Conecte-se conosco

Entretenimento

Pipoca promete mistura de tradição e novidades para o Carnaval

Publicado

em

Pipoca promete mistura de tradição e novidades para o Carnaval #VivaARua2023 e amplia seu compromisso com impacto socioambiental nos dias de folia

 

Após três anos de parada obrigatória do carnaval de rua pelo Brasil, o entorno do Obelisco do Ibirapuera recebe, em fevereiro, Estado de Folia de Chico César e Bloco da Maria, da cantora Maria Rita

O Estado de Folia de Chico César deve abrir o tradicional bloco Bicho Maluco Beleza de Alceu Valença no sábado de pré-carnaval (dia 11) e o Bloco da Maria esquenta os tambores da batucada do gigante Monobloco, no domingo (dia 12)

O Carnaval Viva a Rua terá ainda o Navio Pirata, com BaianaSystem, em seu quarto cortejo na cidade, mas pela primeira vez no Ibirapuera, no pós-Carnaval, dia 25

A Pipoca reforça este ano seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU, com foco na neutralização das emissões de CO² de seus blocos e foliões, com manejo responsável dos resíduos gerados nos eventos, além de um inédito patrocínio social, trazendo visibilidade para uma organização social que atua com cultura, educação e sustentabilidade.

 

Depois de três longos anos de paralisação de grandes manifestações populares e de expressão de arte, como o Carnaval, em função da pandemia de Covid 19, a Pipoca, plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, divulga a programação de seus blocos que desfilarão partindo do Obelisco, no Ibirapuera, durante o Carnaval paulistano de 2023.

 

Pelo segundo ano, a Pipoca promove o Carnaval Viva a Rua, realizando os desfiles de cinco grandes blocos na cidade com o apoio cultural de Brahma, Ifood e Engov After.

 

O aquecimento da folia começa oficialmente no dia 11 de fevereiro (sábado de pré-Carnaval), com o bloco Estado de Folia de Chico César, abrindo o sétimo desfile flutuante do Bicho Maluco Beleza, do multiartista Alceu Valença, este ano com Mariana Aydar como convidada especial.

 

Já no domingo de pré-Carnaval, dia 12, quem abre os cortejos na região do Ibirapuera é a cantora Maria Rita, com seu Bloco da Maria e um repertório especial de verdadeiros hinos e históricos sambas-enredo paulistanos e cariocas. Assim começará o sexto desfile do Monobloco comandado por Pedro Luís, com sua potente e consagrada bateria de 200 ritmistas regidas pelo maestro Celso Alvim.

 

No primeiro fim de semana pós-Carnaval, o público ainda poderá curtir o cortejo do Navio Pirata do grupo BaianaSystem, no sábado, dia 25 de fevereiro, também com concentração no Obelisco do Ibirapuera. O grupo formado em 2009, famoso por encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana e arrastar multidões por onde passa, realiza o seu quarto carnaval pelas ruas de São Paulo, mas o primeiro na região do Ibirapuera, no que promete ser uma das cenas mais fortes e simbólicas da volta do Carnaval depois de três anos.

 

Todos os blocos do Carnaval Viva a Rua seguem este conceito: ocupação consciente da cidade e do espaço público, sem áreas vips, cordões, camarotes ou abadás, valorizando a cultura de rua e a soberania das manifestações populares como uma festa de todos para todos.

 

Tudo o que acontece no backstage da festa poderá ser acompanhado por qualquer pessoa, graças à cobertura exclusiva da folia da Pipoca nas redes sociais, além da transmissão ao vivo e entradas em alguns dos blocos enquanto a Pipoca estiver rolando.

 

Folia sustentável

 

Neste ano, a Pipoca estabelece vínculos ainda mais fortes com as pautas socioambientais, assumindo um importante compromisso para a neutralização das emissões de CO² dos blocos, por meio de uma parceria feita com a Florestas Inteligentes, uma das principais empresas de replantio de matas nativas do Brasil.

 

Além da responsabilidade pela redução de gases poluentes produzidos durante a festa, a Pipoca estabeleceu uma meta ousada, mas essencial para a manutenção saudável do ecossistema e do planeta: neutralizar totalmente a emissão de carbono de seus projetos de cultura até 2030.

 

Além do replantio de matas e árvores nativas, a Pipoca também investe no manejo e na destinação correta dos resíduos produzidos pelos blocos e foliões nos dias de festa com a parceria com cooperativas e start-ups da economia verde.

 

Segundo a organização Florestas Inteligentes, executando essas medidas, este ano, a Pipoca deverá neutralizar 10% de sua emissão de carbono com o plantio de 1.300 árvores, aumentando este percentual anualmente, chegando em 55% em 2026 e alcançando os 100% em 2030.

 

Para o fundador da Pipoca, Rogério Oliveira, essa aproximação cada vez mais forte com as pautas socioambientais é algo natural. “Ao contrário do que ronda o imaginário de muitas pessoas, o Carnaval não é momento de alienação. Não conheço plataforma mais potente para conscientizar as pessoas sobre cidadania, relação de afeto com o espaço público e sobre urgências brasileiras e globais como a mudança climática. E para conscientizar, temos que primeiro dar exemplo. Não temos nenhum orgulho especial por essas ações que estamos realizando. Estamos fazendo apenas a nossa obrigação. São ações normais. Talvez chamem a atenção por, apesar de normais, ainda não serem comuns.”

 

Outra novidade será a estreia do patrocínio social de uma entidade ou organização selecionada pela Pipoca. A partir de 2023, uma entidade de impacto social no Brasil será escolhida para que os trios e o evento em geral possam dar visibilidade ao trabalho feito pela organização e qual é a sua pauta. Este ano, quem receberá o apoio institucional da Pipoca será a ONG Caraíva Viva, fundada há 13 anos por Daniel Bangalter, Mônica Viana e Abdalio Paes Landim Bastos. A associação desenvolve um trabalho de educação, cultura e sustentabilidade, com crianças e jovens no vilarejo de Caraíva (BA).

 

“A escolha este ano foi realizada de forma interna pela Pipoca, mas a partir de 2024 queremos abrir um edital para seleção da entidade que receberá esta grande visibilidade. Neste ano quisemos começar pelo começo, apoiando uma ONG que pratica um trabalho consistente no que é considerado o vilarejo mais antigo do Brasil, fundado em 1530”, comenta Rogério Oliveira.

Crédito: divulgação Pipoca

Sobre Pipoca:

Criada, oficialmente, em 2011, a Pipoca é uma plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, que busca tornar os centros urbanos melhores para se viver. Propomos uma integração genuína às marcas, arte, pessoas e espaço público. No carnaval somos uma das principais inteligências realizadoras de eventos de rua do país. Fazemos a curadoria e atuamos em diversos blocos espalhados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Olinda (PE) e Belo Horizonte (MG). Site Pipoca

As fotos de divulgação dos blocos podem ser acessadas aqui.

 

SERVIÇO

Bloco Estado de Folia com Chico César

Data: 11/2/23

Horário Concentração: 10h

Horário do desfile: 11h

Horário Dispersão: 14h

Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral

Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira

 

Bloco Bicho Maluco Beleza com Alceu Valença

Data: 11/2/23

Horário Concentração: 13h

Horário do desfile: 14h

Horário Dispersão: 18h

Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral

Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira

 

Bloco da Maria com Maria Rita

Data: 12/2/23

Horário Concentração: 10h30

Horário do desfile: 11h30

Horário Dispersão: 14h30

Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral

Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira

 

Monobloco

Data: 12/2/23

Horário Concentração: 13h

Horário do desfile: 14h

Horário Dispersão: 18h

Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral

Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira

 

Bloco Navio Pirata com BaianaSystem

Data: 25/2/23

Horário Concentração: 12h

Horário do desfile: 13h

Horário Dispersão: 18h

Endereço Concentração: Avenida Pedro Álvares Cabral, 220

Trajeto: Avenida Pedro Álvares Cabral

Endereço Dispersão: Praça Armando Sales de Oliveira

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Banda Hotelo comemora 5 anos do disco Mapa Astral com show repleto de convidados na Casa Natura Musical

Publicado

em

Hotelo é rock, é pop, é reggae. No dia 25 de maio, sábado, às 21h30, a banda faz show na Casa Natura Musical, com participações de AnandaPeu Del ReyNina Fernandes e Gabriel Gonti. Na apresentação, o quarteto de amigos de infância comemora 5 anos do lançamento de Mapa Astral, álbum que os apresentou para o mercado da música com grandes participações e conquistas.  A abertura da noite fica por conta da artista Bia Marques.

Ao longo dos 10 anos de carreira, a Hotelo, que curte misturar os estilos de som sem se prender a nada, já lançou mais de 50 títulos autorais e se apresentou em grandes festivais – como Planeta Brasil e Nômade – e fez shows por todo o Brasil. Já realizou também parcerias com grandes artistas nacionais, entre eles Vitor Kley, Ana Caetano, Vitória Falcão, Di Ferrero, Tati Quebra Barraco e Ana Gabriela. Além disso, a banda produz seu próprio festival desde 2017, o Regalórios, que já está na 7ª edição e já juntou mais de 10.000 circulantes.

Hotelo. Foto: Divulgação | Bia Marques. Foto: Divulgação

Bia Marques
Compositora, instrumentista, intérprete e influencer, Bia Marques possui mais de 2 milhões de seguidores acumulados em suas redes sociais. Em 2019, foi finalista em um quadro do programa Raul Gil resultando em três aparições em rede nacional. No mesmo ano, ganhou o 17º festival da rádio educadora na categoria “Música Mais Votada Pelos Ouvintes” com o sucesso “Volta Pra Casa”.

Iniciou sua carreira autoral no final de 2019, e hoje emplaca sucessos nas principais plataformas de streaming, como “Defeito de Fábrica ”, “Mãe” e “Menina”, entre outras.

 

Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que fomenta experiências, encontros, conexão afetiva, sensorial e coletiva por meio da música. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa promove através de shows, eventos, mostras de arte digital e conteúdos dos seus canais de comunicação aproximação da comunidade ao processo criativo da cultura brasileira. O espaço, inclusivo e sustentável, fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, mas expande suas vivências e incentiva novos territórios musicais descentralizados em seus canais digitais pelo Brasil e pelo mundo.

 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

 

Serviço

Hotelo | Mapa Astral – 5 anos

Dia 25 de maio, sábado, 21h30 | Abertura da Casa: 20h

Ingressos à venda pelo site da Sympla

Valores: de R$30 a R$160

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 90 minutos

 

CASA NATURA MUSICAL

Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

www.casanaturamusical.com.br

Facebook | Instagram | Twitter

Continuar Lendo

Entretenimento

Maz e Antdot são anunciados no line-up do Rock in Rio 2024

Publicado

em

Após uma performance elogiada no Coachella 2024, o DJ e produtor carioca Maz está pronto para subir no palco do maior festival do Brasil: o Rock in Rio 2024. Ele se apresenta ao lado de seu parceiro e sócio Antdot. A dupla à frente do selo Dawn Patrol Records divide o line-up com nomes como Carlinhos Brown, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho e Alcione no dia 21 de setembro (sábado). Marcada como “Dia Brasil”, esta data tem uma programação inteiramente brasileira, em comemoração aos 40 anos do festival. Maz toca ainda este ano no Tomorrowland Bélgica.

“O Rock in Rio é um festival muito especial pra mim, pelo fato de eu já frequentar há muito tempo, muito antes de começar a pensar em tocar, e  por ser na minha cidade, onde nasci e sempre morei. Participar pela terceira vez consecutiva é incrível. Além de ser um festival muito reconhecido e renomado, o palco do RIR  realmente faz jus ao nome, principalmente o palco de eletrônico, que é revolucionário e sempre rende experiências únicas”, compartilha Maz.

Conhecido por dominar o gênero afro house, Maz viralizou após o lançamento do remix da faixa “Banho de Folhas”, de Luedji Luna, chamar a atenção de artistas como Anitta, Drake e Black Coffee. Seu lançamento mais recente é a canção “Amana”, que alcançou o primeiro lugar nos charts geral e afro house do Beatport, maior plataforma de venda de música eletrônica, e que fez parte do setlist de Maz em sua estreia no Coachella.

 

Instagram |

Continuar Lendo

Entretenimento

Legalmente Loira

Publicado

em

Instituto Artium de Cultura e o Atelier de Cultura, empresas responsáveis por sucessos como Wicked; Evita Open Air; Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate; e Cantando na Chuva – atualmente em cartaz, trazem mais uma superprodução a São Paulo em 2024, Legalmente Loira – O Musical.

As inscrições para audições de elenco estão abertas até o dia 03/05, às 23h59.

As orientações podem ser vistas em www.instagram.com/legalmenteloirabrasil

Sobre o espetáculo

Baseado no livro de Amanda Brown e adaptado para os cinemas em 2001, o grande sucesso de público Legalmente Loira ganhou os palcos da Broadway em formato musical em 2007, sendo indicado em sete categorias do Tony Awards e em dez categorias do Drama Desk Awards. Sua montagem em Londres aconteceu em 2010 e recebeu o prêmio de Melhor Musical no Olivier Awards.

O espetáculo tem música e letras de Laurence O’Keefe e texto de Heather Hach. Na trama, Elle Woods (interpretada no cinema por Reese Witherspoon), jovem estudante de moda, espera ser pedida em casamento pelo seu namorado, mas ele termina com ela sob o pretexto de que quer cursar a Universidade de Harvard e o estereótipo de Elle não fará bem para sua carreira. Para provar que inteligência não depende de aparências, ela resolve entrar na mesma faculdade de Direito que o ex-namorado.

Sobre os produtores

O Instituto Artium de Cultura e o coprodutor Atelier de Cultura são referência no mercado de entretenimento ao vivo para os espectadores e para as marcas devido ao destaque da qualidade técnica e artística de suas produções de padrão internacional. Desde 2013, os produtores trouxeram ao Brasil importantes títulos do teatro musical internacional, como A Madrinha Embriagada, O Homem de La Mancha, A Noviça Rebelde, Annie, Billy Elliot e Escola do Rock. Mais recentemente, em 2021, o Instituto Artium de Cultura protagonizou a retomada do setor cultural no Brasil coproduzindo o espetáculo Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate no Teatro Renault. Em 2022, o Atelier de Cultura realizou o Evita Open Air, com a maior estrutura já construída para teatro musical no Brasil, a céu aberto, no Parque Villa-Lobos. Suas últimas coproduções foram Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz, com temporada completamente esgotada de mais de 150 mil espectadores, no Teatro Santander – SP e Matilda, o Musical, uma produção inédita e 100% original brasileira que levou mais de 101 mil espectadores, no Teatro Claro Mais SP.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.