Conecte-se conosco

Último segundo

Filhos após o câncer: avanços no tratamento de pacientes lançam luz para a preservação da fertilidade

Publicado

em

Técnicas de reprodução assistida podem ser saída promissora para pacientes que têm o desejo de ter filhos após o tratamento

Avanços recentes na medicina e na oncologia referentes ao diagnóstico precoce e à eficácia dos tratamentos de pacientes com câncer promovem a cura em considerável número de pessoas, muitas delas jovens em idade reprodutiva. Infelizmente, alguns dos procedimentos contra tumores acabam afetando os ovários, entre outros órgãos reprodutores. Esse cenário traz uma demanda por um olhar integral sobre o paciente, focando não só no tratamento da doença, como também nas iniciativas que promovem mais qualidade de vida. A boa notícia é que dá para tomar medidas que preservam a fertilidade.
Segundo o relatório anual da Sociedade Americana de Câncer (ACS), as taxas de mortalidade por câncer caíram consideravelmente nos últimos 30 anos. Segundo os dados do grupo, o número de mortes em razão da doença caiu 32% em relação à maior taxa histórica, entre 1991 e 2019. Assim, é importante que o médico que trata o paciente com câncer tenha conhecimento das técnicas atuais para preservação da fertilidade a fim de garantir, após a cura, a possibilidade de terem filhos, se assim desejarem.
Um olhar para o futuro

A fertilidade do paciente deve ser abordada pelo oncologista no momento em que começa o planejamento do tratamento. Após o diagnóstico, o médico vai optar, junto com o paciente, por alguma estratégia terapêutica e quando iniciá-la. No caso de quimioterapia, por exemplo, será preciso entender quando administrá-la, uma vez que os remédios podem causar infertilidade.
“A quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia às vezes promovem lesões nos ovários. Mas isso depende do tipo de tumor, do tipo de tratamento, do tipo de droga, da dose e do número de sessões. A prioridade do oncologista será sempre curar a doença, mas ele não poderá perder de vista os desejos futuros da paciente”, explica o Dr. Daniel Gimenes, oncologista da Oncoclínicas São Paulo.
Os desafios

Quando o risco de infertilidade é abordado, o fator idade também merece atenção. As mulheres, por exemplo, têm uma reserva de óvulos que diminui com os anos. Se a reserva é mais baixa, o risco de o tratamento afetar a fertilidade é maior. Algumas opções que podem ser discutidas com a equipe médica, entre elas o congelamento de óvulos, que é a técnica mais comum, além do congelamento de embriões, congelamento de tecido ovariano e a supressão ovariana.
“Preservar a fertilidade vai muito além dos impactos físicos. A parte emocional também é envolvida em todo o processo. Por isso, junto com uma equipe multidisciplinar, é fundamental considerar ambas as questões no planejamento do método mais adequado”, explica o oncologista.
O maior desafio na preservação da fertilidade de pacientes com câncer é a desigualdade no acesso a tratamentos e técnicas oferecidos pelo sistema de saúde. No Brasil, o acesso à reprodução assistida ainda é muito restrito à iniciativa privada e, muitas vezes, sem cobertura dos planos de saúde.
E depois do tratamento?

De acordo com o oncologista, após o tratamento contra o câncer conversar com um especialista é um caminho importante. “Nos casos em que a fertilidade é recuperada, é recomendado tentar a gravidez de maneira natural. No entanto, se houver dificuldade para engravidar após seis meses do tratamento, converse sempre com o seu médico. Em alguns casos, consultar um especialista em fertilidade também pode ser necessário durante o processo”, explica.
Vale reforçar ainda que até o momento não existem afirmações científicas que relacione malformações congênitas nos bebês aos efeitos do tratamento contra o câncer de modo geral.
A oncofertilidade
O termo oncofertilidade descreve uma área que conecta a oncologia à medicina reprodutiva, com o objetivo de desenvolver e aplicar novas opções para a preservação de fertilidade em jovens pacientes com doenças ou tratamentos com riscos à fertilidade.
Um conceito mais recente remete ainda ao uso de terapias mais conservadoras, que consigam preservar a fertilidade e proporcionar a mesma chance de cura do tratamento radical, principalmente naquelas neoplasias que envolvam o trato ginecológico, como colo de útero, ovário ou endométrio.
Dados reafirmam a importância crescente da área dentro da oncologia. No Brasil, cerca de 19% dos casos novos de câncer em mulheres ocorrem em pacientes de até 44 anos de idade, e 21% até os 49 anos, período considerado fértil para cerca de 90% das mulheres. Na faixa etária de 20 a 39 anos, alguns dos tumores mais incidentes são câncer de mama, colo uterino e ovário, todos podendo afetar a fertilidade.
“O objetivo desta área da oncologia vai muito mais além, pois o oncologista tem uma responsabilidade muito grande de se atentar aos detalhes, ou seja, ter um olhar humanizado tanto para a cura, como para a fertilidade da paciente”, comenta Daniel Gimenes.
Apesar de ser um momento bastante delicado, é fundamental orientar e conscientizar sempre. “É necessário comentar sobre os riscos e benefícios, além de alternativas para que possa ser escolhido a melhor opção de tratamento. E cabe também ser a rede de apoio para aquela paciente, dando o suporte necessário pra que o momento seja o mais leve possível”, finaliza.


Sobre o Grupo Oncoclínicas
O Grupo Oncoclínicas – maior grupo exclusivamente dedicado ao tratamento do câncer no Brasil – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, alinhando eficiência operacional, atendimento humanizado e experiência de 12 anos de mercado. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a câncer centers de alta complexidade. São 133 unidades em 35 cidades brasileiras, que permitem acesso a atendimento com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia de última geração, medicina de precisão, inteligência artificial, genoma e DNA, o grupo traz resultados efetivos na democratização do acesso ao tratamento oncológico e realiza 450 mil tratamentos por ano. É parceiro exclusivo na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard. Conta com a parceria da MedSir (Medica Scientia Innovation Research) no desenvolvimento de projetos para o câncer de mama, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na validação de ampliação de painel NGS (Next Generation Sequencing), que investiga predisposição genética e fatores de risco hereditários, e do Weizmann Institute of Science.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último segundo

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS SÃO ALIADOS DO ENVELHECIMENTO

Publicado

em

Como qualquer outro órgão do corpo humano, a pele sofre alterações na estrutura com o passar do tempo. Essas mudanças fazem parte do processo do envelhecimento. É inevitável e acontece com todo mundo; em algumas pessoas mais cedo e em outras mais tarde. Os procedimentos estéticos auxiliam a diminuir os sinais do envelhecimento.

Apesar do mito da estética como uma vilã, os procedimentos vem como um aliado para repor de forma significativa, aquilo que não conseguimos um resultado expressivo apenas com uma alimentação saudável e o uso de cremes diários. Pois atingem a camada superficial da pele.

A perda do colágeno ao passar do tempo é inevitável. Começa a partir dos 25 anos de idade e segue reduzindo cerca de 1% ao ano. Com essa degradação natural a pele fica mais frágil e menos elástica, ou seja, mais flácida.

Para estimular a produção de colágeno de forma eficaz e melhorar a flacidez, a utilização de bioestimuladores e preenchimento pode ser indicada.

A partir dos 40 anos são indicados tratamentos regulares para ter um resultado mais contundente na recuperação para uma pele mais saudavél.

 

Os procedimentos mais indicados são:

Preenchimentos dérmicos, toxina botulínica (Botox), terapia a laser, peelings químicos, radiofrequência, entre outros. Esses tratamentos podem ajudar a reduzir rugas, linhas de expressão, flacidez e melhorar a textura da pele.

A esteticista Marina Orlanda, que possui uma clínica de estética no interior de São Paulo, afirma que tudo tem que ser feito com parcomônia para não tirar a identidade facial do paciente. Entender que a intenção não é cultuar a beleza a qualquer custo e sim, retardar o evenlhecimento cutâneo dando saúde à pele.

A pele tem um papel fundamental na aparência física do ser humano. O envelhecimento é um processo natural do organismo, cujas alterações irão depender da qualidade de vida de cada indivíduo durante sua existência. Assim, os procedimentos estéticos apresentam resultados positivos, dando a oportunidade ao paciente de ter um conceito positivo de si próprio, consequentemente melhorando a autoestima.

DRA MARINA ORLANDA É PROPRIETÁRIA DA MARINA ORLANDA BEAUTY CLINIC, QUE FICA LOCALIZADA NA CIDADE DE ATIBAIA, INTERIOR DE SÃO PAULO.

A clínica oferece diversos tratamentos corporais e faciais, como harmonização de glúteos, gerenciamento de envelhecimento, lipo sem corte, entre outras novidades e os aparelhos faciais mais procurados do mercado.

@clinicamarinaorlanda

Continuar Lendo

Último segundo

Estratégias para vencer as incerteza

Publicado

em

 

Outro dia, tive uma conversa com uma amiga que estava embarcando em um novo relacionamento. Ela estava super ansiosa e querendo estar certa de que essa era a pessoa com quem ia se casar. No entanto, percebi que essa busca constante por certezas estava prejudicando sua capacidade de se entregar completamente ao momento, já que a atenção estava mais na necessidade de garantias do que no próprio relacionamento.

 

O ser humano é assim. Temos a necessidade de ter certeza na vida e de ter o controle de tudo. No entanto, vivemos em um mundo de probabilidades. Como disse certa vez o sociólogo Zygmut Bauman: “A única coisa que podemos ter certeza é a incerteza”.

Confiamos demais em nossos sentimentos. Muitas vezes, podemos nos sentir péssimos quando estamos incomodados, achamos que tem algo errado. É sempre desconfortável fazer algo em que não temos experiência.

 

Então, como trabalhar num ambiente incerto? O escritor Nassim Taleb disse certa vez: “Probabilidade… é aceitar a falta de certeza no nosso conhecimento e desenvolver métodos para lidar com a nossa ignorância.”

 

A “Teoria da Janela Quebrada” sugere que, onde há uma janela quebrada, a probabilidade de mais janelas quebradas aumenta (princípio da entropia). Portanto, o primeiro passo é manter nossas “janelinhas” intactas, como nossa saúde física e mental.

 

Precisamos entender que estamos sempre jogando um jogo infinito. Se desistirmos amanhã, falhamos para sempre. No entanto, quando persistimos por muito tempo, isso aumenta significativamente as chances de sucesso. No final das contas, é um jogo de sorte. Sorte aqui definimos o momento em que a oportunidade encontra a preparação.

 

É muito importante estar sempre se atualizando. Por exemplo, 85% das profissões que vão existir em 2030, ainda não foram criadas. Então, estude e aprenda as novas tendências.

 

Tenha quantos planos forem necessários e avalie todos os riscos possíveis. Normalmente, o pior cenário não é tão ruim quanto imaginamos. Quando trabalhamos com essa perspectiva, fica mais fácil driblar os riscos e lidar com os problemas.

 

Manter uma reserva de emergência na conta bancária é outro método valioso para lidar com as incertezas nos negócios. Ninguém previu a pandemia. Os negócios que não tinham caixa de reserva faliram ou entraram em dívidas exorbitantes.

 

Por fim, diversifique! Diversifique nos seus investimentos, diversifique nas suas fontes de receita pessoal. Não confie em um único empregador que vai garantir seu salário para todo o sempre. Dessa forma, você diminui a probabilidade de ficar à deriva.

(*) Juliana Brito é empresária, CEO e cofundadora da Indie hero e da GJ+, empresas focadas no desenvolvimento do ecossistema de jogos no brasil com ativações em eventos como Rock in Rio, rio Innovation week, Innova Summit, Casa Brasil Israel e Rio2c. fellow YLAI. Além disso, é mentora de pitch, negócios e games em eventos como innovativa Brasil, NASA talks, DNA empreendedor, startup weekend etc.

Continuar Lendo

Último segundo

Pista de patinação com 200 m², 48 mil lâmpadas de LED e mascote inflável gigante chega com a vibe dos anos 80 à Zona Sul do Rio, em abril

Publicado

em

Patinadores poderão explorar a nostalgia dos anos 80 e 90 em uma divertida e colorida pista, aberta para diversão no estacionamento do 7º piso do Botafogo Praia Shopping, de 5 de abril a 31 de julho.

O Botafogo Praia Shopping recebe, a partir desta sexta-feira (05/04), uma pista de patinação com 200 m² e mais de 48 mil microlâmpadas de LED. A Space Roller conta, ainda, com um mascote inflável de 3 metros de altura, perfeito para selfies de crianças e adultos

A pista ficará no estacionamento do 7º piso do shopping, entre 05 de abril e 31 de julho, e funcionará de 11h a 22h, entre segunda e sábado, e de 12h a 21h, aos domingos e feriados. O período de 30 minutos de patinação custará R$ 45. No aplicativo do shopping haverá cupons com benefícios exclusivos para o Roller. O app está disponível para download na Apple Store, para iOS, e na Play Store, para dispositivos Android.

Com um espírito vibrante e uma atmosfera que remete à cultura “street”, a patinação é mais do que um esporte, é um fenômeno cultural que cativa praticantes há décadas e movimenta grandes empreendimentos comerciais, como shoppings e galerias. O Space Roller, produto do Grupo Iceland, mergulha na essência dos patins de rodas, trazendo de volta a febre dos anos 80 e 90 em pistas espaçosas e uma infraestrutura completa, repleta de elementos visuais que remetem à cultura pop urbana.

Botafogo Praia Shopping
Botafogo Praia Shopping/Divulgaçã

“Com a pista de patinação, queremos trazer um pedacinho da magia dos anos 80 e 90 para o shopping, criando um espaço onde as pessoas possam se divertir, criar memórias e reviver um pouco daquela sensação de liberdade sobre rodinhas. Estamos ansiosos para ver sorrisos e momentos especiais nesse cenário vibrante e cheio de energia!”, disse Juliana Haddad, gerente de Marketing do Botafogo Praia Shopping.

Os patins do Space Roller são não apenas uma forma de lazer, mas também garantem conforto para os praticantes de todas as idades, disponíveis em uma variedade de tamanhos para atender a todos os estilos e preferências. Além disso, o espaço oferece o Space Car, um carrinho de passeio infantil que proporciona total acessibilidade para os pequenos exploradores.

Com um cenário lúdico incrível, iluminado por LEDs neon, globo giratório e uma estrutura com aproximadamente 48 mil microlâmpadas de LED, o Space Roller proporciona uma experiência única para seus visitantes; o espaço é um convite para momentos inesquecíveis e muita diversão em família.

Serviço
Pista de Patinação Space Roller
Onde: Estacionamento do 7º piso – Botafogo Praia Shopping – Praia de Botafogo, 400
Quando: Entre 05 de abril e 31 de julho
Horário de Funcionamento: 11h a 22h, entre segunda e sábado; 12h a 21h, aos domingos
Preço: R$ 45 por meia hora de patinação.
Cupons: Disponíveis no app do Botafogo Praia Shopping após a inauguração do espaço

Botafogo Praia Shopping – Imagine um local com um variado mix de compras, alimentação e serviços. Junte uma vista deslumbrante para o mais belo cartão-postal da cidade e adicione charme e conveniência. Este é o Botafogo Praia Shopping, que há mais de 20 anos encanta os cariocas e turistas que chegam a Botafogo, um dos mais tradicionais bairros da cidade. Inaugurado em 23 de novembro de 1999, o Botafogo Praia Shopping faz parte da rotina de quem mora e/ou trabalha em Botafogo e bairros adjacentes na zona sul carioca. Sua localização é privilegiada. Além de estar a cinco minutos da Estação de Metrô Botafogo e a apenas 15 minutos do Aeroporto Santos Dumont, o shopping fica localizado em frente ao Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos da cidade e conta com um mix completo que atende a um público qualificado, composto por executivos e profissionais de empresas em seu entorno, além de famílias e moradores da região.  #BotafogoPraiaShopping

Sobre a Ancar Ivanhoe  – Ancar Ivanhoe, com 50 anos de atuação no mercado, é a maior empresa de capital privado em shopping center do país. Pioneira no setor, começou sua trajetória na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continua em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 25 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.  Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.