Conecte-se conosco

News

Instituto Lumiar e Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP)

Publicado

em

Instituto Lumiar e Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) se unem em projeto piloto de educação em Paraisópolis

Iniciativa contribuirá com a alfabetização, o letramento e o pensamento lógico-matemático de cerca de 350 crianças e adolescentes que participam do PECP

 

O Instituto Lumiar e o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), uma das ações mais emblemáticas do compromisso social do Einstein, se uniram para promover um projeto piloto que contribuirá com a formação de 20 educadores do PECP. A iniciativa tem como objetivo colaborar com a ampliação de repertório pedagógico e apoiar o aperfeiçoamento da prática dos educadores, garantindo um olhar direcionado ao desenvolvimento integral de crianças e jovens da comunidade.

O PECP existe desde 1998 e até hoje já realizou mais de seis milhões de atendimentos na comunidade de Paraisópolis. É um programa social que consiste em integrar artes e comunicação, capacitação profissional, educação, esportes, saúde e serviço social.

Dessa forma, a partir de 29 de julho, o Instituto Lumiar, vertente de responsabilidade social da escola Lumiar, passa a contribuir com seu propósito de compartilhar suas experiências de educação embasadas na Metodologia Lumiar, em prol de promover melhorias significativas na aprendizagem. Além dos educadores, a iniciativa prevê impactar anualmente cerca de 350 crianças e adolescentes que participam das atividades de contraturno oferecidas pelo Núcleo de Educação do programa.

O Instituto Lumiar aportará sua experiência adquirida tanto em escolas públicas como privadas para aprimorar a alfabetização, letramento e pensamento lógico-matemático de crianças e adolescentes de Paraisópolis. Além disso, com a utilização do Mosaico, ferramenta da Lumiar que permite um acompanhamento diário da evolução do estudante nas mais diversas habilidades, a equipe poderá sistematizar processos e registros de ensino-aprendizagem e de avaliação de indicadores.

O projeto piloto foi desenhado pelo Instituto Lumiar e pela equipe do Núcleo de Educação do PECP. “Eles nos apresentaram as dificuldades de aprendizagem das crianças atendidas na comunidade e o quanto essas questões se acentuaram na pandemia. Criamos um programa de formação sob medida para contribuir com os educadores do programa e beneficiários”, aponta Débora Isis Acioly – Head do Instituto Lumiar.

Para o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), a iniciativa com o Instituto Lumiar representa uma possibilidade de otimizar o ensino ofertado no contraturno, ultrapassando os limites do convencional reforço escolar e criando projetos que tornem o aprendizado mais prazeroso e despertem a sede por novos conhecimentos. “Nossa ideia com o projeto é fomentar práticas educacionais inovadoras, por meio da formação dos educadores e dos voluntários, que possibilitem que as crianças e jovens atendidos criem novas perspectivas para suas vidas, tendo como referência práticas mais participativas e responsáveis. O projeto vai de encontro ao propósito e missão do nosso programa. O PECP é uma força transformadora que existe há mais de 23 anos, oferecendo novas possibilidades e esperanças aos moradores da comunidade”, conta Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do PECP.

 

Projetos e parcerias

O Instituto Lumiar foi criado em 2003 e, de lá para cá, tem percorrido uma longa trajetória em parceria com escolas públicas e em OSCs. A primeira parceria com a rede pública de ensino ocorreu com o município de Santo Antônio do Pinhal, onde, durante 15 anos, com o apoio da Microsoft, implementou a metodologia Lumiar dentro de uma escola rural que atendia crianças de 02 a 11 anos.

Já, em Porto Alegre, em parceria com a OSC Aldeia da Fraternidade, participou da criação da primeira escola comunitária de educação de ensino fundamental no modelo completo Lumiar – Aldeia Lumiar e, pouco depois, deu início à parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre para implementação da metodologia Lumiar em quatro escolas de Educação Infantil.

Atualmente, o Instituto Lumiar também está presente na Escola de Educação Infantil e Fundamental João Durval em Passo de Camaragibe/AL, em dois Centros de Educação Infantil e um Centro para Crianças e Adolescentes da ONG AME (Jabaquara) e finalizando uma parceria com a Escola de Ensino Infantil Fernão Dias (Pinheiros), em São Paulo. Ao todo, a metodologia Lumiar já impactou diretamente mais de 580 educadores(as) e de 2000 estudantes.

 

Sobre o Instituto Lumiar

O Instituto Lumiar é a vertente de responsabilidade social da Lumiar Educação, que compartilha iniciativas e experiências de educação embasadas na Metodologia Lumiar com as escolas públicas e OSCs que atuam com educação. Com isso, busca promover melhorias significativas na aprendizagem e valorizar os(as) educadores(as) para que tenham ferramentas de aprendizagem potentes, além de uma tecnologia social, para a construção de novos saberes e competências, formando, assim, estudantes críticos, conscientes e autônomos. Mais informações: https://lumiaredu.com/instituto-lumiar/

 

Sobre o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP)

Com a missão de promover a justiça social nas comunidades assistidas, por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios, valores de ética e cidadania, o PECP existe desde 1998, oferecendo aos moradores atividades relacionadas à saúde e à educação de forma integrada. Até hoje o programa já realizou mais de 6 milhões de atendimentos. Formado por 162 turmas dentro de 56 oficinas com atividades socioeducativas, o programa contribui para o bem-estar físico, psíquico e social de seus beneficiários. São mais de 5 mil pessoas atendidas por ano. O complexo tem 5.500 metros quadrados de área construída, sendo formado por seis grandes núcleos: Arte e Comunicação, Capacitação Profissional, Educação, Esportes, Saúde e Serviço Social. Mais informações: https://voluntarios.einstein.br/paraisopolis/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Raphaella Souza, nova promessa da música, apresenta o show Jazz Sessions, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 15 de maio.

Publicado

em

 

A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, na Quarta Acústica

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 15 de maio, na Quarta Acústica do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um Tributo às Divas Amy Winehouse e Sade, além de uma homenagem à inesquecível Rita Lee.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No dia 15 estará acompanhada do violonista Gustavo Moraes e de Alexandre Fon na percussão.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Rapha’s Jazz Sessions acontece às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo link online. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ. Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.


Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

Ingressos: R$ 20,00
As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.
Link das vendas online https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/8e9cd9a4deb6f2fdb799c972f728d23391b41476
A bilheteria física funciona de quarta a sexta de 14h às 19h, sábado de 14h às 18h e no domingo de 10h às 17h com as formas de pagamento em débito, crédito e dinheiro.

Continuar Lendo

News

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

Publicado

em

 

Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

Continuar Lendo

News

Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

Publicado

em

Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.