Último segundo

Número de MEIs em SP cresceu 18,6% ao ano desde 2019

Publicado

em

Foram 501 mil registros anuais, totalizando 4,13 milhões atualmente; pesquisa do Sebrae-SP mostra que a internet tem um papel importante no faturamento da modalidade

 

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Estado de São Paulo cresceu a um ritmo médio de 501 mil novos registros entre 2019 e 2022. Isso representa uma média de crescimento de 18,6% ao ano. No total, o Estado hoje conta com 4,13 milhões de MEIs (números de maio de 2023). Criada por meio da Lei complementar no 128, de 19 de

dezembro de 2008, a figura do MEI pode faturar até R$ 81 mil por ano e abrange centenas de ocupações. Eles podem manter um empregado, que deve receber um salário mínimo ou o piso da categoria.

 

Pesquisa do Sebrae-SP realizada com 1 mil MEIs do Estado de São Paulo mostra algumas características dessa categoria: para 49,7% dos MEIs, o principal meio para vender é a indicação de clientes (ou “boca a boca”) e a manutenção de clientes antigos. No caso de 34,1% dos MEIs, a internet – por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, site ou plataforma – é o principal meio para oferecer produtos e serviços. A pesquisa foi feita em colaboração com a Fundação Seade e complementada por estatísticas sobre a evolução e perfil dos segmentos do MEI obtidas no Portal do Empreendedor.

 

O levantamento também mostra que, entre o início de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, 26,5% dos MEIs introduziram alguma inovação em seu negócio, acelerando a transformação digital que se fortaleceu durante a pandemia de Covid-19. A maioria dessas inovações está relacionada ao uso da tecnologia da informação e comunicação, como vendas pela internet, melhora ou criação do site ou do uso das redes sociais e venda em lojas virtuais.

 

Já em relação aos segmentos de atuação, na comparação entre o final de 2018 e o final de 2022, os que mais tiveram crescimento no Estado foram promoção de vendas (115,4 mil MEIs); cabeleireiros, manicure e pedicure (110,3 mil); preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (104,8 mil); comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (101,3 mil) e transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças (84,6 mil).

 

Semana do MEI

De 22 a 26 de maio, MEIs e interessados em se formalizar terão uma programação especial em todo o Estado com a 14ª edição da Semana do MEI. Serão oferecidas capacitações presenciais, ações online, caravana do Sebrae Móvel e mutirões de atendimento. Os especialistas nos Escritórios Regionais e unidades do Sebrae Aqui estarão à disposição para tirar dúvidas sobre o funcionamento da modalidade, orientar sobre as vantagens da formalização e oferecer uma série de serviços, como elaboração da Declaração Anual, impressão de DAS, consulta de débitos, formalização, baixa e alteração. A programação completa pode ser acessada na página.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile