a liberdade de expressão tem precedência.


“Não quero que ninguém que observe minha arte venha com uma concepção, um título ou enquadre-a em um estilo”, observa a artista. “Gosto do indefinido, da descoberta, e nas minhas obras procuro buscar formas variadas de expressão, mantendo até uma certa unidade plástica”.

Desde o seu lançamento no mundo da arte, Lila Hamdan teve a oportunidade de expor em Helsinque, Miami, Rio de Janeiro, Paris e Nova Iorque. Suas criações em acrílico sobre tela, além de esculturas em bronze e resina, são resultado de um trabalho contínuo de investigação artística. Em suas Dimensões, Hamdan apresenta o mundo como um espelho, onde planos de “luz e não-luz” trazem uma assinatura forte, citando o humano na perspectiva filosófica de que nossas atitudes não são um ser, mas um devir eterno, infinitamente, fora e dentro de nossa existência.

Na Saphira & Ventura, a missão primordial é estabelecer um novo padrão nos domínios da Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade, inspirado na “Excelência”. O objetivo é incorporar a essência da vida refinada, globalmente. Através das suas criações e eventos, procura unir uma tendência atemporal com o espírito inovador, despertando a imaginação e a admiração, ao mesmo tempo em que honra o patrimônio cultural. A arte não é apenas arte, mas um reflexo da vida na sociedade atual, incorporando qualidade e essência.


RSVP: Info@artsvgallery.com
Curadoria: Alcinda Saphira
Produção: Liz Carvalho/Albert Valente
Apoio: Sociedade Internacional de Arte Contemporânea de Nova York (NYICAS)
Design: Camila Crivelenti
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Inauguração no dia 08 de maio às 18h
Visitação: até 17 de maio de 2024
Local: Saphira & Ventura Gallery
4 W 43rd St. #416, New York, NY

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