Grana, bufunfa, merreca, cascalho, níquel tostão, vintém… Não importa! É preciso ter dinheiro para pagar por tudo. O que é um cartão de crédito, de débito? Como funcionam os caixas eletrônicos? E a bolsa de valores? De onde surge o dinheiro com que se gasta? Para isso tem uma família que vai falar de educação financeira e ainda de quebra da sustentabilidade. Vamos aprender com humor, e o de mais idade lembrar-se do Nonô Correia, do Euricão e o “porquinho” da economia fica por sua conta.
Afamília é composta pelas crianças Catarina e Mateus – (CAROL ROCHA e SAMUEL CARRASCO), a mãe das criançasé Joana (PAULA FLAIBAN), o paié Augusto (PEDRO ARRAIS), o primo influenciadorManu (CLEBER TOLINI) e para completar a lista tem a professora Leticia (ZUBA JANAINA) para corroborar com o aprendizado das crianças. Um elenco interessantíssimo, no qual inclusão e repreentatividade tem nome. Cleber é um ator com baixa visão e Zuba é uma atriz negra, pois além do talento de ambos, dentre todas, mais uma contrapartida social ao espetáculo marca presença.
Foto: João Caldas
Uma temática pra lá de necessária muito bem vinda ao teatro, oportunizando a criançada a adentrar no universo das finanças, ou seja, da educação financeira sem didatismo exacerbado e nem pieguices, porém, com muita leveza, de maneira lúdica, poética e com muita consciência, envolto de cultura e entretenimento, com apresentações gratuitas.
A premiada equipe de criativos, não dá ponto sem nó: GUSTAVO KURLAT é o artista responsável pela direção musical, texto e músicas originais as quais renderam excelentes coreografias.
A direção de CARLA CANDIOTTO, como sempre irretocável, conhecedora implacável do teatro para infância e juventude, sabendo dá o ritmo certo para não deixar os pequenos fecharem os olhos, com excelentes desenhos de cena fazendo uso e abusando dos cenários móveis, inteligentes e funcionais de MARCO LIMA, o qual assina também os figurinos, tendo cores alegres e vibrantes, para criançada nenhuma colocar defeito. E com os jogos de luz no tempo certo ( WAGNER FREIRE), dando o efeito necessário para deixar tudo mais eloquente.
Foto: João Caldas
“Família Dindim. Uma família divertida, atrapalhada e cheia de sonhos. Dona Joana, sempre preocupada em realizar os desejos de cada filho; seu Augusto, que quer deixar toda contabilidade da família em ordem, e nunca consegue, e seus filhos Matheus e Catarina, que são muito unidos tem um desejo, um segredo que, aos poucos, a gente fica sabendo. Eles vão viver a semana de educação financeira na escola e cada um tem que escolher um projeto. Matheus sonha em comprar uma chuteira nova e Catarina, a mais misteriosa, não conta pra ninguém o que ela vai fazer. Seu primo Manu, um influencer, ama essa família e está sempre coletando conteúdo para colocar no Instagram sobre todos. Ele faz a família ficar conhecida e ter muitos seguidores, pois consegue captar e compartilhar com amigos as loucas situações vividas. O dinheiro aparece como o grande vilão da história, pois todos querem e precisam, mas não entendem como lidar com ele e se metem em confusões.
Foto: Arte do Entretenimento
Os atores são esplêndidos! PAULA FLAIBAN e PEDRO ARRAIS, impecáveis nos papéis, com desenvoltura esplendorosa e os demais no mesmo patamar.Em fim, faz-se necessário levar a criançada para prestigiar e deixar a criança que existe dentro de você florir, valendo a pena conferir!
Na imagem abaixo, atores e criativos debatem o processo de construção do espetáculo.
Foto: Arte do Entretenimento
FICHA TÉCNICA
Direção – Carla Candiotto
Texto, direção musical e músicas originais – Gustavo Kurlat
Cenário e figurino – Marco Lima
Luz – Wagner Freire
Idealização e produção – Alessandra Trindade, da AT Cultural, e Silvia Rezende, da S. Rezende Produções
Fotos – João Caldas
Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim / Arteplural.
SERVIÇO – TEATRO SÉRGIO CARDOSO –Rua Rui Barbosa, 153, Bela vista, telefone 11.3882-8080. De 25 de março até 02 de abril de 2023. SÁBADO, ÀS 15 HORAS ENTRADA GRATUITA – Capacidade – 835 pessoas. Duração – 50 minutos. Para maiores informações e reservas de ingressos para escolas, preferencialmente públicas, enviar email para familiadindim@gmail.com Retirada de ingressos – no site do teatro no dia da apresentação a partir das 8 horas. Sem lugar marcado. 4 ingressos por CPF.
Apresentação para escolas – a partir de 21 de março, Terça e quarta às 15h; quinta e sexta às 10h.Até 6 de abril. Informações e agendamento de escolas e ONGs – familiadindim@gmail.com.
Família Dindim fará apresentações simultâneas pela internet. As informações das transmissões serão disponibilizadas no instagram @familiadindim. O material pedagógico também estará disponível na internet.