Conecte-se conosco

Top +

Samba das Minas | As mulheres no samba

Publicado

em


O nascimento do samba está cercado de mitos. Havia (e ainda há) o Estácio de Ismael dizendo que o samba era seu, como cantaria Monarco em “Passado de Glória”, música da velha-guarda da Portela que foi posteriormente gravada por Paulinho da Viola no seu disco A Dança da Solidão (1972). Há também quem defenda que o ritmo teria nascido nos terreiros de candomblé da Bahia e sido levado para o Rio de Janeiro pela diáspora baiana para a então capital federal no final do século XIX. As mulheres tiveram um papel fundamental neste processo: eram as tias baianas, na maioria das vezes, as responsáveis por organizar eventos tanto de cunho afro-religioso quanto festivo em suas casas nos morros cariocas, desempenhando a função de agitadoras da cultura negra na época.


Uma das tias mais famosas foi Hilária Batista de Almeida (fotos), mais conhecida como Tia Ciata. Baiana de Santo Amaro da Purificação, mesma cidade natal do clã Veloso, Tia Ciata migrou para o Rio de Janeiro em 1876, aos 22 anos. Tornou-se um símbolo de resistência negra por abrir as portas de sua casa, na Praça Onze, para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei. A história é controversa, mas uma das versões é de que “Pelo Telefone”, o primeiro samba a ser gravado no Brasil, foi concebido de maneira coletiva no quintal de Ciata.

Apesar de fundamentais para a estruturação do samba, a participação das mulheres ficou por muito tempo restrita a funções como organização das rodas e a preparação da comida. O papel criativo, de composição de letras e melodias a execução de instrumentos, era exercido majoritariamente por homens. Em consequência, o discurso presente nas letras de clássicos do samba retratavam figuras femininas a partir da ótica masculina: ou elas eram musas hiper-sexualizadas, como em “Requebro da Mulata”, música de Ataulfo Alves que foi posteriormente regravada por Itamar Assumpção em 1996 (Esse gostoso requebrado da mulata/ Tira o sossego de qualquer um cidadão/ Esse jeitinho que ela tem é que me mata/ Não há quem possa resistir à tentação); ou eram veneradas, se submissas, como em “Ai! Que Saudade da Amélia”, outro clássico de Ataulfo Alves com letra de Mário Lago que foi regravada até por Roberto Carlos; ou eram tidas como seres maus e traiçoeiros quando traíam ou não correspondiam ao amor dos sambistas, como em “Piranha”, de Bezerra da Silva (Eu só sei que a mulher é igual a cobra/Tem veneno de peçonha/Deixa o rico na miséria/E o pobre sem vergonha).

Ivone Lara, Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Elza Soares em programa de TV (1983) | imagem: acervo da família
Também em “Piranha”, Bezerra da Silva ainda sugere castigo para mulheres adúlteras: “Eu só sei que a mulher que engana o homem/ Merece ser presa na colônia/ Orelha cortada, cabeça raspada/ Carregando pedra pra tomar vergonha”. Letras que traziam situações de violência doméstica eram comuns, reflexo de uma sociedade ainda mais machista do que a atual na qual bater em mulher era uma prática normatizada e aceitável em qualquer classe socioeconômica. Em “Comprimido” (1973), Paulinho da Viola introduz a canção, cantando sobre a briga de um casal: “Deixou a marca dos dentes/ Dela no braço/ Pra depois mostrar pro delegado/ Se acaso ela for se queixar/ Da surra que levou/ Por causa de um ciúme incontrolado”. No decorrer da música, aparece o trecho “Seu delegado ouviu e dispensou/ Ninguém pode julgar coisas de amor”, que reflete como a agressão às mulheres era um assunto de foro íntimo que dizia respeito apenas ao casal.

Dona Ivone Lara e Clementina de Jesus | Imagem: acervo da família
Foi só com o passar dos anos, aos poucos, que as mulheres conseguiram espaço como compositoras e passaram a cantar sambas a partir do viés feminino. Quem abriu alas foi Dona Ivone Lara, a grande Dama do Samba. Foi a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores da Império Serrano, em 1965, até então restrita a homens. Suas obras foram gravadas por artistas como Maria Bethânia — inclusive, o sucesso “Sonho Meu”, com participação lado de Gal Costa em 1978 –, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, entres outros. O espetáculo musical Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso (SP) até 20 de outubro, explora as várias nuances da biografia da compositora carioca. Depois e por causa de Ivone, vieram nomes como Jovelina Pérola Negra, Carmelita Brasil e Leci Brandão.

Gisa Nogueira, Dona Ivone Lara e Leci Brandão: compositoras de samba no Projeto Pixinguinha de 1980


 
Dona Ivone Lara com Maria Bethânia e Gal Costa | Imagem: acervo da família
Apesar de terem sido por muito tempo excluídas ou escanteadas do processo de composição dos sambas, o gênero consagrou intérpretes femininas icônicas da tradição cancioneira nacional, como Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Clara Nunes, Dorina, Elza Soares e Elis Regina. Hoje em dia, a nova geração de vozes que defendem o lugar das mulheres no samba são Mariene de Castro, Fabiana Cozza, Teresa Cristina, Mart’nália, Maria Rita, Roberta Sá, entre tantas outras.

magem: acervo da família

Nos meses de setembro, outubro e novembro, vão passar pela Casa Natura Musical cinco shows protagonizados por mulheres no samba. Confira abaixo a nossa dica de programação de #SambaDasMinas (e ouça nossa playlist, clicando abaixo!):


Mariene de Castro em “Santo de Casa” – 20 e 21/09

Um dos grandes nomes da nova geração do samba, Mariene de Castro volta à Casa Natura Musical com o show Santo de Casa, baseado no seu primeiro álbum ao vivo, lançado em 2010. No repertório, músicas como “Samba de Terreiro”, “Cirandas” e “Falsa Baiana”.

“Cantar samba para mim é uma missão de vida. Fui escolhida para espalhar esse legado por todos os cantos e gerações. O samba está nessa ancestralidade que eu trago. Está nessa África que mora em mim. Está nos antepassados que me deram de herança. O samba não é uma escolha minha; é uma herança”, afirma a cantora.

Data: 20 e 21/09 (sexta e sábado)

Horário: 22h
Abertura da Casa: 20h30

Roberta Sá | “Giro” – 27/09

Entre xotes, sambas-de-roda e sambas-canção, Roberta Sá traz para a Casa Natura Musical o show de seu novo trabalho, Giro (2019), disco composto por onze canções inéditas de Gilberto Gil e parceiros — entre eles a própria Roberta, co-autora das canções “Cantando as horas”(Gil e Roberta), “Xote da Modernidade”(Gil/Bem Gil/Roberta Sá), “Outra coisa”(Gil/Roberta Sá/Yuri Queiroga) e “Fogo de Palha”(Gil/Bem Gil/Roberta Sá). Quem assinou a produção de Giro foi Bem Gil, filho de Gilberto, que também ficou responsável por arregimentar o time de músicos.

Data: 27/09 (sexta)

Horário: 22h
Abertura da Casa: 20h30

Avenida Samba Canção com Ná Ozzetti – 06/10

Formado por Igor Eça, Paula Santo e Mingo Araújo, o trio Avenida Samba Canção convida a cantora Ná Ozzetti para o show A Beleza e Poesia de Sambas-Enredo, no qual serão reinterpretados sambas-enredos clássicos da história do carnaval brasileiro. “As músicas são cantadas e tocadas mais lentamente e com arranjos que destacam as palavras, jogando o foco na poesia. O samba enredo narra uma história, muitas vezes com letras primorosas que, com o ritmo das baterias e a plasticidade das alegorias, acabam não sendo as únicas estrelas do desfile. Essa é a essência do Avenida Samba Canção, através de outra roupagem, mostrar a beleza, a poesia e a importância desses sambas”, explica Igor Eça, idealizador, diretor musical e arranjador do espetáculo.

Data: 06/10 (domingo)

Horário: 19h
Abertura da Casa: 17h30

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top +

Monsters of Rock anuncia Extreme

Publicado

em

Ingressos já estão à venda pelo site Eventim

Crédito: Jesse Lirola / baixe imagens aqui

Monsters of Rock 2026 confirma mais uma atração de peso: Extreme, uma das bandas mais influentes e celebradas do hard rock mundial. O grupo de Boston é conhecido por unir virtuosismo, energia e composições marcantes. A nona edição do festival acontece no dia 4 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo, e promete reunir diferentes gerações em uma grande celebração do rock. Os ingressos já estão à venda exclusivamente pelo site Eventim.

Após revelar Guns N’ Roses, Lynyrd Skynyrd e Halestorm, o anúncio do Extreme — mais um nome que agrada em cheio aos fãs do hard rock clássico — reforça a diversidade e a força do lineup do Monsters of Rock, que combina ícones consagrados e artistas que representam a renovação do gênero.

Com mais de 10 milhões de álbuns vendidos, uma carreira que atravessa décadas e apresentações marcadas por intensidade e excelência musical, o Extreme leva ao Monsters of Rock um repertório repleto de clássicos e a energia que consolidou o quarteto como referência mundial.

O público pode esperar uma performance incendiária, liderada pela voz marcante de Gary Cherone e pela guitarra inconfundível de Nuno Bettencourt, considerado um dos maiores guitarristas de sua geração – e que recentemente foi uma das peças fundamentais da super banda que se apresentou no show de despedida de Ozzy Osbourne, reforçando ainda mais seu prestígio e relevância na cena do rock.

Sobre o Extreme

Com uma carreira que atravessa décadas, o multi-platina e inovadores do hard rock Extreme permanecem como uma das bandas mais dinâmicas e musicalmente ousadas surgidas no final dos anos 80 e início dos anos 90. Misturando riffs incendiários, vocais poderosos e composições que desafiam gêneros, o Extreme já vendeu mais de 10 milhões de álbuns no mundo todo, construiu uma base de fãs global e entregou algumas das músicas mais icônicas do rock de sua geração.

Formada em Boston, a banda — Gary Cherone (vocais), Nuno Bettencourt (guitarras), Pat Badger (baixo) e Kevin Figueiredo (bateria) — conquistou o estrelato com o álbum de 1990, Pornograffitti, uma verdadeira aula de fusão entre funk e metal. O disco gerou o hit nº 1 da Billboard Hot 100, “More Than Words”, além de clássicos do rock como “Hole Hearted” e “Decadence Dance”.

O sucesso continuou com III Sides to Every Story, amplamente considerado um dos álbuns de rock mais ambiciosos e sofisticados de sua década, seguido pelo mais pesado e aclamado Waiting for the Punchline. O Extreme voltou com força com Saudades de Rock, de 2008, e em 2023 lançou um dos álbuns de retorno mais celebrados do hard rock, Six — recebendo elogios por sua musicalidade e potência contemporânea.

No centro da sonoridade explosiva do Extreme está Nuno Bettencourt, universalmente reconhecido como um dos maiores guitarristas de sua geração. Um verdadeiro guitar hero, Bettencourt combina velocidade, groove e sofisticação melódica de forma pioneira, inspirando músicos no mundo inteiro. De seu solo lendário em “Get the Funk Out” à erupção viral de “RISE” em 2023 — amplamente celebrada como uma das performances de guitarra mais impressionantes dos tempos recentes — Nuno continua redefinindo os limites do instrumento.

No palco, o Extreme segue sendo uma força da natureza. Seus shows combinam virtuosismo, energia e um poder vocal que poucas bandas de rock conseguem igualar, garantindo à banda posições de destaque nos EUA, Europa, Japão, América do Sul e além.

Com uma trajetória marcada por inovação, sucessos nas paradas e musicalidade inegável, o Extreme permanece como uma das bandas mais duradouras e queridas do rock — ainda rompendo barreiras, ainda elevando o nível e ainda tocando cada show como se suas vidas dependessem disso.

SOBRE A MERCURY CONCERTS

Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais, idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses 30 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, São Paulo Trip e Rockfest. Além disso, a Mercury realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Yes, Black Sabbath, David Gilmour, Sting, KISS, Guns N’ Roses e Aerosmith.

Site oficial: https://mercuryconcerts.com/

Redes Sociais: @mercuryconcerts

Cidade: São Paulo

Data: 04 de abril de 2026

Local: Allianz Parque – Avenida Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca – São Paulo

Portas: 10h

Início dos Shows: a confirmar

Atrações Confirmadas: Guns N´ Roses, Lynyrd Skynyrd, Extreme e Halestorm

*Mais atrações serão confirmadas em breve

Classificação Etária: 14 (quatorze) anos desacompanhados. Menores de 14 (quatorze) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

INFORMAÇÕES DE VENDA

Mapa de Venda:

Preços                                   Inteira           Meia

Pista Premium                       R$ 1.350,00   R$ 675,00

Pista                                       R$ 750,00      R$ 375,00

Cadeira Inferior                     R$ 950,00      R$ 475,00

Cadeira Superior                   R$ 600,00      R$ 300,00

Backstage Mirante                R$ 3.090,00   R$ 2.415,00

Fan Zone Pista Premium       R$ 2.850,00   R$ 2.175,00

Fan Zone Cadeira Inferior     R$ 2.450,00   R$ 1.975,00

 

VIP – Backstage Mirante

Esta área é para aqueles que procuram uma experiência mais premium:

– Open Bar Open Food Premium no Backstage Mirante.

– Kit Monsters

– Acesso exclusivo

– Banheiros exclusivo

– Loja de Merchandising exclusiva

– After show até 2 horas após o término do Festival

– Assistir o show na Pista Premium com acesso livre para o Backstage Mirante durante o festival (Obs. O Lounge Backstage Mirante, localizado no sétimo andar do estádio, não possibilita visão direta do show).

Valores                                

Ingresso Inteira                     R$1.350,00

Mirante Backstage Pack        R$1.740,00

Valor Inteira:                        R$3.090,00   

Ingresso Meia                        R$675,00

Mirante Backstage Pack        R$1.740,00

Valor Meia                            R$2.415,00

*A taxa de serviço será cobrada apenas sobre o valor do ingresso.

VIP – Fanzone

Esta área é para aqueles que procuram uma experiência premium:

– Open Bar Open Food Premium.

– Kit Monsters

– Acesso exclusivo

– Banheiros exclusivo

– Loja de Merchandising exclusiva

– After show até 1 hora após o término do Festival

– Assistir o show na Pista Premium ou Cadeira Inferior com acesso livre para o Fanzone durante o festival

Obs: O Fanzone, é localizado no anel inferior do estádio, não possibilita visão direta do show, você pode optar por assistir ao show da Pista Premium ou da Cadeira Inferior

Valores (Pista Premium)    

Ingresso Inteira                    R$1.350,00

Fanzone Pack                      R$1.500,00

Valor Inteira:                        R$2.850,00

Ingresso Meia           R$675,00

Fanzone Pack          R$1.500,00

Valor Meia:              R$2.175,00

Valores (Cadeira Inferior)                

Ingresso Inteira         R$  950,00

Fanzone Pack           R$1.500,00

Valor Inteira:            R$2.450,00    

            

Ingresso Meia            R$475,00

Fanzone Pack            R$1.500,00

Valor Meia                R$1.975,00

*A taxa de serviço será cobrada apenas sobre o valor do ingresso.

Mais informações em http://monstersofrock.com.br/

 

Abertura de vendas pela Internet:

 

Online: Dia 14 de novembro (sexta-feira) às 10h

www.eventim.com.br/monstersofrock2026

 

Bilheteria Oficial: Dia 14 de novembro (sexta-feira) às 11h

 

Bilheteria Oficial – Sem Cobrança de Taxa de Serviço:

ALLIANZ PARQUE – BILHETERIA B – APENAS NO DIA 14 DE NOVEMBRO

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Portão B – Água Branca – São Paulo/SP Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17. *Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

ALLIANZ PARQUE – BILHETERIA A – APÓS O DIA 14 DE NOVEMBRO – MEDIANTE DISPONIBILIDADE

Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes – São Paulo/SP Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h | *Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

 

A Taxa de “Facility Fee”, ou Taxa de Administração (ADM), no valor de R$ 21,00 (vinte e um reais), é cobrada pela empresa WT30 INTERMEDIAÇÃO DE NEGÓCIOS S.A. – CNPJ/MF sob o nº 30.066.988/0001-52, que detém a exclusividade na gestão da programação de eventos na Arena Allianz Parque, independentemente de setor ou tipo de ingresso, nas vendas online ou qualquer canal presencial, não tendo a produtora do evento qualquer responsabilidade por esse valor.

 

Parcelamento

Em até 4x sem juros nas compras online e na bilheteria.

Em até 10x com juros apenas online.

 

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em https://www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

 

Para maiores informações sobre os horários de funcionamento e as formas de pagamento de cada ponto de venda, por favor consulte:

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

ATENÇÃO

Os ingressos de estudantes estão limitados a dois ingressos por CPF

Os ingressos de idosos estão limitados a um ingresso por CPF

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR INGRESSOS COMPRADOS FORA DOS PONTOS DE VENDAS OFICIAIS DA EVENTIM.

 

PARA CONSULTAR OS ENDEREÇOS OFICIAIS VISITE: 

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

Continuar Lendo

Top +

Eudoxia lança novo EP e revela nova face da artista Marília Zangrandi

Publicado

em

 

Ouça já e descubra a nova fase da artista

A cantora e compositora Marília Zangrandi inicia uma nova era em sua trajetória musical com o lançamento do EP “The Shadow Works”, que chegou às plataformas digitais no dia 25 de outubro de 2025, marcando também sua estreia sob o codinome Eudoxia.

O trabalho apresenta três faixas autorais, cada uma com identidade e atmosfera próprias — incluindo uma composição em parceria com Gus Soularis. O resultado é um registro intenso e versátil, que traduz a força criativa e a liberdade artística que definem esse novo capítulo da carreira da artista.

Apresentado pela primeira vez ao vivo durante o Akasha Rock Fest, no início do ano, o EP teve uma estreia consagradora, com casa cheia e recepção calorosa do público — um prenúncio do sucesso que agora se concretiza em estúdio.

O lançamento também abre caminho para o novo álbum de Eudoxia, atualmente em processo de criação, com sonoridade voltada ao metal melódico e sinfônico. Em breve, o público de São Paulo poderá vivenciar esse momento de perto, em um show especial que será anunciado nas próximas semanas.

“The Shadow Works é um trabalho muito importante para mim, porque inaugura uma nova fase, além de serem as minhas primeiras composições lançadas. Eu me concedi total liberdade artística para desenvolvê-lo, e fico muito satisfeita com o resultado — e também com a recepção do público”, destaca Eudoxia.

Histórico:
Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Canto, com mais de 15 anos de experiência em preparar vozes para diversos estilos, especialmente para rock. Concluiu seu mestrado em Portugal em 2021, apresentando a obra La Voix Humaine, de Poulenc, conquistando o grau máximo da banca. Também encarnou outros papéis, como Adina, de L’Elisir D’Amour, de Donizetti; Micaela, de Carmen, de Bizet; Poppea, de L’Incoronazione di Poppea e Euridice, de Orfeo ed Euridice, ambas de Monteverdi. Além das suas performances em produções de ópera e concertos, também atua como vocalista de rock, tendo cantando por quatro anos com Geoff Tate, nos shows de comemoração de aniversário do álbum Operation: Mindcrime, do Queenryche. Além do Brasil, também cantou na Itália, Alemanha, Inglaterra, Grécia e Turquia. Atualmente, reside em Lisboa, Portugal, onde mantém seu trabalho como preparadora vocal e também suas produções.
Além de cantora, Zangrandi também é locutora, tendo narrado audio-livros, e apresentado um programa de rádio; já publicou dois contos e agora escreve seu primeiro livro.

Ouça agora: https://orcd.co/b7x51rq
Foto: Divulgação
Saiba mais: @eudoxiathegreat

Continuar Lendo

Top +

Led Zeppelin II (1969) em vinil marca a estreia do NRC+ Essentials

Publicado

em

Com curadoria focada nos clássicos do pop e do rock internacional, novo projeto traz discos lendários a um preço acessível

 

Imagens

Uma das mais icônicas bandas de rock n’ roll britânico, o Led Zeppelin – formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones – marcou seu nome na história da música mundial com o disco Led Zeppelin II (1969).
Considerado o álbum mais marcante do grupo, o álbum traz características do folk e do blues. Esse foi o primeiro trabalho da banda a alcançar o topo das paradas, onde se manteve durante sete semanas, no Reino Unido e nos Estados Unidos, desbancando até o Abbey Road (1969) dos Beatles.
Com sucessos como “Whole Lotta Love”, “Ramble On” e “Heartbreaker”, o disco foi eleito como o oitavo melhor disco de rock pela publicação especializada Classic Rock Magazine, além de figurar a 27ª posição na lista de melhores álbuns de todos os tempos da plataforma Apple Music.

O disco é o primeiro lançamento da NRC+ Essentials, nova linha que chega para suprir a demanda por discos clássicos a um preço acessível para o mercado brasileiro. Com a mesma curadoria já conhecida do clube de assinatura e do NRC+, o Essentials será focado em grandes obras do pop e do rock que marcaram a história da música e continuam atravessando gerações.
Assim como o já conhecido NRC+, o Essentials funcionará com um sistema de compras independentes, sem a necessidade de recorrência. A primeira edição conta com valores de R$138,99 para assinantes e R$178,99 para não assinantes. No Essentials, os LPs serão prensados em preto e entregues com capa simples. Na estreia, os compradores receberão o bolachão com semi-luva com informações sobre o disco. Mais informações em noizerecordclub.com.br.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.