Fique por dentro

SescTV: estreia dia 15 de junho a nova temporada da série Super Libris, que revela o universo da leitura e da literatura

Publicado

em

SescTV: estreia dia 15 de junho a nova temporada da série Super Libris, que revela o universo da leitura e da literatura

No mesmo dia, o SescTV realiza o evento de lançamento de Super Libris no Sesc Campo Limpo; a terceira traz entrevistas de personalidades da literatura brasileira, como Maurício de Souza, Arnaldo Antunes, Dráuzio Varella e Sérgio Vaz

Veja o teaser aqui

No dia 15 de junhoquintaàs 19h, o SescTV realiza o evento de lançamento da 3ª temporada da série Super Libris, dirigida por José Roberto Torero, escritor, cineasta, roteirista e jornalista brasileiro. O Sesc Campo Limpo é o local escolhido para receber o Super Libris e os Movimentos Literários da Periferia, bate-papo que contará com a presença do poeta Sérgio Vaz e da atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva. A mediação fica por conta de André Dias, gerente adjunto da gerência de estudos e programas sociais do Sesc São Paulo. O Sesc Campo Limpo está localizado na Rua Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo -SP, e o evento é gratuito e aberto ao público.

Na mesma data, 15 de junho, o SescTV também exibirá em seu canal, às 19h30, o episódio da série – Saraus literários: a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis, e disponibilizará todos os episódios da série sob demanda em sesctv.org.br/superlibris.

A nova temporada é composta por 21 episódios e reúne nomes consagrados da literatura brasileira, como Maurício de Souza, Arnaldo Antunes, Dráuzio Varella, Laerte, Amara Moira, Paulo Scott, Sérgio Vaz, Roberta Estrela D’Alva, entre outros.    

A produção, que teve sua primeira temporada lançada em 2015, deflagra o universo da leitura e da literatura por meio de entrevistas com autores brasileiros e profissionais da área. Apresenta temas como os caminhos da criação do livro, técnicas, estilos literários, críticas, influências, referências de escritores novos e consagrados.

 

Os episódios trazem, respectivamente, as seguintes temáticas: Saraus literários: a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis; Slam – Duelo de versosLivros que não são livrosImpróprio para menoresRomances e desromancesO novo velho cordelA literatura juvenil está ficando adultaO politicamente correto na Literatura Infantil; Literatura, gênero e transgêneroQuadrinho não é coisa (só) para crianças; Por que as crianças gostam de sentir medo?Poesia, essa inútil essencial; Onde estão os negros na literatura brasileiraLiteratura e EspiritualidadeDistopia – O futuro do presente passado a limpoAs autobiografias também mentemA Vida, a Morte e Médicos EscritoresA Personagem Feminina na Literatura ContemporâneaA Literatura como missãoA escrita como terapia.

 

Sobre os participantes:   

                                                                               

Roberta Estrela D’Alva 

A atriz-MC, diretora, curadora, pesquisadora e slammer, Roberta Estrela D’Alva é Bacharel em Artes Cênicas pela ECA-USP e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip-Hop do Brasil) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro, que desenvolve ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas acerca do racismo na sociedade brasileira.       

                                                                                                                      

Sérgio Vaz

Poeta da periferia, Sérgio Vaz mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e, além de escrever, é agitador cultural nas periferias do Brasil. É um dos criadores do Sarau da Cooperifa — movimento que transformou o Bar do Zé Batidão, localizado no Jardim Guarujá, periferia da zona sul de São Paulo, em um centro cultural. O projeto também promove o encontro de leitores e escritores, além de divulgar a poesia nas escolas. O movimento influenciou e deu origem a quase 50 saraus, além da publicação independente de mais de 100 livros.

André Dias

Gerente adjunto da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, curador da APBRA (Associação Portugal Brasil 200 Anos), ativista da Anistia Internacional Brasil e autor da biografia ilustrada infantojuvenil “Barreto, Lima Barreto”.

 

Sobre o diretor de Super Libris 

José Roberto Torero nasceu em Santos, em 1963, cursou Letras (português e espanhol), Jornalismo e Cinema na USP, publicou 60 livros, é autor de roteiros de longa-metragem e programas de TV. Trabalhou como roteirista em vários projetos, entre eles, Memórias Póstumas, Pelé Eterno, O Contador de Histórias e Pequeno Dicionário Amoroso. 

                   

Serviço:

Lançamento da Série Super Libris com José Roberto Torero

Evento aberto ao público, com acesso gratuito

Data e horário: 15/06/2023, às 19h.

Local: Sesc Campo Limpo (R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo/SP)

Convidados: Sérgio Vaz (poeta) e Roberta Estrela D’Alva (atriz e poeta). Mediação: André Dias – gerente adjunto da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

 

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no Facebook: facebook.com/sesctv

No Instagram: @sesctv

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile