Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

Fundação Energia e Saneamento comemora 25 anos de atuação a favor da educação, cultura e história

Publicado

em

Instituição celebra a preservação da memória e do patrimônio da energia e saneamento, o desenvolvimento de projetos culturais e educativos e a democratização de acesso a seu acervo

Em 25 anos, o mundo mudou significativamente com expressivos avanços em todas as áreas do conhecimento. Um quarto de século atrás, o Google estava surgindo, o celular funcionava apenas como telefone e os televisores tinham um tubo na parte de trás. Há duas décadas e meia, também começava a ser criado no país o maior e mais importante acervo nacional sobre a história da energia elétrica, a Fundação da Energia de São Paulo, que cinco anos depois se tornaria a Fundação Energia e Saneamento. Para celebrar os 25 anos de atuação voltada à promoção de ações educativas e projetos culturais, a instituição promove uma série de eventos este ano.

Entre elas, a realização da oficina gratuita “Documentos de Família”, voltada à preservação de documentos de valor afetivo e histórico, na sede da instituição em Jundiaí (sábado, 08/04), e uma exposição on-line sobre a história da instituição na plataforma Google Arts & Culture.

A Fundação foi criada em 1998, quando as empresas do setor elétrico brasileiro estavam sendo privatizadas. O governo estadual paulista criou uma instituição independente para preservar a memória e o patrimônio do gás e da eletricidade no Estado. Nascia a Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo, entidade privada e sem fins lucrativos. Em 2004, a organização incorporou a temática do saneamento à sua missão, tornando-se Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento ou Fundação Energia e Saneamento.

Entre 1999 e 2005, a instituição inaugurou os Museus de Energia de Itu, Salesópolis e São Paulo, fortalecendo o relacionamento com a comunidade. Segundo a diretora da Fundação, Rita Martins, em 25 anos de atividades a instituição celebra a preservação da memória e do patrimônio da energia e saneamento, o desenvolvimento de projetos culturais e educativos em seus três museus, a democratização do acesso ao seu patrimônio cultural, arquitetônico e ambiental, com Mata Atlântica preservada, subsídios para pesquisas sobre energia e saneamento, o fortalecimento da cidadania e do uso responsável dos recursos naturais.

O acervo da Fundação é um dos maiores do Estado de São Paulo, formado por documentos relacionados à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial. São mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.050 objetos museológicos, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

A Fundação possui ainda a maior biblioteca do Brasil especializada no tema energia, com mais de 50 mil títulos, e um rico patrimônio arquitetônico e ambiental, formado por edificações históricas e ecossistemas naturais. São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. Por ano, a instituição recebe em média 32 mil visitantes em seus museus.

A diretora explica que, ao longo da trajetória, a Fundação sempre revisou e atualizou seu papel junto à sociedade, como um agente de transformação social, fomentando a discussão e interlocução entre as pessoas, sobre o passado, presente e futuro da água e da energia. Funcionário da Fundação desde 1998, Claudio Maçarico destaca a importância das pessoas que deram vida ao projeto e permaneceram dedicadas para que a instituição se consolidasse. “Eu parabenizo o esforço de todo mundo e me incluo também. Eu acho que esse foi o grande trunfo da Fundação, ter pessoas lá dentro que gostam da instituição”, defende.

Ações educativas

Há 25 anos a Fundação investe no fortalecimento do capital humano e social, com ações educativas e culturais para transformar as pessoas e a sociedade. Desde a criação, promove intenso diálogo, troca de cultura e conhecimento com o público. “Cada vez mais buscamos desenvolver uma relação sensível e prazerosa com a sociedade. Acreditamos que esse diálogo de tantos anos é a chave para um futuro sustentável, inteligente e mais humano. Acreditamos que nossa habilidade para inventar, reinventar e se superar é tão potente quanto a capacidade energética que podemos gerar”, afirma Rita.

O vasto acervo e o relacionamento com o público estão entre as principais conquistas da Fundação de Energia e Saneamento. Segundo Rita, a relação com a comunidade sempre foi próxima e ficou ainda mais estreita nos últimos anos, a partir de novas conexões. “Propomos um trabalho em sociedade, criando pontes afetivas e criativas com o público e o mundo, explorando diferentes pensamentos e incentivando a convivência. É mais do que olhar para o futuro, é ser cocriador de um mundo melhor”, afirma

A instituição se dedica a preservar memórias que construíram em São Paulo e inspirar novas formas de viver, sentir e pensar, incluindo a diversidade dos pontos de vista. “Estamos atentos ao tempo em que vivemos e propomos um presente para essa memória. Desde o início, a Fundação mantém seu compromisso de oferecer o seu melhor, com a expectativa positiva de superação das adversidades e de um futuro mais sustentável, equitativo, inclusivo e próspero para os brasileiros”, diz a diretora.

Para os próximos anos, a expectativa da Fundação é continuar inspirando as pessoas sobre o valor da água e energia para a vida.”Esse é o nosso propósito. Essa essência mostra o valor da Fundação para a sociedade: preservar o passado, mas também inspirar o futuro, visando sociedades mais sustentáveis”, afirma Rita Martins.

NÚMEROS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Acervo 

1.600 metros lineares de documentos textuais

260 mil fotografias

10 mil plantas e desenhos

2.300 documentos audiovisuais

6 edifícios históricos, sendo 4 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs)

3,5 mil objetos museológicos representativos do setor energético

A maior e mais importante biblioteca especializada em energia do Brasil, com 50 mil títulos

Mais de 7 mil pesquisas atendidas

32 mil visitantes anuais aos museus

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Exposição on-line “Colcha de Retalhos da Fundação” 

Local: Plataforma do Google Arts & Culture

Link: https://g.co/arts/8AiBN3Lh5QK7hWmv9

Proposta: Valorizar a memória dos sujeitos que construíram a Fundação em seu dia a dia. O projeto virtual terá slides e imagens, com texto abordando marcos da história da Fundação a partir do depoimento de colaboradores.

Oficina “Documentos de Família”

Data: 8 de abril de 2023 (Jundiaí), 10 horas

Locais: Jundiaí

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 202 – Centro

Proposta: Sucesso de público em 2018, a oficina será reeditada. Gratuita, a atividade oferecerá orientações da área de arquivística e conservação para o público que deseja saber como preservar, da forma mais adequada, fotos e documentos antigos de família.

A atividade terá duração de 50 minutos e é voltada ao público maior de 15 anos.

Exposição inédita “Energia e Transformação” 

Data: Outubro de 2023

Local: Museu da Energia de São Paulo

Proposta: Com ênfase no acervo histórico da Fundação Energia e Saneamento, a nova exposição de longa duração do Museu da Energia de São Paulo irá remodelar as salas do espaço apresentando as temáticas: história da energia (fontes, processos, alternativas e tendências futuras), história da industrialização e da urbanização da cidade de São Paulo, reflexão sobre o uso dos recursos naturais e as relações entre sociedade, energia e meio ambiente. A exposição elaborada com apoio do ProAC ganhará o selo 25 anos.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Ava Art Festival comemora dez anos no Enokojima (Japão), até o dia 05/05, confirmando a importância da Ava Galleria nas artes

Publicado

em

Artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses expõe a diversidade de seus estilos, sob a curadoria do conceituado Edson Cardoso

 

O Ava Art Festival reúne artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses, no Centro de Arte, Cultura e Criação Enokojima, em Osaka (Japão), para falar sobre o papel e a arte contemporânea, como tema da exposição que já recebeu centenas de visitantes no Rio de Janeiro e na Finlândia, com curadoria do conceituado Edson Cardoso. Os artistas apresentam obras de intensidades, cores e estilos diversos, comemorando dez anos de existência do evento, criado em 2014, e que reuniu artistas finlandeses e brasileiros no próprio Enokojima.

 

A arte japonesa atravessou inúmeras fases desde os primórdios desta civilização, alcançando magníficas realizações expressivas, com utilização de cores fortes, mas também com outras características nos diversos gêneros artísticos e nos vários períodos na história de cada gênero. Sinônimo de inspiração e fascínio, enriquece o mundo com sua beleza atemporal e sua capacidade de conectar as profundezas da alma humana e da natureza, inspirando os trabalhos dos artistas que, através da utilização do papel como material, ou através das técnicas, temáticas, formas ou cores, permitem ao visitante se conectar com a arte tradiconal e a contemporânea.

Um dos destaques é a videoarte ‘Rosa dos Ventos’, de Marcia Fixel, que se manifesta como uma vídeo-performance interativa, uma instalação expandida in progress, uma experiência biográfica-cartográfica, em que os pés de cada um(a) de nós atravessam presente, passado e futuro, pelas direções do mundo. A obra é uma reflexão sobre nossas trajetórias de vida. Carrega uma pergunta filosófica para os visitantes que a assistirem nas exposições, para ser respondida pelo QR Code.

 

O Ava Art Festival reúne a diversidade cultural e artística de brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses em Osaka, Japão, e a mostra pode ser visitada até o dia 05 de maio, de quarta a sábado, das 12h às 19h, e domingo, das 12h às 15h, com censura livre e gratuita.

Sobre os artistas

Brasil – Agatha Faveri, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Angela Vielitz, Ana Amelia, Clara Fleiuss, Claudia Sperb, Daniel Piras, Daniele Bloris, Eduardo Valdetaro, Elisa Murgel, Elizabeth Wortsman, Giose, Giselle Faganello, Glauco Cibella, Guilherme Quintanilha, Hanne Hansel, Homero Ribeiro, Isabella Leme Villapando, Izan, Júlia d’Paula, Laura Figueiredo-Brandt, Lourdes Maria, Marcelo Côrtes, Marcia Fixel, Marcos Felix, Maria Francisca, Maria Helena Messeder, Marilene Tapias, Mirta, Monica Doin, Monica Ishiba, Nelly Gutmacher, Neuza Nazar Petti, Paula Queiroz, Paulo Pino, Rafael Ferraraccio, Renata Barreto, Rodrigo Ganem, Rodrigo Yasuda, Rosario Barbosa, Siomara Almeida, Solange Greco, Soliveiz, Tataliana, Tathyana Santiago, Tigout, Van Xavier

Finlândia – Anna Kolehmainen, Birgit Walander, Jari Järnström, Kenttu Keinänen, Kirsti Uimonen, Maija Vanhatapio, Maikki Haapala, Matti, Hyyrynen, Petri Anttonen, Pirjo Hassinen, Pirjo Porttilahti, Raija Kuisma, Riitta Hurme, Riitta Santala-Köykkä, Ritva Larsson, Tuula Kallas, Ulla Maija Vaittinen, Ulla Remes

Coréia – So-hyun Kim, Su-mi Hwang

Japão – Kanoko Takeuchi, Miki Meguro

 

Sobre a Ava Galleria

Fundada em 2005, a AVA Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea, que funcionou em Helsinki por 18 anos e que, agora, está localizada na Cidade de Varkaus. A AVA Galleria organiza exposições em importantes Espaços Culturais e Galerias das principais capitais, como: Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Lisboa, Helsinki, Nova Iorque, Paris e São Paulo. Também organiza a BELA Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea), em Helsinki e no Rio de Janeiro.

Instagram: @ava_galleria

Sobre a Enoco

A Enoco foi inaugurada em abril de 2012 com o objetivo de animar a cidade de Osaka com a criatividade da arte e do design. Nossos serviços incluem aluguel de galerias e salas multiuso, além da realização de exposições, performances, seminários e workshops.

Serviço

Exposição: Ava Art Festival

Artistas: coletiva – artistas brasileiros, finlandeses, coreanos e japoneses

Curadoria: Edson Cardoso @cardosoedson_ava

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem

Visitação: até 05 de maio de 2024

Dias e horários:quarta a sábado, das 12h às 19h, e domingo das 12h às 15h

Local: Centro de Arte, Cultura e Criação Enokojima, Prefeitura de Osaka / enoco

1-34 2-chome, Enokojima, Nishi-ku, Osaka-shi, Osaka 550-0006 Japão

Site: www.enokojima-art.jp

Evento gratuito

Censura livre

Acessibilidade

Apoio: Enoco, Ava Galleria, ICELA, Arte Vida Arte, Art_a3 Gallery, PR Comunicação, Moreno Advocacia, Atualidad

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Roberta Miranda lota show em Curitiba (PR) com primeiro show da turnê INFINITO

Publicado

em

Eterna Rainha da Música Sertaneja subiu ao palco do Teatro Positivo no sábado (27/04) –

E m uma noite marcada por muita emoção, a eterna ‘Rainha da Música Sertaneja’, Roberta Miranda, estreou oficialmente no último sábado (27/04) a turnê Infinito, realizando uma grande apresentação no Teatro Positivo em Curitiba (PR). O local registrou a capacidade máxima, contando com 2.400 pessoas na plateia que vibraram ao som dos grandes sucessos da artista e releitura de clássicos sertanejos.

Com uma abertura especial, na qual o rosto de Roberta Miranda surge em 3D revelando uma maquiagem feita em ouro, Roberta Miranda subiu ao palco empolgando o público em 2h40 de show. O repertório teve início com a “Boate Azul” e foi marcado por canções como: “Majestade, o Sabiá”, “Dói”, “Duas Taças”, “Meu Dengo”, “Vá com Deus” e “Perigosa e Linda”. Outros destaques que agitaram a apresentação foram: “Garçom”, “Panela Velha”, “Domingo de Manhã”, “Seu Amor Ainda é Tudo” e “Ainda Ontem, Chorei de Saudade”.

Divulgação @plateiaoficial

Foi uma apresentação incrível e só tenho mesmo a agradecer a galera de Curitiba por todo o carinho! Foi tudo lindo e tenho certeza de que abrimos com chave de ouro essa nova turnê”, comenta Roberta Miranda, que, além dos shows, contempla neste projeto Infinito seu mais novo DVD, homônimo, registrado no dia 11/04 em São Paulo (capital). O álbum traz as participações especiais de Luísa Sonza e Gustavo Mioto e deve começar a chegar em breve a todas as plataformas digitais.

Vale destacar que os próximos shows da turnê Infinito acontecem em: Barra Bonita – SP (30/04), Cruzeiro – SP (01/05), Umarizal – RN (11/05), Quixaba – PB (12/05), Sorocaba – SP (25/05), Itapecerica – MG (31/05) e em Luanda e Moçambique no início do mês de junho.

Fotos: Paolo Martinelli 

Para saber mais, acesse:
Facebook: RobertaMirandaOficial  Instagram: robertamiranda 
YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1 
Telefone para shows: (11) 9-6862-4792- Ricardo Miranda #blueworkeventos 

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Artista de Hortolândia inova e atende o público cantando

Publicado

em

Natural da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, Shirley Mathias já morou em Sumaré e há quatro anos tem residência fixa em Hortolândia. Mãe, avó, empresária, radialista e cantora. Com um jeito irreverente, Shirley Mathias une seu talento musical e simpatia para fazer duas coisas que mais gosta nessa vida: cantar e cozinhar.

Desde 2021, todos que frequentam o restaurante Rancho Country, em Hortolândia, além de saborear uma deliciosa comida caseira, porções e cerveja gelada, também já se acostumaram a ouvir uma boa música. Proprietária do empreendimento, a artista prepara e serve as refeições cantando.

“No Rancho Country consigo unir o útil ao agradável. Amo cozinhar e cantar e assim que inauguramos o restaurante, tive essa ideia de cozinhar e servir o público cantando. E o pessoal tem gostado dessa dinâmica. No repertório, canto música sertaneja, especialmente os modões, que o público sempre pede, além do piseiro”, conta ela.

Shirley Mathias tem como referência na música as cantoras Marília Mendonça (em memória) e Maiara & Maraisa. Mas, desde pequena também é admiradora das duplas Chico Rey & Paraná, Matogrosso & Mathias e Milionário & José Rico. Com 16 anos na estrada, Shirley Mathias começou sua carreira cantando com a banda Outra Vez. Passou também por outras bandas, até iniciar sua carreira solo em 2017.

Toda terça-feira, das 18h às 18h55, Shirley Mathias apresenta o programa Território Sertanejo pela rádio Sindical FM. Durante a atração, o público pode acompanhar através do site https://www.sindicalfm.com.br/ uma variada programação sertaneja como muita música, bate papo e informação.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Shirley Mathias, acesse suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sirleymatias2024/?utm_source=qr&igsh=c2N1cWM0dHo0a3Jl
Facebook: https://www.facebook.com/sirley.matias.3
Youtube: https://www.youtube.com/@shirleymatias7952

RANCHO COUNTRY
O Rancho Country existe desde 2021, em um local amplo e arejado em meio a natureza na cidade de Hortolândia. O Rancho tem um cardápio variado de porções e bebidas, salão de bilhar, de festas, quadra society, vestiário com ducha, quiosque com churrasqueira, parquinho para as crianças, estacionamento, piscina e churrasqueira para locação.

Vale lembrar que com reserva antecipada, é possível fazer qualquer opção de almoço a partir de dez pessoas. O Rancho Country funciona de quinta e sexta-feira a partir das 18h e sábado e domingo das 11h às 18h. O empreendimento fica localizado na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, 143, no Jardim Novo ângulo, em Hortolândia. Para mais informações (19) 9 9135 4913 / https://www.instagram.com/ranchocowntry/.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.