Conecte-se conosco

Fique por dentro

Saiba quais são as consequências do sedentarismo para saúde

Publicado

em

Especialistas alertam a importância da atividade física

A falta ou redução de atividades físicas é característica do sedentarismo e, no Brasil, segundo a última PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) em 2020 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase metade da população com mais de 18 anos vive de forma sedentária. Um número alarmante para a saúde das pessoas e preocupante para especialistas do país.

Mesmo que a pessoa pratique alguma atividade física, não significa que ela não seja sedentária, pois é necessário que a prática seja realizada de forma regular e suficiente para atender as necessidades do organismo.

Entenda o que especialistas de diferentes áreas alertam sobre a importância de realizar atividades físicas regularmente e evitar o sedentarismo:

Problemas na coluna:

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica afirma que, um dos principais vilões para patologias na coluna, está o sedentarismo: “Grande parte dos problemas na coluna têm como fatores de risco o sedentarismo. A falta de atividades físicas regulares acaba enfraquecendo a musculatura de sustentação da coluna, tornando a região mais suscetível a dores nas costas, doenças como hérnia de disco, bico de papagaio, dor ciática, abaulamento discal, espondiolistese, escoliose, entre outras patologias que atingem a coluna. É fundamental que pratique atividades físicas com acompanhamento de um profissional para evitar o sobrepeso e sedentarismo”

Problemas cardiovasculares:

“O sedentarismo, essa decisão, muitas vezes inconsciente, de permanecer inerte, tem consequências diretas sobre a saúde cardiovascular. As artérias podem tornar-se menos elásticas e mais propensas a obstruções, o que pode levar a doenças como angina e infarto. A pressão arterial pode aumentar, colocando um estresse adicional sobre o coração e os vasos sanguíneos. O perfil lipídico no sangue pode se alterar, aumentando os níveis de LDL e reduzindo o HDL, um cenário propício para o desenvolvimento de aterosclerose. Além disso, o risco de arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca também pode ser potencializado.” afirma a cardiologista, Dra. Marise Gomes, mestre e PhD, especializada em cirurgia de alta complexidade.

Alimentação:

Para o nutricionista Gustavo Fogaça, especialista em nutrição esportiva e clínica, o sedentarismo tem consequências profundas na saúde, especialmente quando associado à má alimentação: “Para promover saúde ao organismo é essencial incorporar bons hábitos alimentares: Incorporar Alimentos Integrais como frutas, verduras e legumes. Além disso, proteínas magras como frango, peixe e ovos podem fornecer nutrientes para fortalecer nossa estrutura como nossos músculos e tecidos. É importantíssimo também ter uma boa hidratação para manter o equilíbrio hídrico e facilitar processos metabólicos e não deixar de ter refeições balanceadas evitando espaços muito grandes entre elas e optando por porções equilibradas para manter um metabolismo ativo. E não podemos esquecer de manter uma variedade de alimentos para garantir todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e capacitar nosso corpo a realizar exercícios físicos e atividades do nosso dia a dia. Não deixe de consultar profissionais habilitados que possam orientá-lo qual a melhor forma de equilibrar sua alimentação, evitando assim o sedentarismo.”

Hormônios e metabolismo:

A endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, reforça a necessidade de levar uma vida ativa para prevenir algumas doenças neurológicas e autoimunes, como esclerose múltipla, AVC e Alzheimer: “Alguns problemas causados pelo sedentarismo são: diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, qualidade de sono ruim, problema nos ossos, prejudica saúde mental etc. Além disso, com a prática de exercícios físicos liberamos hormônios tais como: endorfina, dopamina, serotonina, adrenalina, irisina entre outros.”

60+:

Ainda de acordo com a PNS, a pesquisa realizada afirma que 59,7% da população sedentária no Brasil, são pessoas com mais de 60 anos. A Dra Jaqueline Mariani Papaiordanou, Geriatra do Hospital São Luiz Itaim, reforça a importância da atividade físicas para os idosos: “Com o envelhecimento a perda de massa muscular e diminuição de força são significativas e neste quesito os benefícios da atividade física são visíveis eles vão desde a melhora do desempenho do paciente até menores riscos de doenças físicas e mentais. Diversos estudos ao longo dos anos vem demonstrando que a atividade física nos idosos está associada a inúmeros benefícios como, menores riscos cardiovasculares e de doenças crônicas, melhora da marcha evitando quedas e fraturas, e com isso mantendo a independência do idoso, ainda é possível notar melhora na qualidade do sono, menor uso de medicamentos e menores índices de depressão e ansiedade no paciente ativo. Bem como o sedentarismo na população geriátrica  tem maior associação a dores crônicas, mais hospitalizações, e maior incidência de quadros demenciais.”

O papel das atividades físicas na prevenção e auxílio de doenças:

De acordo com a educadora física, Talita Germano, a prática de atividades físicas auxilia a saúde física e mental: “Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e, as atividades cotidianas acabam sendo facilitadas muitas vezes por um “clique”. Esta diminuição da atividade cotidiana e a falta de tempo para cuidarmos da nossa saúde, acaba influenciando negativamente no enfraquecimento dos músculos, tendões, ligamentos e ossos. Tudo que fica fraco, tem maior probabilidade de ficar doente. Por isso, uma atividade física regular, se possível um pouquinho todos os dias ou, se for o caso, mais de 2x por semana, acaba fortalecendo desde nosso sistema imunológico, auxílio na melhora da circulação sanguínea, níveis de colesterol e nos ajuda a ter um dia mais produtivo. Já imaginou que o simples fato de aprender e treinar um agachamento melhoraria sua postura e te auxiliaria a pegar um objeto pesado do chão sem se lesionar? Ou, até mesmo, manter uma postura correta em frente ao computador com menos dores no pescoço e lombar? A atividade física pode sim ajudar a prevenir lesões e doenças, melhorar o sono, diminuir o stress, mas também pode auxiliar na recuperação e estar presente em diversos protocolos de reabilitação”.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Banda Seu Desejo celebra sucesso do “Festival Desejando” com noite inesquecível em Petrolina

Publicado

em

Dupla reuniu mais de 15 mil fãs em sua cidade natal para a última edição de 2024 do evento, com o melhor do forró romântico

No último sábado (7), a banda Seu Desejo encerrou o calendário de 2024 do Festival Desejando em grande estilo, em Petrolina (PE), sua cidade natal. O evento, realizado no tradicional Pátio de Eventos, reuniu mais de 15 mil fãs em uma celebração emocionante da música brasileira.

Além da apresentação de Seu Desejo, anfitriões do festival, o público presenciou performances inesquecíveis da banda Calcinha Preta e das duplas Mari & Raiane e Ricardinho & Glaucia. “Finalizamos a última edição do Festival Desejando do ano em casa de forma espetacular. Petrolina nos recebeu com muito carinho, e mais de 15 mil desejeiros se reuniram e criaram uma atmosfera de pura intensidade e emoção que se estendeu até o amanhecer, foi simplesmente indescritível”, celebrou a banda.

Desde sua estreia em 2023, o Festival Desejando, uma parceria com a Camarote Shows, tem se destacado como um dos maiores eventos itinerantes de forró romântico do país, atraindo multidões por onde passa. A label reforça a conexão da banda com os fãs e trouxe uma infraestrutura de excelência para o público de Petrolina.

Formada por Yara Tchê e Alessandro Costa, a banda Seu Desejo é reconhecida nacionalmente pelo seu estilo marcante de forró romântico. Com 2,4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, o grupo pernambucano tem consolidado sua força no cenário musical brasileiro. A banda segue colhendo os frutos do fenômeno “Beijos, Blues e Poesia”, que soma 14,5 milhões de reproduções no Spotify e 12 milhões de criações no Reels e TikTok, com impressionantes 30 bilhões de visualizações.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Luan Estilizado lança EP “Evento do Ano” para celebrar encerramento de 2024

Publicado

em

Artista celebra um ano de grandes conquistas e promete emocionar com canções inéditas em todas as plataformas digitais

Luan Estilizado chega ao final de 2024 celebrando um ano repleto de conquistas na carreira. Após uma agenda de shows lotados em diversas cidades do Brasil e o sucesso do projeto À Vontade, o cantor e compositor lança nesta sexta-feira (6) o EP “Evento do Ano” em todas as plataformas digitais.

Com quatro faixas inéditas — “Evento do Ano”, “Jogo Sexual” (com participação de Heitor Costa), “Deixa Ir” e “Um do Outro” — o lançamento marca mais um passo importante na trajetória do artista, que conta em sua discografia com outros EPs bem-sucedidos como “Tá Faltando Eu”, de 2020, e “No Meu Lugar”, lançado em dois volumes em 2022 e 2023.

No novo EP, Luan Estilizado explora temas que transitam entre o amor, o desapego e a reconciliação, sempre com a autenticidade que marca seu trabalho. Com mais este lançamento, Luan Estilizado encerra o ano de forma marcante e reafirma seu compromisso com a valorização da cultura nordestina.

“Quero que todos vocês curtam bastante, são quatro canções inéditas feitas com muito carinho!”, diz Luan, que reforça no EP a presença da sanfona, instrumento que simboliza suas raízes nordestinas e dá um toque especial à produção. Com mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, Luan Estilizado se consolida como um dos grandes nomes do forró moderno, expandindo seu alcance para além da região Nordeste e conquistando fãs por todo o país.

O cantor também foi destaque em 2024 com o projeto À Vontade, ao lado de Zezo Potiguar e Raí Saia Rodada. A turnê percorreu diversas cidades brasileiras, com shows que reuniram milhares de pessoas em uma celebração vibrante da música nordestina. Além disso, o álbum ao vivo do trio, com 27 faixas, segue como um sucesso nas plataformas digitais, apresentando versões inéditas de clássicos e reafirmando a força do forró no cenário nacional.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Adriana Farias é destaque no Programa Viola Brasil deste final de semana

Publicado

em

No próximo domingo (08), o programa Viola Brasil, que vai ao ar pela TV Cultura Paulista, a partir das 11h, vai receber uma das grandes personagens da música sertaneja. A atração, que conta com a apresentação da dupla Lucas & Breno e pelo empresário Carlos Barbosa, terá a participação da cantora, compositora, apresentadora e violeira, Adriana Farias.

No programa, Adriana Farias cantou grandes sucessos de sua carreira, além de contar um pouco sobre a sua carreira e de como iniciou a sua trajetória musical. Natural da cidade de São Paulo, entre 2017 e 2018, ela viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira e apresentou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

No ar desde setembro de 2023, o Viola Brasil já se tornou um dos principais programas de música sertaneja do Brasil. Mais de 40 artistas já passaram por lá, entre eles, Leyde & Laura, Belmonte & Amaraí, Lucas & Luan, Lucas & Breno, Maurício & Mauri, Chico Amado & Xodó, João Moreno & Mariano, Durval & Aladin, Dany & Diego, entre tantos outros.

O programa Viola Brasil tem a produção de Rogério Torquato e o apoio cultural da Usina do Eucalipto, Casa Garra e do escritório Viola Brasil Produções Artísticas. A atração é um mergulho na história da música sertaneja, caipira e na moda de viola e tem conquistado números impressionantes de audiência tanto na televisão quanto nas redes sociais.

ADRIANA FARIAS
Com uma carreira dedicada à cultura caipira, iniciou a sua trajetória aos nove anos de idade, se apresentando em sedes de clubes e festas de cidade, inclusive abrindo o show de Nhá Barbina, ícone feminino do humor caipira. Aos 11 anos gravou seu primeiro compacto como ANAÍNA, com composições próprias e de grandes compositores como José Fortuna. Aos 15 anos já se apresentava em circos espalhados pelo país, divulgando seu segundo CD (produção assinada pelo requisitado maestro Mário Campanha e Jânio Santone).

Durante cinco anos trabalhou com artistas como Leandro & Leonardo, Wanessa Camargo e Fábio Jr., além de gravar o clássico “Índia” ao lado de Leonardo e Hebe Camargo. Entre 1998 e 2015, Adriana Farias fez parte da banda Barra da Saia e desde 2016 segue carreira solo. Entre outros tantos momentos de sua carreira, entre 2017 e 2018, ela comandou o programa “Viola, Minha Viola – Especial”, pela TV Cultura.

PROGRAMA VIOLA BRASIL
Vale lembrar que o Programa Viola Brasil vai ao ar, todo domingo, às 11h, com reapresentação na terça-feira, às 19h, pela TV Cultura Paulista. Você pode ficar por dentro de tudo que acontece no Programa Viola Brasil através das redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/@programaviolabrasil
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61550585709644
Instagram: https://www.instagram.com/programaviolabrasil/
TikTok: https://www.tiktok.com/@programaviolabrasil?_t=8mN6JPkJTVd&_r=1

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.