Conecte-se conosco

News

Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de setembro, no próximo dia 19.09 (terça), na Blooks, com o primeiro convidado internacional, Fernando Villalba, que lança livro na Bienal do Rio.

Publicado

em

 

A 10ª edição do ano traz Dalberto Gomes, Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris

Ibis Libris Editora realiza a 10ª edição da Ponte de Versos do ano, trazendo Dalberto Gomes, Fernando Villalba, Leyla Lobo e Marisa Queiroz, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, no dia 19 de setembro (terça-feira), na Blooks Botafogo.

Fernando Villalba é o primeiro convidado internacional da Ponte de Versos, que também vai lançar um livro na Bienal, no dia 5 de setembro, às 20h, e vai se apresentar com um músico uruguaio, enquanto diz seus poemas do livro “Vaivén”, recém-publicado pela Ibis Libris.

Nesse dia 19/09, o evento coincide com o “nascimento” de Ricardo Reis em 1887, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, que é patrono da Ibis Libris. Este foi o único heterônimo que morreu depois de Pessoa, após vir para o Brasil, segundo o romance do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, “O ano da morte de Ricardo Reis”. Já tivemos o evento no dia 13 de junho, nascimento do poeta português e agora deste heterônimo, que escreveu um dos poemas mais tocantes:

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a “Ponte de Versos”, evento literário tradicional, que, este ano, comemorou 24 anos em junho. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” passou a integrar a cena poética carioca.

No “Prato Principal”, cada poeta convidado lê por 15 minutos. Em seguida, abre-se a “Sobremesa” aos presentes, quando podem recitar um poema de cada vez e, por fim, a “Saideira”, lendo mais um poema mais curto.

Este ano, a Ponte de Versos completou 24 anos, evento que valoriza a literatura nacional e os novos autores, que, em abril, recebeu o “Prêmio Sarau Destaque 2022”, conferido pela APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro). A Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com mais de 600 títulos publicados, além de novos títulos em produção, concorrendo ao Prêmio Oceanos com 20 obras e ao Prêmio Jabuti com 12 títulos em diversas categorias.

Estiveram na Ponte de Versos em 2022: em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Mônica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manoel Herculano e Marcelo Mourão. Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. Em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em março, Bernard Sader Tinoco, Rômulo Pacheco e Evelyn Silva. Em abril, Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias. Em maio, Alexei Bueno e Elisa Flores. Em junho, Alexandre Brandão, Mano Melo, Natália Parreiras e Thássio Ferreira. Em julho, os imortais da ABL, Ana Maria Machado, Antonio Cicero e Antonio Carlos Secchin. Em agosto, André Gardel, Angel Cabeza, Igor Calazans e Nuno Rau.

A Ponte de Versos acontece no próximo dia 19/09 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca.

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!

 

 

Prato Principal

 

 

Dalberto Gomes é carioca, poeta, ator, escritor, jornalista, militante cultural, detentor de quatro moções de Honra ao Mérito pela Prefeitura do Rio de Janeiro, recebeu o Certificado de Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), a Moção de Honra ao Mérito pela Prefeitura do Município de Vassouras, RJ, a Moção de “Aplausos e Congratulações” pela Prefeitura de Vila Velha, ES, é Membro do Sindicatos do Escritores do Rio de Janeiro, Membro da APPERJ (Associação de Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro), Acadêmico da ASBAERJ, Membro Fundador da APLP (Associação de Poetas da Língua Portuguesa), participou do I e II Encontro dos Poetas da Língua Portuguesa em Lisboa, Póvoa e Porto, Membro da AVPLP (Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa), Representante do Brasil no Encontro Mundial de Poetas (World Poetry Movement) pela Cátedra da PUC/UNESCO em 2006, Membro da Sociedade Ciência do Sentir, Coordenador do Projeto POESIACULT, Membro do Coletivo de Poetas Ratos Di Versos e do Circuito Literário Conversa ComVerso no Café, Membro atuante do CEDICUN (Centro de Estudo e Divulgação da Cultura Negra). Tem seis livros de poesia publicados. Apresenta-se como palestrante e poeta em bibliotecas, faculdades, colégios, clubes, praças, ruas e teatros. Recentemente, passou a ocupar a Cadeira 46 no Instituto Campo-grandense de Cultura (ICC).

 

 

 

Fernando Villalba vive entre Montevidéu, São Paulo e Santiago de Compostela. Escreve romances, contos, poesia, música e teatro. Em todas essas áreas recebeu reconhecimento, entre elas, como finalista do Prêmio Planeta España pelo romance El Pañuelo del Mago, uma menção nos prêmios Onetti de Literatura pelo romance La lengua de Belcebú (inédito), outro no Prêmio Nacional de Literatura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai pelo romance Nunca te duermas escuchando relatos de amor e outro da mesma instituição pelo romance La BiC de Dios. Ganhou o prêmio de poesia Maria Eloísa García Lorca da Unión de Escritores de España, o concurso de poesia “E por falar em Casa das Rosas”, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o de monólogos teatrais do Centro Cultural de España, no Uruguai. Fez cursos de narrativa, poética, composição, roteiro musical e cinematográfico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de São Paulo (USP). Formado em Engenharia Química pela Udelar, é mais Químico que Engenheiro e mais Alquímico do que Químico.

 

 

Leyla Lobo é poetisa e escritora. Nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1940. Publicou os livros de poesia: Ontem… ainda (1977), Lágrimas de agora (1981) e Hai-Kais (2004). Na beira da saia (inédito) obteve, em 1977, a Menção Honrosa no Concurso Fernando Chinaglia, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores) do Rio de Janeiro. Em 1979, Ano Internacional da Criança, organizou a Biblioteca Infantil Maria Mazzetti, na Casa de Rui Barbosa, como representante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Publicou, pela BomTexto, os seguintes livros infantis: As travessuras de Lili (2006), Lili no parque (2007) e Lili vai surfar (2008), todos com apresentação de Laura Sandroni. Em 2015, lançou o livro infantil A faxina no céu. Em 2017, inaugurou no YouTube seu canal dedicado à poesia, onde declama poemas de Carlos Drummond de Andrade a Shakespeare. Há seis anos, é membro colaborativo do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (EPLP). Desde 2016, participa, dos saraus no Museu de Artes Contemporânea (MAC), em Niterói, e das antologias Um brinde à poesia, organizadas por Lucília Dowslley. Há 20 anos, faz parte da Casa Poema, escola de poesia falada, fundada por Elisa Lucinda. Frequenta o Corujão da Poesia, organizado por João Luiz de Souza, o João do Corujão, desde os tempos da inesquecível Livraria Letras & Expressões, no Leblon, que se iniciava à meia-noite das terças-feiras, prolongando-se pela madrugada até as seis horas da manhã.

 

 

 

Marisa Queiroz é pernambucana de Olinda, PE, e vive no Rio de Janeiro desde 1981. Bacharel em Ciências Econômicas (UFPE,1974) e Psicologia (USU,1990); Especialização em Saúde Mental (IPUB, 1992), Extensão em Psicologia Médica e Psicossomática (1984), Formação Psicanalítica (SPCRJ, 1998). Autora de dois livros solo publicados: Poetisa, eu? (2009) e Poetílica (2014) e de várias publicações em antologias diversas no Estado do Rio de Janeiro e em países de Língua Portuguesa. Participa ativamente em vários Saraus de Poesia no Rio De Janeiro, Niterói, Vassouras, Paraty e também nas cidades de Olinda e Recife (PE), Vila Velha (ES) e em Lisboa e Porto (PORTUGAL). É Membro da Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio De Janeiro (APPERJ); Membro Efetivo e Fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SOCIS-RJ), Membro da Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa (AVPLP), Membro do evento Encontro de Poetas de Língua Portuguesa [EPLP (9 PAÍSES)], Cocoordenadora do Projeto POESIACULT, apoiado pela SOCIS, desde 2019. Detentora de duas MOÇÕES: “Aplausos e Congratulações”, da Câmara Municipal de Vassouras, RJ (2019) e “Honra ao Mérito”, da Prefeitura do Município de Vila Velha, ES (2023).

 

 

Sobre a Ibis Libris

Ibis Libris publica prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Fundada em 18 de agosto de 2000, hoje tem mais de 600 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982, prefaciado por Claudio Willer, que já está em sua 4a edição, com prefácio de Álvaro Alves de Faria, lançado em 2022. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013), “As liras de Marília” (2013) e “Marco Polo e a Princesa Azul” (2008). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002 e, em 2021, o selo Maat só para mulheres. Em 2022, lançou, por ele, “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos. Nesse ano, participou como única poeta brasileira convidada do Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colômbia, lendo seus poemas em português e traduzidos para o castelhano pelo poeta chileno Leo Lobos.

Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, em 2022, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti, concorrendo em 16 categorias. Este ano, 20 títulos estão concorrendo ao Prêmio Oceanos e 12 ao Prêmio Jabuti. No 1o. semestre, o evento Ponte de Versos recebeu o “Prêmio Sarau Destaque 2022”, por seu caráter cultural e artístico, conferido pela APPERJ, por seu presidente Jorge Ventura, por divulgar a poesia nacional. Além disso, obteve, em julho deste ano, a inclusão do evento Ponte de Versos no Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, a ser comemorado, pela primeira vez, no 15 de junho de 2024, quando completará 25 anos. Segundo Thereza Rocque da Motta, a “Ibis Libris foi criada a partir da Ponte de Versos, para dar voz aos autores que desejam realizar o sonho de publicar seus poemas e, por isso, criei uma editora para transformar seus sonhos em livro”.

Instagram: @ibislibris

site: http://ibisibriseditora.com.br

Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris Editora @tcrmotta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

vibrador de capirinha ganha premio na Espanha

Publicado

em

Causando um verdadeiro frisson na Espanha, o Vibration, da INTT Cosméticos, com sabor de de Caipirinha foi um dos destaques da 2ª edição da EroSpain, que aconteceu entre 05 e 07 de maio, em Barcelona.

A empresa está trazendo para o Brasil o troféu de melhor marca “novidade” do mercado erótico. E ainda lançou 02 novos sabores do seu inovador vibrador líquido – de mel e algodão doce.

Embora ainda os sabores de mel e caipirinha não estejam sendo vendidos no Brasil, eles encantaram os europeus, o que demonstrou um potencial de sucesso internacional nos próximos meses.

No Brasil, o produto já é recorde de vendas com cerca de 13 sabores, entre eles algodão doce, chiclete, chocolate, vodka com energético, maçã do amor, entre outros.

As empresarias Stephanie ( filha) e Alessandra Seitz ( mãe) receberam o prêmio em Barcelona.

Continuar Lendo

News

Maior evento de apostas da América Latina tem recorde de visitantes

Publicado

em

A edição 2024 do maior evento de apostas esportivas, loterias, afiliados e iGaming chegou ao fim na última quinta-feira (25). O BiS SiGMA Americas se estendeu por três dias no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo (SP).
Com a melhor estrutura já oferecida no continente em encontros do setor, o BiS 2024 entrou para a história pelo recorde de público. Conforme a organização aproximadamente 14 mil pessoas visitaram o espaço entre os dias 23, 24 e 25.
Além disso, a conferência também registrou um aumento de 30% em seu espaço físico para acomodar novas empresas.
Ao todo, foram 250 expositores e patrocinadores, entre operadores, provedores, meios de pagamento, desenvolvedores de jogos, afiliação de marketing e outras áreas da indústria.
“O evento foi um sucesso. Tivemos aumento de público e de espaço. Houve muita troca de ideias sobre o futuro do mercado, regulamentação e o que ela pode trazer para esse segmento”, explica o Cofundador do evento, Alessandro Valente.

BiS e SiGMA Awards
Além do Transamérica, o evento contou com uma cerimônia de premiação nas noites da terça e quarta-feira, no Um Rooftop. As premiações reconheceram o empenho de profissionais e empresas que mais contribuíram para o crescimento da indústria brasileira.

BiS SiGMA Americas multilíngue e multicultural
De acordo com dados recentes, o Brasil ocupa a terceira colocação mundial em consumo de apostas online. Por isso, o interesse de grupos de outras nacionalidades em entrar ou intensificar suas operações no território nacional é imenso, comprovado nesta edição.
Afinal, o BiS SiGMA Americas recebeu expositores de 60 países diferentes com mais de 35 idiomas falados ao longo dos três dias. Sendo assim, todos os painéis e palestras com figuras renomadas internacionalmente contaram com a opção de tradução simultânea.
Carlos Cardama, um dos idealizadores da feira destaca: “Esse é o melhor evento do segmento na América Latina e pudemos oferecer palestras com muito conteúdo do mercado. É um orgulho ver quantos países pudemos reunir aqui no Brasil”.
“Quero agradecer a confiança de todos e tenho certeza de que cumprimos nosso objetivo de troca de informações e tecnologias do setor e geramos negócios”, complementa.


Em um ano tão emblemático para os jogos no Brasil devido a implementação da aguardada regulamentação, a edição 2025 do BiS SiGMA Americas já é esperada com ansiedade por milhares de pessoas por ajudar a traçar os rumos do setor a curto, médio e longo prazo.

Continuar Lendo

News

Esttevan, modelo brasileiro, que chamou a atenção de Madonna, mistura música e gastronomia em evento na Capital Paulista

Publicado

em

Se apresentando como DJ, o artista estreia o Cascais Sunset todos os sábados e domingos, a partir deste fim de semana na Casa Cascais. O evento também marcará o lançamento de sua versão remix do sucesso de Luiz Gonzaga, “Numa Sala de Reboco”.

Modelo brasileiro que já chegou a chamar a atenção de nomes como a diva Madonna, Esttevan está com novo trabalho na área e não tem nada a ver com concursos de beleza, passarelas ou editoriais de moda. Conhecido por ter sido eleito Mister Brasil, em 2021, ele, que também é DJ e maestro multi instrumentista, e agora misturando música e gastronomia no Cascais Sunset. O evento, que terá início nos dias 27 e 28 de abril, se repetirá todos os sábados e domingos na Casa Cascais, na Zona Oeste de São Paulo. Além de marcar o lançamento oficial de sua versão remix do sucesso “Numa Sala de Reboco”, previsto para ser posto em rotação nas plataformas digitais também neste fim de semana.

“Trago a música comigo desde os seis anos de idade. Aos 22 surgiu a ideia de estudar um nicho diferente que encontrei na música eletrônica, a vertente que vibrou em minha alma foi o afro house e também brasilidades, pela sua representação cultural e histórica. Então busquei trazer no meu repertório minerado através de uma longa pesquisa sobre os nichos musicais que trazem consigo uma cultura representada por regiões que trazem a arte em sua linguagem, explorando na linha do tempo e também regionalismo”, explicou Esttevan sobre o evento que que é aberto ao público e tem como objetivo oferecer ao público a combinação perfeita ente música boa, o melhor da gastronomia mediterrânea, pizzas e drinks.

As apresentações contarão ainda com muitas surpresas, no contexto musical, relembrando clássicos que remetem aos mais diversos tempos crescentes da música. Incluindo sucessos de Madonna, diva do Pop que fará um mega show no Brasil no início de maio. Esttevan, que já chegou a ter pequenas interações com a cantora, não poderá estrar presente e garante para os paulistas que ficarão pela cidade, muita diversão em seu evento. “Estarei presente no Cascais sunset que é meu compromisso atualmente esperando todos!”.

Com um conceito intimista no Jardin Europa, A Casa Cascais tem como um dos donos o ator Ricardo Tozzi.

Serviço
Cascais Sunset
Datas: Todo sábado e domingo a partir de 27/04/2024
Horário: 17h às 20h (sábado), 18h às 20h domingo
Local: Casa Cascais (Av. Nove de Julho, 4984 – Jardim Europa, São Paulo – SP)
Entrada: Aberto ao público

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.