Conecte-se conosco

Boas notícias

OS DIAS E AS TELAS DE MARCONDES DE CARMO

Publicado

em

Por Silvio Tadeu

Cândido Portinari e Di Cavalcanti, nomes importantes da arte plástica nacional, retratavam o povo brasileiro em suas telas.

Eles já não estavam mais por aqui, quando em 1.995, Marcondes De Carmo, deixou a cidade de Princesa Isabel na Paraíba, para vir morar em São Paulo, trazendo na mala, seus anseios de estudo e aprimoramento.

Ney Matogrosso um dia disse que jamais se rotulava como um cantor, pois todas as formas de arte lhe interessavam. O mesmo mandamento parece que serviu a Marcondes.

Seu ideal maior era tentar o palco, a arte cênica, o texto, a criação de um personagem que o inspirasse e emocionasse a plateia.

No teatro, deu passos largos, cursos, apresentações, dedicou-se a sua paixão maior, o cinema, atuou em curtas, médias e longas metragens, escreveu roteiros produziu, dirigiu atores e    atrizes …

Continua exercendo a arte dramática, recentemente integrou o elenco de uma série da netflix e aguarda o lançamento de um longa que participou.

Mas como todo artista se apodera de uma alma múltipla, a poesia e a escultura o atraíram, e finalmente… as artes plásticas, as telas em branco, dispostas a abrigar cores, que seriam criadas por pincéis e tintas.

Criado em um sítio, em uma cidade que tem na sua história a luta contra cangaceiros, afirma que a habilidade de sua professora primária em transformar um “ X “, em um corpo de uma pessoa, o impressionou, tanto quanto o desenho de um índio na lousa, feitos por um funcionário público que por acaso passava por ali um dia.

Autodidata, Marcondes, passou a exteriorizar em papel e lápis as imagens que sua alma concebia.

Em seus quadros o cubismo e o expressionismo predominam, mas a necessidade de atingir um diverso público o faz passear em diversos estilos, encarando o desafio da sua inclinação para criar.

A degustação pela mesma arte o fez contemplar Candido Portinari, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, Van Gogh, Edvard Munch e atualmente Henri Matisse e seu estilo fauvista, uso de cores puras.

Contemplamos emocionados palhaços e “ clowns “ em alguns temas, influência clara da arte cênica em sua vida.

Sem dúvida os temas nacionais também predominam.

Cores fortes nos remetem a alegria esfuziante do brasileiro, ao passo a densidade da savana africana nos remetem a um passado de escravidão.

Marcondes afirma que o isolamento social, imposta pela pandemia do novo coronavírus, não foi o que catalisou a produção da sua nova safra de quadros, mas, sem dúvida o momento é propício a todos nós que desejamos fazer do momento imposto, uma grande oportunidade para criar, ou para contemplar.

Se for para contemplar o momento também pode ser propício.

No dia 12 de agosto, dia em que se comemora o Dia de Todas as Artes, Marcondes estará lançando sua loja-galeria virtual, simultaneamente, dando início ás suas redes sociais dedicadas ás suas telas e criações.

Os visitantes poderão adquirir telas de sua assinatura com preços bem acessíveis e concorrer a um sorteio de uma delas.

O portal trará também a agenda do artista, em exposições virtuais e presenciais, ou seja, em tempos de contemplação da imagem, dado o furor da comunicação digital, a arte plástica ganha força e corpo, para aliviar a nossa retina de imagens e notícias menos saudáveis! 

Salve 12 de Agosto Dia de Todas as Artes!

Salve Portinari!

Salve Di Cavalcanti!

Salve Marcondes De Carmo!!!!!

Serviço:

Loja e Galeria Virtualwww.marcondesdecarmo.com.br

Lançamento:  12/08/2.021

Gênero: Artes Plásticas

Influências: Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Expressionismo, Cubismo

Temas:  Identidade Nacional, Artes Cênicas, Emoções

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas notícias

Ava Galleria  participa da 60ª edição da Bienal de Veneza, com exposição paralela de artistas brasileiros e finlandeses, no Palazzo Albrizzi-Capello, Grenada Pavilion

Publicado

em

A Ava Galleria, com sede em Varkaus/Finlandia, participa da 60ª edição da Bienal de Veneza, com exposição paralela de artistas brasileiros e finlandeses, no Palazzo Albrizzi-Capello, Grenada Pavilion, seguindo o tema  “Foreigners Everywhere”, explorando os conceitos de “ser estrangeiro(a)”, com foco nos deslocamentos humanitários, além da percepção daqueles que se sentem forasteiros em seu próprio território, a exemplo de comunidades indígenas, LGBT+, negros e todos aqueles que fogem ao padrão branco hetero normativo, eurocêntrico e patriarcal.

A curadoria é do conceituado Edson Cardoso, e pode ser visitada até o dia 30 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 17h. Essa exposição e a Bienal tem influência direta nas tendências do mercado de artes, revelando artistas fundamentais para os debates culturais ao redor de todo o mundo.


Entre os artistas estão Anna Wilhelmus, Aulikki Nukala, Carita Maury, Cláudia Sperb, Hanne Hickmann Hansel, Hannele Haatainen, Helena Manzan, Joni Ahonen, Lenny Lopes, Maiju Ahlgren, Maj-Lis Tanner, Marcia Fixel, Mari Arvinen, Marja Malijonen, Minna Herrala, Paula Mikkila, Piipa Mutikainen, Pirjo Hassinen, Raija Kurisma, Rose Maiorana, Sirkka Laakkonen, Sirpa Heikkinen, Tytti Gotsh, Ulla Remes e Ulla-MaijaVaittinen.

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das galerias contemporâneas mais conceituadas da Finlândia, localizada na Cidade de Varkaus, um dos mais importantes polos de fabricação de papel. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto, Veneza e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.

Instagram: https://www.instagram.com/ava_galleria/Facebook: https://www.facebook.com/avagalleria/?locale=pt_BR

Continuar Lendo

Boas notícias

Kaio & Bertine divulgam a música “Dói né?”

Publicado

em

Aconteceu nessa  sexta-feira (05), Kaio & Bertine estão divulgando a música “Dói né?”. A faixa faz parte do DVD “Ao Vivo”, gravado, neste ano, na cidade de Chapadão do Sul/MS. A composição do single é de Rhino Leitte e Cay Sodré. Pablo Bertine é quem assina a produção musical. E a produção de vídeo é de Will Terra da Terra Produções.

Dói né?:

Plataformas digitais:
https://bfan.link/doi-ne

De composição de Kaio Keb, vale destacar também a faixa “PIX”, que ganhou grande repercussão nacional. No Youtube, o clipe soma mais de 150 mil visualizações. Sendo executada em muitas rádios do Brasil, “PIX” foi um dos primeiros singles da dupla a ganhar destaque nacional.

KAIO & BERTINE
Nathan Fernando de Almeida Vieira (Kaio), é natural de Pereira Barreto, cidade do interior do Estado de São Paulo. Iniciou muito cedo na música, com apenas dez anos de idade. Aos 13 anos, começou a cantar em barzinhos e pubs da região de sua cidade. Ao completar 16 anos, gravou seu primeiro CD autoral profissional e sempre cantou com bandas pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Pablo Queiroz Araújo (Bertine), nasceu em Cassilândia, município do interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Bacharel em Direito, vive com a música há mais de 20 anos. Desde criança gostava de violão e admirava a música. Hoje é conhecido como um dos melhores produtores musicais da região e possui um vasto conhecimento do mercado musical.

A dupla Kaio & Bertine tem apenas seis anos de existência, porém com uma vasta carreira de muitos shows e projetos. A dupla, formada em Cassilândia, é conhecida por sua irreverência e qualidade em suas apresentações. De uma mega produção musical e audiovisual, Kaio & Bertine sempre se preocuparam em entregar um show de extrema animação e com músicas para agradar a todo o público. No projeto, Kaio & Bertine, gravaram dois DVDs, em 2021 e 2024, ambos na cidade de Chapadão do Sul/MS.

Ambos moram em Chapadão do Sul, no Estado do Mato Grosso do Sul, devido à grande aceitação do público local. Kaio & Bertine são conhecidos como um dos melhores shows do país no quesito animação e diversidade em repertório, sempre com músicas autorais e projetos inovadores.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Kaio & Bertine, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/kaioebertineoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/kaioebertineoficial
Youtube: https://www.youtube.com/@kaiobertineoficial
TikTok: https://www.tiktok.com/@kaioebertineoficial
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5R54LWkpEBVGWDcxaA9FbH

Continuar Lendo

Boas notícias

Diadema ganha programação gratuita do final de semana das crianças

Publicado

em

Espacinho Cultural acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro com apresentações de teatro, contação de histórias, brincadeiras e muito mais.

Sítio do Pica Pau Amarelo – O Rapto de Narizinho – Grupo Trapiche (créditos: Cardozo)

Projeto Teatro em Formação. Crédito: Divulgação

Centro Cultural Diadema será só alegria no final de semana do Dia das Crianças. O projeto Espacinho Cultural trará muita diversão às famílias da região, que contarão com 24 apresentações gratuitas nos três dias de evento, sendo elas:

– 12 contações de histórias

– 9 peças de teatro infantil

– 3 peças de teatro musical

Pensamos em trazer um conteúdo plural e educativo para o evento, a fim de agradar crianças de todas as idades e diferentes gostos. Entre as histórias trazidas ao Espacinho Cultural este ano, estão Bichos Vermelhos, Remelexo, Tok Batoque e O Sítio do Pica Pau Amarelo – O Rapto de Narizinho. Durante as contações de histórias faremos também de forma gratuita a distribuição do livro Contos Maravilhosos para as crianças presentes. Temos certeza de que o público participante, especialmente as crianças, irão aproveitar muito e sairão encantadas com o programa que escolheram para comemorar o Dia das Crianças deste ano”, comenta Thiago Catelani, coordenador de produção do projeto.

Para o secretário de Cultura de Diadema, Camilo Vannuchi, uma programação como a que está sendo preparada é tudo o que papais e mamães mais gostariam de ter no Dia das Crianças. “Ninguém vai ter trabalho para decidir aonde ir nem ficar preocupado com o relógio”, diz ele. “São três dias inteiros com atrações incríveis para maratonar, todas no mesmo local, parte delas de grupos locais e outra parte de fora”. Ainda segundo o secretário, é uma satisfação receber em Diadema um projeto já consolidado, que existe há 15 anos e já percorreu diversas outras cidades.

Espacinho Cultural é uma realização do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Prefeitura de Diadema. As famílias que têm interesse em participar do evento não precisam retirar ingressos. Basta apenas se dirigirem ao local nas datas e horas específicas. Confira abaixo a programação completa:

SEXTA, 11 de Out

10h: Contos, Causos e Lendas do Brasil, Tricotando Palavras 

11h: Às Fábulas de Lafontaine, AMO Entretenimento

14h – A Vaqueirinha, Cia Laleoni

15h: Sobre Carrinhos e Bonecas, Cia. Núcleo 

16h: Bichos Vermelhos, Pia Fraus

17h: Um rio que deságua histórias, Tricotando Palavras 

18h: Bola e Pipa, Cia. Núcleo  

19h: Remelexo, Márcio Araújo

SÁBADO, 12 de Out

10h: Bicho, Bichinhos e Bichões, Tricotando Palavras 

11h: Conta-Conta, Amo Entretenimento

14h: Lendas do Brasil – O Folclore, Grupo Trapiche

15h: A Tecelã de Nuvens, Flor de Crejoá

16h: Pan Pá Ra Ran Pan, Trupe Peripécias

17h: Contos Maravilhosos Ásia com Serena Park

18h: A Curiosidade Premiada, Binho & Cia

19h: Modo de Brincar, Tok Batoque

DOMINGO, 13 de Out

10h: Uma Viagem Encantada, Cleyde Mariano e Rejane Andrade

11h: Gigantes de Ar, Pia Fraus

14h: Peripécias, Trupe Peripécias

15h: Amigos, Binho & Cia

16h: As Aventuras de Pinóquio na Terra do Cordel, Amo Entretenimento

17h: Contos Oriente Médio com Carolina Gonçalves

18h: Histórias de Cabana, TransforArte

19h: Sitio do Pica-Pau Amarelo: O Rapto de Narizinho, Grupo Trapiche

Programação completa em:

www.instagram.com/sparteecultura

Serviço

Espacinho Cultural – Diadema

Local: CCD – Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema / SP

Data: 11, 12 e 13 de outubro de 2024

Horário: Programação de 10h às 20h

Público: Famílias com crianças de todas as idades

Obs.: O evento é gratuito e aberto ao público, bastando chegar ao local nos dias e horários mencionados. 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.