Conecte-se conosco

Últimas notícias

“Leopoldina, Independência e Morte” volta ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo

Publicado

em

Espetáculo teatral “Leopoldina, Independência e Morte” volta ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo

Sucesso de público e crítica, peça sobre a imperatriz Leopoldina reestreia no Bicentenário da Independência do Brasil

Créditos foto: Ariel Cavotti

Com passagens anteriores pelos teatros das unidades do CCBB em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e com versão audiovisual criada em 2021, “Leopoldina, Independência e Morte” é um espetáculo teatral que revela novos olhares para o período da independência do nosso país a partir do ponto de vista da primeira mulher a governar o Brasil, tecendo relações com questões que até hoje permeiam nossa sociedade. A peça apresenta uma imperatriz Leopoldina ainda desconhecida por grande parte do público e destaca sua importância decisiva no processo que levou à nossa independência.

A obra é fruto de anos de pesquisa do autor e diretor, Marcos Damigo, e tem consultoria histórica do biógrafo de Leopoldina, o escritor e historiador Paulo Rezzutti (biógrafo também de D.Pedro I e II), de forma que todos os eventos mencionados foram retirados de documentos históricos e alguns trechos, inclusive, são palavras dos próprios personagens encontrados em cartas e outras publicações.

Créditos foto: Ariel Cavotti

O espetáculo volta a São Paulo com mudanças importantes em relação à primeira e segunda temporadas na cidade, como inclusão de música ao vivo, executada por Ana Eliza Colomar, e redefinição do desenho de luz. A atriz Sara Antunes, que interpreta Leopoldina, está indicada ao prêmio APCA de melhor atriz por sua atuação em “Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams, dirigida por Nelson Baskerville. Plínio Soares, que interpreta José Bonifácio, integra também o elenco da série sobre a independência criada por Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura com estreia prevista em setembro.

Serão 20 apresentações no CCBB SP entre 07/09 e 16/10. A temporada acontecerá às sextas, 19h e sábados e domingos, 17h. Na semana de estreia serão realizadas apresentações extras na quarta, 07/09, 17h e na quinta, 08/09, 19h. Nas sessões de 07, 18, 25 de setembro e 09 de outubro, haverá um bate-papo após as apresentações. No dia 25 de setembro a sessão é acessível em libras e audiodescrição.

Em 2 de setembro, importante data na biografia de Leopoldina e no processo de independência do Brasil, haverá um bate-papo online às 20h, no canal do Youtube Leopoldina, Independência e Morte, com o consultor histórico Paulo Rezzutti, a psicanalista Maria Rita Kehl e a atriz Sara Antunes. Foi nessa data que, como regente interina durante a viagem de Dom Pedro I a São Paulo em 1822, ela reuniu o conselho de ministros e decidiu pela separação de Portugal, ratificada depois por seu marido no famoso e oficial 7 de setembro.

O projeto foi selecionado no Edital ProAC 35/2021 – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que celebra os 200 Anos da Independência do Brasil.

Sinopse
O espetáculo “Leopoldina, Independência e Morte” recria três momentos da vida da arquiduquesa austríaca que viveu no Brasil no século XIX, entre 1817 e 1826: recém-chegada da Áustria, ela relata a uma interlocutora estrangeira suas primeiras impressões sobre o Brasil; num segundo momento, Leopoldina, agora imperatriz, e José Bonifácio, seu principal aliado, analisam o complexo processo de independência após um acerto de contas; e, por fim, num delírio que consumiu seus últimos dias, ela relaciona sua vida, sua época e os projetos em disputa naquele momento com os dias de hoje.
SERVIÇO: 
Espetáculo Teatral “Leopoldina, Independência e Morte”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 07 de setembro a 16 de outubro
Horário: 07/09, 17h e 08/09, 19h.
De 09/09 a 16/10 – Sextas-feiras, 19h | Sábados e domingos, 17h.
Ingressos: Vendas a partir de 31/08 – R$30 e R$15 – Pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.
Gratuidade para professores, estudantes da rede pública e pessoas de baixa renda mediante comprovação (carteirinha de estudante, comprovante de matrícula, contracheque de professor, cartão de programas sociais do governo), limitados a 30% da lotação do teatro. Em caso de não comparecimento, serão disponibilizados ingressos antes do espetáculo na bilheteria do CCBB.
Duração: 80 minutos | Lotação: 120 lugares
Classificação indicativa:  12 anos
Gênero: Drama Histórico
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento. No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô. As vans funcionam entre 12 e 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
ccbbsp@bb.com.br
Bate-papo após as sessões: 07, 18, 25/set* e 09/out.
*Sessão acessível em Libras e audiodescrição
Bate-papo online: 02/09, às 20h no canal do YouTube Leopoldina, Independência e Morte
Com: Maria Rita Kehl, Paulo Rezzutti e mediação de Sara Antunes.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento
Priscila Cotta
55 11 98098-1978
Fabiana Cardoso
55 11 98280-4489
Júlia Ramos
55 11 98307-9082
Assessoria de imprensa CCBB SP
Clara Ferreira
(11) 4297-0608 | claraferreira@bb.com.br
Histórico da Peça
O ensaio publicado pela escritora e psicanalista Maria Rita Kehl no livro “Cartas de uma Imperatriz” (Estação Liberdade) foi o estopim para encontrar o recorte de uma história tão rica e interessante, enfatizando a transformação da princesa europeia em estadista consciente de seu tempo histórico.
Em 2017, ano de comemoração dos 200 anos da chegada de Leopoldina ao Brasil, “Leopoldina, Independência e Morte” teve seu primeiro encontro com o público em dois experimentos cênicos realizados no Museu do Ipiranga, numa parceria do SESC com o Museu Paulista da USP. A versão completa do espetáculo estreou no palco do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (2018/19), passando por Belo Horizonte (2019) e Rio de Janeiro (2020), pouco antes da pandemia. Junto desta última temporada foi lançado o livro da peça pela Editora Giostri, integrando a coleção Dramaturgia Brasileira. No novo contexto de isolamento social, a peça ganhou uma versão audiovisual e teve uma primeira temporada no YouTube por meio da Lei Aldir Blanc.
Sobre a imperatriz Leopoldina
Descendente dos Habsburgos, uma das famílias mais poderosas do início do século XIX, Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena nasceu em Viena, capital da Áustria, em 22 de janeiro de 1797. Era filha do imperador Francisco I da Áustria e de Maria Teresa da Sicília. Deixou sua terra natal rumo ao Brasil para casar-se com Dom Pedro I, em um matrimônio arranjado típico daquela época, tornando-se a primeira imperatriz do Brasil.
Leopoldina chegou ao Brasil com 19 anos, morreu aos 29 e engravidou nove vezes. Articuladora e estrategista, foi responsável por ações cruciais para a política da época, mas seu grande feito como estadista não foi reconhecido até os dias atuais: enquanto regente interina durante viagem de Dom Pedro a São Paulo, ela reúne os ministros e decide pela independência do Brasil no dia 2 de setembro de 1822. Na peça, ela clama pela autoria do momento histórico e questiona a escolha do dia 7 de setembro para sua celebração.
Gostava de teatro e literatura e falava vários idiomas, além de ser botânica e mineralogista. Segundo Maria Rita Kehl, “D. Pedro continuava dependendo de Leopoldina; ela o orientava politicamente, comunicava-se com representantes de países estrangeiros com mais desenvoltura, falava mais línguas e era mais culta do que ele. Mas Pedro vingava-se da superioridade da esposa desmoralizando-a como mulher”. Conforme a paixão de D. Pedro por Domitila se tornava pública e ela ficava cada vez mais poderosa, Leopoldina e o projeto político que representava foram perdendo força. Morreu após um aborto, deixando cinco filhos, entre eles o sucessor do trono, Dom Pedro II.
Sobre o CCBB São Paulo
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. O CCBB SP valoriza a diversidade, múltiplas linguagens, ineditismo, relevância cultural e as expressões de brasilidade. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio que por si só já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
FICHA TÉCNICA
 
Marcos Damigo (diretor/autor/idealizador)
Ator, diretor e autor teatral formado pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP), possui grande interesse pela história do Brasil como fonte de criação artística: ganhou o Prêmio Nascente da USP por seu primeiro texto teatral, “Cabra”, sobre a Guerra de Canudos; adaptou clássicos como “O Retrato de Dorian Gray” (Oscar Wilde), realizado pelo Teatro Popular do SESI SP, onde também foi protagonista, e “O Barão nas Árvores” (Ítalo Calvino), para a Cia. Circo Mínimo; e coordenou a dramaturgia do projeto “O Que Morreu Mas Não Deitou?”, indicado ao Prêmio Shell na categoria especial. Como diretor, realizou “Os Visitantes” (Priscila Gontijo) e “Perfeitos, Perversos e Educados” (Howard Brenton), que também traduziu para o português. Na televisão, estreou no SBT como protagonista da novela “Fascinação” (Walcyr Carrasco). Na Rede Globo, atuou em “Joia Rara” (Thelma Guedes e Duca Rachid), ganhadora do prêmio Emmy Internacional de melhor novela, e “Insensato Coração” (Gilberto Braga e Ricardo Linhares). Recentemente, atuou nos elogiados monólogos baseados nas obras de Machado de Assis “As Sombras de Dom Casmurro”, sob direção de Débora Dubois, e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, direção de Regina Galdino, que lhe rendeu indicação ao Prêmio APCA de Melhor Ator 2017.
Sara Antunes (atriz)
Atriz indicada ao prêmio APCA por sua atuação em “Anjo de Pedra”, de Tennessee Williams, esteve recentemente no ar como a evangélica Márcia na série “Segunda Chamada”, TV Globo, e em 2020 na série “Todas as Mulheres do Mundo”, de Jorge Furtado, também na TV Globo, uma homenagem a Domingos Oliveira, falecido em 2019. Seu solo, “Dora”, realizado durante a pandemia e veiculado virtualmente, lhe rendeu uma indicação ao prêmio APTR de melhor atriz.
Formada pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP) e bacharel em Filosofia pela USP, foi uma das fundadoras do Grupo Tablado de Arruar e do Grupo XIX de Teatro, ambos de São Paulo, tendo realizado turnês pelo Brasil, Portugal, França, Inglaterra e Cabo Verde. Atuou em português, francês e inglês. Como atriz e dramaturga, atuou nos espetáculos premiados “Hysteria”, “Hygiene” e “Arrufos”, com o Grupo XIX de Teatro. Criou e atuou nos solos de sua própria autoria “Negrinha” e “Sonhos Para Vestir”, dirigidos por Vera Holtz. Foi Diretora-Assistente do espetáculo “Sentimento do Mundo” (de Domingos Oliveira). Também atuou nas peças: “Guerrilheiras ou Para a Terra não há Desaparecidos” (de Grace Passô), sob direção de Georgette Fadel; “As Meninas” (de Maitê Proença e Luiz Carlos Goés), direção de Amir Haddad; e “Vestido de Noiva”, direção de Caco Coelho. Entre os principais prêmios que recebeu, estão: APCA, Qualidade Brasil, Nascente, além de ter sido indicada ao Prêmio Shell, juntamente com o Grupo XIX de Teatro, como melhor atriz no Prêmio Questão de Crítica, e como melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado. Na televisão, participou do seriado “A Grande Família”, das novelas “Em Família”, “A Vida dos Outros” e da série “Nada Será Como Antes”, todas pela Rede Globo.
Plínio Soares (ator)
Integrando o elenco da série que Luiz Fernando Carvallho prepara para a TV Cultura sobre a independência do Brasil a ser lançado em setembro, é formado pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP). No teatro atuou em diversos espetáculos, incluindo “Noés”, de Rafael Neumayr, direção de Carlos Gradim; “Sonata De Outono”, de Ingmar Bergman, direção de Aimar Labaki; “Maria Miss”, adaptação de conto de Guimarães Rosa por Ewill Rebouças, direção de Yara de Novaes; “A Mulher que Ri”, de Paulo Santoro, direção de Yara de Novaes; “Hamlet”, de William Shakespeare, direção Francisco Medeiros; “O Que Morreu Mas Não Deitou” e “Terra Sem Lei”, coordenação de Francisco Medeiros; “Ricardo III”, de William Shakespeare, direção de Roberto Lage; “Prova Contrária”, de Fernando Bonassi, direção de Débora Dubois; “Bonita Lampião”, texto e direção de Renata Melo (indicado Prêmio Shell como Melhor Ator); “O Santeiro Do Mangue”, de Oswald de Andrade, direção de José Celso Martinez Corrêa; “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, direção de Francesco Zigrino; entre outras. No cinema, atuou em “O Coletor”, de Marcos Alquéres; “Therese”, de Fabiana Serpa; “Xingu”, de Cao Hamburger; “Ensaio Sobre A Cegueira”, de Fernando Meirelles, “Bruna Surfistinha”, de Marcos Baldini; “Domésticas, o filme”, de Nando Oliva e Fernando Meirelles. Na televisão integrou o elenco de “Malhação – Conectados”; “Mad Maria”; “A Cor do Pecado”, “Esperança”, “Coração de Estudante” (Rede Globo); “Telecurso 2000” (Fundação Roberto Marinho); “Homeless”; “Castelo Ra-Tim-Bum”; “Mundo da Lua” (TV Cultura); “Milagres de Jesus” – “A Mulher Encurvada”; e “Cidadão Brasileiro” (Rede Record).
Ana Eliza Colomar (musicista)
Bacharel em Letras pela USP, completou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. Atua profissionalmente tanto em música erudita, como em música popular, executando violoncelo, flauta e sax. Integrou a Orquestra Experimental de Repertório e a Orquestra Sinfônica de Santo André. Tem ampla experiência em espetáculos teatrais: integrou o Grupo do Ornitorrinco, o Grupo XPTO, o elenco de “O Retrato de Dorian Gray”, no SESI São Paulo, como instrumentista e arranjadora. Autora e intérprete solo da trilha de “Leopoldina, Independência e Morte”. Integrou elenco de “Noite Filme Noir Cabaret – Trixmix.” Foi flautista e saxofonista dos musicais “Les Misérables” e “A Bela e Fera”. Acompanhou e gravou com Edson Cordeiro, com participação de Ney Matogrosso, Laura Pausini, Fortuna, Gereba, Rita Ribeiro, Loop B, Socorro Lira, Fioti, Stela Campos, Quinteto Aralume, Grupo Bojo, Thiago Pethit, Tiê, entre outros. Desenvolve também projeto de união da linguagem acústica com música eletrônica junto ao Grupo Pedra Branca. Integrou o quarteto de jazz da pianista Christianne Neves com a qual foi solista no Festival de Jazz de Sorocaba, em 2013. Integra, há 20 anos, o grupo de música étnica Mawaca, com o qual participou de inúmeros festivais e shows pelo mundo, e o grupo de samba e choro Dedo de Moça, vencedor do Fomento à Música 2019.
Fernanda Moura (produtora)
Á frente da Palimpsesto Produções Artísticas, Fernanda Moura é atriz e produtora com mais de 20 anos de experiência na área. Já realizou a produção de projetos em parceria com Carlos Colabone, Michelle Ferreira, Marcos Damigo, Sérgio Roveri, Marco Antônio Pâmio, Regina Galdino, Bruno Kott, Marcio Aurélio, entre outros. Com “Leopoldina, Independência e Morte” desde os estudos apresentados no Museu do Ipiranga, em 2017, a produtora foi a responsável pela circulação do espetáculo entre os Centros Culturais do Banco do Brasil SP/BH/RJ, e a mais recente versão audiovisual, gravada no Parque da Cantareira (março/2021). Produziu recentemente o espetáculo “O Pai”, de Strindberg, com direção de Regina Galdino, que estreou em abril/2022 no Teatro João Caetano, em São Paulo. Foi a produtora do premiado espetáculo “Assim é, se lhe parece” (2015-2107), com direção de Marco Antônio Pâmio (prêmio APCA de melhor diretor). A Palimpsesto produziu também outro espetáculo premiado, “Agreste”, de Newton Moreno e direção de Marcio Aurélio, levando-o para a cidade do Porto, no Ano do Brasil em Portugal (2013).

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Cuidar da saúde mental dos colaboradores não pode – e nem deve – ser papel só da empresa

Publicado

em

Especialista aborda responsabilidade dos profissionais em ter qualidade de vida para produzir mais

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que cerca de 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão, o que influencia diretamente na saúde dos colaboradores de qualquer empresa. Entre os transtornos que mais acometem a saúde mental do trabalhador, a ansiedade lidera o ranking como a doença que mais afasta as pessoas do trabalho.

O fato é que quando se fala sobre saúde mental, é importante lembrar que ela abrange muito mais que, simplesmente, a ausência de doenças. Pessoas mentalmente saudáveis são aquelas que entendem que a vida é imperfeita e que existem limites. Estas pessoas vivenciam emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva ou frustração de maneira equilibrada, o que as torna capazes de enfrentar desafios e mudanças com menos aflição, perturbação ou trauma. ”A saúde mental está relacionada à forma como as pessoas agem frente às exigências que a vida coloca para elas. Quando se fala sobre o tema, se fala sobre estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando as exigências da vida e lidando, de maneira positiva, com emoções boas e ruins, reconhecendo limites e pedindo ajuda quando necessário”, explica Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos cofundadores da Employer Branding Brasil.

Atentas ao crescimento destes números, as empresas têm se mostrado cada vez mais dispostas a investirem em ações que visam à qualidade de vida e saúde mental dos colaboradores, mas o especialista levanta uma questão de responsabilidade sobre o tema. “Por mais que pareçam básicos, existem alguns cuidados que nem todas as pessoas têm e que podem fazer diferença total na busca pelo bem-estar, como cuidar da alimentação e praticar alguma atividade física, por exemplo. É mais fácil jogar a responsabilidade para a empresa do que para si mesmo na hora de falar sobre qualidade de vida”, diz Caio.

Outro ponto que o especialista levanta é sobre as escolhas que muitas pessoas fazem e aqui o tema se divide em duas questões: o tempo gasto nas redes sociais e a dedicação quase unânime à uma segunda atividade profissional. “Os colaboradores cobram das empresas em que trabalham que cuidem da sua saúde mental, porém, eles preferem gastar uma hora nas redes sociais em vez de passar uma hora caminhando, por exemplo. A escolha do home office também acaba sendo embasada, muitas vezes, pelo fato de elas não querem tipo algum de controle sobre suas atividades profissionais durante o dia, o que acaba abrindo brechas para que elas, também, se dediquem a algum freelancer ou atividade de consultoria paralela ao emprego. Tudo tem dois lados e é preciso que cada um faça sua parte para a engrenagem continuar rodando”, pontua Caio.

Se considerarmos que os problemas que mais afetam os colaboradores de uma empresa costumam ser preocupações financeiras, problemas de saúde e ansiedade por isolamento social, fica fácil, segundo o especialista, entender a parte de cada um na conquista por uma vida melhor, mais saudável e mais produtiva. “A empresa tem, sim, como ajudar o colaborador para que cada um faça sua parte. O maior ativo de uma empresa são os colaboradores. São as pessoas que fazem o negócio girar. E não se trata de responsabilidade legal da empresa cuidar da saúde mental dos colaboradores, mas, sim, de responsabilidade moral – quando a marca cuida das pessoas que trabalham com ela as pessoas sentem isso, se sentem protegidas e executam melhor suas tarefas”, alerta Caio.

Caio Infante finaliza a discussão sobre o tema com algumas dicas de como ações simples podem ajudar as empresas:

Oferecer recursos tecnológicos

É possível utilizar a tecnologia para oferecer programas e sistemas destinados à promoção da saúde mental por meio de atendimento psicológico, por exemplo. Outros bons exemplos de como a tecnologia pode ser usada para promover bem-estar são as plataformas de meditação, educação virtual e gerenciamento de estresse.

Ressaltar a importância da saúde intelectual

Aqui a dica é falar sobre o assunto de maneira aberta com os colaboradores, acabando com os estigmas que ainda existem quando se trata de saúde mental. Promover a autoestima também pode ajudar, além de orientar os colaboradores como podem pedir ajuda no caso de sintomas de males como depressão, ansiedade ou pânico.

Usar ferramentas de comunicação

A comunicação é essencial não apenas para que o trabalho seja feito com qualidade e de forma produtiva, mas, também, para construir e manter um ambiente equilibrado e saudável. A saúde mental é essencial para o melhor desenvolvimento das atividades.

Mostrar empatia e liderança

É primordial que haja empatia no dia a dia de trabalho. Os líderes precisam deixar claro que a saúde dos colaboradores importa à empresa. No home office, vale apostar na realização de vídeo chamadas com assuntos nem sempre relacionados a trabalho. É preciso, também, saber ouvir como o colaborador se sente, como está sua situação e a da sua família e como está sua adaptação aos novos tempos de trabalho a distância.

 

 

Sobre Caio Infante

Eleito por três anos consecutivos como um dos profissionais de RH mais influentes do mercado, Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do Brasil e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos cofundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.

Recentemente, Caio passou a ocupar, também, o cargo de Diretor de Patrocínios da ABRHSP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – SP) Regional Berrini.

Informações sobre Consultoria, Palestras e Treinamentos, acesse: www.caioinfante.com.br

Continuar Lendo

Últimas notícias

Franquia SuperGeeks completa uma década, tendo formado mais de 50 mil alunos

Publicado

em

A rede conta com 70 unidades distribuídas pelo país e impacta milhares de alunos com sua abordagem inovadora

Há uma década, Marco Giroto e Vanessa Ban ousaram sonhar alto. Juntos, criaram a SuperGeeks, pioneira no Brasil como escola de programação e robótica, com a missão de preparar as futuras gerações para um mundo tecnológico em constante evolução. Atualmente, a rede possui 70 unidades em todo o território nacional, colaborando com diversas instituições de ensino e implementando sua metodologia revolucionária também em escolas públicas, alcançando e influenciando milhares de estudantes.

O caminho de Marco e Vanessa em direção ao empreendedorismo teve início bem antes da abertura da primeira sala de aula. Antes da SuperGeeks, eles tinham estabelecido a AudioLivro Editora, a pioneira editora de livros em áudio do Brasil, que já existia desde 2005. Antes disso, Marco estava envolvido com tecnologia em grandes empresas, enquanto Vanessa se dedicava ao ensino infantil como professora. Em 2012, decidiram se mudar para o Vale do Silício com o intuito de lançar uma nova startup no ramo de livros eletrônicos e, durante sua estadia no país, surgiu a ideia de criar uma escola de tecnologia voltada para crianças e adolescentes.

Dessa forma, eles retornaram ao Brasil com o objetivo de estabelecer a SuperGeeks, visando tornar o ensino de tecnologia mais acessível e preparar alunos para as habilidades do futuro. Com a volta ao Brasil veio a primeira aula da SuperGeeks, realizada por Marco numa modesta sala no bairro da Vila Mariana, São Paulo. Em poucos meses, a procura cresceu de forma impressionante, o que levou a escola a mudar de endereço ampliando sua oferta de cursos.

O sucesso transcendeu os limites de São Paulo, conquistando o Brasil com sua metodologia de ensino única e inovadora. De desenvolvimento de jogos a inteligência artificial, os alunos da SuperGeeks mergulham em um universo de aprendizado divertido e estimulante, preparando-se para os desafios que os aguardam no futuro.

No ano de 2023, a SuperGeeks avançou ao adquirir a concorrente CodeBuddy, do grupo Edify, marcando um passo importante em sua trajetória. Essa aquisição estratégica não só expandiu ainda mais a presença da marca, como a tornou a maior rede do setor no Brasil.

Para celebrar uma década de existência, a SuperGeeks anunciou mais um marco significativo em sua jornada: o lançamento do revolucionário curso SuperMATH. Essa nova iniciativa tem a ambição de transformar a maneira como crianças, jovens, adultos e até idosos encaram o cálculo mental.

SuperMATH é mais do que apenas um curso; é uma oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades de cálculo de forma excepcional, utilizando apenas o poder da mente. Fundamentado em uma metodologia japonesa única, que combina o tradicional Soroban (ábaco japonês) com a técnica moderna de Anzan (cálculo mental), o curso capacita os alunos a dominarem cálculos complexos com facilidade.

Em um momento em que o Brasil enfrenta desafios no cenário educacional, com classificações preocupantes no Ranking do PISA, o novo curso da rede surge como uma resposta poderosa. Ao proporcionar às escolas e aos alunos ferramentas eficazes para aprimorar o desempenho em cálculos matemáticos, esta capacitação promete ser um agente catalisador para uma transformação positiva no panorama educacional do país.

“Desde o início, nossa intenção foi inovar no modo de ensinar e temos alcançado esse objetivo. Em 10 anos, capacitamos mais de 50 mil estudantes. Em um mundo em constante transformação, é certo que estamos na liderança, orientando a todos em direção a um futuro promissor e cheio de oportunidades no campo da tecnologia”, finalizou o casal.

Sobre a SuperGeeks

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Obesidade e Emoções

Publicado

em

Engolir emoções pode estar ligado ao desenvolvimento ou agravamento da obesidade de várias maneiras. Aqui estão algumas conexões entre engolir emoções e obesidade:

Comer emocional: Engolir emoções muitas vezes leva as pessoas a recorrerem à comida como uma forma de conforto ou distração para lidar com seus sentimentos. Isso pode levar ao comer emocional, onde as pessoas consomem alimentos não por necessidade física, mas para aliviar o estresse, a ansiedade, a tristeza ou outras emoções desconfortáveis. O comer emocional pode resultar em uma ingestão calórica excessiva e contribuir para o ganho de peso e a obesidade.

Alimentos reconfortantes: Muitas vezes, as pessoas tendem a buscar alimentos ricos em açúcar, gordura e calorias quando estão engolindo emoções, pois esses alimentos têm a capacidade de desencadear a liberação de neurotransmissores que proporcionam uma sensação temporária de prazer e conforto. No entanto, esses alimentos geralmente são altamente processados e caloricamente densos, o que pode levar ao ganho de peso e à obesidade quando consumidos em excesso.

Padrões alimentares desregulados: Engolir emoções pode levar a padrões alimentares desregulados, como comer compulsivamente ou seguir dietas extremas de restrição seguidas por episódios de compulsão alimentar. Esses padrões alimentares desregulados podem contribuir para o ganho de peso e dificultar a manutenção de um peso saudável a longo prazo.

Sedentarismo: O engolir emoções pode levar ao aumento da inatividade física, à medida que as pessoas recorrem à comida como uma forma de lidar com o estresse ou outras emoções desconfortáveis, em vez de buscar atividades mais saudáveis ou construtivas para lidar com seus sentimentos. O sedentarismo é um fator de risco conhecido para a obesidade e está associado a uma série de problemas de saúde relacionados ao peso.

Ciclo vicioso: Engolir emoções e comer emocionalmente pode criar um ciclo vicioso, onde o ganho de peso resultante pode levar a sentimentos de culpa, vergonha ou baixa autoestima, o que por sua vez pode levar a mais comer emocional e ganho de peso adicional. Esse ciclo pode ser difícil de quebrar e pode perpetuar a obesidade ao longo do tempo.

Em suma, engolir emoções pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento e na manutenção da obesidade, especialmente quando associado a padrões alimentares desregulados, comer emocional e sedentarismo. É importante reconhecer a ligação entre as emoções e os hábitos alimentares e buscar estratégias saudáveis de enfrentamento e suporte emocional para promover um relacionamento mais equilibrado com a comida e um estilo de vida mais saudável.
Além disso, o engolir emoções também pode afetar fatores hormonais e metabólicos que desempenham um papel na regulação do peso corporal. Por exemplo:

Estresse crônico: O engolir emoções pode levar a um aumento do estresse crônico, que por sua vez pode desencadear a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol. Níveis elevados de cortisol estão associados ao aumento do apetite, especialmente por alimentos ricos em gordura e açúcar, e ao acúmulo de gordura abdominal, o que pode contribuir para a obesidade central.

Resistência à insulina: O estresse crônico também pode levar à resistência à insulina, onde as células do corpo se tornam menos sensíveis à insulina, o hormônio responsável pela regulação do açúcar no sangue. Isso pode levar ao aumento dos níveis de insulina no sangue, o que por sua vez pode promover o armazenamento de gordura e dificultar a perda de peso.

Disfunção hormonal: O engolir emoções pode desencadear uma série de alterações hormonais que afetam o metabolismo e a regulação do peso corporal. Por exemplo, o estresse crônico pode levar a desequilíbrios nos níveis de hormônios como a leptina (que regula o apetite) e a grelina (que estimula o apetite), o que pode contribuir para a ingestão excessiva de alimentos e ganho de peso.

Padrões de sono prejudicados: O engolir emoções pode levar a dificuldades para dormir, como insônia ou distúrbios do sono, devido à ruminação excessiva ou ao estresse emocional. A falta de sono adequado pode afetar os hormônios que regulam o apetite e o metabolismo, aumentando o risco de ganho de peso e obesidade.

Portanto, é importante reconhecer o impacto que o engolir emoções pode ter no corpo, especialmente em relação ao peso e à regulação metabólica. Buscar estratégias saudáveis de enfrentamento emocional, como terapia, meditação, exercícios físicos e apoio social, pode ajudar a lidar com as emoções de forma mais eficaz e promover um peso corporal saudável.
DRA. CAROLINA MANTELLI é médica, endocrinologista e metabologista e tem a missão de amenizar a dor física e da alma através do auto resgate.
Criadora do método “Calça Meta”, metodologia criada com o intuito de libertar seus pacientes de amarras de todos os traumas que envolvem o emagrecimento.

@dramantelli

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.