Conecte-se conosco

Últimas notícias

Junho Laranja – Hematologista infantil do Hospital América de Mauá alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e da leucemia.

Publicado

em

A campanha Junho Laranja é dedicada à prevenção e ao tratamento da anemia e da leucemia. Segundo o consenso de anemia ferropriva da Sociedade Brasileira de Pediatria (2 de junho de 2018), calcula-se que quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo apresentam anemia, sendo que 27% a 50% da população é afetada pela deficiência de ferro. De acordo com o mesmo documento, no Brasil, os dados variam, mas a maior parte deles provêm de estudos de grupos isolados, não representativos da realidade nacional. No país, entre 40% e 50% das crianças estudadas apresentam deficiência de ferro, a maioria delas com menos de 3 anos, incluindo também gestantes.

Em 2009, numa revisão sistemática de 53 artigos brasileiros (total aproximado de 21.000 crianças avaliadas), a prevalência descrita para anemia foi de 53%, com incidência maior nas regiões Norte e Nordeste. “Quanto às leucemias, consideradas os tipos de neoplasias que mais afetam crianças, a frequência foi de 25% a 35%. Um estudo realizado com os Registros de Câncer de Base Populacional no Brasil demonstrou que, para pacientes entre 0 a 18 anos, as porcentagens de novos casos de leucemias variam de 15% a 50%, englobando todas as neoplasias infanto-juvenis”, explica a Dra. Bianca Ribeiro Barreto, hematologista infantil e prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.

“A anemia é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a condição na qual o índice de hemoglobina no sangue é anormalmente baixo em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, independentemente da origem dessa carência. A anemia pode ser classificada como adquirida ou hereditária, e suas causas podem estar relacionadas, entre diversos fatores, à deficiência nutricional, ao aumento da destruição das células vermelhas do sangue e à diminuição da produção das células sanguíneas. Já a leucemia é uma doença caracterizada pela expansão clonal de precursores hematopoiéticos na medula óssea (fábrica do sangue), ou seja, pela ocorrência da produção de células anormais na medula óssea em detrimento dos elementos normais”, pontua a doutora.

O principal risco da anemia é a deficiência do ferro, que tende a aumentar nas populações sujeitas a carências nutricionais, em que a ingestão ou absorção de ferro é inadequada. Entre os fatores que podem levar à carência desse nutriente estão dietas com ingestão de grande quantidade de chá ou café, hábitos vegetarianos, baixo nível socioeconômico e educacional, faixa etária (principalmente lactentes), parasitoses, anemia materna durante a gestação e associação com doenças que podem provocar distúrbios hemorrágicos. “Na leucemia, são várias as linhagens celulares que derivam da medula óssea, dependendo do tipo de glóbulos brancos que a doença afeta. As leucemias podem ser divididas em dois grupos: linfoides ou mieloides. Além disso, quanto ao tempo de crescimento das células, podem ser classificadas como agudas (crescimento rápido de células imaturas) e crônicas (as células maduras aumentam, porém são anormais). Na infância, as leucemias agudas representam 30% das neoplasias (cânceres), e o tipo mais comum é a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), sendo os fatores de risco e prognósticos: idade da criança na ocasião do diagnóstico, contagem de leucócitos (células de defesa) no hemograma e em exames como imunofenotipagem e cariótipo, comprometimento do Sistema Nervoso Central quando realizado o diagnóstico e resposta precoce à terapia. No caso da Leucemia Mieloide Aguda (LMA), temos como fatores de risco: exposição pré-natal a álcool, pesticidas e infecções virais, exposição ambiental a radiação ionizante, infecções virais, pesticidas e solventes orgânicos, como o benzeno, além de doenças hereditárias e doenças adquiridas”, comenta a hematologista.

Para a realização do diagnóstico das anemias é necessário analisar a história clínica do paciente, associando-a a um exame físico minucioso, bem como exames laboratoriais. “Do ponto de vista laboratorial, o primeiro exame a ser solicitado é o hemograma, o qual será o norteador da investigação do caso a depender das alterações presentes nele. Outro exame extremamente importante é o Teste do Pezinho, para excluir possíveis causas genéticas. Já o diagnóstico da leucemia é realizado a partir de uma suspeita clínica, que deve ser confirmada por exames complementares. O primeiro deles é o hemograma, cujas alterações podem nos levar a realizar a coleta e a análise de material da medula óssea por meio do mielograma. Posteriormente, são realizados outros exames para melhor caracterização dos tipos de leucemias”, ressalta a especialista.

Para prevenir as duas patologias, existem alguns cuidados que devem ser tomados. “Como a anemia ferropriva pode ser causada por dieta inadequada, aumento da demanda nutricional, perdas sanguíneas e má absorção do ferro, é necessário que se combata os agentes causais. Na infância, orientação nutricional, fortificação alimentar e suplementação medicamentosa (respeitando sobretudo a faixa etária, o peso e valor de suplementação em específico) são essenciais. Em relação à leucemia, conseguimos nos prevenir evitando alguns fatores de risco, como os associados à exposição à radiação ionizante e a solventes orgânicos (benzeno) e pesticidas”, finaliza a médica.

Dra. Bianca Ribeiro Barreto | CRM 166231 | Hematologista Pediátrica | Prestadora de serviços do Hospital América de Mauá.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Gloria Groove leva “Serenata da GG” ao Rio de Janeiro com show especial neste sábado

Publicado

em

Apresentação no Espaço Hall irá unir pagode, romantismo e momentos interativos em uma experiência inesquecível para os fãs

Neste sábado (23), Gloria Groove leva ao Rio de Janeiro sua mais nova e aclamada turnê “Serenata da GG”, no Espaço Hall. O projeto, que une pagode, romantismo e uma imersão completa em experiências musicais, já se consagrou como um dos momentos mais marcantes da carreira da artista. Os últimos ingressos estão disponíveis no site da Uhuu.

Gloria Groove leva “Serenata da GG” ao Rio de Janeiro com show especial neste sábado

Inspirada nos pagodes românticos dos anos 90 e na forma como o amor era retratado nos programas de TV da época, Gloria construiu um show repleto de homenagens e inovação. “O projeto Serenata foi criado refletindo a importância da música na minha vida”, conta a cantora.

O espetáculo no Rio contará com momentos especiais, como performances de clássicos que influenciaram sua trajetória. Com um repertório que inclui sucessos dos volumes 1 e 2 da Serenata da GG e versões no pagode de seus próprios hits, Gloria traz um espetáculo que equilibra nostalgia e modernidade.

Após a estreia arrebatadora em São Paulo, com ingressos esgotados no Espaço Unimed, o show no Rio de Janeiro é uma oportunidade única para os fãs se conectarem com o universo do primeiro projeto de pagode da multiartista, que transforma a música em uma verdadeira celebração do amor.

Serviço: Gloria Groove – Show Serenata da GG no Rio de Janeiro
* Data: Sábado, 23 de novembro de 2024
* Local: Espaço Hall (Av. Ayrton Senna, 5850 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
* Abertura da casa: 22h
* Ingressos: Disponíveis no site Uhuu (https://bit.ly/3NlSAFt)
* Classificação: 18 anos

Continuar Lendo

Últimas notícias

Ximbinha disponibiliza mais um single do projeto “O Ás e as Damas” nesta quinta-feira, 14

Publicado

em

“A Loba e a Lua” já está disponível pelas principais plataformas de áudio

 

Vivendo plenamente a melhor fase da carreira, Ximbinha que nas últimas semanas compartilhou com seus fãs pelas redes sociais a nova harmonização facial e belas fotos ao lado da amada Karen Fernandes, acaba de trazer mais uma novidade para o público amante do brega, a nova faixa “A Loba e a Lua”, que chegou às plataformas de áudio na madrugada desta quinta-feira, 14, véspera de feriado

A canção chega com a melodia contagiante de um brega para integrar o álbum “O Ás e as Damas“, projeto atual do artista gravado recentemente na cidade natal Belém (PA). Dando voz a inédita, Jéssica Rodrigues interpreta na faixa que é uma composição de Edu Luppa e Marquinhos Maraial uma história de um dilema amoroso, na qual a mulher se posiciona pedindo para que o parceiro se decida sobre quem realmente quer seguir a relação, como diz no trecho. “Não dá, deitar na minha cama e na cama da outra, não dá, beijar a minha boca e a boca da outra, preste atenção seu vacilão, ou eu e você somos um, ou nós dois já era”.

“Estou feliz com a entrega de cada lançamento. O projeto “O Ás e as Damas” foi e está sendo um divisor de águas na minha carreira, consegui trazer fielmente o que eu acredito sobre qualidade musical e sobre o que eu gosto nos meus trabalhos, cada música que escolhi para compor o álbum tem um significado especial e “A Loba e a Lua” não é diferente, eu acredito que ela vem para embalar os corações decididos sobre o amor, na melodia, um convite contagiante para dançar e se emocionar, espero que vocês curtam bastante e compartilhem com os amigos”, comenta Ximbinha. 

O lançamento também conta com um clipe que já está disponível pelo canal oficial da banda, no Youtube (aqui). Vale ressaltar que essa é a 15ª faixa lançada do projeto Ximbinha & Banda em menos de um ano, e ao todo o álbum já ultrapassa a marca de 4 milhões de visualizações no canal do YouTube. 

O DVD completo contará com 20 faixas, e uma das novidades é que o projeto traz um repertório grandioso de músicas inéditas, mas também conta com regravações de sucessos que marcaram trabalhos anteriores de Ximbinha como: “Agora Somos Ex” – canção encomendada pelo artista e lançada em 2016, e que já soma mais de 800 regravações, sendo considerado um hit em todo o Brasil, “Saudade” que também é um grande sucesso e “Toalette”.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Em preparativos finais, Caldas Country Festival 2024 impulsiona turismo e movimenta aeroporto de Caldas Novas

Publicado

em

Festival com estrutura grandiosa irá atrair milhares de fãs para Caldas Novas neste final de semana; virada de lote acontece nesta terça-feira

O Caldas Country Festival está nos preparativos finais para sua 17ª edição, que começa nesta sexta-feira (15), repleta de inovações e grandes expectativas. O festival deve impactar significativamente o turismo local: a concessionária Socicam prevê que o Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, em Caldas Novas, registre um aumento substancial no fluxo de passageiros entre os dias 14 e 17 de novembro, impulsionado pelo evento.

A expectativa é que aproximadamente 2.100 passageiros embarquem e desembarquem no aeroporto em nove voos, número cinco vezes maior do que o movimento registrado no mesmo período em 2023. Nesta terça-feira (12), o festival realiza uma nova virada de lote, em uma das últimas oportunidades para quem deseja fazer parte desta festa única.

No line-up, grandes nomes da música sertaneja marcam presença. Na sexta-feira, Gusttavo Lima, Hugo & Guilherme, Guilherme & Santiago, Luiz Claudio & Giuliano, Nattan, Jiraya Uai e Tomate sobem ao palco. No sábado (16), é a vez de Rayane & Rafaela, Jorge & Mateus, Murilo Huff, Edson & Hudson, Ralf e Mari Fernandez com seu projeto “Mari Sem Fim”. Com uma programação intensa, o Caldas Country Festival reafirma seu lugar como um dos maiores e mais aguardados eventos de música sertaneja do Brasil.

O festival organizado pela Diverti e EXP prepara uma estrutura de palco imponente, equivalente a 10 telas de cinema, com mais de mil metros quadrados de LED. A iluminação e os conteúdos exibidos nas telas foram especialmente desenvolvidos para criar uma atmosfera envolvente, que promete elevar o nível das apresentações e proporcionar momentos inesquecíveis ao público. Os ingressos para esta edição especial estão disponíveis para compra através do site Totalacesso.com.

Para quem vem de São Paulo especialmente para o evento, a companhia aérea Azul oferece pacotes exclusivos de voos e hospedagem, incluindo pocket shows e acesso especial ao festival, tornando a experiência ainda mais completa. O Lagoa Eco Towers Resort é o hotel oficial da edição, e garante uma estadia com conforto e momentos inesquecíveis.

Sobre o Circuito Sertanejo
O Circuito Sertanejo é a maior plataforma de shows do Brasil e reúne os seis principais eventos de música sertaneja do país: Expo Londrina, Ribeirão Rodeo Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival e Caldas Country Festival. A iniciativa é fruto das parcerias entre Together – unidade de negócios da Ambev, que atua promovendo parcerias com grandes empresas no mercado de eventos – em conjunto com a Diverti – empresa com mais de 20 anos de experiência no entretenimento.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.