Últimas notícias

O que os talentos buscam nas empresas?

Publicado

em

Especialista comenta como algumas ações do mundo corporativo impactam na vida de quem busca uma vaga no mercado de trabalho

Profissional de Recursos Humanos, responda rapidamente:

– Qual foi a última vez que você entrevistou um candidato e ele perguntou sobre a festa junina da sua empresa?

– Quantos colaboradores, realmente, queriam ir na festa junina e quantos foram só por pressão da empresa?

– Quantos colaboradores decidiram ficar na empresa por causa da festa junina?


Por causa dessas respostas, faça, sim, uma festa junina, só não chame isso de Employer Branding! É o que afirma Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil.Employer Branding é algo estratégico, algo que gera resultado positivo nas pessoas e, consequentemente, nos resultados da empresa. A gestão da marca empregadora deve trazer dados e fatos relevantes para o negócio. Se a maior preocupação de junho do RH for a quantidade de maçãs do amor a serem encomendado, e não o fluxo de novos candidatos no site de carreira da empresa, é melhor repensar a relevância do tema na organização”, completa Caio.

Para atrair e reter os talentos do mercado, é preciso mais que isso e, segundo Caio, definitivamente, não é isso que o profissional busca como fator principal em uma vaga de emprego. Cada vez mais, eles buscam oportunidades de trabalho em locais que tenham valores parecidos com os deles, além de um plano de carreira atrativo. “Investir verba em ações que não fazem diferença para os talentos não é só perda de dinheiro, mas, também, perda de foco. A festa junina pode até dar um up na produtividade do time, mas ela não conta nada sobre a empresa. Talvez seja mais importante direcionar o orçamento dos crachás coloridos, das festinhas, dos presentes e do kit de boas-vindas para treinamento, por exemplo”, alerta Caio.

Então, como atrair talentos?

Para focar energia e dinheiro nas ações certas de atração e retenção de talentos, Caio lista os pontos mais desejados pelos candidatos segundo sua experiência:

Invista na cultura da empresa

É isso que diferencia, de verdade, uma empresa da outra para o candidato a uma vaga de emprego. Para defini-la, é preciso entender muito bem o propósito e os valores do negócio. O segundo passo é criar um ambiente de trabalho condizente com esta cultura – é neste momento que a empresa opta pelo plano de carreira dos colaboradores e por horários de trabalho mais ou menos flexíveis, por exemplo. Oferecer a opção de home office ou encher a empresa de puffs e mesas de sinuca são soluções que retratam aquilo que a empresa quer passar em relação à sua cultura.

Ofereça benefícios diferenciados

Eles são uma ótima forma de atrair pessoas desde o momento do processo seletivo – aqui vale desde o tíquete alimentação ou refeição até opções voltadas à cultura, saúde ou mobilidade.

Conte sua história pelas redes sociais

Gere aproximação e associação com os profissionais mantendo o site da empresa atualizado, assim como as redes sociais. Os canais digitais proporcionam diversos formatos de comunicação, expondo informações sobre a empresa e melhorando a comunicação com o mercado. Em poucos cliques, é possível conquistar vantagem competitiva e lucratividade.

Preste atenção na gestão das pessoas

A gestão das pessoas está associada ao cuidado e à capacitação dos funcionários. As práticas de gestão visam ao bem-estar, ao desenvolvimento, à qualidade de vida no trabalho, à facilidade no dia a dia dos colaboradores e à experiência do candidato. Para que ela funcione, o RH precisa atuar ativamente e conhecer as oportunidades da empresa como um todo, adequando os profissionais ao setor e ao cargo compatíveis com seus conhecimentos técnicos e suas habilidades.

Ofereça um bom plano de carreira

Profissionais comprometidos com seu desenvolvimento pessoal e profissional buscam empresas que oferecem oportunidades de aprendizado constante e promoções. O plano de carreira evidencia o quanto a empresa valoriza o desenvolvimento das pessoas e acredita no potencial dos colaboradores, além de ajudar – e muito – na retenção de profissionais talentosos.

Sobre Caio Infante

Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile