Conecte-se conosco

Fique por dentro

O artista plástico italiano Renzo Eusebi abre a exposição “Referências Abstratas”

Publicado

em

O artista plástico italiano Renzo Eusebi abre a exposição “Referências Abstratas” para homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, no Espaço Cultural Correios Niterói.
 
A mostra traz obras de formas geométricas, com curadoria da Tartaglia Arte e texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova

artista plástico italiano Renzo Eusebi abre a exposição itinerante “Referências Abstratas”, no Espaço Cultural Correios Niterói, em sua terceira fase, após ter passado pelo Círculo Ítalo Brasileiro, em Florianópolis, e pelo Centro Cultural Correios RJ, com curadoria da Tartaglia Arte (Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez), e texto crítico do historiador de arte Giorgio Di Genova, no próximo dia 22 de janeiro. 
 
A mostra chega  para homenagear o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 que, assim como o artista,  trouxe modernas tendências das artes plásticas, com formas que chocaram os apreciadores de uma arte mais comportada. Era um novo momento de vanguarda que se iniciava e que influenciou diversos artistas ao longo do século, em todas as artes. 

As obras de RENZO EUSEBI são de estilo construtivista, de formas geométricas, esmaltes em tábuas de madeira mista. São pinturas em madeira, chamadas de ‘OPERA’  e algumas esculturas, chamadas ‘PITTUSCULTURA’.


“Um conjunto de elementos abstratos combinados, sistematicamente repetidos, revestidos com variações cromáticas primárias infinitas, sobre as mesmas construções básicas que apresentam combinações visuais surpreendentes”, explica Eusebi.

Renzo Eusebi nasceu em Patrignone di Montalto Marche (A.P.) em 18/04/1946. Dos anos 70, até o presente, exibiu seus trabalhos em mais de 160 exposições individuais e coletivas.

Seus itinerários artísticos variam das mais importantes cidades italianas às europeias e americanas.
As feiras internacionais de arte contemporânea moderna são numerosas desde Basileia, nos anos 80, passando por Nova York, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Filadélfia, Atlanta, Dallas, Gant, Pádua, Verona e, finalmente, a Art Fair Hangzhou (China).


Suas obras podem ser encontradas em coleções públicas e privadas em várias cidades italianas e estrangeiras.

Nos anos 90, ele foi um membro fundador do Transvisionismo e, mais tarde, do G.A.D. Grupo de Aniconismo Dialético de Giorgio di Genova.

“A geometria é, há anos, o tema básico das composições de Renzo Eusebi, outro expoente do Grupo de Aniconismo Dialético. Renzo, sempre exigente, é uma espécie de reificação de um concreto e, ao mesmo tempo, decomposição, mas apenas pelo uso das três cores primárias, neoplásicas, na direção suprematista, realizadas com mesas pintadas com tinta compacta, dispostas com inclinações que seriam fortemente estigmatizadas por Mondrian, mas não por Malevič. “, explica Giorgio Di Genova.

SOBRE A ARTE DE RENZO EUSEBI.

A produção atual de Renzo Eusebi tem uma longa história de fases.

De fato, após os primórdios neo-surrealistas, nos quais declinou de forma pessoal tanto a lição do Buchi de Lucio Fontana quanto o materialismo de Alberto Burri, incluindo a inserção da vestimenta pessoal no magma material, chegou a um período de pinturas primorosamente materiais, para as mais monocromáticas, e de esculturas metálicas pintadas, secando progressivamente a matéria pictórica em camadas planas e compactas das três cores primárias, à semelhança da lição de Mondrian, que o fez chegar a um pictórico limpo e bem iluminado purismo.

É desses pressupostos que nascem os trabalhos atuais, que objetivaram as áreas geométricas do baixo relevo com elementos de madeira, quase as espessuras do materialismo anterior foram filtradas na direção de um neoconcretismo, que, em um exame mais atento, mudou o de Mondrian. lição neoplástica para o suprematismo de Malevič no contexto de uma repetição variada de racionalidade espacial e cromática límpida.

Em trabalhos materiais anteriores Renzo misturou fragmentos de areia, vidro e pedra com o magma dos pigmentos, em um vórtice pictórico que devolvia seu temperamento impulsivo da época, especialmente de Sturm und Drang de um neo-informal muito pessoal. Não havia mais roupas, mesmo íntimas, embebidas de matéria cromática, para uma espécie de homenagem a Burri, não havia mais buracos na tela, uma homenagem, também para uma espécie de homenagem à aula de Fontana, porque o próprio material tinha Tornou-se um tecido cromático, no qual os buracos foram introjetados, formando crateras entre as asperezas da superfície, muitas vezes resgatadas pelo gestualismo alado, que às vezes se enrolava. É sabido que depois da tempestade sempre há calmaria.

O mesmo aconteceu com Eusebi, que depois de Sturm und Drang chegou à calma de uma proporção executiva estudada, que, não esquecendo seu passado escultórico, fez os elementos de madeira coloridos descerem das superfícies das pinturas para criar novas esculturas, para conquistar verticalmente o espaço habitado.

O neoconcretismo de parede deu assim origem a um neoconcretismo plástico, recuperando uma memória antiga, a da escultura colorida como era antes, devido aos mal-entendidos de Winckelmann, a escultura em mármore branco se espalhou.

As esculturas de Renzo, jogadas nas combinações de elementos de vários tamanhos e estruturas, bem como agrupadas numa dialética cromática de brancos e pretos com amarelos, vermelhos, azuis, são alegres e visualmente muito leves. No entanto, como aconteceu recentemente, em Lamezia Terme, uma cidade no sul da Itália, eles podem se tornar monumentos coloridos voando em direção ao céu em uma praça. Afinal, Renzo Eusebi, como atesta a exposição 2019-20 no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, em que muitas de suas obras foram penduradas no teto, a conquista do espaço é um desafio que potencializa sua criatividade muito móvel.
(Giorgio Di Genova, Historiador e Crítico de arte, autor da enciclopédia da “História da arte italiana do século XX”.)

WIKIPEDIA


1972 Galleria Alba, Ferrara, Settembre
1973 Galleria Alba, Ferrara, Aprile
1973 Galleria Cavegia, Lecco, Marzo
1975 Galleria Cornaro, Bergamo, Giugno
1975 Galleria Cavegia, Lecco, Ottobre
1976 Galleria Alba, Ferrara, Maggio
1977 Galleria Cavegia, Lecco, Marzo
1977 Galleria Cornaro, Bergamo, Giugno
1977 Galleria Cornaro, Bergamo, Novembre
1978 Centro Culturale Pro Verteva, (BG)
1978 Galleria Il Portichetto, Stresa, (NO), 24 Maggio
1979 Centro Culturale Pro Vertova (BG), Marzo
1979 Galleria “Studio 13”, La Spezia, Maggio
1979 Galleria Cornaro, Bergamo, Febbraio
1979 Galleria “14”, Firenze, Giugno
1979 Galleria Alba, Ferrara, Settembre
1979 Astor Camping, Porto Garibaldi (FE), Agosto
1980 Mackinney Boll Inc., Dallas Texas U.S.A.
1980 Aronson Gallery, Atlanta Georgia U.S.A.
1981 Galleria Melissa, Losanna, Svizzera, dicembre
1981 Galleria “C”, Birchwil, Svizzera, Ottobre
1981 Galleria Il Pavone, Milano, dicembre
1982 Pyramid Gallery, Rochester N.Y., U.S.A., settembre
1986 Galleria SELEARTE, Bologna, maggio
1993 Nuovo San Michele, Pontirolo Nuovo (BG), giugno – ottobre
1993 Hotel Europa Ispra, Varese, giugno
2000 Galleria d’arte Mirò, Teramo, 18 marzo – 1 aprile
2000 Galleria Fluxia, Chiavari (GE), 7-23 Luglio
2000 Auditorium municipale S. Agostino, Pinacoteca Comunale, sala mostre arte contemporanea, Montalto Marche (AP), 30 luglio-30 agosto.
2000 Artexpo, N.Y., New York U.S.A.
2002 Galleria Matisse, Roma, Mostra Antologica
1990/2002, dal 15-30 aprile 2005 Teatro Verdi, Fiorenzuola D’Arda (PC), Sulle strade dell’astrazione, 17-29 settembre
2009 Studio C, Piacenza, Il ritorno, 3-15 ottobre
2010 Studio C, Piacenza, Frammenti ricomposti, 12-14 ottobre
2011 Villa Quiete, Montecassiano (MC) Aprile 2011
2012 Studio C, Piacenza, “Cosmiche visioni”, 29 Aprile – 10 Maggio 2012
2012 Galleria Tartaglia Arte, Roma “Ricomposizione del cosmo”, 3 – 18 Ottobre 2012
2013 Studio C. Piacenza, “La magia dell’informale”
2018/2019 Galleria “Transvisionismo”, Castell’Arquato (Pc) “Una vita dedicata all’arte” 1-31 Dicembre
2019 Galleria Studio C, Piacenza, “Neoplastica in direzione suprematista” 6-26 Aprile
2019 Círculo ítalo-brasileiro de Santa Catarina, Abstracionismo Geométrico Absoluto, Florianópolis, Brasil, 27 giugno – 19 luglio curadores Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez – texto Patricia Toscano
2019 Galleria “Transvisionismo”, Castell’Arquato (Pc) “Limpidi risultati di un concretismo reificato” di Renzo Eusebi, 21 luglio – 31 agosto 2019/2020 Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil, “Diversidade e Contaminação”, 4 dicembre – 26 gennaio curadores Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez – texto Patricia Toscano
2021 M.A.L. Museo Archeologico Lametino, “In equilibrio tra Passato e Presente”, Lamezia Terme (CZ), 24-31 luglio 2021 Chiostro San Domenico, Lamezia Terme (CZ), 24-31 luglio
2021 Galleria arte antica e design, Lamezia Terme (CZ), 24-31 luglio
2021 Associazione arte e antichità, Passato prossimo, Spazio Arte 57, Lamezia Terme (CZ), 24-31 luglio

EXPOSIÇÕES COLETIVAS


1977 Galleria Cavegia, Lecco, “Mostra Collettiva in onore di Ettore Bartolotti”
1977 2°Concorso di pittura ex., S. Vittoria in Matenano, (AP)
1977 VIII Concorso Nazionale di arti figurative, Montalto, (AP)
1977 Galleria Cornaro, Bergamo, “Collettiva di pittori bergamaschi”
1978 V Rassegna Nazionale del miniquadro, Galleria Alba, Ferrara
1978 Accademia Italia, Premio Italia, Salsomaggiore T. (PR)
1978 Premio S. Ambroeus , “Rassegna Nazionale di Pittura”, Milano
1978 Hotel Villa Carlotta , “I Rassegna Nazionale del piccolo formato”, Belgirate, (NO)
1978 Premio Lario Cadorago, (CO)
1979 XI Mostra “Exibition London”, Londra (medaglia oro)
1979 Galleria Alba , Ferrara, Mostra Nazionale d’arte figurativa
1979 IX Concorso Nazionale di pittura e grafica “Colori d‟inverno”, Viareggio (LU), (1° Premio avanguardia)
1979 I Premio Nazionale di pittura “Imperia De Amicis”, Imperia
1979 V Concorso di Arti visive “Gran Premio di Toscana”, Montecatini Terme, (PT), (1° Premio astrattismo)
1995 Gallerie De L„Europe, Parigi, Art ltalien Contemporain Centre culturel “Les Fontaines”, Chantilly, France, Art Italien Contemporain
1995 Pinacoteca d’arte Moderna, Piacenza, “Opere di 50 pittori e scultori contemporanei”
1995 La Meridiana, Piacenza, “Rassegna di opere dei Transvisionisti” Centro d’arte Città di Piacenza, Piacenza, “Anno Accademico Artistico”
1995 Scoletta di S. Zaccaria, Venezia, “Mostra Collettiva Transvisionismo”
1995 Centro d‟arte Europa, Roccaglia, (PD), Artisti in mostra, “La luce del Transvisionismo”
1996 Galleria La Meridiana, Piacenza, “7 pittori in mostra” 1996 Villa Litta, Lainate, (MI), “Transvisionismo in Villa” 1996 Galleria La Meridiana, Piacenza, “Un viaggio nel cuore del Transvisionismo”
1996 Centro Artistico Culturale Lucania, Milano, “Al di là del reale oltre il visibile”, Mostra Pittorica del Transvisionismo, 30 Novembre – 15 Dicembre
1996 Centro Culturale Pro-Vertova, Vertova (Bg), Collettiva “Gli amici della Provertova”
1997 Palazzo Malaspina, Ascoli Piceno “Gruppo Aniconismo Dialettico”(G.A.D.),11 Luglio – 11 Agosto
1997 Galleria Atelier, Carrara, “G.A.D. Gruppo Aniconismo Dialettico”, 12 -31 Luglio
1997 Palazzo dell‟ Annunziata, XXIV Premio Sulmona , Sulmona, (AQ), Rassegna Internazionale d‟arte Contemporanea, 6 – 27 Settembre
1997 Contemporanea Expo Arte, Forlì, “G.A.D. Gruppo Aniconismo Dialettico”, 14 – 16 Novembre
1998 Palazzo Lomellini, Carmagnola (TO) , “Gruppo Aniconismo Dialettico”, 7 – 28 Febbraio
1998 Galleria Can Marc, Girona, Spagna, “Gruppo Aniconismo Dialettico”, 7 – 27 Marzo
1998 Galleria San Gregorio, Venezia, “Gruppo Aniconismo Dialettico”, 4 Aprile – 24 Maggio
1998 Galleria San Carlo, Milano, “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D.”, 12 Maggio – 30 Giugno
1998 Chiesa San Francesco delle Monache a Santa Chiara, Napoli, “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D.”, 27 Maggio – 5 Giugno 1998 V Premio “Con Ova vinci l‟arte”, Pieve di Cento, (BO)
1998 Galleria San Carlo, Milano, “Artisti della Galleria San Carlo”, 1 Luglio -14 Ottobre
1998 Ex Convento di Santa Chiara, XXV Premio Sulmona, Sulmona (AQ), Rassegna Internazionale d‟arte Contemporanea, 12 Settembre – 30 Ottobre
1999 Palazzo della Provincia, (BG), “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D.”, 8 Maggio – 2 Giugno
1999 Palazzo Mediceo, Seravezza (LU), “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D.”, con omaggio a Pasquale Di Fabio, 29 Maggio -27 Giugno 1999 Ex Convento di S. Chiara, XXVI Premio Sulmona, Sulmona, ( AQ ), Rassegna Internazionale d‟arte Contemporanea, 11 Settembre – 2 Ottobre
1999 Cartiera “Le carte”, “Colori nuovi nelle antiche carte di Pescia” Pietrabuona, Pescia (PT), 23 Ottobre – 30 Novembre
1999 Palazzo Cesi, Aquasparta (TR) , “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D “, con omaggio a Pasquale Di Fabio, 29 Maggio – 27 Giugno
1999 Castello Cinquecentesco, L‟ Aquila, “Gruppo Aniconismo Dialettico G.A.D.”, con omaggio a Pasquale Di Fabio.10 – 28 Novembre
1999 Palazzina Azzurra, S. Benedetto del Tronto, “G.A.D Gruppo Aniconismo Dialettico”W. Coccetta , A. Di Girolamo, R. Eusebi, G. Leto, 14 – 28 Novembre
2000 Galleria San Carlo, Milano, “artisti della Galleria San Carlo”, 9 Marzo – 5 Aprile
2000 CERP, Centro Espositivo della Rocca Paolina, 1° premio nazionale di pittura, Fontignano (PG), 6-30 Luglio “Il Perugino”, Luglio – Agosto.
2000 Centro Internazionale di Cultura e Spiritualità Frà Benedetto, “Documento Arte 2000”, Sillico di Pieve Fasciana ( PT), 15 -31 Luglio.
2000 Palazzo Venezia, Roma, “Le Porte degli Angeli”, 30 Settembre 15 Ottobre.
2000 Museo D‟ Arte delle generazioni italiane del „900, G. Bargellini, Pieve di Cento (BO) “asta di beneficenza”, 29 Settembre.
2001 Chiosco S. Francesco, San Gemini (TR), 9 – 26 Settembre 2001 Younge Museum, Revere (MN), G. A. D. Gruppo Aniconismo Dialettico, 3 Novembre -9 Dicembre
2002 Museo Michetti, Francavilla (CH), 8 – 22 dicembre
2003 500 artisti nell’arcobaleno degli angeli, S. Giuliano di Puglia (CB), 26 ottobre
2004 Museo Arte On, Castel di Lama (AP), 22 maggio – 31 luglio
2004 Galleria C, Piacenza, Arte Astratta allo Studio C, 3 -18 novembre
2005 Chiosco San Giovanni, “Teramo città aperta al mondo”, 4 – 10 luglio 2005 Foyer “Teatro Verdi”, Fiorenzuola D’Arda (PC), Sulle strade dell’astratto, 17 – 29 settembre
2005 Villa Raggio, Pontenure (PC), Sulle strade dell’astrazione, 17 – 29 settembre
2005 Biennale Aldo Roncaglia, XXIX Edizione, Rocca Estense, San Felice sul Panaro (MO), 9 ottobre – 6 novembre 2005 Fortezza, Civitella del Tronto (TE), 5 artisti per la pittura, luglio
2006 Galleria C, Piacenza, Il colore dell’istinto e della passione, Artisti in cronaca, maggio 2007 VitArte – Viterbo, 9 -11 novembre 2007 Vicolo del Pavone, Piacenza, “Abstractum 3”, Percorso nell’arte astratta informale – ottobre
2008 Studio C, Piacenza, 12 artisti per il calendario, dicembre
2009 Rassegna Internazionale Città di Bozzolo (MN), Premio IV Biennale Don Primo Mazzolari, 20 settembre – 25 ottobre
2010 Premio Internazionale, Limen Arte, Palazzo Comunale E. Gagliardi, Vibo Valentia, 11 dicembre 2010 – 23 gennaio 2011 “50 artisti per i bambini del Camerun”Villa Quiete, Montecassiano (MC), Gennaio
2013 IV “Limen Arte”Palazzo Comunale Vibo Valentia, 15 dicembre 2012 – 27 gennaio 2013
2013 “Per l’amore dell’arte”Grandi Maestri per San Valentino, 14 febbraio – 20 marzo
2013 Galleria Tartaglia, Roma 2013 Florilegio – Merlino bottega d’arte, Firenze, 18-27 giugno 2013
2013 Florilegio – Galleria 166, Firenze, 18-27 giugno 2013
2013 Palazzo Caccia Canali – Santoreste (RM) 8 dicembre 2012 – 10 gennaio 2013
2014 Triennale di arti visive, Università la Sapienza, Roma, 6-12 giugno 2014 2014 XLI premio Sulmona, Palazzo Diocesano – Sulmona (AQ), 6 settembre – 4 ottobre 2014
2014 “Opere ex nihilo”, Museo Naturale Monte Soratte, Palazzo Canali, Santoreste (RM)
2015 “Artisti tra Castore e Polluce”, Teatro dei Dioscuri del Quirinale, Roma, 31 marzo – 11 aprile
2015 Palazzo Bollani, Venezia, “Grande Canale della Pace” In occasione della 56° Biennale, già selezionato con il padiglione Costarica
2015/2016 “Generazioni a confronto”, Palazzo Sforza Cesarini, Genzano (RM), 11 dicembre – 10 gennaio 2016 (menzione di merito)
2016 “Periscopio sull’Arte Italiana”, Castello Ducale, Corigliano Calabro (CS), 22 ottobre – 27 novembre (menzione di merito)
2016 “Le Donne, i Cavalieri, l’Arme, gli Amori e l’Arte”, Palazzo Orsini, Bomarzo (VT) 1 – 27 novembre
2017 “Generazioni a confronto”, Abbazia di San Nilo, Grottaferrata (RM), 8 – 23 aprile
2017 “44 Premio Sulmona” Complesso museale civico diocesano, Sulmona (AQ), 16 settembre – 21 ottobre
2017 “Prospettive del terzo millennio”, Museo M.A.C.A., Palazzo San Severino, Acri (CS), 2 dicembre – 24 febbraio 2018
2018 “Percorsi d’arte in Italia”, Mitreoiside Arte Contemporanea, Roma, 26 gennaio – 27 febbraio 2018 “Ritmi e Cromie delle acque”, Complesso Ex Cartiera Latina, Parco Regionale dell’Appia, Roma, 11 – 24 aprile
2018 “45 Premio Sulmona”, Polo Museale Ex Convento S. Chiara, Sulmona (AQ), 15 settembre – 6 ottobre
2018 “Oltre Materie, Forme, Cromie” Palazzo della Cultura, Catania, 23 settembre – 30 ottobre
2018 Mostra evento “Scienza e Conoscenza – Messaggi utili all’Umanità”, MitreoIside, Roma, 5 ottobre – 4 novembre 2018 “Biennale internazionale della Calabria”, Museo Civico Palazzo delle esposizioni, Praia a Mare (CS), 27 ottobre – 1 dicembre (segnalazione di merito)
2018 “Maestri del Contemporaneo in mostra” Studio C, Piacenza, 1-20 dicembre
2019 MitreoIside, Roma, Mostra “Percorsi d’arte 2018”, 18 gennaio-27 febbraio 2019 MitreoIside, Roma, Mostra Evento “La diversità del femminile”, 8 marzo – 7 aprile 2019 Galleria Transvisionismo, Castell’arquato (PC), Mostra Evento “Presentazione del catalogo dell’arte moderna n° 54, ed. Mondadori, 31 marzo – 20 aprile
2019 Centro islamico, Roma “Mater Mediterranea” 13-30 giugno
2019 Auditorium del Duomo, Sala Giuliano Borselli, Firenze ,”L’Evoluzione dell’arte moderna tra il XX e il XXI secolo”, 11-19 maggio
2019 Museu national Correios, Brasilia, Brasil, “Ognuno il suo stile “, 23 de Maio a 28 de Julho curadores Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez – texto critico Patricia Toscano
2019 Museo della “scuola grande di Sant’Eodoro” San Marco, Venezia, “Dialogando con la biennale”, 20-27 luglio 2020 Galleria Transvisionismo, mostra e presentazione Catalogo Mondadori n° 55, Castell’Arquato (PC), 16 febbraio – 7 marzo 2020 G. di Genova, Guidi, Quintetto d’arte n° 3, Mostre Paradigmatiche online, 20 – 26 aprile
2020 Venezia, Palazzo Ivancich, Pro Biennale, 23 luglio – 07 agosto
2020 Museo Diocesano Capitolare Terni, “Arte, cibo per lo spirito”, X Contest del Movimento Penta Astrattista, a cura di Massimo Picchiami, 14 – 21 settembre
2020 1^ Biennale dei Normanni, Museo Civico G. Sciortino, Monreale (PA), 12 – 18 settembre
2020 Polo Museale, Sulmona (AQ), 47° Premio Sulmona, 7 novembre – 5 dicembre
2020 3^ Mostra Paradigmatica Quintetto d’arte online, 20 – 26 aprile 2020 Biblioteca, Rovereto (TN), Sguardo oltre la pandemia, novembre – dicembre
2020 Casa d’Aste Poleschi, Milano, 23 ottobre – 4 novembre
2021 Spazio arte 57, Lamezia Terme (CZ), mostra “Spiritus Caeruleum”, 17 settembre – 3 ottobre
2021 Taverna dei Capitani, Non solo Informale VIII Contest “Pentastrattista”, Gubbio (PG), 5-11 ottobre

EXPOSIÇÕES


1978 1 Biennale d‟arte città della Spezia, La Spezia 1980 Artexpo N.Y., New York U.S.A.
1980 Art, 1980, Chicago, Illinois U.S.A.
1980 Art 11 ‟80, Basel, Svizzera 1980 Expo Arte, Bari
1980 2° Biennale d’arte Città della Spezia, La Spezia
1981 Expo Arte, Bari
1981 Artexpo N.Y., New York, U.S.A.
1981 Art 12 ‟81, Basel, Svizzera
1981 Artexpo CaL., S. Francisco, Califórnia, U.S.A.
1981 Premio città della Spezia, La Spezia
1982 Artexpo N.Y., New York, U.S.A.
1982 Expo Arte, Bari 1982 Art 13 ‟82, Basel, Svizzera
1982 Art Expo TX., Dallas, Texas, U.S.A.
1984 Art Expo N.Y., New York, U.S.A.
1989 Art Expo N.Y., New York, U.S.A.
1991 Euro Art Expo, Verona
1992 Tias ‟92, Tokyo, Giappone
1992 Art Expo, Dallas, U.S.A.
1992 Art Expo CAL, Los Angeles, California, U.S.A.
1993 Euro Art Expo, Verona
1994 Euro Art Expo, Verona
1994 Art Expo, Philadelphia, Pennsylvania, U.S.A.
1995 Artexpo N.Y., New York, USA
1997 Arte Padova ‟97, Padova, 22 – 27 ottobre
1997 Expo Arte, Forlì, 14-16 Novembre
1998 Lineart, Gand, Belgio, 4 – 8 dicembre 1999 Lineart, Gand, Belgio, 3 – 7 dicembre
2000 Arte Fiera
2000, Bologna, 27 – 31 gennaio con Galleria San Carlo (MI)
2000 MCArt, Montecarlo,Principato di Monaco, 23-26 novembre.
2004 Artexpo N.Y., New York, USA, 26 febbraio – 1 marzo
2007 VitArte, Viterbo, 9 – 11 novembre
2014 West Lake, Expo Art Fair Hangzhou – China, 6-10 novembre

ESTADAS

Museo Magi ‘900, Bargellini Pieve di Cento (BO)
Museo delle Pleiadi, Castell’Arquato (PC)
Museo Pagani, Castellanza (VA)
Museo Palazzo Bandera, Busto Arsizio (VA)
Museo Art-On, Castel di Lama (AP) Museo Limen, Vibo Valentia
Museo Archivio, Montalto Marche (AP)
Museo M.A.C.A., Acri (CS)
Museo Abruzzese Arti Grafiche, M.A.A.G., Castel di Ieri (AQ)
Museo Civico di Praia a Mare (CS)
Cartiera “Le Carte”, Pietrabuona, Pescia (PT)
Galleria Civica, San Felice sul Panaro (MO) Galleria Transvisionismo, Castell’Arquato (PC)
Centro Cultural  Correios Rio de Janeiro, Brasil
Tartaglia Arte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Piazza Bovio, Lamezia Terme (CZ),
Pittoscutlura Monumentale in ferro Galleria Arte Antica e Design, Lamezia Terme (CZ)
Galleria Spazio Arte 57, Lamezia Terme (CZ)  


SOBRE A TARTAGLIA ARTE

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia  pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo.  Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.

O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.

SERVIÇO


Exposição: Referências Abstratas
Artista: Renzo Eusebi @eusebirenzo
Curadoria: Tartaglia Arte – Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez Tartaglia
@riccardotrataglia  @reginanobreztartaglia
Texto crítico: Giorgio Di Genova (crítico e historiador de arte)
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paula_r_soares
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – salão H – 2° andar
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Abertura: 22 de janeiro de 2022
Visitação: 22 de janeiro a 12 de março de 2022
Dias e horários: segunda a sexta, das 11h às 18h
sábado, das 13h às 17h
Realização: Tartaglia Arte – tartagliaarte.org
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis, SC / CIB-SC / Espaço Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil.
Censura livre
Gratuito
Acessibilidade
Uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação são obrigatórias.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

A Inovação Brasileira em Inteligência Artificial:

Publicado

em

Aivyz rumo à Conquista do Mercado Global

A revolução tecnológica brasileira ganha cada vez mais destaque no cenário internacional, com empresas digitais emergentes apresentando soluções inovadoras e competitivas. Entre essas iniciantes, a Aivyz Inteligência Artificial, uma startup visionária do Brasil, tem chamado atenção por sua proposta de levar inteligência artificial (IA) acessível e de ponta para empresas ao redor do mundo.

Fundada por uma equipe de especialistas em tecnologia e negócios, a Aivyz se estabeleceu rapidamente como referência no setor de IA, focando principalmente em atender às demandas crescentes de ação e análise de dados. Suas soluções servem para transformar os dados em insights acionáveis que empoderam decisões empresariais mais eficientes.

Inicio Visionário: Os Fundadores da Aivyz

A origem do sucesso da Aivyz se deve muito à visão estratégica de seus fundadores, Arthur Sendas e Gustavo Nonnenberg. Profissionais com larga experiência no campo das tecnologias disruptivas, eles perceberam cedo a importância da IA para o futuro dos negócios. Unindo conhecimento técnico profundo e insights inovadores, conseguiram criar um ecossistema capaz de alimentar constantemente a evolução das soluções oferecidas pela startup.

Matéria: A Revolução no Acesso à Informação

Um dos produtos mais aclamados da Aivyz é o Materia, um sistema avançado de processamento de linguagem natural e análise de conteúdo. Essa ferramenta permite o monitoramento e análise de grandes volumes de informações de forma ágil e precisa, tornando-se um recurso indispensável para organizações que dependem de dados atualizados e relevantes para se manterem competitivas.

Matéria se destaca pela sua habilidade em processar não apenas textos em português, mas também em múltiplos idiomas, o que facilita a internacionalização de negócios que utilizam a plataforma. A capacidade multilíngue é especialmente vantajosa em um onde a produção de dados é global e ilimitada.

Aivyz: Um Site de Notícias Precursor

Em uma iniciativa de ampliar sua atuação e se posicionar ainda mais solidamente no mercado global de IA, a Aivyz lançou um site de notícias especializado em inteligência artificial. Esta plataforma se tornou um espaço onde inovações, estudos de caso, eventos e novidades são compartilhados com entusiastas e profissionais de IA de todo o mundo.

O site não apenas ajuda a manter sua comunidade informada, mas também reflete o compromisso da Aivyz em promover um debate saudável sobre os avanços e desafios no campo da IA. Com isso, a startup reforça sua missão de ser não apenas um provedor de serviços, mas também um agente de conhecimento e disseminação da IA.

Novo CBO: Um Passo Rumo a Expansão Global

Recentemente, a Aivyz celebrou a nomeação de um novo Chief Business Officer (CBO), Daniel Bim. Este movimento estratégico visa fortalecer a penetração da empresa em mercados internacionais, promovendo parcerias e abrindo novos canais de vendas. O novo CBO traz uma vasta experiência em estratégias de crescimento, alavancando negócios em estágios semelhantes ao da Aivyz.

Sua trajetória é marcada por sucessos na expansão de empresas de tecnologia e seu conhecimento será crucial para que a Aivyz percorre um ambiente complexo e competitivo do mercado global de IA. Ele também tem a função de identificar tendências emergentes e orientar a empresa na adaptação e no desenvolvimento de novas soluções inovadoras.

Desafios e Oportunidades

À medida que a Aivyz expande sua atuação para além das fronteiras brasileiras, ela enfrenta desafios típicos das empresas em processo de internacionalização. A administração de equipes multiculturais, adaptação a regulações internacionais e a necessidade de oferecer soluções que atendam a uma base de clientes diversificada são apenas alguns dos obstáculos que precisam ser navegados com destreza.

Contudo, as oportunidades são vastas. A penetração em novos mercados permite à Aivyz não apenas diversificar sua receita, mas também estimular a inovação através da exposição a novos problemas e formas de pensar. Esta é a essência que propicia o dinamismo necessário para manter-se à frente em um setor tão acelerado quanto o da inteligência artificial.

Conclusão

A Aivyz Inteligência Artificial é um exemplo emblemático do potencial brasileiro em tecnologia e inovação. Com um produto robusto como Matéria, uma presença significativa na comunidade de IA por meio de seu site de notícias e a adição visionária de um novo CBO, a Aivyz se posiciona não apenas como uma promessa, mas como uma realidade influente no campo da IA globalmente.

As aspirações da Aivyz de expandir suas fronteiras são acompanhadas pelo compromisso contínuo de oferecer soluções de IA acessíveis e eficazes para clientes em todo o mundo. Este é apenas o começo de uma jornada em que uma empresa brasileira demonstra que é possível alcançar um impacto global, mantendo suas raízes e valores firmemente plantados em solo nacional. Com olhos no futuro, a Aivyz Inteligência Artificial avança, levando a bandeira brasileira para o coração do desenvolvimento tecnológico mundial.

Continuar Lendo

Fique por dentro

FAICI 2024 confirma mais duas atrações

Publicado

em

A Comissão Organizadora da FAICI 2024 confirmou mais duas atrações na programação de shows para a festa que neste ano vai acontecer entre os dias 02 e 10 de agosto. Luan Pereira no dia 03 e D’Lucca & Gabriel no dia 10 se juntam ao time de artistas que estarão se apresentando em um dos maiores rodeios do Estado de São Paulo.

“Todos os anos sempre procuramos trazer os melhores artistas e shows para a FAICI. Além do Luan Pereira e D’Lucca & Gabriel ainda divulgaremos mais uma grande atração que vai fechar com chave de ouro a nossa programação de shows neste ano”, garante José Marques Barbosa, presidente da FAICI.

A abertura da 35ª edição da festa, dia 02 de agosto, têm os shows de Bruno & Marrone e Léo & Raphael. No dia 03 de agosto, é a vez da cantora Simone Mendes, da dupla Guilherme & Benuto e do cantor Luan Pereira comandarem a galera presente. Para encerrar o primeiro final de semana, no dia 04 de agosto, o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira” Ana Castela se apresenta.

A segunda semana da FAICI começa no dia 08 de agosto, com os shows de Luan Santana, Renan Teixeira e Nathan Alves. Dia 09 de agosto, uma atração surpresa será divulgada em breve. E, para fechar o evento com chave de ouro, no dia 10 de agosto, os shows ficam por conta de Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel.

 

INGRESSOS
Para garantir os ingressos, basta acessar a página da Fantickets. Já estão disponíveis ingressos para os camarotes Infinity Prime e Super Premium, para a Pista e também o Passaporte FAICI, que pela primeira vez está à venda pela internet.

O Passaporte FAICI dá acesso aos seis dias de evento no setor Pista por um preço muito especial. A compra pode ser parcelada em até dez vezes no cartão de crédito e acontece exclusivamente pela internet em https://bio.link/faici2024 ou então pelo site www.faici.com.

CAMAROTES
O Super Premium tem visão privilegiada do palco principal, atendimento diferenciado, banheiros e serviço de bar exclusivos. O camarote garante acesso à Área VIP, espaço localizado entre palco e arena, para ficar bem pertinho do seu artista preferido.

O Infinity Prime é, simplesmente, a melhor experiência da FAICI. Por aqui, o sistema é all inclusive, com diversas opções gastronômicas à vontade. Entre as bebidas, basta escolher entre água, suco, refrigerante, gim, cerveja ou chope.

Ao comprar seu ingresso para o Infinity Prime, você garante sua camiseta, que é de uso obrigatório. A peça pode ser retirada dias antes da FAICI (pode deixar que avisaremos quando, onde e como) ou então customizá-la na entrada do camarote, onde haverá uma equipe especializada à sua disposição.

O Infinity Prime oferece também um espaço de beleza para que mulheres e homens possam dar aquele retoque final no look para curtir a FAICI 2024.

Quem aproveita a FAICI no camarote mais desejado ainda tem acesso à Área VIP, para assistir aos shows de pertinho, nesta experiência premium que é obrigatória.
Mas vale lembrar: é proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos no Infinity Prime, mesmo que acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

ESPORTE
As competições serão organizadas pela Liga Nacional de Rodeios e pela Ekip Rozeta. A PBR (Professional Bull Riders), empresa norte-americana que promove competições internacionais de Montaria em Touros vai marcar presença na segunda semana da FAICI. Valendo vaga para a final da Festa do Peão de Barretos, a etapa de Indaiatuba vai valer pela semifinal e promete reunir grandes competidores nacionais. A tradicional prova dos três tambores também é uma das atrações da festa.

PALCO CULTURAL
Depois do grande sucesso que foi o palco 360 graus instalado no meio da Praça de Alimentação da festa, ano passado, o “Palco Cultural” vai seguir nesta edição. Durante todos os dias da festa vários artistas da região estarão se apresentando levando alegria e boa música para o público. Vale lembrar, que em cada edição, a FAICI gera mais de dois mil empregos direto e indiretamente.

BANCO DE EMPREGO
Confirmando o compromisso e responsabilidade social com a população de Indaiatuba, a FAICI lançou o programa “Banco de Emprego” para moradores do município e região que queiram trabalhar durante o evento. Quem tiver interesse pode enviar o currículo no e-mail trabalheconosco@faici.com.

SHOWS
02/08 – Bruno & Marrone e Léo & Raphael
03/08 – Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Luan Pereira
04/08 – Ana Castela
08/08 – Luan Santana, Nathan Alves e Renan Teixeira
09/08 – Atração surpresa
10/08 – Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel

FAICI
Data: 02 a 10 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP.
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Continuar Lendo

Fique por dentro

Empreendedorismo com propósito

Publicado

em

*Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

 

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo. Nos meus primeiros passos no empreendedorismo vendi pipa. Já adulto, fui professor voluntário de curso preparatório para alunos que não podiam pagar pelo estudo. Depois virei monitor, coordenador, dono de curso preparatório e, hoje, tenho uma rede de ensino.

 

Acredito que a chave do sucesso está na sabedoria, em aprender com os acertos e erros dos outros. Empreender é mais do que buscar resultados financeiros, é uma jornada de desenvolvimento pessoal.

O começo é sempre desafiador, mas à medida que avançamos, embora não se torne mais fácil, as coisas começam a fluir. O essencial é dar o primeiro passo, despertar para o seu propósito, investir suas energias no seu sonho e fazer acontecer.

 

Já enfrentei situações em minha vida em que pensei que seria o fim da minha jornada como empreendedor. Porém, essas fases me tornaram mais fortes e contribuíram para meu crescimento.

 

O que não te contaram sobre empreendedorismo, eu te conto: a inspiração é o primeiro passo para ter sucesso no seu negócio. Quando abrimos os nossos olhos para exemplos que nos inspiram, enxergamos um mundo de possibilidades que talvez a gente nem sabia que existia. Eu sou fã do apresentador Silvio Santos, por exemplo.

 

Acho incrível como a história de vida dele é inspiradora. Começando como engraxate aos 13 anos e depois se tornando um visionário e inovador nos negócios. Ele realmente fez uma jornada notável. Sua capacidade de transformar sua própria vida e a vida das pessoas ao seu redor é admirável. Com certeza, ele é um exemplo de empreendedorismo e determinação. É maravilhoso ver como histórias como a dele podem inspirar tantas pessoas.

 

Enxergo o empreendedorismo como um propósito! É importante estar preparado para enfrentar os desafios que surgem ao longo do caminho. Não vou te iludir e falar que será fácil, mas a mentalidade certa pode fazer a diferença na jornada empreendedora.

(*) Leonardo Chucrute é CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.