Hora de notícia

Fabiane Pereira entrevista Leci Brandão em episódio que abre o mês da Consciência Negra no canal Papo de Música

Publicado

em

Ponta de lança da luta racial no país, Leci fala de carreira no samba, atividade parlamentar e revisita trajetória em papo que está disponível no YouTube

Leci Brandão, hoje aos 78 anos, tem acontecimentos marcantes na sua vida que se misturam à história do samba. Há 50 anos, ela se tornou a primeira mulher a gravar samba na ala de compositores da Mangueira, abrindo espaço para a presença feminina em um território cultural predominantemente masculino. Leci também é a sensibilidade e a potência por trás das composições “Zé do Caroço”, “Isso é Fundo de Quintal” e “Antes Que Eu Volte a Ser Nada”, indispensáveis em qualquer roda de samba. O pioneirismo e as dificuldades pelas quais passou para chegar ao momento atual da carreira são temas da entrevista de mais um episódio do Papo de Música, da apresentadora Fabi Pereira.

A entrevista, transmitida em toda a rede de rádios Novabrasil FM e já disponível no canal Papo de Música (assista aqui), faz parte da temporada 2022 do programa que homenageia o maestro baiano Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz.

Fabiane Pereira e Leci Brandão
Créditos: Sergio Rodrigues

De origem humilde, Leci conta que cresceu ouvindo “o que era natural” nas casas de famílias periféricas nos anos 1940. Samba, chorinho, baião e até música cubana fizeram parte de sua bagagem musical (tanto nas vitrolas quanto nos programas de rádio com a participação de calouros). A cantora, inclusive, chegou a fazer parte do casting dessas atrações. “A primeira vez que me ouvi cantar no rádio foi num programa desse tipo na Rádio Tupi, que depois replicou no ar”, diz ela.

Conquistar o espaço como sambista foi um movimento cheio de desafios. “Para entrar na Mangueira, fiz uma carta explicando que ali seria uma universidade do samba para mim. Então, a ala de compositores me deu uma oportunidade de fazer sambas de quadra, de terreiro. Fiz um estágio de um ano para depois fazer parte do grupo”, lembra a artista.

Para Leci, superar preconceitos de gênero e de raça foi o que a “forjou na luta”. “Em 1981, tinha que fazer mais um disco para a [gravadora] Polygram, mas ele foi classificado como muito forte. Fiquei triste, pedi demissão e fiquei sem gravar por cinco anos. Isso me deixou receosa, mas fez com que fosse forjada na luta, me associando à batalha das mulheres, dos trabalhadores. E isso foi de forma natural”, pontua a compositora, que também é deputada estadual em São Paulo.

Figura fundamental na luta pelo fim do racismo e pelos direitos das mulheres e de outras fatias sociais minorizadas, Leci explica que ocupa espaços para também trazer representatividade, por ser mulher, negra e da área musical também dentro do espaço político institucional. “Não é fácil ocupar assento dentro de um Poder Legislativo, mas ali consigo fortalecer a vida de muitas pessoas. E é também para mostrar que ali é meu lugar”, diz ela.

Na temporada 2022 do programa Papo de Música, Fabiane entrevista artistas negros com o objetivo de valorizar narrativas negras dentro do mundo da música. O maestro baiano Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz, também é o personagem homenageado nesses episódios. Os próximos episódios são com Luedji LunaLeci BrandãoRusso PassapussoJup do BairroTeresa Cristina e MC Tha. As conversas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Djavan (assista aqui), Xenia França (assista aqui), Alaíde Costa (assista aqui), Jorge Aragão (assista aqui), Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui), Chico Brown (assista aqui) e Liniker (assista aqui). 

Todo domingo um episódio novo vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast no perfil da Novabrasil FM e às terças, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.

 

Acesse o oitavo episódio do quadro do Papo de Música para a Nova Brasil FM aqui

 

Acompanhe o canal Papo de Música aqui:
Instagram: www.instagram.com/canalpapodemusica
Instagram: www.instagram.com/afabianepereira

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sair da versão mobile