Conecte-se conosco

Zoo GermaMota (Pet)

Marcação de animais a ferro quente pode ser proibida

Publicado

em

Projeto de lei amplia discussão sobre a importância do bem-estar dos animais de produção e interesse econômico, especialmente quanto à substituição de método cruel
Responsáveis pela fiscalização e fomento das ações de bem-estar animal, os auditores fiscais federais agropecuários (affas), servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão exercer papel estratégico no combate à marcação de animais a ferro quente, caso seja aprovada proposta de lei em análise na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 2658/22, que proíbe a marcação a ferro quente em animais de produção, enquadrando a prática como crime de abuso e maus-tratos.

 

Pelo texto, os infratores estarão sujeitos à pena de detenção de três meses a um ano, e multa. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente e atribui aos affas a fiscalização e delega ao Mapa a regulamentação da lei, caso a proposta seja aprovada. A discussão já fazia parte dos temas tratados pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, com intuito de intensificar ações para o bem-estar dos animais de produção e de interesse econômico nos diversos sistemas pecuários brasileiros.

 

A auditora fiscal federal agropecuária (affa) Lizie Pereira Buss, Coordenadora de boas práticas e bem-estar animal do Mapa, informa que desde 2008, quando esse trabalho foi iniciado dentro do Ministério, na época pela Comissão Técnica, esse tipo de prática já era questionada e obteve mínimo avanço. “Para identificar terneiras (bezerras) vacinadas contra Brucelose, o Mapa torna obrigatória a marca a fogo na face do animal. Antes a marca tinha dois dígitos e agora tem um”, graças ao trabalho realizado por colegas sensíveis ao sofrimento dos animais, que hoje atuam na Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa, explica Lizie.

 

Mesmo com iniciativas que reduziram a marcação, a coordenadora ressalta que a prática é medieval. “Provoca dor intensa e prolongada. É uma queimadura de segundo ou terceiro grau”, esclarece. Segundo Lizie, o PL 2658/22 está alinhado com o anseio da sociedade. “Ele vai acelerar a adoção de outro processo de identificação menos doloroso para os animais”, avalia.

 

Brucelose

De acordo com a coordenadora, médica veterinária, não há uma forma perfeita de substituição da marca a fogo, obrigatória para controlar e indicar a aplicação das doses da vacina contra a brucelose bovina, doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), que gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite. A infecção bacteriana também é transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados. Nesses casos, os sintomas podem incluir dores articulares e musculares, febre, perda de peso e fadiga e dependendo da gravidade, a doença pode levar à morte.

 

O Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT- foi instituído pela Instrução Normativa n° 2, de 10 de janeiro de 2001, quando a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas contra brucelose no país tornou-se obrigatória. A marcação à ferro quente, de fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, no momento da vacinação obrigatória desses animais é estabelecida pela Instrução Normativa SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) Nº 10, de março de 2017. “Se há registros da vacinação nos sistemas informatizados de controle, se a vacinação é feita por médico veterinário habilitado pelo programa, se todas as terneiras recebem a vacina, sem exceção, não vejo sentido marcar os animais”, reforça Lizie e cita alternativas à essa prática medieval, como o uso de brincos, bótons com chips eletrônicos, além colares e outros dispositivos introduzidos na pele do animal, que são opções menos agressivas à marcação com ferro quente, segundo a veterinária.

 

Para Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality Brasil, o Brasil está atrasado em abolir essa prática extremamente cruel e ultrapassada. “Existem outras alternativas para identificar os animais e monitorar as informações sanitárias que dispensam a crueldade envolvida na marcação a ferro”, avalia. A entidade é uma das organizações defensoras de animais de produção mais atuantes no mundo, com presença em quatro continentes.

 

A proposta de lei insere dispositivo na Lei de Crimes Ambientais e revoga a Lei 4.714/65, que trata da marcação a ferro candente. Ainda de acordo com o projeto, a regulamentação e a fiscalização da futura lei caberão ao Mapa. Para o autor do Projeto de Lei, deputado Célio Studart (PSD-CE), é evidente que a marcação a ferro candente pode ser substituída por outras formas de marcação que causem menos ou nenhuma dor. A avaliação está em sintonia com a fala da coordenadora de boas práticas e bem-estar animal do Mapa e de outras entidades que defendem os animais.

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zoo GermaMota (Pet)

Eldorado Atibaia Eco Resort é uma das melhores opções neste Carnaval para todas as idades e para os Pets!

Publicado

em

Existem alguns roteiros para quem deseja “fugir do Carnaval”, mas há poucos locais no Brasil que oferecem atrações interessantes para agradar diferentes idades e que ainda aceitam Pets. Isso é um fato!

Pertinho de São Paulo, aliás, tem um refúgio muito bacana com essa proposta eclética, sabia? O nome é Eldorado Atibaia Eco Resort – fica a cerca de 45 minutos da capital paulista e poderá ser sua próxima parada. Sabe por quê?

A resposta vem com três boas vantagens:
Primeiro: o local conta com atrações criativas o dia todo para a garotada a partir dos 04 anos de idade – o que é um sonho para muitos pais que podem aproveitar dias de descanso e ainda ficar tranquilos e seguros, pois o empreendimento é famoso pela equipe especializada de lazer.
Segundo: para quem deseja aproveitar a folia, o Resort vai promover bloquinhos animados, matinês para toda família. Customização de Abadá, apresentação da escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, festa dos molhados, concurso de fantasia, músicas ao Vivo e muito mais!
Terceiro: além de oferecer uma atmosfera acolhedora e que encanta a todos de diferentes idades, trata-se de um roteiro, com capacidade para acomodar famílias grandes e toda infraestrutura interna e externa para receber os queridos Pets (sim, os cães de todos os portes são bem-vindos, um grande diferencial).

Ah! Além de todas as vantagens acima, os hóspedes poderão também desfrutar de uma excelente gastronomia, em um amplo restaurante, com espaço reservado para os tutores com Pets. O menu é muito saboroso e variado, desde comidas tradicionais até pratos elaborados por chef renomado.

O Eldorado Atibaia Eco Resort tem ainda piscina climatizada, piscina semiolímpica e infantil, Campo de futebol gramado, quadra poliesportiva coberta, Campo de Society com grama sintética, quadras de tênis, Trampolim, Beach Tennis, sala de jogos e para eventos diversos, isso tudo dentro de uma reserva ecológica com mais de 116.000m2 – o que nos transporta para um clima bucólico e, sem dúvida, muito acolhedor!

Reserva: www.eldoradoatibaia.com.br

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

Como amenizar o calorão para os amigos pets

Publicado

em

Professora do curso de Veterinária do IBMR dá dicas para o conforto dos animais domésticos no calor

Ar condicionado, sapatinho pra proteger as patinhas, por gelo na água… O que convém ou não fazer para proteger os animais domésticos do calorão que já marca presença em boa parte do país? A professora do curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário IBMR, Isabella Morales, dá as dicas.

Ligar o ar condicionado é a primeira solução para muitas pessoas. Mas, os pets podem ficar em ambientes assim? “Pode ligar o ar condicionado, sim. É até bom. Principalmente para animais peludos e cães braquicefálicos, como é o caso daqueles das raças pug e bulldog”, exemplifica a professora do IBMR, que integra o Ecossistema Ânima.

Inspira, respira

Estes animais apresentam a cabeça em formato achatado e o focinho curto, o que dificulta na liberação de calor, que nos cães é feita pela respiração. Lembrando que o Brasil segue com o impacto de uma onda de calor, com temperaturas até cinco graus acima da média para essa época, para os próximos dias, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Mas se você não tem ar condicionado, mas quer, de qualquer maneira, oferecer um alívio para seus amigos pets, umas pedrinhas de gelo na água estão liberadas, segundo a professora.

Esta água deve ser disponibilizada à vontade.

Também são recomendadas trocas constantes, para que ela se mantenha fresca e limpa, assim como, é importante oferecer alimentos de boa qualidade.

Com sol a pino, não!

Mantenha as caminhadas com seus cães. Mas, cuidado! “Passeie apenas nos horários de temperatura amena, pela manhã bem cedo ou à noite. Meio-dia não é ideal, os cães não usam sapatos e a temperatura do chão pode estar muito alta para as patinhas deles. E isso pode causar queimaduras”, ensina.

Além disso, avisa a professora, é preciso evitar exercícios extenuantes, como corridas, entre outros. “Modere. Principalmente se considerarmos possíveis comorbidades, como peso e idade do animal”, indica.

A previsão acrescenta ainda a possibilidade de mais calor nas áreas litorâneas. Por isso, ao estimular o mergulho dos animais de estimação na água do mar, o cuidado deve ser revisto. “O animal pode ter alergia à água do mar. Ele pode entrar, mas, depois, precisa dar um banho nele, com shampoo hipoalergênico”, explica.

Por fim, observe alguns sinais de incômodo e possível mal-estar, como ritmo cardíaco acelerado, ritmo respiratório elevado, cor azulada na língua, na pele e nas mucosas decorrente da falta de oxigênio (cianose), saliva abundante e densa. No mais, os cuidados básicos com os pets devem ser mantidos em dia, como as idas ao veterinário, manutenção de vacinas e… brincadeiras! Interaja com seus companheiros com alegria sempre.

Continuar Lendo

Zoo GermaMota (Pet)

ATRAÇÃO HERÓIS PETS AGITA OS CLIENTES DO TIETÊ PLAZA

Publicado

em

As crianças se divertem em novo brinquedo com piscina de bolinhas, tobogã e obstáculos que prometem mexer com a imaginação

São Paulo, dezembro de 2023 – O Tietê Plaza traz uma experiência única para curtir em família com a chegada da atração Heróis Pets. A partir do dia 13, os clientes contam com a nova atração que conta com piscina de bolinhas, obstáculos, torre elástica e tobogãs em um cenário especial com temática de super-heróis e parceiros pets poderosos. O novo brinquedo proporciona ao público infantil uma aventura inesquecível que mexe com a criatividade e explora novas brincadeiras.

“Chegou a hora se divertir ainda mais e aproveitar os dias de férias da criançada. Nossa nova atração certamente pode ajudar no desenvolvimento social e a proporcionar novas habilidades aos pequenos, além de promover um momento em família para gastar as energias”, diz Jéssica Zanela, gerente de Marketing do Tietê Plaza.

A atração Heróis Pets fica no Tietê Plaza até 9 de março, na Praça de Eventos, e é indicada para crianças até 13 anos. Menores de 4 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. O valor da atração é de R$30 por 15 minutos, R$40 por 30 minutos e R$ 65 por uma hora. A cada 5 minutos adicionais, é cobrada a taxa de R$5. O horário de funcionamento da atração é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Crianças com deficiência têm 50% de desconto.

Heróis Pets no Tietê Plaza

Data: 13 de janeiro a 9 de março

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h.

Onde: Praça de Eventos

R$30 por 15 minutos, R$40 por 30 minutos e R$ 65 por uma hora

Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 1465. São Paulo – SP.

Sobre o Tietê Plaza

O Tietê Plaza comemora 10 anos, oferecendo experiências únicas para os visitantes curtirem em família e engajado com o desenvolvimento e o bem-estar de São Paulo São mais de 200 lojas como Renner, C&A, Marisa e Riachuelo, além de Smart Fit e Cinemark. O empreendimento também oferece opções em gastronomia para todos os gostos, como Outback Johnny Rockets, Pecorino e 20 operações fast food além de serviços especiais do Espaço Cliente Administrado pela SYN, o Tietê Plaza é o life center referência em compras, gastronomia, convivência e entretenimento da região de Pirituba e fica na Av Raimundo Pereira de Magalhães, 1465.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.