Conecte-se conosco

Hora de notícia

Projeto Circular – Arte na Praça homenageia Vinícius de Moraes

Publicado

em

Nove obras inspiradas no poeta Vinícius de Moraes criadas por alunos do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo serão expostas em praça pública

A Praça Vinícius de Moraes recebe no próximo dia 28 de agosto a 1ª Edição do projeto CIRCULAR: Arte na Praça Vinicius de Moraes. O projeto é uma realização da Farah Service, dando continuidade a um trabalho de revitalização das praças paulistanas por meio da arte. Esta edição conta com a parceria do Centro Universitário de Belas Artes, apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo e curadoria de Marc Pottier.

Ao longo dos caminhos da Praça Vinícius de Moraes, que também honra o nome do poeta, o público irá apreciar nove trabalhos produzidos por 16 artistas, selecionados entre 68 propostas apresentadas pelos alunos do curso de Artes Visuais do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.

Convidados a desenvolver obras sobre o tema “Meu Tempo é Quanto”, os artistas se inspiraram na relação de Vinicius de Moraes com o Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, no seu olhar sobre as mulheres e no seu amor pela vida em sentido amplo

No percurso criado na praça, será possível ler e reler os poemas que serão inscritos nas obras e também ouvir as canções do “poetinha” acessando QR codes com links de streaming.

 

Personalidade chave da cultura brasileira, Vinicius de Moraes (RJ 1913-1980) foi poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia fosse sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística derivava do fato de ser poeta.

 

A abertura da 1ª Edição do projeto CIRCULAR: Arte na Praça Vinicius de Moraes contará com a presença dos artistas, de Marc Pottier e Michel Farah. A exposição poderá ser visitada até 31 de dezembro e é totalmente gratuita.

 

Serviço:

 

1ª Edição do projeto CIRCULAR – Arte na Praça Vinicius de Moraes

Local: Praça Vinícius de Moraes (Av. Giovanni Gronchi, s/n – Morumbi, São Paulo, SP)

Abertura: 28 de agosto de 2021

Horário: das 11h às 17h

 

Informações para a imprensa:

Mauricio Barreira

MB Assessoria de Comunicação

Cel. (11) 99121-0519

E-mail: mauriciobarreira07@gmail.com

 

Projeto Circular – Arte na Praça

A Farah desenvolveu na Praça Adolpho Bloch o projeto CIRCULAR que tem como objetivo democratizar o acesso à arte por meio de exposições gratuitas e ao ar livre.Com curadoria de Marc Pottier e atual patrocínio da Sabesp, adotante da praça, as exposições contam com o apoio de importantes galerias e museus da cidade, além de obras interativas e eventos durante todo o ano. Outras praças abrirão projetos específicos no futuros Panorama (Morumbi) com abertura prevista o dia 16 de outubro, e Civita (Pinheiros) com abertura prevista no final do ano 2021.

Marc Pottier

Especialista em arte moderna e contemporânea há mais de 30 anos, Marc Pottier, francês, radicado entre Paris e Rio de Janeiro, é curador internacional de arte contemporânea, com especialização em arte em espaços públicos. Pottier administrou a coleção Sawada de arte moderna e contemporânea entre Paris, Nova York, Tóquio e Nagoya. Desde 1992, se aproximou de artistas brasileiros, tendo apresentado Tunga no evento “Art From Brasil in NY” e na Bienal de Veneza, em 1995. Em1996, incluiu Tunga e Lygia Pape na exposição “Walk on the SoHo Side” em Nova York.Trabalhou durante oito anos no Ministério das Relações Exteriores da França como Adido Cultural no Rio de Janeiro e em Lisboa. Como curador independente, Pottier organizou importantes exposições como “Avant-garde walk a Venezia” durante a Bienal de Veneza de 1995, “Aleksander Rodchenko” no MAM-SP, “Picasso Ceramics” (coleção de Bernard Picasso), “Egypt of the Pharaohs” com o Louvre, “Elles @ Pompidou” com o Centre Pompidou no Rio de Janeiro e “Luzboa-a bienal da Luz” em Lisboa. Em 2008/9, ele trabalhou para o Royal Group / Abu Dhabi em um programa de Parque de Arte Pública. Ele tem ministrado palestras sobre Arte Pública em Abu Dhabi, Dubaï e Bahrain. É autor do livro “Made by Brazilians” (Editora Enrico Navarra) com entrevistas de 230 pessoas representando o mundo da arte contemporânea brasileira. Foi curador convidado da 3ª Bienal da Bahia e também da invasão criativa “Made by Brazilians” no antigo hospital Matarazzo, em São Paulo, em 2014. Pottier é o criador e apresentador do “Foreign Eye”, programa semanal de cultura brasileira  no Canal de TV Arte1. Desde 2016, está envolvido com o hotel Cidade Matarazzo Floresta Atlântica em São Paulo, imaginado pelo arquiteto francês Jean Nouvel e pelo designer Philippe Starck: 50 obras diferentes exclusivas criadas para o local a serem instaladas nas áreas de circulação (saguões, corredores, piscinas, entrada do estacionamento). A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2021. Foi curador e criador das exposições ‘Monumental – arte na Marina da Gloria’ 2016, 2017 e 2018 e está preparando um novo programa de televisão: Imaginary Museums. Foi nomeado curador principal da futura Bienal de Curitiba (2022).

 

Sobre a Farah Service

A Farah Service se especializou na prestação de serviços que visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio de parcerias entre a comunidade e os setores públicos e privados (CPP). Dessa forma, as empresas passam a desempenhar um papel ativo e importante na sociedade, contribuindo com iniciativas que, de fato, modificam e melhoram a vida do cidadão. Desde de 1986 idealiza e executa projetos de Urbanismo, Paisagismo, Restauro de Monumentos, Intervenções Culturais e Artísticas.

 

Sobre o Centro Universitário Belas Artes

 

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma instituição brasileira de ensino superior que oferece cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e de educação a distância nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação Social, Design e Relações Internacionais. Foi fundada em 23 de setembro de 1925, com o nome de Academia de Belas Artes de São Paulo, por Pedro Augusto Gomes Cardim, filho do artista português João Pedro Gomes Cardim e participou ativamente da vida artístico-cultural de São Paulo. Tem por missão criar, produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas e sociais, visando a formação humanística e despertando em seus alunos o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional nessas áreas.

Ficha Técnica

1ª Edição do projeto CIRCULAR: Arte na Praça Vinicius de Moraes

Realização: Farah Service

Parceria: Centro Universitário de Belas Artes

Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Curadoria: Marc Pottier

Artistas/Obras:

  • Andrey Jahnel e Dayane Farias – Caracol no infinito, o verbo no infinito
  • Beatriz S. Pereira, Fernanda Cabral e Marina MBtto – LESTE: Homenagem a Vinícius de Moraes
  • Camila Freixo, Hanz Ronald e Isabelle Gerin – Balançares
  • Cristina Miranda Nicotera – RIO-SÃO PAULO
  • Juliana Fortes – Vou mimbora desse mundo (con)formado
  •  Luísa Zaqueu e Mariana Ortega – Redes Sociais
  • Obsidiana – Mika e Sofia Cosi – A anatomia do afeto
  •  Paixão – Tarde em Itapoã
  •  Rhebeca Luíza – Para ouvir Vinícius

 

Abertura: 28 de Agosto 2021

Horário: das 11h às 17h

Duração: Agosto a Dezembro 2021

Local: Praça Vinícius de Moraes (Av. Giovanni Gronchi, s/n – Morumbi, São Paulo, SP)

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

“Orgasmos Além da Penetração”, sexóloga lança livro sobre experiências pessoais e casos reais em consultório

Publicado

em

No próximo sábado (18), a terapeuta clínica, sexóloga, mãe e empresária, Luciana Cunha lança seu primeiro livro “Orgasmos Além da Penetração”, onde expressa sua experiência em ser criada em um ambiente em que assuntos sobre sexo eram tabu, como também as sensações, dúvidas e traumas de seus pacientes adolescentes, homens e mulheres.

O livro é como um guia compassivo e capacitor para navegar nas complexidades da sexualidade humana, explorando e direcionando as informações indispensáveis sobre saúde sexual, fundamentos da anatomia, intimidade emocional e prazer compartilhado de forma clara e objetiva, desmistificando mitos que impedem a autoconfiança, vitalidade e experiências sem julgamentos ou restrições.

“A minha experiência foi um despertar, percebi que poderia ser fonte de inspiração e orientação para outras pessoas. Era bem-sucedida profissionalmente, mas faltava algo pessoal, descobri que o prazer vai muito além da penetração. Então decidi escrever esse livro para aqueles que desejam se sentir livres para explorar, experimentar e se expressar plenamente. A leveza em que encaramos o sexo, é reconhecer que o prazer é um direito de todos, e que negar esse aspecto essencial de nossa natureza é negar nossa própria humanidade”, diz Luciana.

O sexo é sugestionado por diversos traços sociais e culturais, que agem diretamente nas questões psicológicas, criando-se medos e inseguranças. A autora apresenta como se desconectar desses bloqueios criando uma poderosa conexão e intimidade individual e entre parceiros, fortalecendo os laços emocionais e promovendo um senso de união e pertencimento.

O livro “Orgasmos Além da Penetração” aborda temas como: a importância da manutenção no relacionamento, comunicação sobre a intimidade, os tipos de orgasmos, a importância da masturbação, estímulos ideais, o papel dos brinquedos eróticos, entre outros.

O lançamento acontece neste sábado, 18 de maio, das 15h às 18h, no estúdio The Old Cut, localizado na Rua Padre Antônio José dos Santos, 1102 – Brooklin.

 

Continuar Lendo

Hora de notícia

Fresno e Podpah se unem em live solidária em prol do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Grupo recebe nomes como Dinho Ouro Preto, Karen Jonz, Foquinha, Júnior Lima e Esteban Tavares para convocar doações

A banda gaúcha Fresno e o canal Podpah se uniram para promover uma live solidária com intuito de arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ela acontece na próxima terça-feira (7), a partir das 14h, e será realizada diretamente dos estúdios do Podpah, em São Paulo. A live será transmitida no canal da Fresno e do Podpah no YouTube. Lucas Silveira (voz e guitarra), Vavo (guitarra) e Guerra (bateria) vão receber artistas e músicos para chamar atenção para a situação no sul do país e reunir doações.

Alguns nomes já estão confirmados como Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Karen Jonz, Foquinha, Júnior Lima, Esteban Tavares, Lucas Inutilismo, além dos próprios artistas do Podpah: como Igão e Mítico, Diogo Defante e Thaís Diegues (do Rango Brabo) e JuKanalha, do Quebrada FC. Outros músicos e artistas também participarão da live à distância.

Para esta campanha, a Fresno criou uma conta com chave PIX para doações e encaminhará integralmente o valor arrecadado para instituições que já estão atuando na região. A chave PIX para doação é ajuda@fresnorock.com.br.

Continuar Lendo

Hora de notícia

Dupla sertaneja Léo e Marky grava hoje DVD em Londrina

Publicado

em

Intitulado “Rota LeM”, o projeto irá resgatar e mostrar ao mercado a essência dos artistas em também a nova formação.

Em um cenário típico do sertanejo com camionetes de luxo, chopp gelado e muita música que a dupla Léo e Marky grava hoje, 01 de maio, em Londrina, o DVD “Rota LeM”. Inspirado na cultura country mas sem deixar de lado toda a história de mais de 24 anos de trabalho no estilo, Henrique (Léo) e Marky recebem seus convidados para mais esse projeto especial.

Nos palcos desde 2010, o nome Léo e Marky sempre carregou em sua essência um diferencial quanto a show e repertório, pensado sempre no público, no resgate de canções de sucessos e até mesmo na mistura de artistas improváveis com Ney Matogrosso e Sidney Magal ao sertanejo, trazendo uma nova roupagem e interpretação única.

carreira autêntica.“Desde a chegada do Henrique eu tenho sentido tudo muito diferente. As nossas ideias batem muito e a gente não quer fazer igual a todo mundo, queremos levar alegria para as pessoas, fazendo o que a gente gosta. Não buscamos o auge do sucesso, mas sim, continuar com o que sempre fizemos que é música”, revela Marky.

Ambos já tiveram projetos renomados por todo o país, mas hoje, o que buscam é conciliar a música com a nova rotina em família.

Na gravação hits conhecidos pelos fãs como “Boa que dói”, “AP do Valdemar” e “Tá Querendo”, além dos clássicos do sertanejo universitário, forró e rock. “Mais a nossa cara, impossível. Nós fizemos tudo juntos e tenho certeza que as pessoas vão gostar desse primeiro projeto profissional, em forma de DVD. Todo mundo vai sair cantando as músicas do projeto”, comenta Léo.

A produção musical é assinada pelos artistas como também o desenvolvimento do projeto ao lado da London Music Gerenciamento Artístico.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.