Conecte-se conosco

Novidades

Prevenir o alcoolismo é possível: Sharecare explica mais sobre o assunto

Publicado

em

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença psiquiátrica que afeta a saúde física e mental. No mundo, o consumo abusivo de álcool é responsável por 3 milhões de mortes por ano. Diante desse dado, é necessário que as operadoras trabalhem com programas para prevenir o alcoolismo.

Não é um assunto fácil de lidar, visto que o “beber socialmente” faz parte da nossa cultura e coloca as pessoas em contato com o álcool de forma corriqueira.

Vamos conversar sobre esse problema de saúde? A Sharecare, empresa líder em inovação e digitalização da saúde, vai explicar as causas do alcoolismo, o papel da medicina preventiva para enfrentar essa questão e como indicar para o beneficiário os melhores tratamentos para o alcoolismo.

Quais são as causas do alcoolismo?

Quando falamos de alcoolismo estamos nos referindo àquelas pessoas que têm uma vontade incontrolável de beber, se tornam dependentes do álcool e precisam de cada vez mais doses para ter as sensações provocadas pela substância.

Dessa maneira, não é um problema que se relaciona com a quantidade de bebida ingerida e sim com a falta de controle de quem bebe e com todos os males que isso causa para a saúde.

O Ministério da Saúde realizou, em 2019, uma pesquisa com 52.443 pessoas de ambos os sexos a partir de 18 anos nas capitais e do Distrito Federal para averiguar o comportamento em relação ao álcool.

O levantamento identificou que 18,8% dos entrevistados fizeram uso abusivo da bebida nos últimos 30 dias antes da pesquisa, sendo 25,3% homens e 13,3% mulheres. O consumo abusivo se refere a tomar 4 doses em um mesmo evento para as mulheres e 5 doses para os homens.

Mas, afinal, o que leva as pessoas a começarem a usar o álcool de forma nociva? Existem vários fatores para essa questão, entre eles:

  • o fácil acesso às bebidas, tanto em grandes festas, como em eventos menores, como os corporativos ou realizados em casa;
  • o álcool é relacionado à diversão e a ocasiões sociais;
  • contato precoce com a substância;
  • histórico familiar de consumo excessivo de álcool;
  • glamourização do “beber socialmente”;
  • o estresse que se vive no dia a dia, o que leva muitas pessoas a consumirem mais a bebida como uma forma de lidar com as tensões.

O problema é que o uso constante da substância, que atua no sistema nervoso central, se torna nocivo. Desse modo, o indivíduo começa a necessitar cada vez mais da bebida para sentir seus efeitos de prazer, euforia e até relaxamento.

Consequências do alcoolismo

Com isso, pode ocorrer a dependência, tornando o indivíduo mais vulnerável para doenças, além de todos os outros riscos, como o perigo de acidentes ao dirigir embriagado e até problemas de ordem social, familiar e no trabalho devido ao comportamento alterado.

Prevenir o alcoolismo é importante porque o álcool se relaciona ao risco de desenvolver:

  • distúrbios mentais e comportamentais, como perda de memória, dificuldade de raciocínio e agressividade;
  • cirrose hepática;
  • insônia;
  • doenças cardiovasculares;
  • alguns tipos de câncer, como de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, intestino e mama;
  • problemas ao feto na gestação.

Quais são as vantagens do investimento em medicina preventiva?

Como mostramos anteriormente, prevenir o alcoolismo é o melhor caminho para as operadoras a fim de evitar o desenvolvimento de doenças graves, o que levaria a internações e um uso maior de serviços do pronto-socorro. Em outras palavras: o consumo nocivo de álcool e sua dependência tem reflexo no controle de custos dos convênios.

Mas como enfrentar a situação? A solução é se valer da medicina preventiva, com programas que vão atender os beneficiários de forma individual, além de estimular a adoção de hábitos saudáveis.

Campanhas educativas

O primeiro passo é realizar, de forma constante, campanhas educativas, mostrando o risco do alcoolismo, como identificar o problema e a importância de não ter vergonha para procurar o tratamento.

Palestras, lives ou vídeos que abordem esses temas são medidas interessantes. Nesse ponto, é necessário também alertar as pessoas a como agir caso tenham algum amigo ou familiar passando por esse problema, indicando que tipo de atendimento procurar.

Atenção básica da saúde

Ter canais de atendimento, como a telemedicina, com médicos qualificados para identificar os sinais do alcoolismo também é uma medida importante para encaminhar o paciente para os tratamentos adequados.

Tecnologias de gestão de saúde

É recomendado ainda que as operadoras façam uso das tecnologias de gestão de saúde. Com isso, é possível identificar as necessidades dos usuários de acordo com o histórico de saúde e estilo de vida individual.

A partir da coleta e análise de dados com inteligência artificial, é possível indicar programas que vão agir para prevenir alcoolismo, tabagismo, obesidade, controlar doenças crônicas, entre outros problemas.

App de saúde

O uso de aplicativos de saúde que façam monitoramento do indivíduo e estimulam o autocuidado, como uma alimentação saudável e realização de atividade física regular, também poderá trazer bons resultados.

Coaching preventivo

Há ainda o coaching preventivo, um acompanhamento que é feito por uma equipe multidisciplinar para engajar o paciente nas ações de saúde e bem-estar, atuando diretamente em suas necessidades.

Programas de saúde mental

Adotar ações de saúde mental que tenham o acompanhamento de psiquiatras, psicólogos e também de assistentes sociais vai permitir um contato mais próximo do beneficiário e, consequentemente, um cuidado mais eficiente com o alcoolismo. Isso porque é preciso reforçar como o uso abusivo da bebida está fortemente ligado a questões psíquicas.

Como indicar os melhores tratamentos para prevenir o alcoolismo?

Falar de alcoolismo é tratar de um assunto delicado, porque, muitas vezes, o dependente não admite que o consumo que faz da substância é excessivo. Dessa maneira, a operadora precisa ter muita cautela para chegar nesse paciente e, assim, indicar os melhores tratamentos.

Nessa hora, o importante é contar com uma equipe multidisciplinar de saúde, que vai cuidar do paciente de forma integral, oferecendo uma atenção humanizada para que ele se sinta seguro e confiante em relatar seus problemas e aceitar ajuda.

Então, como dissemos, o primeiro passo é conhecer as necessidades dos beneficiários para ter uma ação mais efetiva, tanto de prevenção quanto de tratamento do alcoolismo.

Prevenir o alcoolismo deve estar na agenda de ações das operadoras de plano de saúde. É um problema sério, que pode desencadear diversas doenças, por isso, merece um olhar especial para os dependentes. Ações de medicina preventiva aliadas ao uso da tecnologia são estratégias que certamente trarão resultados.

Sobre a Sharecare:

A Sharecare é a empresa líder mundial na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada. Somos especialistas em reduzir riscos e custos em grandes populações corporativas.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

SUPERSHOPPING OSASCO É O ENDEREÇO DO OUTONO PARA TODA A FAMÍLIA

Publicado

em

As temperaturas amenas estão voltando e o empreendimento está preparado com o melhor em compras, gastronomia e lazer para todos aproveitarem o melhor da estação

Osasco, março de 2025 – O SuperShopping Osasco, empreendimento administrado pela Alqia, se prepara para a chegada do outono, com entretenimento para toda a família e o melhor da gastronomia, além de opções para quem também quer se divertir em casa ou renovar o guarda-roupa

“Nosso compromisso é oferecer o melhor passeio para as famílias da região e preparamos tudo para nossos clientes aproveitarem a nova estação, que promete temperaturas mais amenas. Afinal, quem não está com saudade de colocar um casaquinho, tomar um chocolate quente e curtir o tempo livre sem se preocupar com o calor?”, afirma Karina Aono, coordenadora de Marketing do SuperShopping Osasco.

O SuperShopping reúne o melhor do outono com suas mais de 40 opções gastronômicas que vão desde as bebidas e bolos quentes do Café do Ponto até as massas que combinam sabor e conforto em um ambiente acolhedor do Empório Trattoria. Coco Bambu traz uma novidade no menu da nova estação, com o risoto de palmito que passa a integrar as opções já consagradas da casa.

A coleção outono-inverno também chegou nas marcas de moda do empreendimento. A tendência boho desembarcou na C&A trazendo saias longas e fluidas, roupas em couro e camurça, e coletes com franjas, enquanto na Santa Lolla as protagonistas são as botas western e as sapatilhas ballerinas.

A atração Rock for Kids segue com a apresentação de bandas covers de Kiss e Beatles para toda a família, sempre aos domingos, e, quem quiser aproveitar o friozinho que chega para curtir atividades de lazer em casa, a Livraria Leitura oferece os lançamentos e clássicos em literatura e não ficção, enquanto a Revolution Games garante as novidades no mundo dos jogos.

O horário de funcionamento do SuperShopping Osasco é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.


Sobre o SuperShopping Osasco
Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já beneficiou mais de 50 mil pessoas com as suas campanhas sociais, como doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas e ações direcionadas aos direitos de meninas e mulheres. Saiba mais em www.supershoppingosasco.com.br

Continuar Lendo

Novidades

KISS voltará aos palcos mesmo após a suposta despedida em 2023

Publicado

em

Banda havia anunciado o encerramento das atividades, mas pra variar, não foi bem assim

Em 2023, o KISS prometeu encerrar sua trajetória com um show final no dia 30 de dezembro, marcando o fim de sua longa turnê de despedida. No entanto, a banda, conhecida por quebrar promessas de encerramento, surpreendeu os fãs mais uma vez. Em um comunicado recente, a banda confirmou seu retorno aos palcos para um evento especial em Las Vegas, de 14 a 16 de novembro de 2025.

A história de despedidas e renovações

 

 

Desde os anos 1970, o KISS construiu uma legião de fãs com seu visual chocante e hits como Rock and Roll All Nite I Was Made for Lovin’ You. No entanto, a banda tornou-se igualmente famosa por anunciar turnês de despedida quase constantemente. A última delas, a End of the Road Tour , durou anos e culminou em 2023 com a promessa de encerrar as atividades.

Após o show final, a banda vendeu seu catálogo, direitos autorais e até a imagem de seus personagens por cerca de US$ 300 milhões. Ademais, a ideia era substituir apresentações ao vivo por avatares digitais, mas os planos mudaram.

O retorno “inesperado” do KISS

No último fim de semana, o KISS anunciou via newsletter oficial um evento chamado KISS Army Storms Vegas, em comemoração aos 50 anos da KISS Army (sua base de fãs) e aos 30 anos do primeiro encontro oficial de fãs. O evento, no Virgin Hotels Las Vegas, incluirá uma apresentação sem maquiagem ou figurinos, algo raro para a banda em se tratando de tempos recentes, como explicado:

Ao contrário de outras despedidas, desta vez a volta é para celebrar os fãs, não para uma turnê completa.

A performance, inclusive, contará com a participação de Bruce Kulick, ex-guitarrista do KISS, além de atividades interativas, painéis e até fotos com os integrantes.

Detalhes do evento e ingressos

O pacote VIP inclui hospedagem no Virgin Hotels, acesso a um show unmasked, sessões de perguntas e respostas, e itens colecionáveis. Os fãs podem adquirir ingressos a partir de 2 de abril, com venda geral em 7 de abril. Maiores informações AQUI.

A organização destacou:

É a chance de ver o KISS como nunca antes: sem máscaras, mas com toda a energia que os tornou lendas.

O paradoxo do KISS: promessas e renovações

A notícia reforça a reputação da banda de quebre-promessas. Mesmo após vender sua marca, Gene Simmons, baixista e vocalista, adiou sua turnê solo para 2025, sugerindo que o KISS ainda tem espaço na agenda. Um fã publicou no X:

Eles sempre encontram um motivo para voltar. Seja por dinheiro, por nostalgia ou por não resistirem aos holofotes.

Legado e expectativas

Para os fãs, a notícia é uma mistura de desconfiança e euforia:

É a mesma tática de sempre: anunciar o fim, ganhar dinheiro com despedidas, e depois voltar. Mas, se for para ver o Paul Stanley sem maquiagem, vale a pena!

Enquanto isso, a banda segue quebrando regras e corações, mantendo viva a dúvida: será que, dessa vez, é mesmo o fim?

Fonte: Confraria Floydstock

 

Continuar Lendo

Novidades

São Paulo recebe o Holi Festival, a vibrante festa indiana das cores, nos dias 22 e 23 de março

Publicado

em

O evento gratuito será no Largo da Batata e terá lançamentos de pós coloridos, danças e musicais de Bollywood, além dos sabores típicos da Índia

 

Nos dias 22 e 23 de março, o Holi Festival transformará o Largo da Batata, em São Paulo, num cenário digno das celebrações indianas. Com entrada gratuita, o evento – que comemora a chegada da Primavera na Índia – promete envolver o público com a tradicional explosão de pós coloridos, apresentações de danças e músicas folclóricas, além de uma viagem gastronômica pela Índia.

Realizado pela plataforma Cola em Sampa, em parceria com a Associação Indiana de São Paulo, o festival tem como essência a celebração da vida, da união e da diversidade, valores que fazem do Holi um dos eventos mais emblemáticos da cultura indiana e de outros países influenciados por ela, como Bangladesh, Nepal, Paquistão, entre outros, preservando os rituais e tradições repletos de significados.  “O Holi Festival desempenha um papel fundamental para comunidades de imigrantes, ajudando a quebrar estereótipos e aproximar culturas por meio da alegria e das tradições”, afirma Willian Vendramini, cofundador do Cola em Sampa.

 

Fiel às raízes do festival da primavera hindu, a programação foi pensada para proporcionar uma experiência autêntica. Durante os dois dias de evento, o público poderá se encantar com a energia contagiante da música e dança indiana de diferentes regiões. Haverá ainda aula de Bollywood, com coreografias inspiradas nos musicais indianos.

E, claro, não faltarão os esperados momentos de imersão nas cores! A tradicional celebração com pós coloridos acontecerá quatro vezes ao dia (às 13h, 15h, 17h e 18h). Para entrar no clima, a dica é vestir roupas brancas e se deixar envolver pelas cores e seus significados:

– Vermelho: amor e paixão

– Amarelo: felicidade e energia

– Verde: renovação e recomeço

– Azul: calma e serenidade

– Laranja: criatividade e entusiasmo

 

Ao todo, 250 kg de pós coloridos serão distribuídos gratuitamente ao público, em uma parceria especial com o a Acrilex, patrocinadora oficial do evento.

 

Gastronomia – Outra atração do festival é a área de gastronomia com estandes de cozinhas variadas. Os destaques são os pratos típicos da índia, como Chicken Masala (frango em molho curry), Chicken Tandoori (frango marinado em iogurte e assado em uma panela cilíndrica de barro), samosa (pastel indiano com recheio de grão de bico ou frango), biryanis (arroz basmati com especiarias e legumes). Entre outros doces e bebidas indianas.

 

A história do festival – No espaço da Associação Indiana de São Paulo haverá uma exposição contando um pouco da cultura da Índia e a história do Holi Festival, que  remonta a uma antiga história da mitologia hindu, celebrando a chegada da primavera e a vitória do bem sobre o mal.

 

Tradicionalmente comemorado na Índia, entre o final de fevereiro e a primeira quinzena de março, o festival se baseia na lenda do rei Hiranyakashyap, que queria ser adorado como o único deus em seu reino. No entanto, seu filho Prahlad, um devoto fervoroso de Vishnu, desafiava a autoridade do pai. Enfurecido, o rei arquitetou um plano cruel, pedindo a ajuda de sua irmã Holika, que possuía um manto mágico que a tornava imune ao fogo. O plano era que Holika entrasse nas chamas segurando Prahlad nos braços. Porém, ao entrar na fogueira, Holika perdeu sua proteção divina e foi consumida pelo fogo, enquanto Prahlad, salvo pela força de sua fé, emergiu ileso. Esse evento simboliza a vitória da devoção e da bondade sobre as forças do mal, tornando-se a essência do Holi, um festival de cores e celebração da vida.

 

Desde então, o Holi se tornou uma celebração vibrante, onde o colorido simboliza a alegria, a renovação e a harmonia entre as pessoas. E agora, essa tradição milenar desembarca em São Paulo para colorir o Largo da Batata e os corações dos paulistanos.

 

Confira a programação:

 

Sábado – 22 de março

Explosão de Cores: 13h | 15h | 17h | 18h – Lançamento das cores ao céu

12h – Apresentação de tabla com Rajveer Ghai

14h – Apresentação de Bhangra, ritmo e dança típicos de Punjab, com a dupla Ju & Kadu

15h – Apresentação de tabla com Rajveer Ghai e DJ, no repertório, um set especial que mistura a energia de Bollywood, música brasileira e batidas eletrônicas

16h – Aulão de Bollywood com Disha, do grupo Feels Like India

17h – Bateria do Bloco Bollywood

19h – Rajveer Ghai

 

Domingo – 23 de março

Explosão de Cores: 13h | 15h | 17h | 18h – Lançamento das cores ao céu

13h – Apresentação do grupo Bollywood  Brasil

14h – Apresentação de Bhangra, ritmo e dança típicos de Punjab, com a dupla Ju & Kadu

15h – Apresentação do grupo de dança India-Brasil, com a participação do artista Shaide & Mandar

16h – Espetáculo especial de Bharatanatyam com a dançarina Iara

17h – Aulão de Bollywood com Disha, do grupo Feels Like India

18h – DJ com set especial indiano – Indian Party

 

Serviço:

Holi Festival 2025 

Data: 22 e 23 de março, sábado e domingo

Horário: das 11h às 21h

Local: Largo da Batata – São Paulo (a 1 minuto da estação Faria Lima, da Linha Amarela do Metrô)

Entrada franca e livre para todas as faixas etárias

Evento pet friendly

Patrocínio Oficial: Acrilex

Apoio: Associação Indiana de São Paulo e Subprefeitura de Pinheiros

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.