Boas notícias

o risco da contaminação viral para o organismo

Publicado

em

Coronavírus: o risco da contaminação viral para o organismo

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados.

O que poucas pessoas sabem é que o quadro infeccioso pode se tornar uma miocardite viral, grande responsável pelos casos de mortes súbitas, que representam cerca de 320 mil vítimas todos os anos no país.

A miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e bombeamento de sangue do coração para todo o corpo.

“A redução na capacidade de bombeamento do sangue pode agravar para o surgimento de arritmias cardíacas. E, em casos mais complexos pode haver formação de coágulos no coração levando a um acidente vascular cerebral ou infarto”, afirma afirma a cardiologista Dra. Nicolle Queiroz, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein e do Hospital Luiz.

Existe sim a possibilidade de recuperação recuperação total do coração em aproximadamente 66% dos casos e recuperação parcial em 10% dos casos. 24% deles, no entanto podem ter evolução ruim e apresentar essa condição permanente, com necessidade de transplante cardíaco no futuro.

O rápido diagnóstico é fundamental para que não haja nenhum risco à saúde do paciente infectado com o vírus 2019-nCoV, além disso uma equipe médica multidisciplinar é imprescindível para diagnosticar qualquer disfunção no organismo decorrente da infecção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile