Entretenimento

SECRETARIA DE CULTURA DE SÃO PAULO E FATO PRODUÇÕES REALIZAM SHOW GRATUITO DIA 25 DE JULHO NO THEATRO MUNICIPAL

Publicado

em

PARA MARCAR O DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA

show Samba das Moças, com três cantoras da nova geração do samba, presta um tributo ao samba numa perspectiva feminina e homenageia três grandes ícones da nossa música: Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione, no dia 25 de Julho, segunda feira, às 20h, no Theatro Municipal com entrada gratuita.

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Dia de Tereza de Benguela, no Brasil, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Fato Produções Artísticas, realizará o show Samba das Moças, no principal palco da cidade, o Theatro Municipal de São Paulo, onde receberá  as cantoras Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula, três cantoras negras da nova geração. O espetáculo cênico-musical prestará um tributo ao samba, trazendo canções dos repertórios de três grandes nomes deste estilo musical: Dona Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione.

Samba das Moças terá apresentação da atriz Adriana Lessa e participação das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran (Deise Santos), Leilane Teles e Safira Sacramento, coreografadas por Rafael Machado, em um número que trará a força de Tereza de Benguela, Rainha do Quilombo do Quariterê, em Mato Grosso, no século XVIII – que comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas – e o poder de Tia Ciata, baiana do recôncavo, mão-de-santo de prestígio entre todos, até a presidência da República da época, que ajudou a criar, entre o fim do século XIX e o começo do XX, o que se chamou Pequena África, no centro do Rio de Janeiro, importante quilombo urbano, lugar onde o samba carioca pôde se firmar e desenvolver – duas grandes mulheres negras que revolucionaram a história da cultura brasileira. O espetáculo tem direção geral e encenação de Iléa Ferraz e Jô Santana. A produção é da Fato Produções Artísticas, com direção de produção por Marcia Uchôa.

O show será dividido em quatro blocos, abordando temas específicos: Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho. Será permeado por poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo, apresentados por Adriana Lessa entre os blocos.

Grazzi Brasil é cantora profissional desde os 13 anos, já foi intérprete oficial de algumas escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, participou de dois dos principais reality shows de música no Brasil e já fez turnês pelo Japão e Portugal. Gabby Moura começou sua trajetória em 1999, no grupo feminino Samba de Batom, depois cantou por 9 anos com o Grupo Molejo, passou uma temporada morando e cantando na China, em 2013 foi vice-campeã do programa The Voice Brasil e recentemente dividiu o palco com Alcione em seu show “Eu Sou a Marrom”. Bruna de Paula também participou dos principais realities musicais, chamando muita atenção em 2019, por sua apresentação inicial no The Voice Brasil e tem alguns singles lançados com muito sucesso de recepção nas principais plataformas de música, uma delas com mais de 1 milhão de plays no Spotify. Adriana Lessa, que apresentará o evento, é uma atriz experiente e premiada, em teatro, TV e cinema, com mais de 35 anos de carreira, que já apresentou programas de TV na MTV, Rede Bandeirantes e Rede TV!. Iléa Ferraz foi a primeira atriz negra indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz de Teatro, em 2003 e tem se dedicado também à dramaturgia e à direção, tanto no teatro como no audiovisual. Jô Santana é ator e produtor com mais de 30 anos de carreira e é idealizador da Trilogia do Samba, que já realizou musicais em homenagem a Cartola e Dona Ivone Lara e em 2022 estreia o espetáculo “Marrom, o Musical”, marcando os 50 anos de carreira de Alcione; e também idealizou as Oficinas de Teatro Musical Negro, já realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Márcia Uchôa já atuou em coordenações e assessorias no Ministério da Cultura e numa diretoria da Fundação Cultural Palmares, atualmente trabalhando principalmente no terceiro setor com projetos socioculturais e econômicos voltados para comunidades tradicionais.

 

Serviço:

Evento: Samba das Moças
Data: 25 de Julho de 2022, às 20h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Entrada: Gratuito
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Produção: Fato Produções Artísticas
Direção de Produção: Marcia Uchôa
Direção Geral e Encenação: Iléa Ferraz e Jô Santana
Apresentação: Adriana Lessa
Cantoras: Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula
Bailarinas: Ágata Matos, Preta Kiran (Deise Santos), Leilane Teles e Safira Sacramento
Coreógrafo: Rafael Machado
Figurino: Mônica Anjos
Músicos: Marcia Guimarães (cavaquinho), Bruno Vieira (violão 7 cordas), Jéssica Souza e Simone Gonçalves (percussão)
Classificação Indicativa: 12 anos

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile