Conecte-se conosco

Últimas notícias

Fórum das Letras celebrou 15 anos em parceria com a Bienal do Livro de São Paulo

Publicado

em

Os debates sobre Clarice Lispector, foram promovidos pelo Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Fórum das Letras e a Bienal

A 15a edição do Fórum das Letras, evento promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, terminou com êxito no dia 18 de dezembro, depois de duas semanas muito intensas de uma programação que começou no dia 7 de dezembro.

A Edição do Fórum de 2020 comemorou o centenário de Clarice Lispector e teve programação conjunta com a Bienal do Livro de São Paulo. O Fórum das Letras, juntamente com o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, assumiu a organização e a promoção das atividades sobre Clarice Lispector na 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. O tema do Fórum teve o título da obra, A Hora da Estrela (1977) de Clarice Lispector.

Graças à parceria com a Embaixada da França, o Fórum apresentou na Bienal mesas que debateram os pontos de contato entre a nossa Clarice e a França, o primeiro país a publicar a escritora, em 1956, com a obra Perto do coração selvagem. Nesses encontros foram discutidos pontos de contato entre as obras de Clarice Lispector e as escritoras francesas Marguerite Duras e Nathalie Sarraute. As traduções das obras de Clarice para o francês, bem como os desafios da edição delas, no Brasil e na França, foram abordados nas mesas do Fórum das Letras que entraram na programação da Bienal de São Paulo.

Uma das principais atividades da Bienal de São Paulo foi a conversa de Guiomar de Grammont com a grande escritora Nélida Piñon, uma das únicas amigas vivas de Clarice Lispector, no dia 10 de dezembro, data do nascimento de Clarice, há cem anos. Segundo Guiomar, “Todos que assistiram comentaram que Clarice parecia ter voltado à vida nessa conversa, tamanha a graça e o encantamento com que Nélida descreveu experiências íntimas e quotidianas com a amiga.”

Além das mesas sobre Clarice em parceria com a Bienal, o Fórum das Letras ainda promoveu, com apoio do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, um mini-curso sobre Clarice Lispector com a mais importante especialista em sua obra, Nadia Batella Gotlib e uma mesa com a escritora canadense Claire Varin e a brasileira Simone Paulino. Duas outras mesas sobre a escritora foram realizadas no Fórum: “Em torno das perguntas de Clarice”, com pesquisadores dedicados à obra da escritora, e uma mesa sore suas criações para crianças, com as pesquisadoras Mell Brites e Cilza Bignotto e o ilustrador Luís Camargo.

O Fórum também realizou homenagens aos centenários da escritora e educadora negra Ruth Guimarães e ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, celebrados este ano. Falou sobre Ruth o biógrafo Tom Farias e a poeta Catita, mediados por Carolina Anglada. João Cabral foi celebrado com o documentário “Duas Águas, apresentado pela cineasta Cristina Fonseca.

Outros pontos altos na programação de 2020 foram o debate da professora Marta Maia com o jornalista Mario Magalhães, sobre 1968 e 2018, “anos que não terminaram” e a mesa com o historiador Roger Chartier. A coordenadora Geral do Forum das Letras, Guiomar de Grammont, mediada por Bernardo Gurbanov, Presidente da Associação Nacional de Livrarias. Roger Chartier lançou no Fórum das Letras o livro intitulado Um mundo sem livros e sem livrarias?, prefaciado por Guiomar de Grammont, sobre o impacto das mutações digitais da atualidade sobre o mundo do livro. A obra, publicada pela Letraviva, se compõe de conferências de Chartier organizadas por Guiomar e é inédita também na França.

O Fórum continuou sua trajetória de evento aberto aos países de língua portuguesa, com o debate sobre escrita poética e pandemia entre Haideia Pires, de Cabo Verde, Ana Mafalda Leite, de Moçambique e a nossa poeta e performer Elisa Lucinda, mediado por Filinto Elíseo, também do Cabo Verde. A pandemia foi assunto central no evento, também abordada na mesa “A doença e o tempo”, com Eduardo Jardim e Pedro Duarte, autores de livros sobre esse tema que saíram pela Bazar do Tempo.

Algumas estrelas da literatura nacional também participaram do Fórum das Letras, como a psicanalista e escritora Betty Milan e autores premiados como Ricardo Lísias e Tiago Ferro, que debateram sobre a relação entre a literatura e a sociedade. A literatura mineira também esteve presente, no excelente debate entre Carla Madeira, João Batista Melo e Cristhiano Aguiar, mediado pela editora Sandra Espilotro, sobre “Escrever ficção”.

Para Guiomar de Grammont “valeu muito à pena realizar o Fórum das Letras on-line em 2020, pois, além da parceria tão bem sucedida com o Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil e com a Bienal de São Paulo, as palestras contaram com públicos, por vezes, de mais de 100 pessoas, de todos os lugares do mundo! A experiência foi tão gratificante, para autores e organizadores, que eu e a professora Mônica Gama, que coordenou o evento junto comigo, estamos muito animadas em dar continuidade, talvez com atividades mais frequentes, ao longo do ano. Os monitores, professores e funcionários da UFOP que participaram do evento estão todos radiantes com a experiência.”

Muita história, 15 anos de Fórum das Letras

Desde sua estreia, em 2005, o Fórum das Letras tem festejado o livro e suas mais diversas faces, promovendo debates sobre literatura, edição, tradução, crítica, leitura e toda a cadeia produtiva e de circulação do livro. Nesses 15 anos, o Fórum foi e é palco das principais discussões sobre o Brasil e o mundo por meio da literatura.

Momentos históricos, como o maior crime ambiental de todos os tempos, ocorrido em Mariana, em 2015 e o impeachment da presidenta Dilma Roussef, em 2016, foram debatidos nos palcos do Fórum das Letras, às vezes no calor da revolta, outras, no cansaço da luta, mas sempre com muita disposição para continuar.

Em todos esses anos, grandes nomes do cenário cultural brasileiro desfilaram pelas ladeiras e salas de Ouro Preto, em programações sempre críticas sobre a realidade do Brasil e do Mundo. Nomes como Conceição Evaristo, Adélia Prado, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Milton Hatoum, Emicida, Férrez, MV Bill, Adriana Calcanhoto, Leonardo Sakamoto, Paulo Lins, Mario Magalhães, Paulo Markun, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Tony Belloto, João Moreira Salles, Elisa Lucinda, Eduardo Jardim, e tantos outros.

Participaram também grandes autores internacionais, como Jean-Paul Delfino, Roger Chartier, Asne Seierstadt e portugueses e africanos de língua portuguesa, como Pepetela, Luandino Vieira, Valter Hugo Mãe, José Luiz Peixoto, Inês Pedrosa, Luísa Coelho, Carlos Fino, Arnaldo Saraiva, Francisco Viegas, entre outros.

O Fórum das Letras de Ouro Preto tem coordenação geral da escritora e professora Guiomar de Grammont e coordenação executiva da professora Mônica Gama e é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

As palestras ainda podem ser assistidas no site https://forumdasletras.wordpress.com/.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Raphael Ghanem anuncia Turnê Europeia em fevereiro de 2025 após sucesso histórico no exterior e 2024

Publicado

em

Com mais de 15 mil espectadores na Austrália e Londres, comediante leva seu aclamado espetáculo “Se é que você me entende” para Berlim, Hamburgo, Viena e Munique em sua agenda internacional de 2025.

Raphael Ghanem segue conquistando o mundo com seu talento! Após um ano histórico em 2024, onde brilhou internacionalmente, o comediante se prepara para levar seu espetáculo “Se é que você me entende” para a Europa. Raphael fez história no exterior ao realizar sua turnê na Austrália, tornando-se o segundo comediante brasileiro a se apresentar no país, com sete sessões e mais de 2 mil espectadores. Em Londres, ele também arrasou, com sessões esgotadas e uma agenda intensa de nove apresentações em sete dias, reunindo mais de 15 mil espectadores.

Agora, Raphael parte para sua tão esperada turnê europeia em fevereiro de 2025, com apresentações em Berlim (22/02), Hamburgo (24/02), Viena (26/02) e Munique (27/02), nos renomados teatros New Colosseum Theater, UCI Mundsburg, Theater Akzent e Alte Kongresshalle, respectivamente.

Com seu carisma, talento e humor afiado, Raphael Ghanem continua a expandir seu sucesso para cada vez mais países, com seu espetáculo que mistura humor autêntico e observações sobre o cotidiano, levando o público às gargalhadas com suas histórias de vida, sempre com uma boa dose de exagero e reflexão, o que o consolida como um dos maiores nomes da comédia no Brasil e no exterior.

Para mais informações sobre os próximos shows e para adquirir ingressos, basta acessar o site oficial do comediante: https://raphael.nonstop.com.br/.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Gian & Giovani apresentam o EP02 do projeto “Lado B”

Publicado

em

– Com cinco faixas, novo EP estreia em todas as plataformas digitais no dia 20/12 –

Os irmãos Gian & Giovani disponibilizam ao público mais cinco faixas do projeto “Lado B”, que marca a comemoração aos 35 anos de trajetória da dupla. A partir do dia 20/12, o público poderá conferir em todas as plataformas digitais as regravações dos sucessos: “Amante Anônimo”, “Aperte o Play”, “Escravo do Amor”, “Menina da Loja” e “Sempre Te Amei”. Os videoclipes das faixas, que integram o EP02 do projeto, estreiam no canal oficial dos sertanejos na mesma data. Ouça aqui.

Consagrados como uma das maiores duplas da música sertaneja de todos os tempos, Gian & Giovani realizaram a gravação do DVD “Lado B” no mês de agosto e em novembro apresentaram o EP01, que contemplou as músicas: “Espuma da Cerveja”, “Pra Conhecer uma Mulher”, “Que Raio de Amor é Esse?”, “Dois Corações”, “Tentativas” e a inédita “Sensível” – canção que tem produção musical do maestro Pinocchio. As seis faixas já lançadas ultrapassam a marca de 3,6 milhões de visualizações apenas no YouTube.

Só temos mesmo a agradecer ao público pela repercussão do nosso projeto! O EP01 está um sucesso e estamos trazendo mais cinco músicas maravilhosas que os fãs vão gostar muito! Então, ‘apertem o play’ e venham curtir com a gente todas essas regravações e a nova música Sensível. E fiquem ligados, porque tem mais novidades desse projeto chegando em breve para vocês!”, comentam Gian & Giovani, que são empresariados pelo escritório Marcinho Costa Music.

Vale destacar que o projeto “Lado B” tem direção de vídeo de Flaney Gonzalles, produção musical de Orlando Baron e a participação de músicos como Júnior Melo e Fernando Baron.

 

Sobre Gian & Giovani

Gian & Giovani ou Aparecido e Marcelo dos Reis Morais. Quando se fala de música sertaneja de qualidade, sem dúvida, os irmãos nascidos em Franca – SP são referências. Com mais de 30 anos de carreira e mais de 10 milhões de cópias vendidas, eles são donos de uma trajetória vitoriosa marcada por diversos hits que atravessam gerações e permanecem no coração e na memória de muita gente. No repertório, sucessos como “Nem Dormindo Consigo Te Esquecer”, “Olha Amor”, “1, 2, 3 (Um, Dois, Três)”, “Não Vivo Sem Você”, “Eu Busco Uma Estrela”, “O Grande Amor da Minha Vida” (Convite de Casamento), “Dois Corações”, “Tatuagem”, “Quem Será”, “Mil Corações”, entre muitos outros. No total, são 18 álbuns. 

 
Com uma carreira consolidada, os artistas são consagrados como uma das duplas mais importantes do Brasil de todos os tempos e uma das cinco maiores da década de 90 (época em que o romantismo elevou o sertanejo a um novo patamar). Em 2024, seguem viajando pelo Brasil com a turnê de shows e com as apresentações especiais do projeto “Boate Azul”, este em parceria com Edson & Hudson. O ano marca também as comemorações aos 35 anos da dupla e a realização de músicas e trabalhos inéditos.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Lucas & Breno lançam clipe da música “Se fingindo de santa”

Publicado

em

Nesta sexta-feira (13), Lucas & Breno estão divulgando no Youtube, o clipe da música “Se fingindo de santa”. A nova faixa de trabalho da dupla é uma composição de Orlando Bibiano. A produção musical ficou a cargo de Santangelo e a direção de vídeo da Extern Films. A influenciadora, Paola Santos, participou do clipe, que teve como locações as cidades mineiras de Monte Santo de Minas e Guaranésia.

Se fingindo de santa:

“Tivemos o imenso prazer em produzir e gravar a música “Se fingindo de santa” e o clipe com profissionais comprometidos e de ótima qualidade. Queremos agradecer em especial ao nosso empresário, Carlos Barbosa, por acreditar em nosso trabalho. Temos certeza que por toda a energia envolvida neste novo trabalho, será um marco muito especial e importante em nossa carreira. Assistam e curtam muito o clipe que ficou muito legal”, convida a dupla.

LUCAS & BRENO
Lucas nasceu no município de Guaraci, interior do Estado de São Paulo. Desde pequeno, sempre gostou de ouvir músicas populares dos anos 80 e 90. Lucas, gostava de cantar músicas pop, mas, ao receber um incentivo de um amigo, começou a interpretar canções do gênero sertanejo, se apaixonou pelo estilo, e não parou mais. Entre os artistas que mais admiram, estão Leandro & Leonardo, Milionário & José Rico, João Paulo & Daniel, entre outros.

Breno, natural de Monte Santo de Minas, interior do Estado de Minas Gerais, desde criança ouvia vários cantores de gêneros diferentes, como Elvis Presley, Beatles, Demis Roussos, Roberto Carlos, Jessé, Tibagi & Miltinho, Tião Carreiro & Pardinho e Milionário & José Rico. Seu pai era cantor de Folia de Reis. Sua mãe o levava quando criança para a igreja e foi lá que Breno começou a ter um contato mais direto com a música, arriscando seus primeiros acordes.

Os dois se conheceram em 1992, em Sumaré, cidade do interior do Estado de São Paulo. Ambos, em carreira solo, cantavam em um evento beneficente quando foram apresentados pela organizadora da festa. Foi a partir daí, que a amizade cresceu e um novo projeto foi amadurecendo ao longo dos anos. Foi, então, que em 1999 resolveram montar a dupla Lucas & Breno.

Em 25 anos de carreira, a dupla gravou dois CDs. O primeiro, em 2003, intitulado “Encanto de amar” com 14 faixas, e o segundo, em 2006, com o título “As 16 mais de Lucas & Breno”. Ambos os projetos contaram com a produção musical de Lázara Ricardo, que ao lado de Breno assina quase todas as composições dos discos.

Um importante momento na história da dupla foi a participação, em 2003, no Festival Viola de Todos os Cantos, organizado pela emissora EPTV, afiliada à Rede Globo. Lucas & Breno venceram a seletiva de Araraquara/SP e foram para a final, em Poços de Caldas/MG. Na oportunidade, cantaram a música “O lugar onde eu nasci”, composição de Breno, em parceria com Lázara Ricardo. A apresentação, com a Orquestra da EPTV, fez parte do CD ao vivo dos finalistas.

Em 2023, a dupla conheceu o empresário Carlos Barbosa, grande entusiasta da música sertaneja, que tem potencializado ainda mais a carreira da dupla, através de uma gestão eficiente e profissional. Desta parceria, já renderam frutos como a gravação de diversas músicas e clipes, além do primeiro DVD de Lucas & Breno, com imagens captadas no show da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2024. O projeto será lançado ainda neste ano.

Comprovando o talento nos palcos e fora dele, desde 2023, Lucas & Breno apresentam com muita versatilidade e carisma o programa Viola Brasil, que vai ao ar pela TV Cultura Paulista, todos os domingos, a partir das 11h. Com o objetivo de manter viva essa história tão rica na cultura popular brasileira, a atração é um mergulho na história da música sertaneja, caipira e na moda de viola.

Entre as principais músicas que fazem parte da história de Lucas & Breno, destaque para “O lugar onde eu nasci”, “Rio de paixão”, “Mel”, “Viola Brasil”, “Herói do sertão”, “Pipoca e TV” que contou com a participação de Lucas & Luan e “A galera tá a mil”.

O show de Lucas & Breno é bastante animado e eclético. Além de músicas próprias, a dupla apresenta canções de diversos artistas da música sertaneja, além de algumas internacionais dos anos 80 e 90. Cantando e encantando por onde passam, assim Lucas & Breno pretendem eternizar o nome da dupla na história das pessoas, sempre com “A emoção ligada a canção”.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Lucas & Breno, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lucasebreno.oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/lucasebreno.oficial
Youtube: https://www.youtube.com/@LucaseBrenoo
TikTok: https://www.tiktok.com/@soufalucasebreno?_t=8pfP8OJRCre&_r=1
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6fdhteF8Fh227FyrnH2CYQ

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.