Cultura

“Som na Estrada” levou oficinas e shows virtuais para seis municípios do estado de São Paulo

Publicado

em

Quatro programas musicais produzidos para o projeto serão disponibilizados para o público em geral

O projeto Som na Estrada tem a missão de sensibilizar o público para a apreciação e prática musical por meio de atividades de excelência artística, como oficinas e shows. A programação é criada para atender crianças, adolescentes e jovens, alunas e alunos da rede pública de ensino, além de educadores e educadoras (que trabalham com o público indicado) e todas as ações são gratuitas. 

Atendendo aos protocolos de segurança diante da situação pandêmica, o projeto itinerante foi realizado de modo 100% digital em 2021 cumprindo, assim, a meta de levar música de qualidade para pequenos municípios do estado. Os shows, realizados especialmente para o projeto, irão ao ar para o público em geral em quatro programas: no dia 21 de abril, com o grupo Barbatuques; dia 23, com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró; dia 28, com o Duo Badulaque; e dia 30, com a Banda Entalpia. Todos às 14h, no Facebook da Sustenidos, com apresentação da cantora Carmem Costa. 

Som na Estrada Digital 2021 contou com a parceria de secretarias de educação e escolas públicas dos municípios de Canas, Cunha, São José do Barreiro, Lagoinha, Buri e Eldorado.

 “O projeto oferece para pequenos municípios, preferencialmente aqueles que não têm polos do Guri, contato com espetáculos musicais de excelência e oficinas de musicalização com profissionais renomados. Promove a sensibilização e o estímulo à escuta musical diversificada e a sua prática ”, disse Deborah Lobo, gestora de Projetos Especiais. “Além de fomentar a prática e a apreciação musical em crianças e jovens, esperamos abrir novos horizontes com essa troca, contribuindo assim, para uma ampliação da consciência de cidadania e de responsabilidade social”, completou a gestora. 

Som na Estrada é realizado  pela  Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora de outros programas, como MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange, Imagine Brazil e Ethno Brazil, além do Projeto Guri – maior programa sociocultural do Brasil, gerido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O projeto foi patrocinado por Supermercados TausteSkyGlovis e Supermercados Rondon, por meio da Lei de Incentivo do Estado de São Paulo – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Shows para crianças, jovens e toda comunidade escolar: 

Todas as instituições de ensino participantes do projeto receberam, além das oficinas de musicalização, quatro shows especialmente produzidos para a difusão na comunidade escolar. Os vídeos têm 60 minutos cada, com classificação indicativa livre. 

Dois shows foram realizados pelo grupo Barbatuques e duo Badulaque, que também realizaram oficinas para os docentes, para que os educadores pudessem vivenciar, de modo prático, os temas apresentados, ampliando as conexões e as possibilidades lúdicas das atividades que desenvolverão junto a seus alunos e alunas.

E dois shows voltados para o público jovem (não é classificação indicativa, todos os quatro shows são livres). Um deles com a Banda Entalpia, ganhadora do Festival Imagine Brasil 2018; e o outro com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró revelação no cenário da música paulistana contemporânea. A banda e o artista são participantes do Imagine Brazil, evento realizado desde 2015 pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Primeira edição do Som na Estrada

A primeira edição do Som na Estrada ocorreu em 2018, com o título Guri na Estrada. O projeto percorreu seis municípios – cinco paulistas e um mineiro – entre 24 de setembro e 5 de outubro. A ação teve patrocínio da empresa de energia AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura. As oficinas musicais gratuitas foram realizadas pelos profissionais Renata Facury e Daniel Ayres, e as apresentações musicais foram realizadas por 06 diferentes grupos de alunos do Projeto Guri de polos próximos às cidades parceiras. Participaram das atividades formativas 504 alunos e alunas das redes municipais de ensino. Outras 1.290 pessoas das comunidades locais assistiram às apresentações musicais gratuitas. 

Serviço: apresentações do Som na Estrada para o público em geralDia 21 de abril, com o grupo Barbatuques;
Dia 23, com Rodrigo Ciampi e Trio de Forró;
Dia 28, com o Duo Badulaque;
Dia 30, com a Banda Entalpia.
Todos às 14h, no Facebook da Sustenidos, com apresentação da cantora Carmem Costa. 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto GuriSom na EstradaMusicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; e pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile