Conecte-se conosco

Top +

Samba das Minas | As mulheres no samba

Publicado

em


O nascimento do samba está cercado de mitos. Havia (e ainda há) o Estácio de Ismael dizendo que o samba era seu, como cantaria Monarco em “Passado de Glória”, música da velha-guarda da Portela que foi posteriormente gravada por Paulinho da Viola no seu disco A Dança da Solidão (1972). Há também quem defenda que o ritmo teria nascido nos terreiros de candomblé da Bahia e sido levado para o Rio de Janeiro pela diáspora baiana para a então capital federal no final do século XIX. As mulheres tiveram um papel fundamental neste processo: eram as tias baianas, na maioria das vezes, as responsáveis por organizar eventos tanto de cunho afro-religioso quanto festivo em suas casas nos morros cariocas, desempenhando a função de agitadoras da cultura negra na época.


Uma das tias mais famosas foi Hilária Batista de Almeida (fotos), mais conhecida como Tia Ciata. Baiana de Santo Amaro da Purificação, mesma cidade natal do clã Veloso, Tia Ciata migrou para o Rio de Janeiro em 1876, aos 22 anos. Tornou-se um símbolo de resistência negra por abrir as portas de sua casa, na Praça Onze, para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei. A história é controversa, mas uma das versões é de que “Pelo Telefone”, o primeiro samba a ser gravado no Brasil, foi concebido de maneira coletiva no quintal de Ciata.

Apesar de fundamentais para a estruturação do samba, a participação das mulheres ficou por muito tempo restrita a funções como organização das rodas e a preparação da comida. O papel criativo, de composição de letras e melodias a execução de instrumentos, era exercido majoritariamente por homens. Em consequência, o discurso presente nas letras de clássicos do samba retratavam figuras femininas a partir da ótica masculina: ou elas eram musas hiper-sexualizadas, como em “Requebro da Mulata”, música de Ataulfo Alves que foi posteriormente regravada por Itamar Assumpção em 1996 (Esse gostoso requebrado da mulata/ Tira o sossego de qualquer um cidadão/ Esse jeitinho que ela tem é que me mata/ Não há quem possa resistir à tentação); ou eram veneradas, se submissas, como em “Ai! Que Saudade da Amélia”, outro clássico de Ataulfo Alves com letra de Mário Lago que foi regravada até por Roberto Carlos; ou eram tidas como seres maus e traiçoeiros quando traíam ou não correspondiam ao amor dos sambistas, como em “Piranha”, de Bezerra da Silva (Eu só sei que a mulher é igual a cobra/Tem veneno de peçonha/Deixa o rico na miséria/E o pobre sem vergonha).

Ivone Lara, Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Elza Soares em programa de TV (1983) | imagem: acervo da família
Também em “Piranha”, Bezerra da Silva ainda sugere castigo para mulheres adúlteras: “Eu só sei que a mulher que engana o homem/ Merece ser presa na colônia/ Orelha cortada, cabeça raspada/ Carregando pedra pra tomar vergonha”. Letras que traziam situações de violência doméstica eram comuns, reflexo de uma sociedade ainda mais machista do que a atual na qual bater em mulher era uma prática normatizada e aceitável em qualquer classe socioeconômica. Em “Comprimido” (1973), Paulinho da Viola introduz a canção, cantando sobre a briga de um casal: “Deixou a marca dos dentes/ Dela no braço/ Pra depois mostrar pro delegado/ Se acaso ela for se queixar/ Da surra que levou/ Por causa de um ciúme incontrolado”. No decorrer da música, aparece o trecho “Seu delegado ouviu e dispensou/ Ninguém pode julgar coisas de amor”, que reflete como a agressão às mulheres era um assunto de foro íntimo que dizia respeito apenas ao casal.

Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus | Imagem: acervo da família
Foi só com o passar dos anos, aos poucos, que as mulheres conseguiram espaço como compositoras e passaram a cantar sambas a partir do viés feminino. Quem abriu alas foi Dona Ivone Lara, a grande Dama do Samba. Foi a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores da Império Serrano, em 1965, até então restrita a homens. Suas obras foram gravadas por artistas como Maria Bethânia — inclusive, o sucesso “Sonho Meu”, com participação lado de Gal Costa em 1978 –, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, entres outros. O espetáculo musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso (SP) até 20 de outubro, explora as várias nuances da biografia da compositora carioca. Depois e por causa de Ivone, vieram nomes como Jovelina Pérola Negra, Carmelita Brasil e Leci Brandão.

Gisa Nogueira, Dona Ivone Lara e Leci Brandão: compositoras de samba no Projeto Pixinguinha de 1980


 
Dona Ivone Lara com Maria Bethânia e Gal Costa | Imagem: acervo da família
Apesar de terem sido por muito tempo excluídas ou escanteadas do processo de composição dos sambas, o gênero consagrou intérpretes femininas icônicas da tradição cancioneira nacional, como Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Clara Nunes, Dorina, Elza Soares e Elis Regina. Hoje em dia, a nova geração de vozes que defendem o lugar das mulheres no samba são Mariene de Castro, Fabiana Cozza, Teresa Cristina, Mart’nália, Maria Rita, Roberta Sá, entre tantas outras.

magem: acervo da família

Nos meses de setembro, outubro e novembro, vão passar pela Casa Natura Musical cinco shows protagonizados por mulheres no samba. Confira abaixo a nossa dica de programação de #SambaDasMinas (e ouça nossa playlist, clicando abaixo!):


Mariene de Castro em “Santo de Casa” – 20 e 21/09

Um dos grandes nomes da nova geração do samba, Mariene de Castro volta à Casa Natura Musical com o show Santo de Casa, baseado no seu primeiro álbum ao vivo, lançado em 2010. No repertório, músicas como “Samba de Terreiro”, “Cirandas” e “Falsa Baiana”.

“Cantar samba para mim é uma missão de vida. Fui escolhida para espalhar esse legado por todos os cantos e gerações. O samba está nessa ancestralidade que eu trago. Está nessa África que mora em mim. Está nos antepassados que me deram de herança. O samba não é uma escolha minha; é uma herança”, afirma a cantora.

Data: 20 e 21/09 (sexta e sábado)

Horário: 22h
Abertura da Casa: 20h30

Roberta Sá | “Giro” – 27/09

Entre xotes, sambas-de-roda e sambas-canção, Roberta Sá traz para a Casa Natura Musical o show de seu novo trabalho, Giro (2019), disco composto por onze canções inéditas de Gilberto Gil e parceiros — entre eles a própria Roberta, co-autora das canções “Cantando as horas”(Gil e Roberta), “Xote da Modernidade”(Gil/Bem Gil/Roberta Sá), “Outra coisa”(Gil/Roberta Sá/Yuri Queiroga) e “Fogo de Palha”(Gil/Bem Gil/Roberta Sá). Quem assinou a produção de Giro foi Bem Gil, filho de Gilberto, que também ficou responsável por arregimentar o time de músicos.

Data: 27/09 (sexta)

Horário: 22h
Abertura da Casa: 20h30

Avenida Samba Canção com Ná Ozzetti – 06/10

Formado por Igor Eça, Paula Santo e Mingo Araújo, o trio Avenida Samba Canção convida a cantora Ná Ozzetti para o show A Beleza e Poesia de Sambas-Enredo, no qual serão reinterpretados sambas-enredos clássicos da história do carnaval brasileiro. “As músicas são cantadas e tocadas mais lentamente e com arranjos que destacam as palavras, jogando o foco na poesia. O samba enredo narra uma história, muitas vezes com letras primorosas que, com o ritmo das baterias e a plasticidade das alegorias, acabam não sendo as únicas estrelas do desfile. Essa é a essência do Avenida Samba Canção, através de outra roupagem, mostrar a beleza, a poesia e a importância desses sambas”, explica Igor Eça, idealizador, diretor musical e arranjador do espetáculo.

Data: 06/10 (domingo)

Horário: 19h
Abertura da Casa: 17h30

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

DJ Anabzzi faz sucesso em show memorável em Chiador, Minas Gerais

Publicado

em

No último sábado, dia 11 de maio, Chiador, uma pequena cidade de Minas Gerais, foi tomada por uma onda de energia e música eletrônica com a apresentação da jovem DJ Anabzzi. Evento tradicional da cidade, a 14º Boi na Brasa contou com público de mais de 15 mil pessoas.

Aos 17 anos, Ana Beatriz, natural de Ourinhos, São Paulo, conquistou a multidão com uma performance inesquecível, consolidando-se como uma das revelações do cenário musical brasileiro.

“Meu primeiro show no estado de Minas Gerais, com recorde de público. Não tenho palavras para descrever como foi esse momento, só sei sentir…” revela a Dj.

Ana Beatriz, conhecida no mundo artístico como Anabzzi, iniciou sua carreira musical influenciada pelo ambiente de rodeios e eventos, graças à sua família profundamente envolvida no meio musical. Filha de DJ e cercada por tios musicistas, Anabzzi cresceu em meio a melodias e batidas, desenvolvendo desde cedo um amor incondicional pelos palcos e pelo público. Seu carinho pela música e pela interação com os fãs foi inspirado pela dupla Hugo e Tiago, de quem é amiga de longa data.

No show em Chiador, Anabzzi provou por que é uma das jovens DJs mais promissoras do país. Com mixagens que fizeram o público vibrar do início ao fim, ela demonstrou toda a sua habilidade em criar uma atmosfera contagiante e envolvente. Suas músicas autorais, como “Sem Hora Pra Chegar” em parceria com Hugo e Tiago, hit abertura dos seus shows e “Um Pouco Estranho” com Tania Mara, foram momentos altos da noite, mostrando a versatilidade e o talento da jovem DJ.

“Sem Hora Pra Chegar”, lançada em junho de 2023, é um hino de celebração e despreocupação, enquanto “Um Pouco Estranho”, de 2024, aborda a superação e a aceitação após o fim de um relacionamento. Ambas as músicas foram recebidas com entusiasmo pelo público, que curtiu e dançou junto com Anabzzi.

O sucesso do show em Chiador é mais um passo na promissora carreira de Anabzzi, que está pronta para levar sua música e energia aos palcos de todo o Brasil. Com uma combinação de talento, carisma e paixão pela música, Anabzzi tem tudo para se tornar um nome indispensável na cena eletrônica nacional.

Para acompanhar a trajetória da DJ Anabzzi, conhecida como “a DJ dos Rodeios” e não perder nenhum detalhe de suas próximas apresentações, siga-a nas redes sociais e prepare-se para mais shows inesquecíveis. Anabzzi está apenas começando, e seu potencial promete agitar e encantar ainda mais pessoas por todo o país.

Instagram: @anabzzi

Continuar Lendo

Top +

OSRAM traz ao país testadores profissionais de bateria e de sistemas elétricos veiculares

Publicado

em

Líder mundial no desenvolvimento de soluções em iluminação e acessórios automotivos, a OSRAM anuncia o lançamento de dois Testadores de Bateria PRO, nos modelos OBAG900 e OMM600. Ideais para mecânicos, os equipamentos são capazes de realizar uma análise completa da integridade da bateria e dos sistemas elétricos de um veículo.

O Testador de Bateria OBAG900 é compatível com 12V e 24V, tem modo de seleção de veículo e consegue realizar testes de bateria, do alternador e da Terra. Conta também com armazenamento de memória para até 80 resultados e acompanha software para computadores e estojo para transporte. “O modelo possui um prático recurso de voltímetro, que verifica se há baterias descarregadas antes de cada teste”, explica Rodrigo Gouveia, gerente de After-Market da OSRAM.

O especialista acrescenta que o produto consegue detectar problemas de carregamento da bateria ao verificar se as tensões do alternador estão dentro das faixas normais de operação. “Também é possível identificar possíveis problemas medindo a queda de tensão da bateria durante a partida do motor e gerar download o diagnóstico com resultados e relatório completo para impressão”.

extremamente útil para oficinas mecânicas. Ele traz 3 produtos em 1, já que funciona como multímetro, testador de fusível e analisador de bateria e tem o intuito de verificar o sistema completo de bateria”, detalha Gouveia.

Os dois novos Testadores de Bateria PRO da OSRAM possuem garantia de 2 anos

Sobre ams e OSRAM

O grupo ams OSRAM, que inclui as empresas ams AG como controladora e OSRAM Licht AG, é um líder global em soluções ópticas. Ao adicionar inteligência à luz e paixão à inovação, enriquecemos a vida das pessoas. Isso é o que queremos dizer com Sensing is Life. Com mais de 110 anos de história combinada, nosso core business é definido pela imaginação, profundo conhecimento de engenharia e a habilidade de fornecer capacidade industrial global em sensores e tecnologias de luz. Criamos inovações diferenciadas que permitem que nossos clientes nos setores de consumo, automotivo, de saúde e industrial mantenham sua vantagem competitiva. Dessa forma, impulsionamos a inovação que melhora significativamente a qualidade de vida em termos de saúde, segurança e comodidade, ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente. Nossos cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo se concentram na inovação em detecção, iluminação e visualização para tornar as viagens mais seguras, o diagnóstico médico mais preciso e os momentos diários de comunicação em uma experiência mais rica. Nosso trabalho cria tecnologia para aplicações inovadoras, o que se reflete em mais de 15 mil patentes concedidas e aplicadas. Com sede em Premstaetten/Graz (Áustria) e co-sede em Munique (Alemanha), o grupo alcançou mais de US5 bilhões em receitas combinadas em 2020 (pró-forma). ams AG é uma empresa listada na SIX Swiss Exchange (ISIN: AT0000A18XM4). OSRAM Licht AG permanece uma empresa listada no mercado XETRA na Alemanha (ISIN: DE000LED4000).

Já o Testador de Bateria OMM600 é projetado para ser utilizado por técnicos automotivos. Com 3m de comprimento, permite a realização de testes direto da cabine do veículo, com todas as facilidades de um multímetro tradicional. “Estamos falando de um item extremamente útil para oficinas mecânicas. Ele traz 3 produtos em 1, já que funciona como multímetro, testador de fusível e analisador de bateria e tem o intuito de verificar o sistema completo de bateria”, detalha Gouveia.

Os dois novos Testadores de Bateria PRO da OSRAM possuem garantia de 2 anos

Sobre ams e OSRAM

O grupo ams OSRAM, que inclui as empresas ams AG como controladora e OSRAM Licht AG, é um líder global em soluções ópticas. Ao adicionar inteligência à luz e paixão à inovação, enriquecemos a vida das pessoas. Isso é o que queremos dizer com Sensing is Life. Com mais de 110 anos de história combinada, nosso core business é definido pela imaginação, profundo conhecimento de engenharia e a habilidade de fornecer capacidade industrial global em sensores e tecnologias de luz. Criamos inovações diferenciadas que permitem que nossos clientes nos setores de consumo, automotivo, de saúde e industrial mantenham sua vantagem competitiva. Dessa forma, impulsionamos a inovação que melhora significativamente a qualidade de vida em termos de saúde, segurança e comodidade, ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente. Nossos cerca de 30 mil funcionários em todo o mundo se concentram na inovação em detecção, iluminação e visualização para tornar as viagens mais seguras, o diagnóstico médico mais preciso e os momentos diários de comunicação em uma experiência mais rica. Nosso trabalho cria tecnologia para aplicações inovadoras, o que se reflete em mais de 15 mil patentes concedidas e aplicadas. Com sede em Premstaetten/Graz (Áustria) e co-sede em Munique (Alemanha), o grupo alcançou mais de US5 bilhões em receitas combinadas em 2020 (pró-forma). ams AG é uma empresa listada na SIX Swiss Exchange (ISIN: AT0000A18XM4). OSRAM Licht AG permanece uma empresa listada no mercado XETRA na Alemanha (ISIN: DE000LED4000).

Continuar Lendo

Top +

Starman Net participa da tradicional Expoagro em Bragança Paulista

Publicado

em

Evento foi ate dia 05 de maio na cidade com o Digital Truck da DPR Telecomunicações

A Starman Net, provedor de Internet com sede em Bragança Paulista (SP) que atende também Morungaba, Itatiba, Tuiuti, Atibaia, Amparo e Pinhalzinho, reforça sua presença de marca em sua cidade de origem com um evento bastante especial. Entre os dias 26 de abril e 05 de maio, a marca realiza uma ação durante a famosa Expoagro, tradicional feira que ocorre na cidade junto à Festa de Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista, um dos maiores e mais tradicionais do interior de São Paulo. Em 2024, a ExpoAgro chega com muitas novidades, atrações de peso e uma grande infraestrutura que prometem surpreender o público, que costuma chegar a 300 mil pessoas.

Os cerca de 15 mil visitantes que passam pela Área de Alimentação e Ativação de Empresas do Parque de Exposições Doutor Fernando Costa (Posto de Monta) podem conhecer a qualidade dos serviços da Starman Net visitando o Digital Truck da DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado de Telecom. A casa digital itinerante construída dentro de um caminhão show em parceria com a Nokia é disponibilizada aos provedores que fecham um projeto de Turn-Key DPR, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. O veículo totalmente climatizado e envelopado na cor preta possui um baú modelo fechado com porta palco. Na parte interna da casa tem TVs Smart 60”, câmeras inteligentes, Alexa, beacons 1.1 (extensores Wi-Fi Nokia) para fazer Rede Mesh, tomadas inteligentes, estação gamer com Xbox e Playstation 4 e sensor de presença.

A ação tem como principal objetivo promover a inclusão digital no campo, uma vez que a rede da Starman Net em forma de anel óptico possibilita a redundância de sinal em caso de rompimentos, garantindo uma melhor conexão de Internet. Pesquisas divulgadas pela Embrapa em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que cerca de 84% dos agricultores brasileiros já utilizam a tecnologia a seu favor no campo como ferramenta de apoio na produção agrícola. A facilidade de comunicação e acesso à informação proporcionada pela Internet são a porta de entrada para introduzir os agricultores em novas tecnologias capazes de ampliar acesso ao mercado, reduzir custos e agregar valor à produção.

Para Vander Stephanin, vice-presidente da DPR, esta é uma excelente oportunidade para reforçar a presença cada vez mais crescente do setor de telecom no mundo agro. “É com muito orgulho que estaremos junto com a Starman Net neste evento tão importante para a agricultura brasileira e para o Interior de São Paulo. A DPR tem a missão de promover a inclusão digital no País com tecnologia de ponta e serviços de alta qualidade e o Digital Truck é uma excelente oportunidade para que os clientes vejam este mundo de possibilidades de perto”, finaliza.

A ação vai até o dia 05 de maio – de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e sábado e domingo, das 10h às 23h30.

Sobre a DPR

A DPR Telecomunicações, empresa brasileira com capital 100% nacional que atua há 29 anos no mercado, oferece soluções exclusivas e integradas para a estrutura do Setor de Telecom de Internet de Banda Larga Fixa, contribuindo com o processo de inclusão digital no País.

Com uma cadeia produtiva composta, prioritariamente, por parceiros nacionais, a montagem dos produtos ocorre na fábrica sediada em Sorocaba (SP), em uma área com mais de 9.000 m².

As soluções DPR são desenvolvidas para atender as necessidades climáticas do País, bem como o perfil de aplicação técnica da região. Líder em tecnologia e serviços para ISPs do Brasil, possui mais de 100 patentes registradas.

Com foco total no cliente, a empresa desenvolve o que há de mais moderno e inovador para os provedores e operadoras de Internet, além de ser a maior distribuidora Nokia na América Latina. Muito mais que uma desenvolvedora de produtos, a empresa oferece ao mercado condições de pagamento diferenciadas e o Turn-Key, financiamento único que viabiliza o retorno do investimento ao ISP. A solução garante praticidade, redução de custos e segurança operacional ao projeto do provedor, incluindo produtos de ativação de redes e mão de obra.

Um trabalho de quase 30 anos para que provedores e operadoras do Brasil tenham as melhores soluções em suas redes e cresçam de forma sustentável.

Acesse nosso site e confira: www.dpr.com.br

DPR. Construindo as redes do futuro.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.